Religião: 15.000 tchecos se consideram “cavaleiros Jedi”, segundo censo

Publicado em 22.12.2011

Um censo realizado na República Tcheca revelou um dado chocante sobre as crenças religiosas dos tchecos: mais de 15.000 pessoas se registraram como cavaleiros Jedi, uma fé que vem dos filmes Star Wars.

Na série Star Wars, os cavaleiros Jedi são os guardiões da paz da República Galáctica interplanetária. Eles são conhecidos por ter o poder da “mente melhorada”. Isto lhes permite aproveitar “A Força” que, por sua vez, lhes permite influenciar pessoas e objetos.

Quanto ao resto da população tcheca, 1.083.899 disseram ser católicos romanos e 707.649 disseram que não acreditam em Deus. Além disso, 5 milhões de pessoas simplesmente não disseram nada (deixaram a coluna vazia). Em Praga, a capital, 3.977 cavaleiros Jedi se registraram – 0,31% da população da cidade.

A questão que fica é: porque esta opção foi incluída no censo? Stanislav Drapal, vice-chefe do escritório de estatísticas, diz que incluiu a religião Jedi apesar de um intenso debate sobre sua seriedade porque não cabe aos estatísticos decidir se ela é ou não é uma religião real.

O código moral seguido pelos Jedi sempre foi muito popular entre os fãs do roteiro. Mas popular o suficiente para ser listado como uma religião real? Talvez sim, considerando o tanto de coisas que existem sobre o tema.[OddityCentral]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

104 Comentários

  1. Já são 400.000 Cavaleiros Jedis no Reino Unido, 70 mil na Austrália, 53 mil na Nova Zelândia e 20 mil no Canadá. George Lucas foi mexer com os “arquétipos”, agora viu-se no que dá, né!!!

    A Ciência, sem consciência, materialista e “neo-liberal”, sem alma, sem propósito, sem “por quê” (vide Mr. Smith – que é uma máquina – em Matrix Reloaded e Matrix Revolutions)não pode substituir o que há de “essencial” (seja lá o que for isso!!!) nos seres humanos, apesar de todos os esforços da contemporânea Psiquiatria Biológica de tentar nos adequar aos ditames do mais crasso mecanicismo radical e ateu.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/da-ficcao-para-a-realidade/15628-filosofia-jedi-e-a-quarta-maior-religiao-no-reino-unido.htm#ixzz1krxMD4rr

    Thumb up 5
  2. Meus amigos o cruzeiro de batalha está recrutando soldados experientes esperamos vocês.
    Isso pode ser loucura mas existimos na vida real sim.

    Thumb up 2
  3. O Imperador e seus lacaios caidos(Vader e Fett) são o mal.O escolhido voltara na linhagem de Skywalker.Que a Força esteja convosco!

    Thumb up 5
  4. Aqui no brasil ja ocorreu um fato, que não é inédito o qual vou citar apenas um: nas eleições nos anos 70 e 80 apareceu
    como resultado nas urnas, principalmente no Rio de janeiro,
    a palavra “feijão preto” como um protesto em relação a todos
    os candidatos que ora concorriam a diversoa cargos eletivos.
    Naquele momento havia escassês de diversos alimentos o que levou a população a tomar esta atitude de protesto sob a forma de gozação.O que se torna relevante é que não houve nenhuma combinação ou articulação maior para o nome deste “candidato”, apenas pessoas comuns que gritavam na véspera da eleição:”Votem no feijão preto”, sem causar praticamente nenhuma atenção.O resultado nas urnas foram quase um milhão de votos no referido “candidato”
    Todos nós não estavamos lá ,morando ou convivendo pelo menos alguns meses e acima de tudo falando fluentemente a lingua para entender essa escolha de ser um jedi.

    Thumb up 4
    • Onde que isso é mais doido que qualquer religião?Eu pessoalmente sou um seguidor da religião do Bondiana:viva bem, coma as mulheres e se puder, salve o mundo.

