Soro da Memória, Como Fazer?

Publicado em 28.11.2008

soro da memória

O soro da memória contém proteínas, peptídios e lipídios. Eles ajudam os neurônios a formar a sua rede através das sinapses.

Para fazê-lo usamos o soro do leite que é a parte líquida restante após retirarmos o material branco espesso. Essa “água” do leite é que é usado no soro. O leite usado para o soro deve ser A ou B, de saquinho.

Este suco da memória é um coadjuvante da saúde. Em três meses é possível observar diferenças no sono, na memória e no aprendizado. Você tem que tomar apenas 100 ml, meio copo, toda noite antes de dormir.

Quem o toma descansa melhor e aprende melhor o que ocorreu durante o dia.

Receita do soro da memória:

  • Misture em cada litro de leite (A ou B) o suco de um limão.
  • Ele deve ficar descansando entre quatro e doze horas, até coagular.
  • Em seguida você deve coar para separar a parte sólida da líquida, com uma peneira bem fina. O líquido resultante é é o soro da memória.

Ele deve ser conservado em geladeira por três ou cinco dias e pode até ser congelado.

O soro da memória tem um gosto leve de suco de limão e deve ser tomado diariamente para que o descanso tenha maior qualidade e você fique com o cérebro mais tranquilo. Assim você vai aprender melhor as tarefas que realiza.

Abaixo a matéria completa do Globo Repórter sobre o soro da memória:

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

211 Comentários

  1. Oi boa noite, gostaria de saber se o leite tirado diretamente da vaca da certo também?

    Thumb up 18
    • Não sei responder.

      Thumb up 5
  2. PESSOAL.
    EU TOMO ESTE SORO JÁ FAZ UM BOM TEMPO, A MINHA MEMORIA MELHOROU MUITO, TOMO TODOS OS DIAS 1/2 COPO AMERICANO ANTES DE DORMIR, TENHO BOM SONO E LEMBRO DOS SONHOS. É SIMPLESMENTE BOM, E NÃO FAZ MAL. FAÇO UM TANTO QUE DÁ PARA UNS 15 DIAS COLOCO EM POTINHOS VASIOS DE YAGUTE,A QUANTIDADE DE 1/2 COPO SEM ENCHER TAMPO COM PAPEL ALUMINIO E CONGELO, TODOS OS DIAS TIRO UM E TOMO. é MUITO FACIL, TEM DE TER PERCISTENCIA. EXPERIMENTE.
    oBRIGADO

    Thumb up 0
  3. PESSOAL,1°DE TUDO, NINGUÉM TÁ RESPONDENDO AS PERGUNTAS QUE FAZEMOS,2° QUAL A QUANTIDADE DE LEITE E DO LIMÃO,NINGUÉM DISSE,LEITE E LIMÃO ACEDA?POR QUE SE TOMARMOS COM CERTEZA VAMOS PARAR NO HOSPITAL, 3° O LEITE PODE SER DE QUALQUER ANIMAL(CABRA,ÉGUA,ETC, OU SÓ DE VACA? 4° FERVER OU NÃO? 5° SE DER CERTO O SORO QUANTOS DIAS PODERÁ FICAR NA GELADEIRA? ALGUÉM INDIQUE O SITE QUE FALA DA RECEITA E PROCEDIMENTOS,FUNDAMENTEM ISSO,COBREM DO HIPER CIÊNCIA AS RESPOSTAS DAS MATÉRIAS.

    Thumb up 3
  4. Fiz o soro conforme receita, mas depois de coado só apurei 300ml de soro, é só isto mesmo?

    Thumb up 1
  5. Tomo isso aí desde que era criança.
    Basicamente é o meio mais rápido de fazer yogurth :o)
    Se bater leite com maracujá dá um efeito parecido, mas o limão talha mais o leite.
    Acabo de descobrir lendo essa matéria que o leite com limão tem vários benefícios.
    Achava que era só gostoso e engraçado (a cara que as pessoas fazem me vendo beber é hilária. pobres mortais).

    Thumb up 2
  6. Estou tomando o soro a 20 dias e já estou sentindo melhora no sono. Minha dúvida é se ele prejudica quem tem gastrite?
    Muito obrigada pela resposta.

    Thumb up 5
  7. QUERIA SABER SE POSSO FAZER COM O SORO QUE SE RETIRA DO LEITE QUANDO SE FAZ QUEIJOS.
    GRATA..

    Thumb up 5
    • Não, pois o suco de limão deve ser colocado no leite antes de ficar coalhado, antes de formar o soro.

      Thumb up 0
  8. Eu gostaria de saber se esse soro pode ser o do leite bovino..
    Aguardo resposta.

    Thumb up 2
  9. Oi, eu achei ótima a matéria. Preciso experimentar. Aproveitando, gostaria de saber… hum… eu queria… ééé.. puxa, esqueci o que eu iria perguntar.

    Thumb up 2
  10. olá na verdade não é um comentário mas sim uma pergunta.
    meu filho tem 19 anos e descobrimos a 3 meses que ele sofre de esclerose multipla ,uma doença degenerativa que afeta os neuronios .este soro seria bom para ele ajudaria no tratamento?obrigado por hora.

    Thumb up 2
    • Milene é uma alternativa a mais, não existe estudo a respeito dos benefícios neste caso, entretanto, a situação não seria agravada.

      Thumb up 1
  11. Como não consegui ver respostas do site as pergutas e comentarios , faço a minha , esperando a resposta atravez do email ; ” o leite de saquinho póde ou não ser fervido ? Observei que quando fervido a parte branca torna-se mais densa e a liquida mais translucida , como aparece na imagem . Feito desta forma o soro perde as propriedades ? Obrigado .

    Thumb up 3
  12. ola gostaria de saber se eu colocar o limao no soro que minha tia manda da roça para mim pode , e se posso deixar ate uma semana na geladeira obrigado e aguardo resposta …

    Thumb up 1
  13. gostaria de saber se o soro da memoria pode ser usado a quem fas tratamento do estomago como gastrite ulcera.obrigado espero resposta

    Thumb up 19
  14. bao tarde a onde eu encontro esse leite a / b
    esse soro ñ bode ser feito com leite de caixa do mercado
    aguardo a resposta preciso toma-lo rapido…

    Thumb up 14
    • pode fazer o soro da memória com leite de caixinha?E quem tem gastrite pode tomar esse soro para melhorar?

      Thumb up 0
  15. Li a matéria e os comentários e quero saber pq não aparecem as respostas?
    A maneira que a ¨ velinha porreta¨ faz será uma das maneiras de fazer o soro e aproveitas a qualhada?
    Aguardo retorno.
    PS.porem deveria havar já uma posição da pessoa que apareceu no Globo Reporter.

    Thumb up 5
  16. use leite caipira, ferva um litro e deixe esfriar ate a temperatura ambiente, adicione o suco de um limão e tampe com um pano limpo, deixando por umas 12 horas; na hora de separar o soro para ser consumido, use filtro de papel, o restante da parte mais densa do leite, use para fazer um pouco de manteiga caseira, adicionando sal a gosto.

    Thumb up 8
    • Excelente, entretanto deve-se ter cuidado ao ferver o leite, pois o mesmo não deve ultrapassar 70°C, pois pode precipitar sua parte protéica prejudicando seu efeito final.

      Thumb up 1
  17. Estou usando o leite em saco e não consigo coalhar o leite ele fica pastoso não sei se deu certo, estou querendo usar o natural como devo fazer tenho que colocar mais limão.

    Thumb up 10
    • voce tem que aquecer o leite até sentir que esta começando
      a queimar o dedo.Neste ponto tire do fogo jogue em um reci
      piente plastico onde antes voce ja tenha colocado o suco de
      limão.Talha no instante.

      Thumb up 2
  18. Olá!
    Gostaria de saber se posso fazer o soro com leite de vaca, pois moro no interior e aqui a gente toma este leite.Gado vacinado.

    Thumb up 20
  19. Bom dia1

    gostaria muito de fazer o soro mas não consigo, já comprei o leite A e B e deixei com limão mas só fica azedo, não vira soro, por favor, peço que me ajude a fazer, preciso muito tomar.
    fico no aguardo.
    obrigada.
    Ana

    Thumb up 21
    • você precisa aquecer o leite até sentir que esta começando
      a queimar o dedo.Neste ponto,tire do fogo e jogue em um re
      cipiente plastico (melhor vidro) onde antes você já tenha
      colocado o suco de limão.Talha no instante.Espere esfriar e
      coe. Boa sorte!

      Thumb up 5
  20. Gostaria de saber se os mesmos critérios para fazer o soro da memoria e utilizado par fazer o iogurte qualho. Espero a resposta ansiosa grata a toda equipe

    Thumb up 5
  21. O soro feito com coalho tem o mesmo efeito do soro feito com limão???

    Thumb up 10
  22. Preparei o soro, aguardei 12 horas quando passei em uma peneira ainda ficou com a cor branca, não parece ser igual ao que está aparecendo ai.
    é assim mesmo?

