Quais as chances de um Natal coberto de neve no mundo todo?

Publicado em 22.12.2010

Os países do Hemisfério Sul estão acostumados com um Natal no verão. Mas, seja na televisão, nas histórias ou nos filmes, todos nós já vimos um Natal cheio de neve na terra das maravilhas. E quais as chances de haver um Natal branco por todo o globo?

Você pode ter esperanças, porque os climatologistas dizem que não é impossível. Mas não aposte todos os seus presentes de Natal na possibilidade de um tapete de neve cobrindo toda a Terra neste sábado.

Segundo os cientistas, se as temperaturas forem baixas o suficiente, e se houver um excesso de umidade presente, então pode nevar em todo o mundo. Mas isso é provável? Não.

Ainda assim, cada parte do globo pode ter visto neve, pelo menos no chão, em algum momento durante a existência da Terra – mas não durante a história humana. A última vez que toda a Terra pode ter visto reais “condições de gelo” foi cerca de 600 ou 700 milhões de anos atrás, durante o evento conhecido como “Terra Bola de Neve”.

Não fique triste: segundo os cientistas, os seres humanos devem se considerar sortudos por não estarem por perto na época das maravilhas do inverno, que parecia mais um museu de gelo de horrores.

Hoje, uma super erupção vulcânica poderia trazer essa época de volta, através do bloqueio da luz solar com cinzas na atmosfera, e o consequente resfriamento da Terra. Porém, os oceanos tropicais poderiam prender calor suficiente para não deixar isso acontecer por alguns anos de luz solar limitada.

Apesar de toda a improbabilidade, a neve já pregou algumas peças antes. Os climatologistas apontam que ela pode aparecer em lugares estranhos em épocas incomuns do ano. Por exemplo, já foi registrado neve no deserto do Saara.

Também já nevou em todos os continentes. Jerusalém e Belém, na Terra Santa, tiveram neve. As terras altas da África do Sul já observaram uma “coisa branca”, assim como a Austrália e as montanhas dos Andes da América do Sul. Mesmo Xangai, no sul da China, não escapou inteiramente do frio do gelo.

Na verdade, a maioria dos países ao redor do mundo pode afirmar que já teve neve, com exceção de algumas regiões do sudeste da Ásia e algumas ilhas do Pacífico Sul. [MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. BD, a próxima era glacial na verdade já era pra ter chegado a alguns milhares de anos.

    E ‘era do gelo’ não cobre necessariamente o mundo todo.. tem unas que cobre só o norte, e outras só o sul

    Thumb up 1
  2. Prefiro o natal brasuca, bem tropical, cervejinha gelada churrasquinho, claro falando só da parti festiva.Por que no meu ver nesta época tmbem é tempo de refletir!

    Thumb up 2
  3. A Terra não está no meio de duas glaciações? Tipo, ainda vem uma? Na proxima glaciação vai ter neve o ano todo no mundo todo, só que vai ser daki a muuuito tempo…

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
fumante
Tabagismo piora a dor em pacientes com câncer

Todos já conhecem a ...

Fechar