      Thumb up 5
  5. Não tem nada haver religião com filme de hollywood . Mas a verdade é tão pesada quanto ” GODZILA” aquele filme de 1998. Uma bomba nuclear detonada por uma nação islâmica, vai fazer os Eua e Cia, matarem o mal pela raiz, começando a aniquilação das religiões muçulmanas, depois , depois os católicos e demais não vão querer pegar em armas, qual a solução? Alguém sugere,? Moderador (a ) libere meu comentário. Ok

    Thumb up 0
    • Tolo, o meu deus James Bond, jamais deixará isso acontecer!

      Thumb up 6
  6. Devo estar sendo bloqueada ja que meus comentarios nao passam pela moderaçao…por favor veriquem isso

    Thumb up 2
  7. Fui a primeira a comentar e tenho meu comentario aguardando moderaçao desde ontem…Nao entendo o porque ja que nao usei palavroes , nem linguagens dificeis e muito menos ofendi alguém….Ja é a segunda vez que isso me acontece…

    Thumb up 2
    • APENAS UM COMENTARIO A RELIGIÃO E A CIENCIA CAMINHÃO JUNTAS E QUANTO A OS ETS ELES TAO EN TODOS OS LUGARES VCS PRESTEM ATENÇÃO EM CERTOS TIPOS DE PESSOAS AI VCS VAO NATAR A DIFERENÇA JA FALEI DE MAIS TENHAO UM BOM DIA.

      Thumb up 0
    • De uma olhada no meu comentário do dia 1/1/12. Que acha?

      Thumb up 2
  8. cada louca com sua mania .religiao serve mesmo para seus lideres ganhar dinheiro entao cada um cria a sua . eu vou criar a minha igreja da grana universal vem fieis me da dizimo.

    Thumb up 5
    • Bem vindo ao clube.

      Thumb up 12
  9. Adoro as duas trilogias Star Wars, considero verdadeiras obras de arte. Mas creio que estão misturando as coisas fazendo este Censo. Qual é a desses Tchecos? Pensam que realmente são cavaleiros Jedi? kkkkkkkk! Para eu ser um cavaleiro jedi só encontro uma solução: playstation!

    Thumb up 16
    • A segunda trilogia é apocrifa.Lucas passou para o lado negro.Eles tem tando direito de serem jedis quanto alguns monoteistas tem de serem os “escolhidos” do dono do universo.

      Thumb up 1
  10. “Na série Star Wars, os cavaleiros Jedi são os guardiões da paz da República Galáctica interplanetária. Eles são conhecidos por ter o poder da “mente melhorada”. Isto lhes permite aproveitar “A Força” que, por sua vez, lhes permite influenciar pessoas e objetos.”

    Quando é citado religião, temos que ter em mente que este termo significa religar alguém a algo. Não me espanto que existam pessoas que acreditam nisso, porque querem ser pessoas melhores, capazes de influenciar outras pessoas.

    Agora, isso não vai durar muito tempo…
    Atos 5:38b-39 – “…Se o propósito deles for de origem humana, fracassará; e se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois acharão lutando contra Deus”.

    Este site, tem cunho científico, mas as vezes abordam temas religiosos. Também é um lugar para expressar aquilo que pensam e postar aquilo que acham, mas as vezes, pessoas que não tem conhecimento (de forma alguma menosprezando), criticam crenças, sem ao menos buscar a fonte das informações. Simplesmente escutam de outros e aceitam, e acabam transparecendo uma certa arrogância, como num outro tema onde li “Um certo zumbi judeu”.

    Mateus 22:29 – “Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”.

    Se não tem um pouco de conhecimento sobre para tal assunto, não deveria menosprezar o conhecimento dos outros, assim como não deveria menosprezar a idéia científica de muitos que acreditam que podem chegar até planetas que aparentemente podem conter condições de vida, como a Terra.
    Qual é a origem desta idéia religiosa dos cavalheiros de Jedi? Humana? Tende a falhar.
    Divina? Não desaparecerá.