    Thumb up 16
  23. boa noite onde eu trabalho numa fabrica de produtos alimenticios eu tomo 600ml de soro pastorizado um dia sim outro não qual os beneficios que eu tenho fazendo isso e os problemas que possam a me causar tenho essa duvida

    Thumb up 24
  24. Olha, desde que foi publicado em 2008, comecei a tomar o soro, feito com limão. achei otimo pois minha memoria melhorou muito. atribuo isto ao soro, que tomo meio copo todos os dias antes de dormir. Que mal pode fazer, vejo alguns comentários e fico pensando, se faz bem, e não faz mal, porque não tomar? É só ver aqualidade do leite e fazer com igiene. Faço um tanto que da para uma semana e congelo. Da certinho.
    Abraços.

    Thumb up 14
  25. Isso mesmo, Eduardo, não ferva o leite da vaquinha e tenha uma brucelose, uma salmonelose ou uma disenteria bem forte. Depois vai ter que tomar antibióticos, que provavelmente você abomina mais que o processo de pasteurização. A pasteurização é um simples aquecimento em curto tempo, e não tem nada de adição de “químicas”. Nem no processo de UHT das empresas sérias. O problema com o UHT é que ele desnatura as proteínas do soro, enão porque tem “quimicas” ou “metais pesados”. procure se informar melhor antes de dizer coisas assim.
    Em tempo: alumínio não é metal pesado…

    Thumb up 8
  26. Bom dias a todos.
    Tenho, freqüentemente, recebido perguntas recorrentes sobre como fazer o soro e sobre qual leite usar, etc. Embora eu tenha feito vários comentários bastante explicativos sobre o uso dos diversos tipos de leite que poderiam ser usados e a importancia de se lançar mão do leite ‘in natura’, as pessoas continuam confusas sobre qual leite usar… A lógica desse soro é muito simples e óbvia: se usarmos uma boa máteria prima o resultado final será proporcional na qualidade, ou seja: se uma pessoa utiliza um leite completamente desvitalizado e “destruido” (destituido de todos os seus elementos nutricionais pelo nocivo processo UHT), como os leites de caixinha, por exemplo, os quias estão cheios de química e metais pesados, como o alumínio, é EVIDENTE que o soro obtido dele não terá o mesmo valor, mas, ainda assim, possuirá algum teor nutricional esperado, em função do limão que lhe foi misturado, portanto, o melhor leite a ser usado é aquele extraido direto da vaquina. É claro que se espera que o ordenhador lave as suas mãos e armazene o leite num recipiente limpo, mas se você, leitor, não aceita ou compreende esse fato, lamento muito, pois essa idéia de que a pasteurização é sinônimo de qualidade é MENTIRA DOS GOVERNOS.
    A pasteurização e todos os processos industriais refinatórios destroem nossos alimentos, portanto, não se deixem enganar por essa conversa de que os alimentos refinados e alvejados nos são benéficos, tais como: açúcar refinado, sal refinado, farinhas refinada e os famigerados óleos refinados (soja, canola, milho, etc)são bons, muito pelo contrário, na verdade, obstreom e degeneram os capilares e vasos sanguíneos. Os produtos à base de soja e canola são os piores. A necessidade de se ferver o leite in natura para fazer o soro é muito questionável e além do mais, isso destruiria os elementos vitais do limão, os quais, integros, eliminariam quaisquer parasitas os germes no ‘soro citrinado’. O leite citrinado já é conhecido há mais 60 anos no Brasil, e eu tenho provas disso: um livro da época da segunda guerra mundial, por nome: Como Obter Melhores Pensamentos”.
    Meu conselho é: usem aliemntos integrais e orgãnicos e a boa e antiga gordura de coco (e a manteiga), pois assim, terão bom pensamentos e lucidez.
    Grato a todos
    Eduardo.

    Thumb up 26
  27. oi faço musculação e além da memoria q ajuda , posso contar para os musculos também já que tem proteina ? mesmo assim eu vou usar ele para benficiar a memoria , corpo são menta sã .

    Thumb up 2
  28. Amigos
    Para coar o soro de leite com mais facilidade, basta colocar a vasilha dentro da geladeira por duas ou três horas, quanto mais tempo ele ficar no frio, mais a massa branca do leite vai se compactando na parte de cima. Daí é só retirar com uma escumadeira e passar na peneira de chá os poucos pedacinhos que ainda restarem.
    Abraços
    JXangai – Acre

    Thumb up 8
  29. Achei mais complicado foi coar, até que passei a usar o coador de papel. Demora mais tempo (até 1 dia e meio!), mas vale a pena: o soro fica bem mais puro (sem as partes sólidas do leite que sempre passam pela peneira). Pode deixar coando na geladeira. Uso o leite de saquinho sem esquentar ou ferver. Estou usando há um mês. Meu sono melhorou muito.

    Thumb up 1
  30. POR FAVOR,MANDE-ME POR EMAIL,A RECEITA CORRETA DO SORO DA MEMORIA.TEMPERATURA DO LEITE IN NATURA ( ferve?)
    SE O LEITE TEM Q SER PASTEURIZADO ( ferve?)
    detalhes q sejam interssantes

    OBRIGADA, AGUARDO ANCIOSA A RESPOSTA

    TEREZINHA DE LISIEUX

    Thumb up 7
  31. óla boa tarde eu quero saber se o leite pode ser leite de vaca? e tambem saber se o leite e o limão pode se misturado com açucar? thal espero a conrrespondençia.

    Thumb up 1
  32. quero,saber se pode colocar coalho no leite para obter o soro.e se pode ferver o leite antes de colocar o coalho.será que não perde o efeito do soro.

    Thumb up 14
  33. Pessoal. Como não estava conseguindo obter o soro, escrevi para o Prof. Iván Izquierdo q é foi mencionado no artigo. Vejam a resposta dele: “Trata-se ou de piada ou de crendice. Nada tem na literatura sobre esse soro; não há nada que indique ou sugira que um soro desse tipo possa ter efeito algum sobre a memória”.

    Thumb up 7
  34. Eu deixei descansar por apenas 8 horas fora da geladeira. Parece que precisa ficar mais, pois, quando coei passou também a parte sólida e virou uma coalhada só.

    Pergunto : Pode coar utilizando aqueles coadores de papel (tipo melitta) que usamos para coar o café ?

    Fico no aguarda das respostas tanto para o tempo fora da geladeira quanto ao coador de papel

    Muito obrigado.

    Nilson Oliveira

    Thumb up 3
  35. Me interessei pelo uso do “soro”, costumo fazer qualhada tipo siria, o soro proveniente desta qualhada pode ser usado para o tratamento? Em sua confecção usa-se além do yugurte tb 1 colher de leite em pó.
    grato pela resposta.

    Thumb up 5
  36. Uma boa dica para se aproveitar todo o leite é fazer yogurte, assim você tem dois alimentos riquíssimos: o soro da memória e o yogurte que além de ser delicioso é exelente para flora intestinal ajudando no melhor funcionamento do intestino e diminuindo o crescimento de microorganismos patogênicos.

    Fazer yogurte é bem fácil, você amorna o leite de saquinho (leite UHT de caixinha também da yogurte, mas não dá o soro) mistura um copinho de yogurte natural vendido nos mercados põe em uma vasilha com tampa e deixa fora da geladeira ,de um dia pro outro os microorganismos do yogurte vão se multiplicar e fazer todo leite virar yougurte se separando do soro, aí é só guardar o soro em um recipiente e o yogurte em outro dentro da geladeira e aproveitar todos seus benefícios.

    Thumb up 11
  37. SORO
    O soro é um residuo do produto queijo Frescal.
    01 No estado de SP não é mais comercializado leite tipo C e portanto somente é encontrado leite – pasteurizado, homegenizado, integral.
    02 – Aqueça o leite tipo A até atingir 45C ( precisa ser esta temperatura)- ao atingir a temperatura desligue o fogo.
    03 – Coloque o coalho – meia xicara para dois litros ou use o produto pronto da Hansen.
    Obs O coalho da Hansen deve ser misturado com água não clorada ( meio copo de 300ml) – quantidade 2 tampas da embalgem.
    04 – Mexa durante 5 minutos.
    05 – Vc terá duas substâncias : solida e liquida.
    06 – Deixe descansar no mínimo 01 hora e coe.
    07 – O sólido é a massa do queijo frescal, so colocar em uma forma apropriada….com furo
    08 – O líquido é o soro.
    Pronto vc terá o queijo e o soro.

    Thumb up 13
  38. Gostaria de saber se o leite tem que ser fervido ou nao.
    Se posso fazer com leite tipo C,pois nao encontro os tipos A e B.
    Se posso aproveitar o “restante” do que sobrou p/ fazer o soro da memoria(..se possivel solicito enviar uma receita ja testada).

    Thumb up 7
  39. tenho um filho de 15 anos que consegue concentrar,nao esta dormindo bem e na hora das provas e um desastre ,gostaria de saber se este suco vai ajuda-lo.
    obrigada
    Marta

    Thumb up 9
  40. fervi o leite que comprei na vacaia. o soro ficou ótima . mas será q perdeu as propiedades? vai faser efeityo na memória?

