Santos Dumont: Saiba um pouco da vida deste grande inventor

Publicado em 20.07.2012

Criar uma máquina “mais pesada que o ar” que pode decolar e voar sozinha não é um feito qualquer. E Santos Dumont foi indubitavelmente o primeiro a realizá-lo já que a máquina voadora original dos irmãos Wright foi em realidade catapultada já que não conseguia decolar por si só.

O mais curioso é que desde o 14 Bis apenas recentemente foi descoberto a causa real pela qual os aviões conseguem voar… e não é pelo motivo que você pensa que sabe.

Santos Dumont também foi quem popularizou os relógios de pulso entre os homens. Ele era grande amigo do famoso relojoeiro Louis Cartier e reclamou para o mesmo que tinha muita dificuldade em cronometrar os voos de suas máquinas malucas usando relógios de bolso ao mesmo tempo que as pilotava. Cartier em seguida o presenteou com um relógio de pulso com pulseira de couro com o qual cronometrava seus recordes voadores.

Outra curiosidade sobre Santos Dumont é que ele nunca se casou e não há registros namoradas. Esta falta de laços românticos leva a especulação de que ele pudesse ser assexuado. Curiosamente o mesmo se especula sobre o irmãos Wright devido a aparente ausência de atividade sexual durante suas vidas.

Em 1908 Santos Dumont foi diagnosticado com esclerose múltipla e não era mais capaz de dirigir ou pilotar suas invenções e a doença o levou a uma profunda depressão. De certa maneira podemos dizer que sua invenção também foi, de certa maneira, a causa de sua morte. Suicidou-se aos 59 anos de idade possivelmente por haver avistado os aviões de Getúlio Vargas a caminho de um ataque contra a Revolução Constitucionalista no Campo de Marte em 23 de julho de 1932.

Para saber mais sobre a vida e obra deste grande homem leia este artigo da Wikipédia sobre Santos Dumont.

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara) é patologicamente viciado em ficção científica, seriados, filmes e todo tipo de nerdices.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. A verdade e que ele abriu A descoberta que uma maquina tao complexa como o aviao podia voar,e apartir dai desenvolveram a aviacao comercial, e santos Dumont e motivo de orgulho para os brasileiros…

    Thumb up 0
  2. associaçao dos trabalhadores rurais do vale do rio guapore no estado de rondonia,vem mui.respeitosamente, e responsavelmente.parabenizarmos,os nossos decendentes do nosso grande santos domont.pois sabemos que foi ele,o criador dos nossos avioes,e tambem sabemos.quem foi o criador dos aviadores brasileiros,deus.entao parabens aos nossos grandes herozes,da aviaçao civil,e os nossos grandes avioadores,militares brasileiros.pois ai de nos se nao fossem esses grandes,e ilustre homens,e a nossas grandes mulheres,pois tambem foi a 115,anos uma primeira mulher a atravessar o oceano atlantico,com um aviao,e estava sozinha,nosso muito obrigado.hermes cavalheiro

    Thumb up 0
  3. E os americanos ainda acreditam que o foram os irmãos Wright sãos os pais da avião,com o são orgulhosos!!!

    Thumb up 2
  4. Certamente que Santos Dumont foi um grande homem e motivo de orgulho para nosso País.Além disso,ele não patenteava suas invenções por achar que todos deveriam usufruir delas,mas quanto a polêmica com os irmãos Wright existe um livro chamado “Guia politicamente incorreto da história do Brasil” do jornalista Leandro Narloch que coloca mais fogo nessa discussão.E sobre ele ser assexuado,para a comunidade gay,ele era homossexual mesmo.

    Thumb up 1
  5. Para um site de divulgação científica este não parece um artigo de precisão científica. Não leva o leitor ao interesse crítico, apenas ajuda a manter uma ideia do senso comum do brasileiro, a de que Santos-Dumont foi o único inventor do avião. Na verdade, o 14-Bis voou apenas uma vez, e dele nada se aproveitou para a aviação comercial ou militar. Quando os franceses conheceram os irmãos Wright simplesmente esqueceram Santos-Dumont, levando-o a voltar ao Brasil, único país que ainda o reconhecia como o inventor do avião. O artigo parece se levar por um patriotismo desnecessário, ao não ir a fundo em questões históricas. E ainda ajuda a manter a lenda de que Dumont se suicidou por ter visto sua invenção ser usada para a guerra, quando há registros de planos do brasileiro para o uso militar dos aviões. Dumont suicidou-se por estar depressivo, sendo homossexual e solitário.

    Thumb up 3
    • concordo com vcs dois.pois nem o nosso brasil,nem a nossa amazonia brasileira,era mais nossa,prcisou do nosso exercito brasileiro,entra r em guerra.para tomar as nossas propias terras brasileiras do amazonia.que quase 60/%do paiz estavam nas maos dos frances,entao nao custa nada.existir pessoas.que nao concordem,como o nosso primeiro inventor do aviao.e isso ai,e um motivoi de muito orgulho.para a maioria dos brasileiros.por nos sermos os primeiros,em aviaçao e navegaçao.desculpe me pois nao tenho muita cultura.mais leio muito.obrigado,e a todos os amigos dos amigos brasileiro.filho desse paiz.que e o mais rico do mundo,em agua potavel,em madeiras,em ouro,em diamante,e minerio,em geral.nosso muito obrigado,hermes cavalheiro

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120619112625-aging-brain-creative-piano-senior-story-top
Como envelhecer pode deixar você mais criativo

Pesquisadores aponta...

Fechar