    Thumb up 10
    • Creio que vc esta falando inverdades arrogâncias , e menosprezando a religião alheia, pois a religião jedi tem a mesma origem que a crista e todas as outras, a humana, pois foi criada pelos humanos e não por deus, uma vez q ngm nunca o viu e falou diretamente com ele, por isso n existe religião melhor q as outras, e vc n eh ninguém para dizer se vai falhar ou sugiro que deixe de ser preconceituoso e arrogante, vc tem o direito de escolher sua religião, mas nunca de menosprezar o dos outros, pois ngm eh o dono da verdade.

      Thumb up 17
    • Sr.Igor,
      Eu estou sendo arrogante? Leia novamente todos os seus posts.Segue um deles…

      “A humanidade esta perdida pela quantidade de pessoas que seguem religiões, quando as religiões acabarem, sera uma nova fase da humanidade muito mais evoluída.”

      Vc acha mesmo que um mundo sem moralidade tende a continuar?
      Sou eu o arrogante aqui?

      Thumb up 6
    • Suas opinioes sobre religiao sao muito contraditorias…

      Thumb up 2
    • Olá Noriane, Td bem?
      Talvez realmente eu não tenha sido claro na postagem que enviei. Poderia apontar onde está a contradição para que eu possa deixar a idéia de uma forma compreensível e sem risco de uma má interpretação.
      Um abraço!

      Thumb up 1
    • Hitler era católico e charles chaplin era ateu, pense sobre isso…

      Thumb up 1
    • Quanto sabes à respeito da excomunhão?
      E também, pelo que eu saiba, Stálin era ateu.

      Thumb up 2
    • Assim como Stalin era ateu e Gandhi era hindu

      Thumb up 1
  11. O futuro pertence ao Edir Macedo:

    “Jesus é o caminho, eu sou o pedágio”

    Isso é que é ser esperto ….

    Eu acho que “A Força” está com Edir.

    Thumb up 26
    • Vcs sabem o significado da palavra pedágio? Pedágio é um sinônimo de manutenção de algo, pois quando ele fala em pedágio, ele está falando que se o fiel o escutar, que se o fiel se manter na palavra de Deus dita por ele e que está na bíblia, o mesmo irá se salvar!

      Thumb up 4
    • Ha ha. Faz me rir! Edir é um babaca, e mais babaca é quem da o dinheiro suado pra ele. Se ele diz que é o pedágio para o caminho de Deus, esta muito enganado, só se for para o deus dele.q

      Thumb up 10
  12. Esta matéria deveria ter sido inclusa na categoria “COMPORTAMENTO”, e não na “BIZARRO”.
    Como fã incondicional da saga criada por George Lucas, tmb senti que deveriam ter ‘explicado’ melhor o que é um Jedi verdadeiramente, não um simples: “Eles são conhecidos por ter o poder da “mente melhorada”. Isto lhes permite aproveitar “A Força” que, por sua vez, lhes permite influenciar pessoas e objetos.”
    Sou Deísta, e tenho orgulho da minha escolha. Logo não vejo nenhum problema em outras pessoas quererem se considerar Jedis (mesmo achando que a maioria dessas pessoas foram pelo “é cool”). Melhor seguir uma crença ‘ficcional’ do que algumas por ai, que vem ajudando nossa espécie à afundar ainda mais na ignorância.

    Thumb up 9
    • Pois se ilude achando q alguma crença e real, todas são iguais e baseadas em ficção, n existindo provas de nada sobrenatural.

      Thumb up 5
  13. cavaleiros Jedi??????
    Era so que me faltava essa piada e no final eles serao salvos pelo cavaleiro jedi.
    Povo frio do caraca!