    Thumb up 4
  41. sou de goias,o leite ak e de vaca ,direto da fazenda, tenho que fever primeiro para fazer o soro ou naõ,mim responda por favor,obrigada

    Thumb up 8
  42. O LEITE NATURAl DA VACA PODE
    SER FERVIDO OU PODE SER NATURAL MSM ?
    A IDADE IMPORTA ?

    Thumb up 6
  43. Tenho feito coalhada seca para comer com zattar, pao arabe e hortela. fica uma delicia.
    O soro que sobra é o famoso soro da memória certo? Ao ferver o leite ele perde a qualidade? E a coalhada seca?
    Ferver ou não o leite? Estou usando leite tipo B.
    Grato!

    Thumb up 5
  44. Ah, eu fiz com o leite tipo C mesmo, o semi-desnatado. Deus certo. Já estou tomando o soro. Fiz a receita, colocando o suco de um limão, porém ele so coalhou com 24hs. Então é só ter um pouquinho mais de paciencia, e ao invés de 6hs ou 12hs, deixe 24hs que dá certo. Espero que tenha ajudado.

    Bjuss

    Thumb up 6
  45. Por acaso descobri os efeitos do soro da memoria atraves de minha mãe de 93 anos Maria Carolina de Sena, .Ela faz o soro com leite C de saquinho ou leite desnatado de caixinha do jeito que está aendo apresentado aqui, simplesmente em cada litro ela coloca um copinho de iogurte natural, fica uma beleza, a coalhada e ela bate com frutas naturais e o soro ela bebe. Minha amiga a velhinha é porreta. dá de dez em nós jovens, cheios de graça que não gostamos de nada natural, só dos lanches do Mcdonald.. Lanche esse que minha velhinha não come. Obrigada.

    Thumb up 7
  46. gostaria de saber se esses lactobacilos(nao sei se è o nome correto) usados para coalhar leite produzem soro com a mesma qualidade?

    Thumb up 3
  47. gostaria de saber a que temperatura se deve deixar o soro repolsando de 4 a 12 horas?

    Thumb up 5
  48. O Marcelo Alves – (102) disse que esta fazendo queijo depois de extrair o soro, e que se alguem tiver interessado era só pedir que ele enviaria a receita. Eu gostaria de receber a receita de como fazer o queijo.
    Obrigado…

    Thumb up 0
  49. (soro da memória) O soro do leite, resultante da confecção de queijo branco, faz o mesmo efeito do soro produzido com limão? Para fazer o queijo, é usado coalho, gostaria de saber se faz o mesmo efeito.

    Thumb up 1
  50. Olá pessoal….
    Eu estou fazendo e tomando todas as noites.
    Realmente senti as mesmas dificuldades que o pessoal expressou aqui, fiz com o suco de 1 limão e vi que não coalhava por completo, comecei a acrescentar mais 1 limão e espero por volta de 12 a 14 horas.
    Quanto ao leite A e B de saquinho, impossível, então compro esse TOP da Batavo que é de caixa, mas é pasteurizado, já usei C de saquinho, mas não sei se pode ser o tipo C.
    Vou passar a comprar o A de garrafa, acredito que será melhor do que o de caixa.
    Adorei as informações e as dúvidas de todos, é importante saber os resultados, ajuda muito.
    Vlw pessoal, continuem se esforçando e tomem mesmo e a gene se encontra por aqui para falar também dos resultados.
    Obs (Já estou tomando por quase 2 meses)

    Thumb up 1
  51. Boa Noite Leni tudo bem???

    Conseguiu fazer o soro???

    Muito obrigada pelo e-mail da nutricionista.

    Beijos

    Thumb up 0
  52. Senhores, como já foi explicitado neste valoroso site, por outros colaboradores, a base da pesquisa desenvolvida sobre o soro da memória, é o aproveitamento dos residuos da fabricação de laticínios, visto a exigência legal e cara, pois exige a construção de estações de tratamento residual, de se dar um destino correto a ao soro.
    O trabalho dos cientistas é extremamente válido neste contesto, mas não devemos nos preocupar em tentar produzi-lo em casa, pois a natureza já nos realiza esta transformação em nosso próprio laboratório interno, o nosso ESTOMAGO. Com um pH em torno de 1,2 a 2, a própria acidez desnatura as proteínas presentes e coagula (corta) o leite, separando o soro da caseina. Através de reações químicas e enzimáticas, o nosso organismo se encarrega de levar cada substância ao seu melhor destino.
    Portanto bebendo um copo de leite morno antes de dormir, teremos o mesmo efeito. Interessante que os mais velhos sempre recomendaram isso para se ter uma boa noite de sono; novidade?
    AGORA PELO AMOR DE DEUS NÃO TOMEM LEITE INATURA. A menos que vocês conheçam a procedência da vaca e tenham CERTEZA da sua sanidade.
    Eu prefiro não me lembrar de vez em quando onde guardei as chaves do que arriscar.

    Thumb up 0
  53. Oi Leni,
    Visite o link “http://www.planetaorganico.com.br/qvspsorl.htm” para ter os endereços das lojas de produtos orgânicos em Sorocaba-SP, ou vide abaixo:

    NOME ENDEREÇO
    Produtos

    Equilibrium R. Visconde de Cairu, 218
    Mangal
    Tel: (15) 220-7328 hortifrutigranjeiros, cereais, sucos, molho de tomate, laticínios, granolas, soja, frangos, ervas

    Fruto Amarelo Armazém Natural Rua Senador Vergueiro, 46
    Jardim Vergueiro
    Tel: (15) 3212-3704 Feira orgânica, grãos, molho de tomate, laticínios orgânicos,sorvetes naturais, pratos orgânicos
    congelados,granolas,sucos,cereais, livros sobre bem estar, saúde e alimentação natural, cursos
    de culinária natural.

    Seyva Fértil Indústria e Comércio de Insumos Agrícolas Ltda Estrada Domingos António Buffu,51
    Iporanga
    Tel: (15) 3225-1282 Nossos produtos induzem de forma segura (rápida assimilação e metabolização) a resistência natural das plantas às inúmeras doenças, e ataque de insetos, possibilitando um manejo mais racional e com menor custo de culturas profissionais e artesanais.

    Thumb up 0
  54. Olá Leni.
    Fiz uma pesquisa rápida e encontrei o link da planeta orgânico com os endereços das lojas de Sorocaba, espero que ajude.
    Veja abaixo:

    http://www.planetaorganico.com.br/qvspsorl.htm

    NOME ENDEREÇO (Sorocaba)
    Produtos

    Equilibrium R. Visconde de Cairu, 218
    Mangal
    Tel: (15) 220-7328 hortifrutigranjeiros, cereais, sucos, molho de tomate, laticínios, granolas, soja, frangos, ervas

    Fruto Amarelo Armazém Natural Rua Senador Vergueiro, 46
    Jardim Vergueiro
    Tel: (15) 3212-3704 Feira orgânica, grãos, molho de tomate, laticínios orgânicos,sorvetes naturais, pratos orgânicos
    congelados,granolas,sucos,cereais, livros sobre bem estar, saúde e alimentação natural, cursos
    de culinária natural.

    Seyva Fértil Indústria e Comércio de Insumos Agrícolas Ltda Estrada Domingos António Buffu,51
    Iporanga
    Tel: (15) 3225-1282 Nossos produtos induzem de forma segura (rápida assimilação e metabolização) a resistência natural das plantas às inúmeras doenças, e ataque de insetos, possibilitando um manejo mais racional e com menor custo de culturas profissionais e artesanais.

    Thumb up 0
  55. Olá Leni,
    Sobre a dica da doutora, só tenho uma ressalva:
    Se o leite em saquinho tiver a indicação “UHT”, indica que o mesmo passou por uma aquecimento de 130° a 150° (veja abaixo), portanto, todos os nutrientes foram destruídos juntos com os elementos patogênicos. Com a fervura caseira, esse processo deletério não é tão agressivo. Eu prefiro que o leite seja in natura, de preferência que seja entregue por um fornecedor de sua cidade que tenha noções básicas de limpeza. Procure em sua cidade por lojas de produtos orgânicos que certamente eles lhe indicaram uma solução.
    Votos de uma ótima semana
    _____________________________
    Existem três tipos de pasteurização[1]:
    Sendo uma delas:
    Pasteurização muito rápida, quando a temperatura vai de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos. Também conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou “temperatura ultra-elevada”.
    Fonte: Wikipédia

    Thumb up 0
  56. Olá Eduardo!
    Obrigada pela dica da garrafa.
    E quanto ao colesterol, concordo plenamente eu mesma estava com o meu alterado e minha médica receitou um medicamento
    e acredite aquele bem caro, mas resolvi não tomar e optei pela linhaça pois havia lido uma matéria sobre isso, deixo de molho na agua por cerca de 4 hs trituro e tomo todos os dias repeti os exames depois de 3 meses e os valores tinham baixado, continuo tomando a linhaça pois os beneficios são muitos não só para o colesterol.
    E quanto ao soro: de acordo com a
    Profa Dra Denize Righetto Ziegler pesquisadora e coordenadora
    da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) diz que não
    devemos ferver o leite (como vc mesmo já havia dito)
    no máximo aquecer a 30 graus, e que se deve usar o leite de saquinho de preferência o do tipo A ou B, pois o processo industrial (os de caiixinha) acaba os preciosos ingredientes que agem no cérebro.
    Melhora o sono, a atenção e a memória e pode tb ser misturado a uma fruta ou suco de fruta, menos mal para quem não gostou do sabor.

