Religião: 15.000 tchecos se consideram “cavaleiros Jedi”, segundo censo

Publicado em 22.12.2011

Um censo realizado na República Tcheca revelou um dado chocante sobre as crenças religiosas dos tchecos: mais de 15.000 pessoas se registraram como cavaleiros Jedi, uma fé que vem dos filmes Star Wars.

Na série Star Wars, os cavaleiros Jedi são os guardiões da paz da República Galáctica interplanetária. Eles são conhecidos por ter o poder da “mente melhorada”. Isto lhes permite aproveitar “A Força” que, por sua vez, lhes permite influenciar pessoas e objetos.

Quanto ao resto da população tcheca, 1.083.899 disseram ser católicos romanos e 707.649 disseram que não acreditam em Deus. Além disso, 5 milhões de pessoas simplesmente não disseram nada (deixaram a coluna vazia). Em Praga, a capital, 3.977 cavaleiros Jedi se registraram – 0,31% da população da cidade.

A questão que fica é: porque esta opção foi incluída no censo? Stanislav Drapal, vice-chefe do escritório de estatísticas, diz que incluiu a religião Jedi apesar de um intenso debate sobre sua seriedade porque não cabe aos estatísticos decidir se ela é ou não é uma religião real.

O código moral seguido pelos Jedi sempre foi muito popular entre os fãs do roteiro. Mas popular o suficiente para ser listado como uma religião real? Talvez sim, considerando o tanto de coisas que existem sobre o tema.[OddityCentral]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

104 Comentários

  1. Já são 400.000 Cavaleiros Jedis no Reino Unido, 70 mil na Austrália, 53 mil na Nova Zelândia e 20 mil no Canadá. George Lucas foi mexer com os “arquétipos”, agora viu-se no que dá, né!!!

    A Ciência, sem consciência, materialista e “neo-liberal”, sem alma, sem propósito, sem “por quê” (vide Mr. Smith – que é uma máquina – em Matrix Reloaded e Matrix Revolutions)não pode substituir o que há de “essencial” (seja lá o que for isso!!!) nos seres humanos, apesar de todos os esforços da contemporânea Psiquiatria Biológica de tentar nos adequar aos ditames do mais crasso mecanicismo radical e ateu.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/da-ficcao-para-a-realidade/15628-filosofia-jedi-e-a-quarta-maior-religiao-no-reino-unido.htm#ixzz1krxMD4rr

    Thumb up 5
  2. Meus amigos o cruzeiro de batalha está recrutando soldados experientes esperamos vocês.
    Isso pode ser loucura mas existimos na vida real sim.

    Thumb up 2
  3. O Imperador e seus lacaios caidos(Vader e Fett) são o mal.O escolhido voltara na linhagem de Skywalker.Que a Força esteja convosco!

    Thumb up 5
  4. Aqui no brasil ja ocorreu um fato, que não é inédito o qual vou citar apenas um: nas eleições nos anos 70 e 80 apareceu
    como resultado nas urnas, principalmente no Rio de janeiro,
    a palavra “feijão preto” como um protesto em relação a todos
    os candidatos que ora concorriam a diversoa cargos eletivos.
    Naquele momento havia escassês de diversos alimentos o que levou a população a tomar esta atitude de protesto sob a forma de gozação.O que se torna relevante é que não houve nenhuma combinação ou articulação maior para o nome deste “candidato”, apenas pessoas comuns que gritavam na véspera da eleição:”Votem no feijão preto”, sem causar praticamente nenhuma atenção.O resultado nas urnas foram quase um milhão de votos no referido “candidato”
    Todos nós não estavamos lá ,morando ou convivendo pelo menos alguns meses e acima de tudo falando fluentemente a lingua para entender essa escolha de ser um jedi.

    Thumb up 4
    • Onde que isso é mais doido que qualquer religião?Eu pessoalmente sou um seguidor da religião do Bondiana:viva bem, coma as mulheres e se puder, salve o mundo.

      Thumb up 5
  5. Não tem nada haver religião com filme de hollywood . Mas a verdade é tão pesada quanto ” GODZILA” aquele filme de 1998. Uma bomba nuclear detonada por uma nação islâmica, vai fazer os Eua e Cia, matarem o mal pela raiz, começando a aniquilação das religiões muçulmanas, depois , depois os católicos e demais não vão querer pegar em armas, qual a solução? Alguém sugere,? Moderador (a ) libere meu comentário. Ok

    Thumb up 0
    • Tolo, o meu deus James Bond, jamais deixará isso acontecer!