    Thumb up 2
    • A “biblia” jedi vai ser bem diferente da “biblia” cristã… ao invés de apanhar até a morte, o jedi mestre vai distribuir porradas e “peixeiradas”…

      Thumb up 1
  14. Sou um fã das duas trilogias Star Wars. Considero verdadeiras obras de arte, mas mesmo assim, não acho legal misturar as coisas, como neste Censo. O que esses Tchecos tem na cabeça? acham que são jedis mesmo? kkkkkkk!!!! Para eu ser um jedi encontro uma única solução: lutar contra siths no PLAYSTATION!

    Thumb up 10
    • Concordo com vc André.. temos que saber separar as coisas e o mais importante, sabermos que existem coisas que não devemos sequer fazer qualquer tipo de piadinhas pq quando nos referimos a fé temos que levar em consideração a necessidade humana de crer em algo maior que nos provem nossa existência. Todo ser humano necessita crer na existência de um ser maior, isso é fato, até quando uma pessoa se auto-denomina ateu ela está crendo na existência de uma força maior. Concordo quando vejo comentários onde pessoas ficcionadas por determinado “programa ou saga” querem implementar esse tipo de essência em suas vidas pq realmente existem coisas que podemos sim, sendo sua religião ou crença qual for, aproveitar na vida para sermos serem humanos melhores (“Existe diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho” Morfeu em Matrix; “A força simboliza a harmonia entre homem, espírito e natureza” Yoda em Stars Wars IV) agora cabe a nós diferenciarmos o que é aproveitável do que é realmente Santo.

      Thumb up 1
    • “até quando uma pessoa se auto-denomina ateu ela está crendo na existência de uma força maior”

      Desculpe, mas eu sou atéia e não acredito em nenhuma “força maior”. Eu realmente não sei porque alguns religiosos não conseguem colocar na cabeça o fato de que, existem pessoas que conseguem viver tranquilamente sem acreditar em uma “força superior”.

      Thumb up 2
    • É óbvio que essa religião dos jedis é apenas uma brincadeira em que muitas pessoas quiseram participar. Acho que os únicos que levam isso a sério, são pessoas que acreditam em outra religião e se sentem ofendidas com a brincadeira.

      Thumb up 1
    • Olá Daiane.

      Sou ateu e acredito em uma força maior sim. A gravidade é uma delas. O big bang também. A evolução das espécies idem. Não são “forças” maiores, mas foram fenômenos grandes e espontaneos, que serviram desde sempre como base para o funcionamento das coisas.

      Talvez o comentarista não tenha se referido a crença em uma força maior sobrenatural e imaginária (como deuses) e sim no fato de termos a eterna curiosidade de saber de onde viemos e para onde iremos.

      … Espere um pouco …

      Corrigindo o meu comentário acima. Agora que reli o comentário. Ele falou em “SER” maior. Deve estar falando do Montro Voador de Espaghetti. Não acredito em “Seres” onipotentes, criadores de universos.

      Rámen, irmãos!

      Thumb up 0
    • E eu qe me considero o Capitão Caverna.

      Thumb up 13
    • haha!
      Viu, cada um com sua loucura, não prejudicando ninguém a sua volta..

      Thumb up 15
    • Concordo o Sr Jorge Costa. Como tem maluco, debil mental neste mundão, que confunde realidade com a fanatazia. Já que existe essa religião gostaria de saber os seus dogmas, doutrinas, rituais etc de repente eu posso me converter. Ahh ia me esquecendo quem recebeu a revelação para fundar essa religião??; a revelação veio de quem??. Por acaso de algum ET. Vai ser pancada la no inferno. Ah tambem ia me esquecendo será na religião deles tem inferno??

      Thumb up 3
    • A revelação veio para o George Lucas, através da “força”, meu irmão…

      Thumb up 0
    • Os grandes inimigos do Capitão Caverna devem ser os barbeiros e cabelereiros…

      Thumb up 13
    • Eu ri muito

      Thumb up 4
    • pois é eu tbm me considerada um sayajin

      Thumb up 4
    • KKK boa… eu levantei a mão para ajudar Goku a fazer a Guenki Dama… rsrsrs

      Thumb up 2
  15. como podem existir vermes romanos ate hoje? uma das religioes mais odiosas que ja pisou nessa terra

    Thumb up 5
    • eu sou ateu mas eu nao me orgulharia de pertencer a um grupo que atrasou a tecnologia em 2000 anos

      Thumb up 18
    • Preconceito é crime.
      Se não gosta da Igreja, guarde sua opinião para você.
      Não desrespeite seus seguidores.
      Só tenho um conselho para você: estude um pouco de História.