    E para Auri que havia me pedido
    E-mail – denize@unisinos.br
    mas gostaria de informar que estão de férias e só voltaráo a partir do dia 21 de fevereiro

    ps: como eu estava fazendo da forma errada (fervendo o leite)
    ontem fiz com o leite apenas aquecido, comprei o tipo B amornei
    e coloquei o suco do limão ele coagulou, mas não mudou a cor
    digo continuou na cor do leite mesmo, sendo que o soro fica um liquido transparente, não sei o que aconteceu dá proxima vez vou comprar o leite de outra marca para ver se dá certo, aqui em minha cidade SOROCABA-SP não tem muitas opções de marcas
    do leite de saquinho vi apenas duas, mas enfim vou continuar tentando. Bjs a todos.

    Thumb up 1
  57. Olá pessoal. Fiz a mistura ontem a noite e deu tudo certinho, o soro se separou e ficou a pastinha branca. Guardei o soro na geladeira e peguei um pouquinho, bem pouco, do queijinho. E, logo depois que eu comi minha barriga começou a doer. Queria saber se em 12 horas a contaminação do leite mantido fora da geladeira será prejudicial à saude?

    Thumb up 0
  58. Ola Eduardo

    Olha espero mesmo rsrsr Aproveitando, obrigada pela ajuda.

    Prezada Leni

    Vc pode por gentileza, me passar o e-mail da referida nutricionista ??

    Desde já agradeço
    Beijos

    Thumb up 0
  59. Prezada Auri,
    Persevere com o soro, pois tudo que é bom tem um preço e é bom que seja assim, afinal, quanndo você notar os benefícios se congratulará pelo êxito alcançado.
    Votos de sáude.

    Thumb up 0
  60. Fiz o soro da memória e dessa vez deu certo. Comecei a tomar ontem, vamos ver se a funalidade se manifesta rssrrsr. Li que tem um suave gosto de limão. Gente, mas esse soro tem um gosto horrível uma mistura de limão com leite azevedo rsrsrrs o gosto e esse mesmo rsrsrssr beijos a todos.

    Thumb up 1
  61. Prezada leni Samora,
    A dica do Sandro é muito boa, entretanto, eu sempre recomendo as pessoas que utilizem garrafas de vidro (como essas que são vendida para suco de uva, por exemplo, a qual possui uma tampa que veda, quando rotacionada no sentido anti-horário), pois notei que o plástico das garrafas de água mineral são muitos frágeis, além de segregarem uma substância (dioxina), quando submetidas a líquidos gelados. Por isso, de igual modo, cafezinhos em copinhos de plásticos não são recomendados. Alias, os cafés comuns estão cheios de defensivos, razão pelo qual deve-se preferir os orgânicos.
    Com relação ao colesterol, eu gostaria de lhe dizer algo que você, provavelmente, não acreditará: ele não lhe fará mal! Pelo contrário, pois é uma substância que lhe protegerá contra muitas doenças. Essa questão (colesterol gorduras saturadas, etc.) é um grande HOAX, e toda essa propaganda nada tem a ver com a saúde das pessoas, mas com a venda de remédios e com o ‘mercado das doenças’. Nunca tome remédios para baixar o colesterol; por que destruiríamos nosso próprias defesas naturais?
    A questão crucial que os profissionais e “agente da saúde” não falam é sobre o mal que o consumo desses óleos refinados, que passam por processos deletérios, trazem ao ser humano. A boa e antiga manteiga, consumida desde a antiguidade (veja os relatos bíblicos) foi marginalizada pelo loby da soja, outro alimento que também não recomendo. É uma história muito interessante e ao mesmo tempo complexa. Não pretendo entrar em detalhes, mas, com toda a certeza, se quiser gozar saúde, como de uma boa manteiga e dos ovos caipiras (bem cozidos) e seja feliz. Uma época atrás, eu mesmo me fiz de cobaia e, durante alguns meses, consumi uma média de cinco ovos por dia, além de colheradas de manteiga. Fiz o exame (lipidograma) e estava tudo ótimo. Quando você deixa a manteiga e a antiga banha de coco, para consumir esses óleos refinados, que ‘sofreram’ com as altas temperaturas e com todos os solventes químicos, seu organismo se recente muito, pois é como se você colocasse uma substância estranha dentro do seu sistema digestório. Margarinas, klaybons e gorduras hidrogenadas, nem pensar!! São todos terríveis à saúde!
    Votos de saúde

    Thumb up 1
  62. Eduardo
    Obrigada pela atenção e resposta.
    Gostei da dica do Sandro a respeito da garrafa de agua
    vou tentar fazer dessa forma, depois conto se deu certo ok?
    Enviei um email para a nutricionista citada na matéria do
    Globo Reporter mas me responderam que estão de ferias
    e só voltam no mês que vem.

    Laercio,
    li a respeito da sua dúvida sobre a intolerância a lactose
    eu mesma não deveria consumir nenhum derivado de leite pois tenho síndrome do intestino irritável, mas com o soro não tive problema e agora com a explicação do Eduardo fiquei mais tranquila.
    E quanto ao colesterol, será que tb é eliminado?
    Que bom que podemos trocar dicas e informações.
    Bjs a todos

    Thumb up 0
  63. Olá Auri,
    Esse “leite citrinado” tem essa característica de não coagular direito, pois o sumo de limão, numa certa quantidade, faz com que o leite fique talhado, portanto, não se preocupe com isso, ok?
    Coloque num pano, conforme falei e vá espremendo o “produto bruto” dentro de um vasilhame e depois, coloque num vidro com tampa. O leite in natura, como se sabe, tem a sua venda proibida porque a “saúde” pública entende que o mesmo deve ser ‘maleficiado’ nas fábricas de procesamneto, pois uma população sadia não interessa ao sistema. Bem, do outro lado, alguns produtores desavisados e descuidados fornecem o leite in natura de uma forma nada higiênica. O pequenos produtores rurais foram completamente “dizimados” (fracionados aos poucos), em função dos grandes monopólios do leite, e com isso, ficamos meio que à deriva sem saber exatamente o que estamos a beber, no tocante a esses leites vendidos nio mercado, assim, quando me referi ao leite in natura, sugeri que, caso você se encontre numa região que tenhas produtores rurais, é possível que encontre um fornecedor que entregue na sua casa. Sei que não é muito fácil, mas deve-se tentar. Os leites saquinho podem ser consumidos, mas nunca os de caixinha, ok?
    Faça a misture e esqueça da coagulação e então, desfrute de uma bebida que tem mais de 60 anos ou mais.

    Thumb up 0
  64. Ola Eduardo. Primeiramente gostaria de agradecer pelo seu tempo.
    Na minha primeira tentativa utilize o leite em saquinho da marca batavoo, que inclusive não trás na sua embalagem o tipo de leite, enviei um e-mail para empresa, contudo, ainda não obtive resposta, mesmo assim não coagulou direito.

    Essa dica do pano, eu acho que e otima, pq a peneira que eu tenho, deixou vazar bastante leite (não sei se isto ocorreu pq não coagulou direito), pois peneira e bem fininha.

    Onde eu acho esse leite in natura que vc comenta.

    Beijos
    Auri

    Thumb up 0
  65. Lemi,
    O leite não fervido seria interessante, mas eu não posso lhe garantir se o soro ficará isento de germes, portanto, acho melhor que você ferva e deixe amornar, então, adicione o suco de limão e deixe por umas horas. Depois, coe numa pano de algodão e então, se achar melhor, ponha na geladeira e deixe gelar.
    Votos de saúde.
    Ps: Quanto ao leite na embalagem de plástico, bem, há alguns tipos de plásticos que são tóxicos. Esse é um problema. Tenho lido que os plásticos que têm um triângulo e um número no centro indicam a propriedade para uso, assim, até o número dois, ok, mas acima, não devem ser usados.
    Acredito que os plásticos desses leites obedecem a certas regras e normatizações, portanto, o melhor é você contactar o fornecedor do produto e indagar-lhe a respeito, pois é um direito seu e assim eu também faço.
    Votos de saúde.

