Seu filho está sofrendo bullying?

Publicado em 4.04.2010

O bullying é quando uma criança sofre preconceito por parte de outros colegas. Ele pode vir na forma de xingamentos, brigas físicas e brincadeiras de mau gosto na escola. Recentemente, uma adolescente de 15 anos se suicidou em Massachusetts e nove colegas dela foram acusados por praticar bullying contra ela.

Phoebe Prince se enforcou. Ela havia se mudado recentemente da Irlanda e, assim que se mudou para os Estados Unidos, ela teve que agüentar mensagens ameaçadoras, ter seus livros derrubados de seu armário e ver suas fotos sendo “zoadas” pelos colegas.

Se seu filho, irmão ou sobrinho está sofrendo bullying, confira algumas dicas para fazer com que isso pare de acontecer e para amenizar os efeitos psicológicos disso na vida da criança:

  • As crianças que sofrem o bullying não contam o acontecido diretamente para os adultos: elas falam primeiro com os amigos, depois com os pais e só então com os professores, normalmente. Então um conselho para os pais é saber quem são e ter contato com os amigos dos filhos. Se seu filho responder “eu não tenho amigos”, aí está um grande indicador de que ele está com problemas.
  • Se seu filho disser que está sendo chamado de “idiota” na escola, por exemplo, não tente dar motivos para o acontecido (do tipo “mas também, filho, suas notas não estão boas e você não se esforça para melhorá-las”). Em vez disso, diga que não há motivo nenhum para que ele seja discriminado desse jeito e entenda que preconceito não tem justificativa.
  • A privacidade termina no momento em que a segurança de seu filho está em risco. Se você acha que seu filho está sofrendo bullying, dê uma olhada no celular dele e veja as mensagens. Aliás, muitos pais podem descobrir que os próprios filhos estão praticando o bullying contra colegas.
  • Permita liberdade para que seu filho converse com você. Se o único momento “família” que você tem com ele é na hora do jantar, na frente de todos os irmãos e parentes, procure horários em que vocês possam ter conversas mais particulares.

Fonte: CNN

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

52 Comentários

  1. eu estava conversando com uma amiga minha o nome dela é kethellyn e ela feis bullying comigo ela falou assim nossa Raissa vai fazer uma plantação de batata com o seu nariz que vc ganhar mais ai eu naum gostei mais naum falei nd a ela e ela vive fazendo bullying com minhas amigas camila e aline, mexendo com agente.

    Thumb up 14
  2. Olha se teu filhos(a), estão passando por isso, procure a professora ou a diretora, eles vão ajudar vocês.
    Se eles não ajudar vocês, procure o conselho tutelar, ou a policia elea vão ajudar mais ainda ta bom

    AJUDEM SEUS FILHOS

    Thumb up 21
  3. minha filha esta a sofrer bullyng na escola ja a 2 anos e o mais engraçado é que a professora hoje pegou na minha filha e levou na sala dos agressores e fez eles pedirem desculpas a ela, mas hoje ela começou seçoes com psicologa e a drª disse que foi o maior erro da professora mas amanha vou a escola falar com a diretora se ela nao me der um parecer favoravel vou ate a policia fazer uma denuncia, pois minha filha apanha na escola e chega em casa e bate a sério na irma de 4 anos

    Thumb up 10
  4. Meu filho sofreu deboche de professora fazendo assim com que os colegas riem dele, foi um constragimento horrível,passando vergonha entre os colegas, eu como mãe quero procurar meus direitos. Qual a Lei protege ele?

    Thumb up 21
  5. eu estava pesquisando bullying para um trabalho da escola e achei muito interessante esse conteudo que voces publicaram valeu pela ajuda!!!!!

