Maior tempestade de radiação solar em 7 anos ocorrerá nesta terça-feira

Hoje ocorrerá um evento astronômico relativamente raro. Por volta das 11 da manhã, no horário de Brasília uma forte carga de partículas eletromagnéticas atingirá a Terra, depois de ter sido liberada pela erupção solar mais forte que os cientistas registraram desde 2005. Esta radiação intensa, além de tornar mais fortes as luzes das auroras, pode prejudicar o funcionamento de satélites e outros equipamentos em órbita.

Os astrônomos chamam eventos solares como esse de Massa de Ejeção Coronal (CME, na sigla em inglês). Eles ocorrem quando alguma perturbação magnética muito forte causa um feixe de explosões da superfície do Sol, e o material liberado vai além da Coroa Solar (que seria algo como a atmosfera de nosso astro), atingindo o que orbita em volta.

A região solar 1402, onde os cientistas da Nasa localizaram a explosão, já vinha apresentando atividade acima do normal há algumas semanas. Até que, às 13 horas de Brasília no último domingo, dia 22, a sonda não tripulada “Observatório da Dinâmica Solar” (SDO, na sigla em inglês) detectou um grande flash em ultravioleta da região em questão. Era o indicativo do fenômeno cuja radiação chegará à Terra menos de 24 horas depois de emitida.

A atividade radioativa do Sol funciona em ciclos de altos e baixos com onze anos de duração. Estamos nos aproximando do auge cíclico da atividade solar, que deve alcançar o pico novamente no ano de 2013. Até lá, é possível que eventos dessa magnitude se repitam.

ATUALIZAÇÃO:

Quem estiver se expondo a luz solar não se preocupe. Como o Luciano comentou a interferência causada pelo Sol no nosso planeta será de natureza eletromagnética e não aumentará a temperatura ou emissão de raios UV na luz do Sol. Tempestades solares podem causar problemas em satélites de telecomunicações e afetar redes de distribuição de eletricidade na Terra. [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

89 respostas para “Maior tempestade de radiação solar em 7 anos ocorrerá nesta terça-feira”

  1. Gostaria de saber se esta tempestade solar,pode ocasionar algum tipo de dano ou alteracao na pele,estou a perguntar isto,pois,moro no Japao,depois desta ultima, tenho notado uma alteracao na minha pele,eu nao constumo ficar no Sol,nen tal qual nao gosto de brozeamento…por isto minha preocupacao muito grande.
    Houve uma alteracao na minha pele pele,que comecou no couro cebeludo e foi para as costas e depois para meu rosto, a pele esta se regenerando muito rapido,tipo morrer e nasce mais rapido do que o normal,houve uma aceleracao,notei isto.Eu nao estou a brincar e comecei a ficar preocupado,quando comecou no meu rosto,e nas costas,olha que nao fui a praia e ne nada.Sentir outros sintomas,como mal estar,sono em execesso,cancasso e algumas dores de cabeca, minha pele parece ter sido queimada pelo sol,fica muito vermelha,depois seca e descama.HOuve uma aceleracao mais do que o normal, minha preocupacao esta em termos de Radiacao Nuclear,sera que isto tem haver???Por morar no Japao,sei que houve um problema com usina Nuclear aqui,moro distante dela,mas vai la saber se o governo nao esconde algo….alguem poderia me ajudar,posso mandar fotos por email.