    Thumb up 0
  66. Caro Eduardo,
    estava pesquisando sobre o soro da memória e notei muitas dúvidas, eu tb estou em dúvida pois ha uma semana estou tomando o soro mas acho que estou fazendo da forma errada fervo o leite de saquinho e com ele ainda quente coloco o suco de um limão sendo que no mesmo momento ele talha deixo descançar algumas horas e passo pela peneira, mas li que não se deve ferver, mas vi pessoas dizendo que com o leite frio não coalha, tb gostaria de saber se pode ser feito com leite de garrafa plastica, já que não é aconselhavel o de caixinha. Obrigada, bjsss

    Thumb up 0
  67. Prezada Auri,
    A não coagulação ou a parcialidade na mesma, pode estar associada ao tipo de leite que você usa. Infelizmente, tenho que lhe dizer que esses leites de caixinha não são aconsalháveis, pois têm metais pesados e muita química presente. O processo UHT (pasteurização) destroe quase, se não todos, os nutriente, pois é um processo brutal. Não sou eu quem falo isto, mas todos os naturopatas e estudiosos do assunto, portanto, caso vocâ não tenha o leite in natura, de uma fonte confiãvel, o do saquinho é menos ruim. Não é precioso esperar por treze horas, seis horas é suficiente para o soro estar bem separado da lactose/caseína. Basta, contudo, que você coe tudo num pano devidamente limpo e preferencialmente num que seja de algodão puro. Eu fiz e não coloquei nehum adoçante, seja sintético ou não. Entretanto, caso você sinta a necessidade de adoçá-lo, recomendo-lhe que coloque uma colherzinha de açúcar mascavo orgânico e nada mais. Quanto à memória, é preciso ter um pouco de paciência para sentir os efeitos benéficos do leite citrinado, ok?.
    Uma dica sobre a memória: Evite todo tipo de margarina, kleybon, gorduras hidrogenadas e óleos refinados, seja: canola, soja, milho, etc. Use as manteigas de boa qualidade sem medo de engordar, pois é assimilável diretamente pelo organismo. Coma maçãs, clorela (de boa qualidade), spirulina, pois esses suplementos lhe ajudarão a otimizar as funções neurais de uma forma muito interessante.
    Um conselho: evite tudo que é alimento refinado: sal refinado (dê preferência ao marinho da mãe terra), açúcar refinado, farinhas refinadas, pois esses “aliementos” acidificam o organismo e predispondo-o aos parasitas e fungos.
    Faça suco com o óleo de coco in natura, batendo a água com a polpa; é delicioso e um ótimo alimento cerebral.
    Nada de refrigerantes
    Beba água pura bem filtrada (de um filtro que declore totalmente) -no mínimo 1,5 litros por dia.
    Os complexos Bs também são excelente para lhe ajudar a otimizar as fnções cerebais. Os levedos de cerveja são uma rica fonte dos mesmos.
    Espero ter ajudo.
    Abraços
    Eduardo.

    Thumb up 0
  68. “Sandro Dornelles em 8.01.2010:

    Ok, Eduardo. Valeu mesmo pela dica de melhores opções de adoçantes e de leite.

    Eu considero bem mais higiênico o processo de preparo numa garrafa de 1250ml (de água Prata ou São Lourenço) que o uso de uma tijela, pois tem menor ou nenhuma exposição com o meio.

    Eu nunca tentei fazer queijo com a coalhada. Prefiro consumi-la bebendo em um copo.

    Quanto a engordar, todo alimento consumido exageradamente provoca excesso de peso.


    Auri,

    Faça novamente que vc conseguirá. Se usar o meu processo (Postagem 117, acima), não sacuda a garrafa, apenas, suavemente, emborque e desemborque. E adoce como melhor lhe agradar e for disponível. Doce é gostoso.
    ..abraços…

    Thumb up 0
  69. Ola Eduardo tudo bem ???

    Mas em relação a memória em si, vc sentiu alguma melhora ???

    Eu fiz, e deixei por 13 horas, mas não coagulou direitooo, ficou apenas bem cremoso. Vou tentar novamente na segundaaa- feira. Será que posso deixar descansando por mais tempo, sem comprometer o soro ??? Valeu pela ajudaa beijosss

    Thumb up 0
  70. Auri,
    O soro é fantástico não só para a mente, mas também funciona como um detox para todo o organismo.
    Minha medida é 1/2 copo duplo de limão para um copo duplo de leite grosso, in natura, passado por uma fervura, pois não posso garantir que a mistura elimine os germes patogênicos do soro.

    Thumb up 0
  71. Bom dia Galera!!

    Irei fazer a receita do soro da memória hoje, espero que consiga. Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar se alguém que esta ingerindo o soro da memória ja percebeu diferença.

    Um beijos
    Auri

    Thumb up 0
  72. Olá Sandro,
    Vou tentar fazer a sua receita, usandos os ingredientes que mencionei acima, pois tenho um fornecedor do leite natural. Hoje, fiz um preparo, mas acho que exagerei na dosagem do limão (coloqueio o suco de 4 limões e derramei num copo duplo com o leite morno, o qual já tinha sido fervido). Depois, digo como ficou.
    Votos de saúde.

    Thumb up 0
  73. Ok, Eduardo. Valeu mesmo pela dica de melhores opções de adoçantes e de leite.

    Eu considero bem mais higiênico o processo de preparo numa garrafa de 1250ml (de água Prata ou São Lourenço) que o uso de uma tijela, pois tem menor ou nenhuma exposição com o meio.

    Eu nunca tentei fazer queijo com a coalhada. Prefiro consumi-la bebendo em um copo.

    Quanto a engordar, todo alimento consumido exageradamente provoca excesso de peso.

    Thumb up 0
  74. Laércio,
    Uma retificação: eu escrivi “caseia”, mas a palavra correta é: “CASEINA”.

    Thumb up 0
  75. Laercio,
    A intolerância é neutralizada porque o limão dissolve, digamos assim, toda a caseia, a qual fica presa à borra, mas não no soro, Ok? Pode fazer sem medo, mas lembre-se: use leito puro, colhido “na fazenda”, de pessoas confiáveis, e não essas porcarias que vendem nos supermercados envasadas em caixinhas cheias de alumínio e outras químicas nocivas e seja feliz!

    Thumb up 0
  76. Caro Sandro Dorneles,
    Li a sua receita e achei muito interessante, entretanto, gostaria de fazer uma sugestão: no lugar dos adoçantes (dos quais muito já foram condenados pelos médicos e pesquisadores que não se venderam ao “sistema”), coloque apenas açúcar mascavo orgânico, pois as outras marcas, na sua maioria, colocam defensivos agrícolas perigosos à saúde (mas coloque com muita moderação), pois pode causar fermentação. Uma outra sugestão é que você utilize o “leite da fazenda”, (leites disponibilizados pelos pequenos produtores rurais) pois leites de caxinhas estão com altos índices de alumínio e possum muita química nociva à saúde, além do deplorável processo “UHT” que destroe todos os principais nutrientes do leite. Ora, se a repercussão de sua fórmula/receita já é um sucesso, imagine se usar tudo natural?
    Votos de saúde.

    Thumb up 0
  77. Conheci, fiz e bebo ao deitar um cálice adoçado ou não. Meus raciocínios ficaram mais fáceis. Faço numa garrafa de 1250ml de água mineral, com dois limões e leite desnatado ou não. Não falha de maneira alguma. Deposito o suco de dois limões diretamentena na garrafa com auxílio de um funil. Ponho o litro de leite, fecho e dou apenas uma emborcada de cabeça para baixo. Deixo na pia, na temperatura ambiente. No dia seguinte está pronto e então vai para a geladeira.
    Depois de coalhado, não separo todo o soro, retiro só a quantidade de soro a ser bebida, um cálice, diretamente da garrafa, devagarinho com auxílio de um garfo no gargalo. E quando o soro termina como o coalho, muito gostoso e saboroso também.
    Parabéns e ótimos Insight!

    Thumb up 0
  78. A TV publicou essa “novidade” como se fosse uma descoberta recente, mas não é! Existe um livro publicado, da época da segunda guerra mundial, sob o título: “Como obter pensamentos claros”, que pertencia a minha avó, (e que li), o qual que já trazia essa fórmula, denominada de: “leite citrinado”.
    A fórmula é excelente, mas NÃO é novidade alguma!!!
    O que os entrevistados não disseram é que também é preciso se resguardar de toda essa ‘porcariada artificial’ que as pessoas comem, como se fosse alimento, diariamente, e adotar uma dieta natural, pois assim, a saúde brotará de forma mais vigorasa.
    Outra postura muito interessante, para uma boa saúde, é a informação, através da leitura de bons livos sobre medicina natural.

    Thumb up 0
  79. Ola moro na europa.. aqui nao encontra-se leite de saquinho.
    Tem algum outro leite que eu possa fazer?

    Por favor.. responda.
    Obrigado.

    Thumb up 0
  80. Onde encontro respostas das dúvidas acima, exemplo:
    Se pode ser usado o soro do queijo
    Se o leite deve ser fervido para fazer o soro
    Se o leite tirado da vaca é A ou B
    Leite de saquinho do Supermercado como saber a classificação qdo não traz.
    Obrigado pela informação.
    Iracema

    Thumb up 0
  81. Agora que cheguei nos “enta”encontrei tempo de acomodado na poltrona desfrutar de simples conhecimentos que a natureza nos proporciona . O poder da internet ,as trocas de informações ,os livros ,são instrumentos esclarecedores de verdadeiras maneiras de como cuidar do corpo e da alma . Aqui provado neste artigo como um dos muitos que só agora tenho a paciência de abordar e aproveitar de forma barata seus beneficios . Parabens e obrigado .