    Thumb up 6
  6. EU SOFRO BULLY NA ESCOLA TODOS OS DIAS E CHEGO EM CASA MT CHATIADO … EU COMVERSSO SOBRE ISSO COM OS MEUS PAIS E PESSO PRA ME MUDAREM DE ESCOLA MAS ELES NAO ME OUVEM E FALAM QUE NAO TO SOFRENDO BULLY SO TO FAZENDO DRAMA … A MAIS PURA VERDADE É QUE EU SOFRO BULLY TODA HORA …ABAIXAO AS MINHAS CALÇAS, ME DAO TAPAS NA TESTA E NA CABEÇA , ME CHIMGAM ME ZOAO MT MT TM …PEÇO PRO PROF PRA MIM SAIR DA SALA E VOU PRO BANHEIRO CHORAR E PENSSAR O QUANTO EU SO BESTA DE DEIXAR FAZEREM ISSU E NAO REVIDAR…E NA HORA QUE CHEGO NA SALA SOU RECEBIDO COM VARIOS APELIDOS COMO ” E AI CHIMBINHA CHORO MUITO ??”
    CARA EU NAO SEI O Q FAÇO EU TENHO 13 ANOS E NAO QUERO ENTRAR EM DEPREÇAO

    Thumb up 13
    • matthews, acho que vc deve dramatizar essa estória pros seus pais, fique com cara triste em casa, chore, falte alguns dias seguidos o colégio e quando seus pais perguntarem diz que é por causa de bullyn no colégio.Faça com que eles saibam que é sério e pensem que vc já está em depressão. Com isso com certeza seus pais tomarão alguma providéncia.
      boa sorte!

      Thumb up 9
    • minha querida tenho uma filha que esta passando pelo mesmo, vc deve falar com a professora ou diretora da escola se nao resolver devera comunicar a policia

      Thumb up 12
    • Oi Elisangela, se a diretora e a professora forem pedagogas, não vai adiantar absolutamente nada. Pelo contrário pode até piorar para o lado delas.

      Thumb up 3
    • Matthews
      Nossas escolas estão sendo coordenadas pelo pior profissional que existe, o pedagogo(a). Com certeza, a diretora, a coordenadora são pedagogas. E esse tipo de agressão ocorre com os alunos mais inteligentes. Se você for bom em matemática então ai tá fuzilado.

      Por serem muito medíocres em termos de conhecimento, as pedagogas deixam a maioria dos colégios virarem uma bagunça. Estas não admitem, mas detestam alunos inteligentes. A escola vira uma barbárie e não raro os alunos se agrupam em gangs para se defender uns dos outros

      É por isso que não mando meu filho para a escola, estou ensinando em casa.

      O que eu faria.
      Se rasque todo no banheiro, vá até a diretora(anta) e fale bem alto e grite:
      — EU NAO AGUENTO MAIS TANTA AGRESSÃO. AMANHÃ EU VOU VIM COM UM REVÓVER E MATO TODO MUNDO E VOU COMEÇAR COM VOCÊ QUE É UMA PÉSSIMA DIRETORA. e saia da escola não deixe ninguém te segurar. Você é menor não vai preso, pode até dar uma canelada na diretora que nada te acontece. Quem vai ficar com medo serão eles.

      Não apareça no outro dia. Arranje um tio em uma outra cidade, um parente, sei lá. Desapareça. Deixe o pessoal se cagando de medo. Antes de sair de casa coloque fogo no seu material escolar e deixe um bilhete para a sua mãe e pai dizendo que você vai se matar, porque estão me agredindo muito forte. Deixe seus pais preocupados. Já que eles não te defendem, apele.
      No meu tempo, eu tive que aprender a lutar. E para descarregar a raiva eu fiz muita bombinhas e explodi muito mural de diretora idiota. É só colocá-los espetadas no meio de um cigarro acesso, largar esse cigarro em algum lugar e vai para a sala esperar o estouro.

      Thumb up 9
  7. venhopedir ajuda conselho,ocorre que em agosto
    fiz matricula. na escola,de enfermargém.ELSHADAY
    NA RUA LUCAS FORTUNATO,181 BAIRRO VILA MATHIAS SANTOS