    • AAAh Por isso que a internet 3g estava uma porcaria entaum….
      mas deve acontecer essa tempestade quase todo dia então.. 🙁

  2. Acredito que este fenômeno ocorre devido a vários fatores e dentres os quais sou leiga no assunto mas acredito que parte da causa que eleva este fenômeno é devido a revolta da natureza para com a humanidade.Percebemos vários desastres ambientais a nossa volta e graças a Deus aqui no Brasil o que nos atinge com mais frequência são as fortes chuvas, secas, etc.
    Só que estamos mais preoculpados em viver, consumir e equecendo de que devemos cuidar do nosso planeta que a todo instante está dando alerta de socorro.
    O que sei é que tudo indica que este ano de 2012 muitos fenómenos naturais tendem a afetar a parte eletrica de grandes nações causando sérios problemas, visto que hoje em dia dependemos dos parelhos eletricos, são tantos desastres que está por vir que só quando começar a dar verdadeiramente os sinais é que a população vai cair na real.Dizem estudiosos que :
    A Terra irá mudar seu eixo;
    Os campos magnéticos da Terra será revertida;
    Uma atividade solar excessiva irá destruir todos os nossos sistemas de comunicações;
    — Asteróides, talvez até mesmo um novo planeta oculto, de momento, na órbita da Terra, irá encontrar-se com a terra..
    Agora, cabe a cada um procurar se informar e perceber as mudanças que estão ocorrendo a nossa volta.

    A ciência é algo muito profunda e por mais que os estudiosos falem algo o que sei é que nem eles mesmos sabem o que pode ocorrer de tão fatal no final de 2012.

    • na verdade o que nos atinge mais são os maus politicos, no mais o brasil e invejavel.

  3. Só queria saber, se estas tempestades solares no seu efeito mais forte, nós simples mortais e leigos, sentimos alguma coisa, se o sol o céu ou clima ficam diferentes, tem algum sinal? ou só os astrônomos podem detectar?

  4. só queria saber, nós simples mortais e leigos, como podemos sentir se está havendo uma forte tempestade solar? tem sinais, sentimos alguma diferença no clima? o sol fica diferente? ou isto é coisa que só o astrônomo sabe?

  5. Em Belo Horizonte Mg teve bairros em que luz acabou,não choveu,não aconteceu nada estranho, mas a luz acabou de forma estranha, neste mesmo momento eu ví varias pessoas inclusive de empresas perto da minha casa irem para rua para perguntar aos vizinhos se a luz tinha acabado em suas casas também.

    Varios bairros em que passei a luz tinha acabado bairros como Caiçara,Bom jesus,Nova Eperança etc

    O estranho foi ninguem ter falado nada,e depois fico sabendo que no mesmo horario a luz acabou no Rio de Janeiro e o pior é a desculpa esfarrapada que deram de que a luz foi cortada devido a poda de arvores ¬¬

    coincidência? não!

    O motivo foi as erupções solares que cada vez estarão mais fortes,mas eles escondem isto de nos… acham que somos burros.

    Mudanças estão ocorrendo no planeta,e a coisa só tende a piorar com mudanças mais drasticas…

    Se eu fosse um destes que mora na beira do mar já tinha dado um jeito de sair de lá a muito tempo devido as coisas que irão ocorrer,se é que me entendem…

  6. Eu acho que o mundo não vai acabar, talvez um novo ciclo mais não vai acabar e começar denovo. Talvez a Terra mude aos poucos algumas espécies podem se extinguir completamente mais não vai ser o fim de tudo.
    A religião pode estar ligada mais só uma fala a verdade, só uma se refere a Deus verdadeiramente.
    Eu tenho só 14 anos mais sei que a falta de carater das pessoas é tão grande que a cada 10 anos anunciam a chegada do fim. Isso acontece desde que o ser humano aprendeu a se dar bem as custas dos outros.
    Tenho nojo dessa população que não tem o minimo de amor ao próximo e isso sim vai acabar com a humanidade.

    • É com pessoas como você que ninguém entende nada mesmo!
      Ufa! À qual denominação religiosa pertence? Só espero que não seja a mesma que pertenço. Porque sou batizado na Igreja Triangular do Pentelhoenconstado.
      Porisso que essas igrejas malucas proliferam tal qual coelhoes.