    Thumb up 0
  82. O soro que tenho preparado em casa com leite de saquinho esta ficando branco,o soro da fabricação de queijo é de cor esverdeada queria saber se o efeito dos dois é o mesmo.
    Atenciosamente.

    Thumb up 0
  83. Ola gostaria de saber se o leite in natura serve para o soro?
    Se o leite pode ser fervido?
    Se o leite nao coagular o que devo fazer?

    Thumb up 0
  84. Olá, bom dia!
    Já estou tomando o soro da memoria desde março e percebo que estou dormindo melhor.
    Gostaria de saber qual a importância do suco de limão no soro da memoria?
    Obrigada
    Tânia

    Thumb up 0
  85. Marcelo Alves, minha pergunta é a mesma da Iara Sampaio. Fiz tudo certo logo na minha primeira vez e estou doido para saber como faço queijo com o que sobra. Os processos que pesquisei aqui falam sobre misturar cloreto de cálcio, coalho, etc. mas tudo deve ir antes da coagulação do leite. Será que misturá-los antes pode causar alguma modificação na principal função do soro da memória? Muito obrigado.

    Thumb up 0
  86. Assino em baixo o Soro da Memória. Tenho recomendado para meus alunos que tem uma grande dificuldade para apreender a temida Matemática.
    Minha Receita:
    – uma garrafa com tampa de 1 litro e gargalo longo (facilita a retirada do soro sem coar)
    – uma caixinha de um litro de leite; uso o desnatado. Da marca Batavo tem dado certo.

    – suco de dois ou três limões

    – ponho o suco de dois ou três limões na garrafa e completo com o leite

    – deixo na temperatura ambiente por oito a 10 horas e deixo na geladeira por dois dias

    – Dai é só tomar 100 ml ao dormir. Adoço com açucar mascavo ou adoçante artificial..
    – Mei raciocínio tem melhorado consideravelmente.

    – das 5 ou 6 vezes que fiz o soro apenas uma vez não consegui.

    Thumb up 0
  87. Então gostaria de saber se esse soro engorda? pois fazem mais de 2 semanas q estou fazendo uso dele e engordei 1 kg. obrigada

    Thumb up 0
  88. Adorei ja estou fazendo para mim pois tenho pouca memoria
    Risos*

    Tomare que funsione direitinho pois estou ansiosa

    Thumb up 0
  89. Fiquei impressionado com a quantidade de perguntas sem respostas. Se não tem ninguem para responder, porque abrem esse canal?

    – Dificuldades de extrair o soro:
    Eu somente consegui extrair o soro do leite somente na terceira vez que tentei fazer o soro. As duas primeiras vezes o leite nao coalhou e ficou como se fosse um iogurte grosso. Andei lendo pela net a fora e não encontrei uma solução a altura.

    – Para os que tem dúvida com relação ao leite:
    O leite in natura (tirado da vaca na hora), tem que tomar cuidado. Acredito que dará certo fazer o soro, mas o cuidado eh pelo fato de o leite nao ter sofrido pasteurização (eliminação das bacterias).

    – Sobre usar outro produto se não o limão:
    Outra coisa eh uso se vinagre (branco) ou coalho. Eu não sei responder, mas como se trata de uma receita natural (soro), acredito que eh mais saudável usar o limão.

    – Como coalhar:
    Um irmão meu que mora na Itália e é fazendeiro me deu uma dica e desde então, nunca perdi um litro de leite.
    É o seguinte:
    Use o leite de saquinho tipo A ou B. Moro em Vitória – ES e aqui tem uma marca de leite (FIORE) que é tipo A e muito bom a R$ 2,75 o saquinho.
    Como fazer:
    Numa panela ou caneco despeje o litro de leite e deixe-o mornar. Enquanto ele está mornando (cuidado para nao ferver e derramar), exprema o limão manualmente (preferencia use aquele expremedor manual). Despeje o suco de um limão numa jarra de vidro de preferencia para voce poder visualizar o processo. Em seguida despeje o leite morno e nao mexa e não faça nenhum movimento no produto, somente deixa-o descansar e tape com um guardanapo em cima para evitar poeira ou algum inseto.

    – Tempo para coalhar:
    Sempre faço lá pelas 10h da noite. Normalmente as 10h da noite do outro dia o produto já estará pronto. Se não, aguarde até a manha seguinte. Se depois desse tempo nao separar o soro, acredito que não foi seguido como informei (tipo de leite, leitro morno, por exemplo) .

    – O mais legal de tudo:
    A massa que sobra, sabem o que eu estou fazendo? Queijo.
    Se quiseram saber, me pergunte que falo passo a passo como estou fazendo.

    Atenciosamente,

    Marcelo alves

    Thumb up 0
  90. olá, gostaria de saber se esse soro pode ser tomado por qualquer idade ex. minha filha tem 11 anos posso dar esse soro para ela.

    Thumb up 0
  91. Gostaria de saber onde comprar leite tipo a ou b .Moro em Niteroi e
    atualmente nao tem esse tipo de leite nas padarias
    Tambem quero saber se pode ser feito o soro com leite tipo c e se e para ferver o leite

    obrigada

    Thumb up 0
  92. LEIAM, MUITO IMPORTANTE:

    Na medicina para sabermos se algum tratamento realmente funciona utilizamos um teste muito SIMPLES E ELEGANTE, o estudo “duplo cego”.

    Ele funciona da seguinte forma:

    1- Formamos 2 grupos de pessoas. Um grupo damos o soro da memória, ao outro um soro com gosto similar ao da memoria. Nenhuma das pessoas sabe o qual esta tomando. Nem o pesquisador deve saber, ele anota os códigos e oferece de forma aleatória.

    2- Então aplicamos um teste para verificar a capacidade da memoria de cada participante (tvz o “mini mental state examination”), no inicio e no fim do periodo a ser estudado, por exemplo 3 meses tomando o soro.

    3- No fim comparam-se os dois grupos, verificando se o grupo q tomou o soro (Ou remedio, ou terapia) apresentou melhora na memoria comparado ao q tomou o soro falso (placebo).

    Procurei na internet e não encontrei esse tipo de estudo sobre esse soro.

    Se esse estudo realmente não existir, é lamentavel que alguem dentro de uma universidade cometa uma aberração desta natureza, afirmar que funciona sem testar de forma apropriada, ou PIOR afirmar q existem estudos e eles não existem… Aberração ainda maior é um canal de TV não pedir uma segunda opinião, ou acessoria científica.

    Na medicina aplicamos o método cientifico, e não parece ser o caso deste soro, se dentro de uma universidade brasileira temos profissionais que não sabem o mínimo do mínimo de metodologia científica, imaginem fora dela.

    Apenas por conter elementos q são usados pelo cerebro não se pode afirmar (inferir) que ele venha a ter uma real eficacia, eficiencia, etc…

    Obs: Extendo isso a outras medicações/tratamentos q NÃO possuem estudos (Ao menos confiaveis) que comparam grupos, HOMEOPATIA, FLORAIS, TERAPIAS NATURAIS, IRIDOLOGIA, CHAS (QUE CURAM TUDO), POMADAS CASEIRAS, BENZIMENTO, ETC…

    xxx

    Então, uma dica, procure ser cético.

    Na duvida vá aos sites das sociedades brasileiras de cada especialidade médica da area que esta procurando tratamento.

    Quando falamos em tratamento de saúde existe muita picaretagem, o estudo duplo cego pode avaliar e comprovar a real eficiência de qualquer espécie de tratamento/medicação/terapia.

    xxx

    A metodologia cientifica, ferramentas como o estudo duplo cego deveriam ser ensinadas desde a sexta série nas escolas.

    xxx

    Thumb up 0
  93. Tive problemas em gerar o soro ( o leite não talhava ) foi quando coloquei na geladeira e isso acelerou bem o processo. Em questão de horas já estava pronto.

    Thumb up 0
  94. Muito bom mesmo. Agradeço de coração a Profª Drª Denize Righetto Ziegler (pesquisadora) que deu a formula na reportagem do Clobo reporter.
    O Soro tem me feito muito bem. DEUS que à bençõe.
    Abraços.

    Thumb up 0
  95. Olha, fiz o soro, e estou tomando desde novembro/2008 quando foi publicado.
    tomo como foi recomendado, 1/2 copo antes de dormir, já completaram os 3 meses. Realmente faz efeito, pois durmo bem, me lembro com nitidez dos sonhos que tenho, e antes não me lembrava. A minha memoria melhorou muito. Agora gostaria de saber se devo continuar tomando, e se não faz mal dar continuidade.
    Agradeço e espero uma resposta.

    Thumb up 0
  96. Gostaria de saber se ao ingerir apenas o copode leite antes de dormir ele tem o mesmo efeito que o do sosro ?
    desde já obrigado .