    OCORRE QUE TENHO CATARATA, FOI ENVIADO PARA A DIRETORA,
    UM RELATÓRIO,OS COLEGAS DE CLASSE FICA ME IMPORTUNANDO,
    POR.CONTA DA CATARATA,,ESTOU DOENTE, ENTRANDO EM DEPRESSÃO.
    NÃO CONSIGO APRENDER NADA, ELES FICA COM PIAADA O TEMPO TODO
    JÁ FUI PARANO HOSPITAL UMA 5 VEZES, COM DORMENCIA NO LADO ESQUERDO. A DIRETORIA NÃO FAZ NADA, A PROFESSORA, AMESMA COISA,
    EU SAIU DA SALA, VOU CHORA NO BANHEIRO, OU SAIU DA SALA
    E VOU DIRETO PARA O PRONTO SOCORRO
    PRECISO DE UMA PALAVRA DE COMFORTO, ESTOU TRISTE

    Thumb up 8
    • Filme e grave várias dessas agressões, vá até a diretora reclame, grave a reclamação. Sem ninguém saber é claro. Depois pegue um laudo dos médicos que te atenderam. Procure um bom advogado e entre com um processo de indenização por danos morais. Diga ao advogado que você pagará até uns 40% da indenização.

      Compre um belo carro e apartamento e tire sarro dos idiotas depois.

      Thumb up 4
  8. Edilaine
    Contrate um advogado criminalista e ele lhe orientará. Mas acho que voce pode entrar com uma ação por danos morais contra os pais dos alunos envolvodos, além de solicitar que eles andem a uma determinada distância do seu filho.
    Bulling é crime. Essa história que os professores falam : “um dia passa, não dê bola”, é papo furado. Vai só piorando.

    Thumb up 12
  9. meu filho de 13 anos sofreu bullyng esta semana na escola. 8 meninos o ameaçaram se o mesmo não fizesse frexções no chão e o mais forte em quebrar o violão que trazia consigo na cabeça dele se não cumprisse a ordem dada.meu filho fez e enquanto ele fazia fizeram uma roda em volta no maior deboche.um deles pediu para um sentar nas costas dele.mas não sentaram ,então um deles jogou a mochila em suas costas.depois levantaram rindo achando o maximo.
    Procurei a diretoria da escola. O diretor chamou os envolvidos.
    Mas desde então meu filho está com pânico da escola e eu não posso nem pensar em sair de perto dele. Conversando com ele descobri que não é a primeira vez que ele sofreu esta ameaça.Não sei o que fazer.Mas sei que não foi só ele que se sentiu humilhado eu também.Gravei toda a conversa entre os acusados e meu filho.O que devo fazer?

    Thumb up 8
    • É por essas razões que não mando meu filho para a escola. Ele é feliz e todo mundo se espanta com a sua sociabilidade e esperteza.
      Na escola de seu filho, com certeza a diretora e a coordenadora são pedagogas, e esses profissionais geralmente são muito medíocres. Quando eram alunos(as) geralmente só faziam bagunça. Então estas acham que escola é lugar de bagunça,
      menos de conhecimento e ciência.
      Pelo comportamento dos demais colegas esta escola não presta. Tire de lá imediatamente. Ou então dê um revólver a seu filho. O que não pode é ele acabar se suicidando. Porque isso eu já vi.
      Uma outra opção é fazer a diretora sentir na carne o que seu filho sentiu. Contrate várias pessoas para fazerem ameaças a diretora através de telefones públicos.

      Um cólegio em Floripa os alunos pegaram e deram uma pedrada na cabeça da diretora que pediu demissão. Depois disso houve medidas disciplinadoras na escola e hoje está muito, mas muito melhor.
      Brasil, segundo IPISA, tem a pior escola do MUNDO.

      Thumb up 0
  10. mEU FILHO SOFRE DE BULLYING, E GOSTARIA MUITO DE ENTRAR EM CONTATO COM O DANIEL (ESSE POLICIAL) QUE DEU SEU DEPOIMENTO NO DIA 11/08/2011, ELE ESTAPEDINDO QUE ENTREMOS EM CONTATO, MAIS NÃO DEIXOU SEU E-MAIL.

