Queijo pode reduzir risco de diabetes tipo 2

Publicado em 25.07.2012

Para a alegria dos amantes de queijo, um estudo recente sugere que consumir porções diárias do alimento pode diminuir em cerca de 12% os riscos de se desenvolver diabetes tipo 2.

Na pesquisa, foram avaliados cerca de 340 mil habitantes de oito países da Europa, que responderam a questionários sobre hábitos alimentares – além de dados como idade, gênero, Índice de Massa Corporal e fatores de risco de diabetes. Aqueles que consumiam diariamente produtos fermentados (como queijo e iogurte) apresentavam menos chances de desenvolver o tipo mais comum da doença.

Os autores não descobriram a causa exata do fenômeno e, por isso, recomendam cautela na hora de usar a conclusão do estudo para mudar de hábitos alimentares. “É muito simplista se concentrar em apenas um alimento”, disse o pesquisador Iain Frame, em entrevista ao The Telegraph. “Nós recomendamos uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouco sal e gordura”.

Levando em conta que a obesidade é um dos maiores fatores de risco para se desenvolver diabetes tipo 2, exagerar no consumo de queijos (muitos têm alto teor de gordura) para evitar a doença não parece uma boa estratégia. Aposte na moderação.[The Telegraph] [The American Journal of Clinical Nutrition, Foto]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Little Girl Playing Fitness Video Game
Games podem melhorar a coordenação motora de crianças

Estudo mostrou que j...

Fechar