    Thumb up 0
  97. fiz o soro da memoria com o leite direto do sítio,mas gostaria de saber se é preciso ferver o leite antes de fazer o soro para q possa evitar algumas bactéria.

    Thumb up 0
  98. Muito legal o soro ! mas quando o soro não coalhar com o limão, o que devo fazer?

    Thumb up 0
  99. Hummmm…. o que ia mesmo comentar?….. Ja não me lembro…..alguém conhece uma receita p/ memória….. acho que estou precisando….rsrsrs

    Thumb up 0
  100. EU MORO NO ESTADO DO MATO GROSSO, NA CIDADE DE PEIXOTO DE AZEVEDO. AQUI NAO SE USA ESSE TIPO DE LEITE DE SAQUINHO, AQUI SO SE USA LEITE VINDO DIRETO DO SITIO DO PROPRIETARIO DA LEITARIA, OU MELHOR DIZENDO DIRETAMENTE DA VACA. EU TENTEI FAZER COM ESSE TIPO DE LEITE , MAS NAO COALHOU . EU QUERO SABER SE TEM ALGUM SEGREDO NA HORA DE PREPARAR O SORO, EU TENHO QUE ESQUENTAR O LEITE OU NAO.
    EU ESPERO ANSIOSA UMA RESPOSTA. MUITO ABRIGADA.
    NELCI. (PEIXOTO DE AZEVEDO)

    Thumb up 0
  101. Olá,primeiramente Boa Noite.

    Fiz o soro da memoria muitas vezes e saiu errado,agora depois de tantas tentativas frustantes”acho”que consegui .Mas eu fiz um pouco diferente e estou com duvidas se esta certo ou errado.

    Ingredientes

    1 saquinho de leite tipo (A)”a marca é importante?”
    1Limão “bem grande”

    Deixei o saquinho de leite fora da geladeira por 24 horas”em cima da mesa de marmore”.Depois peguei um jarra de vidro,meio molhada(porque foi lavada) e coloquei o leite.Em outro recipiente espremi o limão e o acrecentei junto ao leite,mexi com colher ou garfo para misturar os dois ingredientes.Em seguida forrei a mesa com um pano de prato(a mesa em que o leite ficou por 24 horas),coloquei a jarra com o leite e limão em cima do pano e coloquei outro pano grossso branco e cima do bocal da jarra,reservo por 6 horas.Depois do descanso do leite pego um panela grande e comprida,coloco a peneira e o pano em cima da peneira(pano que ficou no bocal da jarra)e coloco outra peneira em cima para segurar a
    parte branca do soro .Deixo escorrer e aperto o restante,e eu vejo um soro.

    Eu queria saber se esta maneira esta correta pois a outra maneira que foi explicada no globo reporter não consegui.

    Duvidas

    Posso tomar o soro e em seguida escovar os dentes?

    Tem alguam problema se o soro sai um pouco amarelado(limão? ) ?

    Tem alguma interferencia no beneficio que o soro vai trazer para mim,se eu tomar depois de jantar e
    tomar suco se laranja,dando o espaço de 10min entre o jantar e o soro antes de dormir?

    A receita pode ter algum problema de contaminação de bacteria por ser feito fora da geladeira?

    A temperatura da cidade pode interferir?(moro no interior de São Paulo-ITATIBA)

    Espero ansiosa respostas!

    Obrigada

    Thumb up 0
  102. gostaria de saber se tem que ferver,e se so serve o tipa A e B., desde ja muito abrigado.

    Thumb up 0
  103. OLÁ,BOM DIA !!!

    MORO NO RJ, NÃO SE ENCONTRA MAIS LEITE DE SAQUINHO TIPO A OU B, MAIS ESTOU ENCONTRANDO O DO TIPO C EM SAQUINHO, SÓ QUE EU O FERVO, DEIXO AMORNAR E ESPREMO O LIMÃO, A COALHADA EU TOMO, O SORO TBM . ESTÁ CORRETO COMO ESTOU FAZENDO ?
    ALÉM DE SER BOM PARA A MEMÓRIA , PARA QUE MAIS O SORO DO LEITE É BOM PRA NÓS SERES HUMANOS ???
    TENHO PANGASTRITE, PRISÃO DE VENTRE QUE CONTROLO COMENDO FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS, E ESTOU AS VEZES MISTURANDO O SORO AO ADES, PODE SER BOM ?
    AGRADEÇO A ATENÇÃO, BEIJOS, ABRAÇOS, FIQUEMOS TODOS COM DEUS !!!
    OBS:::
    USO ÓCULOS, POR ISSO AS LETRAS GRAUDAS, NÃO ESTOU GRITANDO,VIU ????

    Thumb up 0
  104. Fiz a receita e não consegui retirar o soro.Fiz com tipo B.Tenho algumas dúvidas,é preciso ferver o leite,tem q deixar o leite fora da geladeira,pessoas com hipertenção e colesterol alto pode tomar o soro?
    Gostaria de obter respostas
    Desde já agradeço.
    Joelma

    Thumb up 0
  105. Tentei fazer o soro seguindo a risca a receita ensinada pelo Globo Reporter e nao obtive exito. Como tambem tive dificuldades em achar o leite do tipo A ou B em saquinho, utilizei o tipo A em garrafa plastica. Vou tentar agora a sugestao dada por um dos participantes, ou seja, a de deixar por 24 horas. Tambem vou tentar usando o coalho.

    Thumb up 0
  106. eu diria é quase impossível fazer esse soro sem que o o leite esteja morno ou até mesmo fervido, porém se houver uma fórmula de fazê-lo frio me informe por favor. obrigada!

    Thumb up 0
  107. Pessoal fiz o soro,mais o gosto é HORRIVEL…Nao sei se vou conseguir continuar tomando isso…alguem tmb achou dificil?

    Thumb up 0
  108. Ainda bem que se toma a noite pois os gases nao seroa nada agradaveis imagina só mas deve ser muito bom porque ja passo até no globo reporter
    vo experimentar……..

    Thumb up 0
  109. Ola! Ja tentei tres vezes fazer o soro com leites diferentes (todos do tipo B) e nao conegui. Na ultima tentativa, ate esquentei o mesmo a 30 graus e mesmo assim, nada. Tenho muito interesse em tomar este soro e espero que alguem possa responder novamente as perguntas de todos aqui, porem com mais informacoes.
    Grata

    Thumb up 0
  110. OI GENTE ESSE LEITE IN NATURA DIRETO DA VACA É O MELHOR PRA SE FAZER O SORO E DA CERTO SIM MESMO Q TENHA Q DEIXAR UM POUCO MAIS PARA COALHAR!!EU COLOCO O LIMÃO NO LEITE MEIO DIA E SO NO OUTRO DIA QUANDO ACORDO JÁ ESTA PRONTO!!AI É SÓ COLOCAR EM UM PANO DE PRATO COM UMA PINEIRA EM CIMA DE UMA VAZILHA COLOCO NA GELEDEIRA E DEIXO COANDO ESCORE TODO SORO,NAO É TAO TRANLUCIDO QUANTO O DA REPORTAGEM + O Q VALE É Q É A PARTE LIQUIDA DO LEITE!AI É SO BEBER A NOITE E VC AINDA PODE COMER A COALHADA.

    Thumb up 0
  111. Olá! Eu gosto de fazer um doce de leite com o leite coalhado, e pra isso uso o mesmo procedimento. Quando percebo q ele já está no ponto fervo o leite.
    Assim formam umas bolas com a parte branca do leite e o soro fica bem clarinho e mais fácil de separar. DÚVIDA: Ferver o soro interfere nos benefícios???
    Aguardo resposta
    Obrigada!

    Thumb up 0
  112. tenho intolerancia alimentar não podendo comer nada com lactose, então gostaria de saber se no soro fica a lactose ou não.

    Thumb up 0
  113. Estou tomando o soro há vinte dias e tenho sentindo muito sono de manha. Acontece com alguem?

    Abs

    Thumb up 0
  114. Fazer o soro da memória é muito fácil, o difícil é tomar o soro pois não tem um gosto agradável e, portanto eu gostaria de saber se posso adoçar o soro com açucar ou adoçante para ficar mais fácil de sorvê-lo. Obrigado.

    Thumb up 0
  115. Gostaria de saber se essa receita do soro da memoria funciona com o leite tipo C, e também com o leite natural,ou seja, o leita da roça.
    Atenciosamente. Ricardo

    Thumb up 0
  116. Oi,
    Já tentei fazer o soro duas vezes. Só após 30 hs é que consigo ver, através de um frasco transparente, a divisão entre a parte sólida do leite e o soro. Mas, na hora de passar pela peneira, por mais fina que ela seja, parte do material sólido parece que acaba indo para o soro. O resultado é um líquido branco, da cor do leite, ou seja, eu não consigo extrair o soro. Alguém saberia por que isso, já que estou seguindo a receita a risco?