      Thumb up 11
    • Pois é, ótimo conselho vc deu a ele, pois se ele for estudar historia, vai ver a quantidade de cientistas q ela matou na santa inquisição atrasando incalculavelmente nossa tecnologia.

      Thumb up 10
    • Mais um revoltadinho… (um hipócrita talvez?)
      Se acha que a Igreja é contra a Ciência, procure no google: Pontífice Academia de Ciências do Vaticano (chama isso de atrasar a ciência?). E também tente procurar: primeiras universidades medievais. Com apenas dois cliques a verdade vem à tona.
      E a Inquisição também pode ser considerada como soma de alguns fatores: cardeais corruptos, delações falsas, lugar para resolver desafetos pessoais…
      Havia naquele tempo cientistas céticos, queriam provas concretas das novas teorias (ou você acha que havia unanimidade entre eles?).
      A Inquisição foi usada tanto por membros da igreja, reis ou até mesmo cientistas… Fizeram isso para depois lavar as mãos (as sentenças muitas vezes foram ditadas pelos mesmos).
      Um exemplo, para ficar mais claro: Joana d’Arc. Ela foi traída pelo seu próprio povo. Em 1920 foi canonizada, reconhecida como santa. Não é a Igreja que mudou, mas os homens que passam por ela.

      Thumb up 9
    • Everaldo.

      Nunca ouvi dizer que a inquisição foi usada por cientistas. Para resolver problemas pessoais talvez, mas por cientistas não.

      No mais, isto não inocenta a Igreja, pois o palco da inquisição foi montado pela Igreja, que considerava aceitável matar e torturar “bruxas e infiéis” em nome de um deus que não existe.

      Thumb up 0
    • Desculpa… + vc esta se referindo às invasões bárbaras que destruíram a roma antiga?
      o que isso tem a ver com religiao?
      rssss

      Thumb up 6
    • Alguns dos maiores cientistas que o Brasil já teve eram padres e muitos religiosos mundo afora também foram grandes cientistas.

      Thumb up 10
    • cite um deles apenas… “ciência da teologia” não vale, tá bem?

      Thumb up 0
    • Roberto Landell de Moura ( um dos candidatos a inventor do rádio).

      Se quiser outro tem:

      Bartolomeu de Gusmão (inventor da primeira aeronave mais leve que o ar operacional, da máquina para a drenagem da água alagadora das embarcações de alto mar).

      Pesquise sobre eles.

      Agora me diga o que aqueles caras do youtube o “eu,ateu” e o Daniel Fraga já inventaram.
      Eu sou ateu e acho que religião é algo que tem que acabar, mas não no sentido de nos acabarmos com ela no sentido de convencer os outros mas sim no sentido de cada um pensar por si mesmo.

      Thumb up 3
    • Hitler tinha um pensamento um parecido a respeito dos judeus.

      Thumb up 6
  16. Porque eles não se dizem Espiritas (Alan Kardec)
    Espiritos bons só fas o bem e mantem o bem

    Thumb up 4
  17. Antes postar algo relacionado a Star Wars devia estudar um pouco sobre os Jedis.

    Thumb up 3
  18. Isso é um ABSURDO… A única religião verdadeira é o DISCORDIANISMO, que acredita no CAOS… DEUSA ÉRIS… Quando o DISCORDIANISMO será incluído no CENSO???? QUANDO???? Pesquisem sobre o Discordianismo… Saudações Discordianistas…

    Thumb up 2
  19. Acho engraçado que caso o titulo da materia fosse “15.000 tchecos se consideram católicos” haveria um bombardeio de comentarios como “Nossa quanta gente idiota!” “A religião é o Mal do mundo” “Espero que daqui a 100 anos isso não exista mais” entre muito outros.