  7. Que estéria o que as pessoas querem? São tão egoístas e covarde que acham que nada pode ter ciclos e movimentos se acham melhor que qualquer coisa então aproveite pq para a infelicidade d muitos não estamos só neste neste universo e não mandamos em P nenhuma e muitas vezes mal conseguimos dar conta de nossa vidinha d grão de areia se liga fizemos parte de um imenso universo que com certeza não vai parar para vôce descer kkkkkkkk

  8. Bem,estamos no fim de janeiro tenho muita praia p pegar o problema é magnético não tem a ver com raios UV vou é pegar uma prainha ficar linda morena usar bastante protetor pq nada que eu possa fazer vai impedir que o universo viva em constante movimento nem meus medos e pânicos então viva o sol!!!!!!!!!PS temos de aproveitar enquanto temos a chance se é para grite viva o presente…

    • Estou percebendo também uma inversão nos polos sexuais, pois a cada dia surgem mais homens gostando de homens, será que essa mudança tb tem a ver com as mudanças climáticas? Agora, falo sério. Acredito num final de ciclo que muitas mudanças ocorrerão na mente humana, e muito preconceito será derrubado. O racial, o sexual, o de classe social etc…, isso ficará no passado, as pessoas serão respeitadas só pelo fato de serem Humanas, e a vida Espiritual sem religiões, será uma constante, pois as religiões até agora não valeram de nada, apenas geraram roubos e brigas entre si.Espiritualidade sim, religião, não.

    • Daí então, irão todos para as I. pentecostais fazer downloads de capeta, diabos, pombas-gira e outros vírus que destroem os HDs já pertubados com tantas informações que foram reservadas até este período.
      Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Do jeito que a invasão de comportamentos gays estão proliferando, acho que a maioria preferirão ficar do que correr.

  9. Deixem o pessoal do Bin (Bin Laden) saber desta noticia. Os caras não vão parar de adorar o deus SOL para que muitas explosões solares acorram em cima dos norte americanos.

  10. isto pra mim não é surpresa e não é nada, é esperado para o fim do ano ou pro começo do ano de 2013 até maio no máximo explosões solares de intensa violência 100 vezes pior que a de 1859.

    • Como vc sabe disso? De onde tirou essa conclusão?Gostaria de me informar do seu contato…
      Grato

  11. Aqui no Rio de Janeiro,meu computador deu um “tilt” e desligou;logo após ouví uns estrondos e uma sirene alta tocando e a energia elétrica caiu! Olhei para o sol e ele estava lindo e brilhante ! Olhei para a rua e ví uma patrulha com a sirene ligada atrás de um traficante que trocava tiros com a polícia !
    Rotina normal !

    • Eu moro em porto ferreira, São Paulo (+/- 700km do rio de janeiro), e ocorreu a mesma coisa! Só que eu não estranhei, pois estava chovendo, e bem na hora que o pc desligou, deu um trovão muito alto., então achei que era algo relacionado à chuva

  12. Nossa! Será que foi por isso que houve um apagão no Rio de Janeiro? Eu em… a coisa tá ficando preta! Para os que pensam que o que os cientistas falam é bobagem … ponham a viola no saco e rezem para que tudo acabe rápido! Fala sério!

    • SEI NÃO….
      TENHO UM RADIOZINHO ANTIGO AQUI QUE NEM RAIOS E TROVÕES DÁ JEITO: PEGA SÓ NA PANCADA. oH!

  13. Sou estudante de geografia, e por sinal já sabia das tais erupções; no entanto as emissões de partículas eletromagnética para a terra realmente afetará redes de ditribuição de energia elétrica e sinais de telecomunicações; aí vos deicho a seguinte pergunta, o que seria da terra se a mesma passasse um dia sem energia elétrica,e por isso também sem o funcioamento de celulares, computadores; etc? e se fosse para sempre; aí sim seria decretado o fim, acho bem difícil o ser humano se adaptar novamente com uma época remota.

    • É estudante de geografia e não tem cultura a sua própria língua nativa? =)
      Deixo é com X e não CH.

    • Na internet não estamos para corregir erros de portugues, o importante é entender as mensagens.

