O universo em um clique

Refrigerante diet não ajuda a perder peso

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 12.10.2010 as 20:10

Share

O refrigerante diet é uma maneira que muitos encontraram de se sentirem menos culpados quando se trata de ingerir calorias. Segundo a Associação Dietética Americana, ter o hábito de beber apenas refrigerante de baixa ou nenhuma caloria, adoçados artificialmente, pode, potencialmente, ajudar a reduzir calorias e perder peso. Porém, o mais importante é prestar atenção à ingestão total de calorias.

Uma nova pesquisa que revisou centenas de estudos sobre o assunto afirmou que beber refrigerantes diet pode ajudar a diminuir a ingestão de calorias, mas não há nenhuma evidência de que ajude a perder peso a longo prazo.

Na verdade, dois estudos recentes descobriram que beber refrigerante diet pode aumentar o risco de engordar. Pessoas com peso normal que bebem 3 porções ou mais de refrigerante diet por dia (pelo menos 21 porções semanais) têm quase o dobro do risco de ficarem acima do peso ou obesos após sete ou oito anos, em comparação com quem não ingeriu bebidas dietéticas.

Não há provas conclusivas de que os refrigerantes diet causam diretamente o ganho de peso, mas especialistas acreditam que ter esse hábito pode superestimular nosso gosto por doces. Estudos em animais sugerem que consumir bebidas dietéticas (sem ingestão de comida junto) pode confundir ou atrapalhar a capacidade do corpo de determinar o conteúdo calórico. Como resultado, os receptores de açúcar aumentam a nossa fome e isso pode contribuir para o ganho de peso.

Além disso, outro estudo concluiu que as pessoas que consumiram pelo menos uma porção diária de refrigerante diet eram mais propensas a desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Porém, não há motivos para se assustar. Os pesquisadores disseram que se você fizer uma dieta saudável com quantidades mínimas de alimentos açucarados e de adoçantes artificiais, beber um refrigerante diet ocasionalmente ou mesmo diariamente não deverá aumentar seu peso. [MSN]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

6 comentários

  1. Brenda /

    Diet ajuda você ganhar muiiiito sódio.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Corretíssimo benqbiggis! E por pior que seja um refri diet, o comum, que usa xarope de milho, é bem pior… açúcar é péssimo para saúde, seja de magros ou gordos… não importa, evitem!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Joner Vonus Yantufucker /

    Olha, nunca vi um magro tomando nada diet ou usando adoçante.
    Teoria da conspiração: adoçantes engordam.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. Croco /

    O que não mata, engorda.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  5. Elizabeth /

    Tudo isso sem falar dos riscos à saúde quando se consome essas substâncias substitutas do açúcar.
    Bom mesmo é o velho e sem gosto copo de água, que ajuda a limpar o organismo de toxinas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  6. benqbiggis /

    não é o refri diet que engorda as pessoas… mas sim as pessoas que tomam refri diet (pelo menos na logica) tem mais chances de ficarem gordas
    porque quem toma refri diet ja sofre com o problema de sobre-peso

    entao é facil culpar o refri diet como causa

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.