    Mas como o assunto é Jedi a coisa é diferente: Todo mundo fica manso, mesmo que ela seja uma crença nascida de um filme de hollywood de um diretor que lucrou milhões com ele (OBS: Eu tambem adoro SW! Mas nem por isso acho o assunto menos absurdo).

    Quando se fala na fé catolica e do islã as pessoas frequentemente esquecem de coisas como “respeito ao proximo” “amor por todas as formas de vida” e etc… fazendo questão de apenas resaltar os pontos negativos delas. Da mesmo forma que os “Jedis” tem os “Siths” a Igreja tem a sua “Santa Inquisição” e o Islã os fanaticos religiosos: Por que é tão dificil de entender isso?

    Okay os Jedis não são deístas: Mas acreditar que uma “força superior” (a Força!) exerce influencia em nossas vidas já faz com que muito ateu militante caia em contradiação: A Força pode até ter um explicação cientica em SW mas não existe nada parecido na vida real.

    Thumb up 8
    • Você não percebe que essa “religião” faz parte de uma brincadeira?

      É por isso que ninguém aqui está levando isso a sério, amor.

      Thumb up 1
    • Onde estarão os Sith?

      Thumb up 21
    • Da mesmo forma que os “Jedis” tem os “Siths” a Igreja tem a sua “Santa Inquisição” e o Islã os fanaticos religiosos.

      Até agora não vi ninguem condenar a crença Jedis por causa deles…

      Thumb up 13
    • Essa doueu na alma, oq tem a ver os sith com a santa inquisição?Os sith são INIMIGOS dos jedi, enquanto a santa inquisição foi uma serie de assassinatos sumários(com requintes de tortura) cometidos pela igreja, oq eh q tem a ver uma coisa com a outra?

      Thumb up 7
    • Se os tchecos são os jedis os siths são os eslovacos.

      Thumb up 1
    • estão todos na igreja catolica apostolica romana.

      Thumb up 2
  20. A probabilidade de que grande parte dos que se declararam Jedi terem feito só de sacanagem é bem grade. É como votar no Tiririca. Seria um dado estatístico mais válido se ao invés de uma alternativa, as pessoas tivessem ESCRITO sua religião como Jedi sem nenhuma sugestão.

    Thumb up 23
    • Concordo plenamente, qualquer coisa que fosse sugerida teria muitos votos.

      Thumb up 9
    • O problema é que “votar no tiririca” trás grandes problemas para a nação. É como se você estivesse revoltado com alguém, e bebesse veneno pra matar essa outra pessoa.

      Thumb up 2
  21. “A questão que fica é: porque esta opção foi incluída no censo?”
    Por que a religião Católica é incluída? Só por que alguém disse que existe?
    Se for, alguém disse que existe a religião Jedi, ta ai a resposta. Adorei a resposta do responsável pelo senso: “Não cabe aos estatísticos decidir se ela é ou não é uma religião real”, se fosse assim qual seria uma real?

    Thumb up 30
    • Eu só me pergunto onde estão os “Ateus Militantes” para protestar contra a religião agora.

      Thumb up 11
    • espertinho, a reportagem em si já é a favor dos ateus na medida em que ela prova que as religiões são inventadas em certo momento e isso atrai milhares de pessoas….

      Thumb up 21
    • @Jusé:

      Essa é a questão! Muito ateu “pseudo intelectual” torce o nariz para o Deus cristão, mas não se importa em seguir uma crença nascida de um filme de hollywood e de um diretor que lucrou milhões com ele.

      “Mas os Jedis pregam o equilibrio e a paz entre os povos” – Muitas religiões tem os mesmo principios, mas as pessoas fazem questão de ignorar. Da mesmo forma que os “Jedis” tem os “Siths” a Igreja tem a sua “Santa Inquisição” e o Islã os fanaticos religiosos.