      Albanês Te dua
      Alemão Ich lieb Dich
      Árabe Ana Behibak (para homem)
      Ana behibek (para mulher)
      Armênio Yes kez sirumen
      Bambara M’bi fe
      Bangla Aamee tuma ke bhalo aashi
      Belarusian Ya tabe kahayu
      Bisaya Nahigugma ako kanimo
      Búlgaro Obicham te
      Cambojano Soro lahn nhee ah
      Chinês Cantonese Ngo oiy ney a
      Catalão T’estimo
      Cheyenne Ne mohotatse
      Chichewa Ndimakukonda
      Coreano Sarang Heyo
      Corsican Ti tengu caru (para homem)
      Creol Mi aime jou
      Croata Volim te
      Dinamarquês Jeg Elsker Dig
      Holandês Ik hou van jo
      Inglês I love you
      Eslovaco Lu ‘bim ta
      Esloveno Ljubim te
      Espanhol Te quiero – Te amo
      Esperanto Mi amas vin
      Estoniano Ma armastan sin
      Etíope Afgreki’
      Faroese Eg elski teg
      Farsi Doset daram
      Filipino Mahal kita
      Finnish Mina rakastan sinua
      Francês Je t’aime – Je t’adore
      Gaélico Ta gra agam ort
      Gaélico Escocês Tha gra – dh agam ort
      Georgiano Mikvarhar
      Grego S’agapo
      Gujarati Hoo thunay prem karoo choo
      Havaiano Aloha wau ia oi
      Hebreu Ani ohev otah (para mulher)
      Ani ohev et otha (para homem)
      Hiligaynon Guina higugma ko ikaw
      Hmong Kuv hlub koj
      Hopi Nu’ umi unangwa’ta
      Húngaro Szeretlek
      Icelândico Eg elska tig
      Ilonggo Palangga ko ikaw
      Indiano Hum Tumhe Pyar Karte hae
      Indonesiano Saya cinta padamu
      Inuit Negligevapse
      Irish Taim i’ ngra leat
      Italiano Ti amo
      Japonês Aishiteru
      Kannada Naanu ninna preetisuttene
      Kapampangan Kaluguran daka
      Kiswahili Nakupenda
      Konkani Tu magel moga cho
      Latino Te amo
      Latvian Es tevi miilu
      Libanês Bahibak
      Lituano Tave myliu
      Malaio Saya cintakan mu – Aku cinta pakamu
      Malayalam Njan Ninne Premikunnu
      Mandarim (chinês do) Wo ai ni
      Marathi Me tula prem karto
      Marroquino Ana moajaba bik
      Mohawk Kanbhik
      Nahuati Ni mits neki
      Navajo Ayor anosh’ni
      Norueguês Jeg Elsker Deg
      Pandacan Syota na kita!!
      Pangasinan Inaru Taka
      Papiamento Mi ta stimabo
      Persa Doo-set daaram
      Pig latin Iay ovlay ouyay
      Polonês Kocham Ciebie
      Português Eu te amo
      Romeno Te ubesk
      Russo Ya tebya liubliu
      Sérvio Volim te
      Setswana Ke a go rata
      Sindhi Maa tokhe pyar kendo ahyan
      Sioux (índios norte-americanos) Techihhila
      Sueco Jag alskar dig
      Suiço Ich lieb Di
      Swahili Ninapenda wewe
      Tagalog Mahal kita
      Taiwanese Wa ga ei li
      Tahitiano Ua Here Vau Ia Oe
      Tamil Nan unnai kathalikaraen
      Telugu Nenu ninnu premistunnanu
      Thai Chan rak khun (para mulher)
      Phom rak khun (para homem)
      Turquia Seni Seviyorum
      Ucraniano Ya tebe kahayu
      Urdu Mai aap say pyaar karta hoo
      Vietnamita Anh ye^u em (para mulher)
      Em ye^u anh (para homem)
      Welsh ‘Rwy’n dy garu
      Yiddish Ikh hob dikh
      Yorubá Mo ni fe

    • Fernanda Souza deve ser portuguesa. Eles se expressam diferentemente – o formalismo respeitoso de ‘vos’ indica.