    Thumb up 6
  11. eu sofro muito bullying na escola chego em ksa e fico muito triste tenho depresao e tomo remedio controlado..faço de td pra naum arruma confusao mas pelo k eu to vendo naum vai ter jeito..mas vou superar isso tenho fe em deus…..sou forte e tenho certeza k vou conseguir superar,naum levo desaforo pra ksa naum sei o k ta me acontecendo..mas vou superar……

    Thumb up 11
  12. Boa Noite, sofro bullying a tres anos minha vontade é matar estas pessoas que praticam essa violência. Não é fácil vc ouvir as pessoas falar de vc de todas as formas piores do universo. Eles n tem consciência do erro qe estão cometendo, não pensam que um dia vão ter filho e eles vão sofrer tudo aquilo que eles me acusaram, não param para pensar que sou um ser humano. Só resta uma solução, para que aqueles que sofram isso marcar através da violencia ser feita no corpo dekes para eles sentiram a dor que é ser acusado de uma coisa que vc não é, por que ele acha que voce é aquilo ou isso. Voce cria um ódio interior sem iguak, quem for piscológo me digam sem email para eu poder conversar.

    Thumb up 8
  13. Boa tarde, sou policial e frequentemente me deparava com situações semelhantes as descritas aqui. recentemente tive um caso com meu sobrinho de 13 anos, que veio me procurar devido a provocações e brincadeiras de mal gosto que estava sofrendo na escola. Primeiramente fui até a escola conversar com a diretora, e exigir uma reunião com os pais dos dois alunos que estavam nesta pratica delituosa. a diretora inicialmente resistiu a este encontro, mas apos formulada e entregue uma reclamação ao instituto responsável pelo colégio juntamente com um boletim de ocorrência feito na delegacia da mulher criança e adolescente,a própria diretora entrou em contato comigo e agendou uma reunião com os pais. Um dos responsáveis dos garotos, condenou a pratica do filho, e deu garantias que nao tornaria a repetir o fato por parte do seu filho, o outro pai, nao deu muita importância e disse que era apenas brincadeira de criança. mas expliquei que esta brincadeira de criança pode implicar em fato ilícito, nao tendo condenação por crime – Menor de 14 nao comete crime. Mas deixei bem claro que se tornasse a repetir, arrolaria as testemunhas necessárias e entraria com um processo pedindo indenização por danos morais, e anexaria junto ao pedido um laudo psiquiátrico comprovando danos no aprendizado e relacionamento de meu sobrinho. O fato teve boa repercussão na região e depois disso as provocações sessaram, nao só com meu sobrinho, mas varias outras que estavam ocorrendo neste mesmo colégio!
    Nao deixe de lutar por seus filhos, aqui mostrei um dos caminho a seguir, Confesso que pra mim foi fácil devido a minha experiencia como policial, mas é direito de todos garantir uma infância segura a seus filhos.
    abraços a todos e espero ter ajudado qualquer coisa entrem em contato!

    Thumb up 37
    • Além do que ninguém vai te agredir,mas eu que sou paisano e fraco, até a justiça veloz se manifestar eu já apanhei até no céu da boca. Até porque isso é incentivado pelos pais valentões.
      Mesmo assim, a sugestão foi muito boa.
      Aqui vai outra sugestão: Você poderia abrir uma empresa para resolver esses problemas. Os pais geralmente se cotizariam para lhe pagar por seus serviços.
      Claro não deixe de ser policial. Heheh

      Thumb up 2
  14. Pessoal discupen meus erros e por que estou muito nevoso estou desabafando o qui eu sofri por anos então me discupem

    Thumb up 4
  15. Gente eu começei a faze o bully cedo pratiquei so 1 ano depois eu so assin sempre decha e tira brincadeiras eu tirava brincadeiras com amigo e etc mas nunca elez ficaran com raiva hoje quando eu praticava o bully eu era novo agora ja so mais velho e venho sofrendo com isso eu n tenho vontade de comer durmi insonia não tenho disposiçao para fazer nadas e aqueles que eu achavan qu iera meus amigos n sã~sofro o bully na rua onde eu moro e na escola hoje eu me arependo do fundo do meu coração agora eu sei o que e sofre angustia raiva odio e com isso a depreçãõ aumenta cada vez mas eu era un idiota conpletamente ja contei mandei meus pais falaren na escola a diretora do colegio disse que ia resolver afinal de contas não fez nada não tenho vontade de fazer mas nada estou con depresão faz dias que eu n saio de casa minha aulas vão voltar da qui a 2 dias eu não sei o que eu faço da minha vida eu sempre sofre a uns 2 dias atras esses meninos que fazem bully chego na rua onde eu moro e espalho un monte de apelidios para min eu achava que ps meninos moravan aqui na minah rua era meus amigos eles fazen bully n sei o qui eu faço eu praticava varios esportes como Leparkou,Kung Fu é Taikendor tenho preparação fisico agora não vo para nehum mais Bully nunca mais.

