Ria de si mesmo e melhore seu senso de humor

Publicado em 28.07.2011

Você dormiu demais e tem cinco minutos para ficar pronto para o trabalho. Quando você chega lá, seus amigos (sempre alertas) começam a rir ao perceberem que você está usando dois sapatos diferentes.

O que você faria?
A) riria também
B) ficaria vermelho e voltaria correndo para casa para que ninguém mais percebesse a troca

Se você escolheu a primeira alternativa, suas probabilidades de levar uma vida mais alegre e ter bom senso de humor são maiores. Esses são alguns dos benefícios trazidos quando rimos de nós mesmos.

Apesar da questão do humor ser difícil de responder cientificamente, uma psicóloga e sua equipe fizeram um estudo colocando o humor à prova.

A equipe analisou 67 estudantes de psicologia, que deveriam escolher mais um ou dois amigos para participarem do estudo. Os 67 participantes classificavam a capacidade de rir deles mesmos, e os amigos davam sua própria avaliação. Sem que nenhum dos participantes tivesse conhecimento, uma câmera escondida tirou fotos deles respondendo o questionário que dizia quão alegres ou mal-humorados eles eram.

Depois disso, as fotos foram distorcidas e mostradas entre os estudantes e estranhos, o que foi uma surpresa para todos. Os participantes tiveram que dizer se achavam as fotos engraçadas, enquanto câmeras de vídeo capturavam suas reações, utilizando um sistema de codificação de ações faciais.

As pessoas que eram capazes de rir mais delas mesmas achavam as próprias imagem distorcidas engraçadas, embora não estivessem mais propensas a rir de rostos desconhecidos distorcidos. A tendência é que essas pessoas sejam mais alegres, como os próprios amigos afirmaram no questionário.

A capacidade de rir de nós mesmos, fundamental para o bom senso de humor, é o que move os espetáculos de humor feitos por uma só pessoa. Segundo o comediante Kevin Camia, ele só consegue conquistar a plateia fazendo piadas com ele mesmo. “Fazendo humor autodepreciativo o público se sente mais confortável. É algo com que ele pode se relacionar”, afirmou. E você, é capaz de rir de si mesmo? Deixe seu comentário dizendo a última vez que você fez isso. [MSN]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Creio que rir de si mesmo é, acima de tudo, uma mostra de inteligência e maturidade.

    Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
lua
Vulcões raros são descobertos na lua

Provando a diversida...

Fechar