    • Nada de nadi nadi!… Apenas querendo se aparecer n’alguns detalhes para realçar. Daí depara com palavras que nunca aprendeu mesmo escrever.
      Em Portugal existe as expressões diferentes das nossas mas nada ver com esses erros absurdos.

    • quiçá…Fico em dúvidas. Apesar de que, com a internet, o ‘português’ anda sofrível mesmo. Ai, …. terrinha!! Pois, pois.

  14. Na citação: “Estamos nos aproximando do auge cíclico da atividade solar, que deve alcançar o pico novamente no ano de 2013”, deve-se mudar o 2013 por 2023. Detalhe que passou despercebido.

    • Não, é 2013 mesmo. O ciclo solar dura, EM MÉDIA, 11 anos. Estamos no fim de um ciclo, ele deve terminar no ano que vem.

  15. AQUI EM FLORIANÓPOLIS (dia lindíssimo de um céu azul estonteante!) OS AVIÕES TÃO COSTUMEIROS E EM GRANDE NUMERO PARA LÁ E PARA CÁ, SILENCIARAM…. Não os ouço, e sempre os vejo.
    PASSOU POR VOLTA DAS ONZE HORAS UM HELICÓPTERO MUITO ESTRANHO totalmente preto dando umas vagueadas. sei lá, não é….. Ou torrou, ou pintaram para fazer experiências, ou é o Chapolin Colorado. Luz não faltou não! Internet está excelente hoje! Maravilhosa (vivam os raios)! É bom compartilhar com pessoas do Brasil todo algumas situações – coincidentes ou não!!!!

    • Os astronautas “NASistas”(estação espacial) receberam instruções, para ficarem em locais qe estejam protegidos da radiação. Eles sim podem sofrer com a radiação dessa tempestade, poís eles estão no espaço sem nenhuma proteção da mãe Terra, mas nós não temos com o qe nos preocupar.

  16. Maior tempestade de radiação solar dos últimos sete anos está atingindo a Terra hoje
    Fenômeno poderá expor passageiros de avião ao risco de radiação e interromper operações de satélites.
    Por Roberto Hammerschmidt24 de Janeiro de 20122.848 visualizações

    comentários (0)

    compartilhe este link

    Uma enorme tempestade de radiação está atingindo nosso planeta hoje (24 de janeiro) devido a uma erupção solar ocorrida no último domingo (dia 22). O fenômeno deve causar interferência nas comunicações de forma generalizada além de expor passageiros de aviões e astronautas ao risco de radiação.

    A erupção ocorreu no dia 22 de janeiro, e enviou uma explosão de energia com partículas solares em direção a Terra a uma velocidade de dois mil km por segundo. O registro da explosão foi feito no mesmo dia pelo Observatório Solar Dinâmico (SDO) da Agência Espacial Americana (NASA). O instituto detectou um poderoso jato de luz ultravioleta da enorme explosão solar vindo à direção da Terra.

    (Fonte da imagem: Space Weather)

    Riscos da tempestade

    O site Spaceweather, especializado em notícias e informações sobre o envolvimento da Terra com o Sol, classifica a tempestade geomagnética (nome dado à tempestade radioativa) como “forte” ou S3, em uma escala que vai do nível S1 ao S5.

    Isso significa que o fenômeno pode causar alguns problemas: passageiros e tripulantes de aviões podem ser expostos ao risco de radiação; satélites podem ter problemas de memória, ruídos nas imagens, problemas de orientação e seus painéis solares podem ser danificados; e rádios de alta frequência podem sofrer um completo “apagão”.