      Sou agnostico, e acho uma hipocrisia enorme alguem “meter o pau” na fé dos outros em nome da “ciência” e depois seguir um “modismo” sem pé nem cabeça como esse alegremente.

      Mas tudo bem: Cada um acredita na mentira que acha melhor ;)

      Thumb up 10
    • Repito aqui embaixo” Da mesmo forma que os “Jedis” tem os “Siths” a Igreja tem a sua “Santa Inquisição” e o Islã os fanaticos religiosos.”isso q vc falou foi uma asneira sem tamanho e n tem o menor sentido.

      Thumb up 0
    • Oq os jedis tema a ver com os sith?Eles são inimigos q eu saiba,enquanto a inquisição foi uma serie de mortes cometidas pela igreja católica, sendo assim n tem nada ver uma coisa com a outra, sendo uma completa sandice oq vc falou.

      Thumb up 0
    • Oq os jedis tema a ver com os sith?Eles são inimigos q eu saiba,enquanto a inquisição foi uma serie de mortes cometidas pela igreja católica, sendo assim n tem nada ver uma coisa com a outra.

      Thumb up 1
    • ateus não acreditam em divindade nenhuma, irmão… que a força esteja com você.

      Thumb up 0
    • Mochileiro,vc matou a pau,parabéns

      Thumb up 1
    • @Igor:

      No caso, o que o @Mochileiro quis dizer é que da mesma forma que os Siths usam a “Força” para fins malignos, a Inquisição usou a “Fé” como desculpa para comentar diversas atrocidades.

      Os “jedi” seriam os católicos não ortodoxos, enquanto os “sith” seriam os fanáticos religiosos, entendeu?

      Thumb up 0
    • Tenha um sabre de luz e treine a sua força todo dia ( tanto física quanto mental ). Quando você começar a mover objetos e lançar raios você terá se tornado um Jedi!

      Thumb up 6
    • Ao que tudo indica, comece indo morar na República Tcheca…

      “May the Force be with you”

      Thumb up 28
    • Então, que a força esteja com você… hehe

      Thumb up 5
    • Ta mais barato que o dízimo da universal… que a força esteja com você!!

      Thumb up 2
    • Como faz eu n-ã-o sei mas pela Internet você já consegue comprar um verdadeiro certificado de Cavaleiro Jedi por
      US$ 4,95…

      Thumb up 2
    • Precisa construir seu próprio sabre de luz e controlar o seu ódio para não ir para o lado negro

      Thumb up 2
    • Caríssimo Jonatas, aqui vai o caminho das pedras.

      Primeiro você deverá encontrar um mestre Jedi. Mostre a sua força pra ele, assim ele se tornará seu tutor. Rola uma iniciação chata no início, mas a compesação vem depois: passando na prova final, você ganhará seu próprio sabre de luz.

      Thumb up 3
  22. George Lucas se inspirou nos livros da Bíblia e no Senhor dos Anéis, para escrever a estória do Star Wars. É um filme bastante moralista.

    Isso ao meu ver, demonstra que as pessoas tem mais preconceito com uma instituição religiosa, como as cristãs. Pois admiram os Jedis, que não é uma ‘instituição malvista’, são admirados e visto como heróis.

    Thumb up 5
  23. Isto so vem a demonstrar como a humanidade esta perdida…até um filme de ficçao , virou religiao…olha o cumulo a que chegamos !!!!

    Thumb up 4
    • A humanidade esta perdida pela quantidade de pessoas que seguem religiões, quando as religiões acabarem, sera uma nova fase da humanidade muito mais evoluída.

      Thumb up 5
  24. se eu fosse preencher um formulario de pesquisa com esse item “cavaleiros Jedi”… tbm colocaria só de sacanagem

    é estupido …

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Groin-Ball
Groin Ball: esporte divertido de assistir, doloroso de jogar

Groin Ball (em portu...

Fechar