    Thumb up 6
  16. Fiquei sabendo hoje, que desde o inicio do ano letivo, meu filho vem sofrendo ameaças e sendo agredido por um “colega”.Disse que começa na van que os dois dividem e o menino aproveita um momento em que os responsáveis estão ocupados com outras crianças,para agredir e intimidar o meu filho. Há alguns dias atrás no intervalo de aula o menino foi e deu uma tapa na cara do amigo de meu filho e saiu dando risada achando que éra o meu filho.Fez ameaças dizendo que tudo iria piorar caso ele denunciase o que está acontecendo. Acabei de ira o colégio e pedir providências, também vou converssar com os resposáveis da van, mas confesso que estou preocupado e não sei muito bem o que mas posso fazer, se alguém puder me ajudar eu agradeço. Parabens aos responsáveis por esse espaço.

    Thumb up 5
  17. já sofri bullying eu era e sou até hoge timido ,nunca fui de briga e isso influenciava meus colegos a faser bulluing comigo eu com medo de apanhar não dizia nada para os meus pais só que dentro de min a raiva aumentava eo desespero também e isso tudo acabou me levando a ter depreção, ea me sentir ameaçado não só no ambienmte escolar, mas também no familiar, não consigo ter amigos.

    Thumb up 6
  18. Sempre sofri bullying desde os sete anos e as pessoas em volta riam de mim,foi assim até o fim do Ensino Médio hoje sofro no trabalho,nunca tive alguém que me defendesse,sempre me sentava longe dos outros com medo que eles emplicassem comigo, vivem me chamando de gay,desde pequeno,bem sou gay mas não sou assumido nem sou afeminado,me chamam assim porque eu sou tímido,só quem passou ou passa por isso sabe o quanto é ruim e constrangedor,isso é como se fosse uma ferida que mesmo cicatrisada a marca fica lá nunca some,então acho que se cada pessoa se colocasse no lugar do outro,pelo menos em uma situação dessas pensaria duas vezes em fazer uma covardia,pois eu já ouvi gente dizer que queria reencontrar aquela pessoa pra pedir desculpas porque nada se explica o que ela fez.

    Thumb up 17
  19. Daiana
    Não deixe barato, pois seu filho pode estar sofrendo muito e ter problemas para o resto da vida, fora o fato dele não se sentir protegido pelos pais, que deveriam dar segurança e apoio. Contrate um advogado e vá fazer uma denúncia. Logo buling vai ser crime. A escola é obrigada a trabalhar este problema com os outros pais e alunos que estão incomodando sei filho.

    Thumb up 6
  20. meu filho tem 10 anos nunca repetiu esta na sexta série,sempre gostou das escolas dos colegas ,professores ,mas agora ele anda triste não faz questão de ir a escola,e disse que tem dois colegas mechendo com ele,debochando,empurrando.eu falei com a direção da escola,só me disseram que iam converssar com as crianças que não deve ser nada grave,que são apenas crianças.oque faço

    Thumb up 8
  21. o buulying e uma expresao de odio ja sofri bullying mais nao viquei triste porque sei que nao sou nada disso que dizem de mim obullying jeralmente bullying e praticado em escolas mais tanbem pode sr frcuendado em trabalhos facuçldades ruas vizinhos ate mesmo pela in“No Brasil há pessoas de todas as cores: branca, amarela, negra… Quantas raças existem aqui?
    Você acertou se disse UMA, a Raça Humana!”
    chega de preconceito diga nao ao bully…

    Thumb up 4
  22. eu odeio bullying ah varios tipos de pessoas e muitas delas sao de bem porrisso existe amo para aquelas passoas que tem respeito