    Apesar dessas situações, não existem riscos para as pessoas que estão aqui na Terra. Apenas os voos polares devem ser redirecionados como uma medida de precaução. De acordo com a Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA), essa é a tempestade de radiação mais forte desde maio de 2005.

    Saiba mais:
    Tempestade solar: sinais de rádio podem ser afetados nos próximos dias
    Terra pode sobreviver a uma explosão solar
    Voo da NASA para além do Sistema Solar vai durar 100 anos
    Anúncios Google
    Painel Solar Barato aqui
    5W, 10W, 15W, 20W e 30W Cartão, Boleto, envio pelo correio
    http://www.soldafria.com.br

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/18337-maior-tempestade-de-radiacao-solar-dos-ultimos-sete-anos-esta-atingindo-a-terra-hoje.htm#ixzz1kOMl2KsS

  17. gostei dos comentarios, o sol esta devolvendo ao homem a paga do que a humanidade vem fazendo,a natureza pede socorro, os planetas tambem,seres humanos ferem até onde não conhecem.

  18. O problema de tempestades solares na verdade não é o efeito térmico e sim o efeito magnético na Terra, que é o mesmo efeito que provocam tanto a aurora boreal como a aurora austral.Porém tempestades solares não produzem apenas belas imagens. Produzem também uma compressão do campo magnético, com efeitos que podem acarretar perdas econômicas decorrentes de danos sofridos por sensores de satélites de telecomunicações, geodésia, navegação e pesquisa científica, bem como problemas em linhas de distribuição elétrica e gasodutos, para citar alguns exemplos.

    • Falando um pouquinho sobre auras do Homem, Plantas, Animais, etc, bem como sobre neurônios, pergunto: Há pesquisa a esse respeito que possam esclarecer possíveis influências nesses campos magnéticos, principalmente nesses eventos solares ? Grato.

    • Sim bastate cignificante estas manifestação do astro *Rei que ha bilhões de anos vem nos mantendo vivos e claro isto -e apenas uma demosnstração de Sua manifestação que esta bem com a Terra e seus satélites em volta para ito temos que senpre esta preparado no que vier e vier deste astro.

  19. Ainda bem que aqui no Hawaii vai ser 4 da manha e vou estar dormindo… Imagine no Brasil em pleno verao, vai ter um monte de gente fritando radiacao na praia hahahahahahaha

    • Me convide!Espero que seja no litoral heheheh me liga antes p eu comprar um fator solar 2012 shushushus e dale churras com gelada.

  20. Satélites de milhões de dólares são muito bem projetados, não irão queimar, no máximo parar de funcionar por algumas horas, Dependendo da quantidade de satélites atingida , a internet pode ficar lenta em alguns países…

    • A internet não passa por nenhum satélite, a distribuição é toda feita por cabos, inclusive submarinos.

    • As transmissões intercontientais de dados são feitas por cabos e a maioria das demais transmissões também, porém, isto não significa que não temos o uso de satélites como coadjuvantes.

    • Pois no Maranhão ela tá uma m…. Quem sabe o Sarney conseguiu vetar isso tbm!

    • Realmente, segundo os cientistas, o Sol se expandirá até a órbita da Terra, engolindo-a, daqui a aproximadamente 4,5 bilhões de anos.
      Nisso as escrituras e os pesquisadores estão de acordo.

    • QUEM SABE VC NÃO VIRA TIPO UM X-MAN, COM SUPER PODERES!!!!!
      SERIA TÃO LEGAL SE FOSSE POSSÍVEL!!!!!
      HAHAHAHAHA!

    • Quando chegamos à algum lugar que esteja chovendo por tempos e com nossa chegada vem a estiagem, dizem que nós trouxemos sol.
      Mas no caso do Josivan, creio que na geladeira dele só tem Skol ou Brahama, porisso ele não poderá levar Sol.
      Cervejinha que dizem ser aguada é essa tal de Sol!… Gostaria de encontrá-la sem álcool para ver a diferença entre as que já existem no mercado.

Deixe uma resposta