      Thumb up 6
  6. Devo estar sendo bloqueada ja que meus comentarios nao passam pela moderaçao…por favor veriquem isso

    Thumb up 2
  7. Fui a primeira a comentar e tenho meu comentario aguardando moderaçao desde ontem…Nao entendo o porque ja que nao usei palavroes , nem linguagens dificeis e muito menos ofendi alguém….Ja é a segunda vez que isso me acontece…

    Thumb up 2
    • APENAS UM COMENTARIO A RELIGIÃO E A CIENCIA CAMINHÃO JUNTAS E QUANTO A OS ETS ELES TAO EN TODOS OS LUGARES VCS PRESTEM ATENÇÃO EM CERTOS TIPOS DE PESSOAS AI VCS VAO NATAR A DIFERENÇA JA FALEI DE MAIS TENHAO UM BOM DIA.

      Thumb up 0
    • De uma olhada no meu comentário do dia 1/1/12. Que acha?

      Thumb up 2
  8. cada louca com sua mania .religiao serve mesmo para seus lideres ganhar dinheiro entao cada um cria a sua . eu vou criar a minha igreja da grana universal vem fieis me da dizimo.

    Thumb up 5
    • Bem vindo ao clube.

      Thumb up 12
  9. Adoro as duas trilogias Star Wars, considero verdadeiras obras de arte. Mas creio que estão misturando as coisas fazendo este Censo. Qual é a desses Tchecos? Pensam que realmente são cavaleiros Jedi? kkkkkkkk! Para eu ser um cavaleiro jedi só encontro uma solução: playstation!

    Thumb up 16
    • A segunda trilogia é apocrifa.Lucas passou para o lado negro.Eles tem tando direito de serem jedis quanto alguns monoteistas tem de serem os “escolhidos” do dono do universo.

      Thumb up 1
  10. “Na série Star Wars, os cavaleiros Jedi são os guardiões da paz da República Galáctica interplanetária. Eles são conhecidos por ter o poder da “mente melhorada”. Isto lhes permite aproveitar “A Força” que, por sua vez, lhes permite influenciar pessoas e objetos.”

    Quando é citado religião, temos que ter em mente que este termo significa religar alguém a algo. Não me espanto que existam pessoas que acreditam nisso, porque querem ser pessoas melhores, capazes de influenciar outras pessoas.

    Agora, isso não vai durar muito tempo…
    Atos 5:38b-39 – “…Se o propósito deles for de origem humana, fracassará; e se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois acharão lutando contra Deus”.

    Este site, tem cunho científico, mas as vezes abordam temas religiosos. Também é um lugar para expressar aquilo que pensam e postar aquilo que acham, mas as vezes, pessoas que não tem conhecimento (de forma alguma menosprezando), criticam crenças, sem ao menos buscar a fonte das informações. Simplesmente escutam de outros e aceitam, e acabam transparecendo uma certa arrogância, como num outro tema onde li “Um certo zumbi judeu”.

    Mateus 22:29 – “Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”.

    Se não tem um pouco de conhecimento sobre para tal assunto, não deveria menosprezar o conhecimento dos outros, assim como não deveria menosprezar a idéia científica de muitos que acreditam que podem chegar até planetas que aparentemente podem conter condições de vida, como a Terra.
    Qual é a origem desta idéia religiosa dos cavalheiros de Jedi? Humana? Tende a falhar.
    Divina? Não desaparecerá.

    Thumb up 10
    • Creio que vc esta falando inverdades arrogâncias , e menosprezando a religião alheia, pois a religião jedi tem a mesma origem que a crista e todas as outras, a humana, pois foi criada pelos humanos e não por deus, uma vez q ngm nunca o viu e falou diretamente com ele, por isso n existe religião melhor q as outras, e vc n eh ninguém para dizer se vai falhar ou sugiro que deixe de ser preconceituoso e arrogante, vc tem o direito de escolher sua religião, mas nunca de menosprezar o dos outros, pois ngm eh o dono da verdade.

      Thumb up 17
    • Sr.Igor,
      Eu estou sendo arrogante? Leia novamente todos os seus posts.Segue um deles…

      “A humanidade esta perdida pela quantidade de pessoas que seguem religiões, quando as religiões acabarem, sera uma nova fase da humanidade muito mais evoluída.”

      Vc acha mesmo que um mundo sem moralidade tende a continuar?
      Sou eu o arrogante aqui?

      Thumb up 6
    • Suas opinioes sobre religiao sao muito contraditorias…

      Thumb up 2
    • Olá Noriane, Td bem?
      Talvez realmente eu não tenha sido claro na postagem que enviei. Poderia apontar onde está a contradição para que eu possa deixar a idéia de uma forma compreensível e sem risco de uma má interpretação.
      Um abraço!

      Thumb up 1
    • Hitler era católico e charles chaplin era ateu, pense sobre isso…

      Thumb up 1
    • Quanto sabes à respeito da excomunhão?
      E também, pelo que eu saiba, Stálin era ateu.

      Thumb up 2
    • Assim como Stalin era ateu e Gandhi era hindu

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Groin-Ball
Groin Ball: esporte divertido de assistir, doloroso de jogar

Groin Ball (em portu...

Fechar