    Thumb up 2
  23. É IMPRESSIONANTE como a maioria nem tem idéia do que realmente seja o bullying, bullying não é uma ”brincadeira” de leve que ocorre uma vez ou outra… bullying é algo que dura meses talvez até anos… normalmente quem pratica é um valentão desses idiotas que não conseguem estudar e fica de implicância com os outros… e quem sofre isso como foi dito, são os mais estudiosos e tímidos no qual não tem amigos para ajudar nessas horas…

    Então é nessa hora que começa o espetaculo da ignorância, a(o) diretora(o) acha que não passa de uma brincadeira e não coloca um basta, a familia ou acha que é normal ou não sabe o que fazer, até mesmo nem deve fazer idéia de como aquilo é serio, é nisso que acontece, o jovem se sente triste, sente raiva, ódio e chega a querer cometer homicídio e até suicídio (assim como na depressão)… então por estar sozinho o jovem não sabe o que fazer… se deve empreitar o valentão, se fala com a familia, se fala com algum psicólogo… muitas vezes por ser tímido ele nem fala com alguém… ou seja: É MUITO TRISTE

    Odeio Bullying, odeio quem o pratica, bullying é um ato desumano que pode muito bem acabar com a vida de uma pessoa.

    Pais, não esperem que a escola eduque seus filhos, façam isso vocês mesmos, sempre perguntem como foi o dia do seu filho, o que ele fez, como ele se sente e etc…

    DIGA NÃO AO BULLYING. By: CarlosX.

    Thumb up 19
  24. eu acho que o bullyng é muito feio porque se o agressor estivesse no lugar da vitíma ele não gostaria esse texto foi muito bom porque relata a vida daspessoa que são agredida

    Thumb up 7
  25. Se suicidou de besta que ela e, se fosse aki no bairro esses colegas ja teria levados uns sacodes dessa menina…

    Thumb up 1
  26. Todos dizem que as crianças são boas porque são verdadeiras, mas muitas delas sabem como ser crueis apontando os defeitos dos outros, nada escapa aos ollhares atentos desses “pestinhas,” basta ser um pouco diferente para receber os adjetivos de cabeção, narigudo, dumbo, baleia, Olivia palito, entre outros, que podem causar um grande sofrimento e até traumatizar as vitimas.

    Thumb up 12
  27. A pessoa que pratica o bullying esquece depois de um tempo, mas a pessoa que sofre o bullying nunca esquece.
    Antes uma solução era mudar de escola, cidade. Entretanto, agora que existe internet o bullying está em todo o lugar. A criança sofre na escola e quando chega em casa descobre que é perseguida também na internet pois existem vários blogs, vídeos e páginas de orkut em que as pessoas humilham as outras.

    Esses casos de suicídios e assassinatos são condutas erradas, mas deveriam servir de exemplo para o fim do bullying. Mas o ser humano é mesquinho e algumas vezes despresível. Isso é um ciclo que não vai ter fim. Hoje esse assunto parece novo por causa da abordagem, mas ele existe desde a antiguidade.

    Thumb up 9
  28. Eu achava que Nero tacou fogo em roma por questões políticas, para derrubar uma área que lembrava uma era antes dele e reeguer uma Roma com cara mais moderna. Mas nas teoria, ele nem pôs fogo, isso foi um acidente na época.

    Thumb up 1
  29. Muito bem,

    É importante ressaltar que o ser humano, uma vez que encontra fragilidades em outros, tende a explora-las, numa demonstração animalesca de poder, do tipo “eu mando pq sou mais forte, mais isso, mais aquilo” ,e como se testando os limites da vitima o agressor vai se aprofundando nas torturas, até que o suposto inimigo(o cara que não se enquadra nos padrões, ou que se destaca em setores que o agressor não domina) seja derrotado. Bullyng é isso, exercicio do poder tirano, e nas escolas, apoiado e até incentivado pelos “educadores”.

    De outro ponto, não se enquadrar todo e qualquer comportamento babaca como bullyng, e bem menos, pensar que toda vitima de perseguição na escola não tem sua parcela de culpa pelo que recebe de seus colegas.

    Thumb up 5
  30. Vladikovsk

    Achei interessante o seu comentário sobre Nero. Onde posso ler essa historia!?. Meu antigo professor de historia dizia que o foqueteiro era pertubado por que os romanos bebiam vinho em cálice de chumbo. Muito metal pessado causava efeitos colaterais, as idéias não fluíam muito bem.

    *PS.: Grande Raul Seixa, deixou saudade

    Thumb up 3
  31. Bulling…

    O termo é novo mas o significado é antigo.
    Embora realmente seja algo que possa dar motivos para se extremarem sentimentos negativos, não creio que revidar de forma violenta seja a melhor forma de lidar com a situação. Compartilhar o problema com pessoas adultas e responsáveis, isso sim.

    Vejam o caso de Nero, depois de alguns anos sendo chamado de vários adjetivos pejorativos e de baixo teor, resolveu colocar fogo em roma por revide. Todos sabemos no q deu.

    Eu sei, eu vi. Estava la.

    “E para aquele que provar que estou mentindo eu tiro meu chapéu”.

    Thumb up 5
  32. Quem quiser se livrar desse tipo de problema se oriente com um Cearense. Somos expertes em sofrer preconceito, porém invertemos o papel e gozamos do agressor, só na gaiatice, como se diz na terrinha. Caso o opressor queira ser agressivo também temos remédio para isso…

    Thumb up 2
  33. Bom seria se ele fizesse como muitos já fizeram. Já que vai suicidar-se, ao menos vá para a escola com uma arma e acabe com os culpados… e mais alguns como bónus. Pronto, o mundo seria um lugar melhor.

    Thumb up 6
    • Não, não seria mesmo. Isso que você tá falando é um isentivo totalmente errado tá?

      Thumb up 3
  34. Eu sofri de bullyng da 5ª série até o 3º colegial.

    Foi sem motivo algum, eu não era diferente das outras crianças em nada – tanto é que até a 4ª série minha vida foi normal.

    O grande problema é que os educadores, em especial da rede pública, não estão familiarizados com o termo e não conseguem identificar ou lidar com o problema, que é muito mais sério do que vocês podem pensar. Muitos deles levam como se isso fosse apenas uma “brincadeira de criança”, mas não é.

    Nenhum dos meus professores jamais entendeu a situação ou tentou fazer algo para intervir, o que é uma vergonha. Graças à Deus fui muito feliz nos meus 4 anos de faculdade, já que o ambiente da faculdade possui pessoas intelectualmente e socialmente mais seletas.

    Thumb up 14
    • Tive uma experiência semelhante, na faculdade realmente as pessoas são realmente mais selecionadas, interessantes e compreensivas. Fiz bons amigos e me sentia em “casa”!
      As pessoas me tiravam sarro na escola também,talvez por ser cristão e muitas vezes os meus princípios confrontavam com os deles nas mais diversas atitudes, principalmente com os meninos. Era difícil achar alguém interessante pra conversar.
      Mas nada como bons amigos para saber superar estes momentos e para permanecer de cabeça erguida.

      Thumb up 2
  35. affe.. Eu nao deixo q me Bullynem (ksksksk essa foi boa!) ! é por isso q malho quase todo dia.. Se alguem quizer fazer Bullying comigo vai ter q malhar e tomar algumas bombas pra assustar =D

    Thumb up 2
  36. Também em Portugal há umas 3 semanas um rapaz se atirou ao rio, vítima de bullying. É incrível como a escola mudou radicalmente em tão poucos anos. Parece que os mais jovens, ficaram de repente mais agressivos e insensíveis.

    Thumb up 6
    • Não ficaram mais agressivos e insenciveis, se imagine vivendo em um mundo onde as pessoas criticam tudo que você? Tem horas que não dá pra suportar, é irritante, você passa na rua ou na escola que é mais comum as pessoas olham e comentam sobre você, riem de você por motivo nenhum, só pra mostrar superioridade. Acho que você nunca sofreu bullyng pra dizer isso, Pensa tá. FIKDIK!

      Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
hair-dye
Tinta de cabelo e cigarros podem causar doenças no fígado

Tanto a tinta de cab...

Fechar