    Thumb up 0
  117. Olá, sou pesquisador a respeito de nutracêuticos e nutrição em geral. Será que alguem saberia nos informar qual o fundamento científico deste soro? Eu tomo uma mistura feita com whey protein em pó, será que faria o mesmo efeito? Li alguma coisa dizendo que apenas menos de 1% do soro é proteína, isso me deixou decepcionado, pois no whey protein em pó que tomo, 90% é proteína. A melhora da memória tem a ver com a proteina, os peptideos ou qual a verdadeira explicacao. Ficaria muito grato por qq explicacao. Obrigado!!!!

    Thumb up 0
  118. NÃO CONSIGO LEITE DE SAQUINHO A OU B, SÓ ENCONTRO O C, COLOQUEI SUCO DE UM LIMÃO EM UM LITRO DE LEITE C E ELE NÃO COAGULOU, SERÁ QUE O LEITE TIPO C NÃO COAGULA?
    POR FAVOR ME INFORME SE O LEITE C SERVE E COMO FAÇO PARA ELE COAGULAR.
    DESDE JÁ GRATO E UM FELIZ ANO NOVO, UM ABRAÇO AUREO.

    Thumb up 0
  119. vou começar o teste agora daqui a 3 meses se houve resultado mando outra mensagem obrigado.

    Thumb up 0
  120. legal…
    a canabis sativa esta me fazendo esquecer tudo…
    esse soro ajuda nesse tipo de coisa?
    obigada!

    Thumb up 0
  121. Por favor, alguem poderia informar o email da Profª Dra. Denize Righetto Ziegler, pesquisadora do soro da memória que aparece na reportagem do globo repórter
    Grata
    Diana

    Thumb up 0
  122. Eu tenho 30 anos e gostaria de tomar o soro, mas não consigo, sempre que tento tomar meu estômago recusa e faço vômitos e se eu chegar a engolir apenas uma gota que seja eu vomito tudo o que estiver no meu estômago, não gosto muito do cheiro, e acho que é o cheiro que me faz sentir assim.

    Thumb up 0
  123. Entrei em contato com a dr. Denize, pois como sou descendente de libaneses, queria aproveitar para fazer coalhada seca. Ela me enviou a resposta que algumas pessoas já colocaram no site, ou seja, o leite não pode ser fervido, mas sim esquentado até 30 graus.
    Com 3 sacos de leite, esquente a 29 graus e coloquei a muda para fazer coalhada. Como o leite não está na temperatura certa para a coalhada, ela não ficou muito dura. Utilizando um saquinho feito com um guardanapo comum de cozinha, costura a lateral e deixa a boca com para amarrar com um barbante, você consegue deixar pingua e dos 3 litros de leite, consegui extrair dois litros do soro da memória e no restante que sobra no saquinho, você acrescenta um pouco de sal e terá uma deliciosa coalhada seca. Ao comer, coloque azeite e outros temperos que preferir.
    boa sorte.

    Thumb up 0
  124. Estou usando o soro , mas fervo o leite, no entanto o leite fazenda, aqui da minha região, eu não ferveria, posso usa-lo?, ele vem em uma garrafa de plastico, e tem um sabor puro, como se fosse retirado na hora …at. Édison

    Thumb up 0
  125. Olá!
    Fiz o teste mas acho que não deu muito certo, talvez alguem possa me ajudar…
    O leite que comprei era de saquinho e tipo A. Espremi o limão nele mesmo e aguardei 12 horas. Porém quando fui passar na peneira para retirar a nata talvez não alcancei o propósito. Ficou pouca nata na peneira e ao invés de soro, ficou no recipiente o leite mesmo. Creio que foi porque o limão que espremi não era tão grande. Ele era médio. Será que é preciso ter uma qualidade de limão específica? A partir de agora, com o leite desse jeito (já com o limão) e devo espremer mais um limão e aguardar mais 12 horas?

    Thumb up 0
  126. Olá!
    Fiz o teste mas acho que não deu muito certo, talvez alguem possa me ajudar…
    O leite que comprei era de saquinho e tipo A. Espremi o limão nele mesmo e aguardei 12 horas. Porém quando fui passar na peneira para retirar a nata talvez não alcancei o propósito. Ficou pouca nata na peneira e ao invés de soro, ficou no recipiente o leite mesmo. Creio que foi porque o limão que espremi não era tão grande. Ele era médio. Será que é preciso ter uma qualidade de limão específica? A partir de agora, com o leite desse jeito (já com o limão) e devo espremer mais um limão e aguardar mais 12 horas?

    Espero que alguem possa me ajudar..
    Obrigada!

    Thumb up 0
  127. Fiz com leite tipo C, de saquinho,(pois aqui não temos dos tipos A ou B), e um limão. Deu certo, apenas demorou 24 horas para coalhar. Deixei coar em uma peneira, sem mexer, e ainda aproveitei a”coalhada escorrida”.

    Thumb up 0
  128. tenho 38 anos,e faço curso de fisioterapia,e tenho dislecsia.Esta sendo muito dificil para mim.Queria saber se esse soro da memoria adiantaria para o meu caso?

    Thumb up 0
  129. Pessoal, enviei um e-mail para a Profª Dra. Denize Righetto Ziegler, pesquisadora do soro da memória que aparece na reportagem do globo repórter, e ela me respondeu:

    Bom dia!

    Lembrando que o soro dura 5 dias, conservado na geladeira; pode ser
    consumido por tempo indeterminado, sendo indicado tomar 100ml dia . O
    soro só não é recomendado para bebes que devem tomar leite materno ou
    nan.
    Algumas informações sobre o soro e sua preparação:
    Podes usar coalho ao invés do limão, mas não podes ferver o leite. A
    receita do soro é a mesma para fazer a coalhada então com o que sobra
    e não é utilizado pelo soro; podes fazer queijo, coalhada, ricota
    procure mais receitas na internete.
    Quanto ao tipo de leite e receita:
    Se tu tens e confias em algum distribuidor de leite in natura podes
    tomar que não haverá maiores problemas, caso tu não confies podes
    ferver mas alerto que o soro perde algumas propriedades com a fervura. Podes tentar outros leite em garrafa se não achares em saquinho tipo A ou B.
    Para a preparação do soro do leite não podemos ferve-lo, no máximo
    esquentar a 30 graus se o resultado não der certo ou tente outra marca
    de leite, pois o anterior pode ter algum produto que dificulte a
    separação do soro do leite (este é o motivo de não conseguirmos
    retirar o soro dos leites de caixinha). Utilizamos o suco de
    um limão(sem água) para 1 litro de leite, acrescentar o limão no leite
    frio ou depois de aquece-lo um pouco. Relembrando então que o leite deve
    ser de saquinho tipo A ou B preferencialmente, o tipo C pode ser usado mas talvez tu não consigas o efeito vai depender do leite, não importando
    ser desnatado ou não. Estou a disposição para eventuais dúvidas, tenha
    um bom dia!

    Thumb up 0
  130. Eu fiz e deu certo…Fiz com o leite tipo “C” de saquinho. A única coisa é que tem que deixar mais tempo descansando, ele fica cremoso, aí coloquei em uma peneira forrada com perfex e deixei escorrer em uma bacia na geladeira, até a parte branca ficar sequinha (ricota ou queijinho).
    Muito bom o soro e a ricota. Estou consumindo e é só aguardar o resultado.Parabéns pela reportagem.

    Thumb up 0
  131. É por isso que quem toma coalhada têm mais vivacidade em tudo que pensa e faz, pois nela também está contido o soro da memória.
    Isso é G E N I A L !!!!!

    Thumb up 0
  132. amei a receita vou fazer para todos de casa.Eu mesmo estou precisando muito.obrigada.

    Thumb up 0
  133. Ainda não testei novamente, mas a pesquisadora da unisinos enviou essa resposta (verificar site concurseiros)

    “Bom dia!
    Lembrando que o soro dura 5 dias, conservado na geladeira; pode ser
    consumido por tempo indeterminado, sendo indicado tomar 100ml dia . O
    soro só não é recomendado para bebes que devem tomar leite materno ou
    nan.
    Algumas informações sobre o soro e sua preparação:
    Podes usar coalho ao invés do limão, mas não podes ferver o leite. A
    receita so soro é a mesma para fazer a coalhada então com o que sobra e
    não é utilizado pelo soro; podes fazer queijo, coalhada, ricota procure
    mais receitas na internete.
    Quanto ao tipo de leite e receita:
    Se tu tens e confias em algum distribuidor de leite in natura podes
    tomar que não haverá maiores problemas, caso tu não confies podes ferver
    mas alerto que o soro perde algumas propriedades com a fervura. Podes
    tentar outras leite em garrafa se não achares em saquinho tipo A ou B.
    Para a preparação do soro do leite não podemos ferve-lo, no máximo
    esquentar a 30 graus se o resultado não der certo ou tente outra marca
    de leite, pois o anterior pode ter algum produto que dificulte a
    separação do soro do leite (este é o motivo de não conseguirmos
    retirar o soro do leite dos leites de caixinha). Utilizamos o suco de um
    limão(sem água) para 1 litro de leite, acrescentar o limão no leite frio
    ou depois de aquece-lo um pouco. Relembrando então que o leite deve ser
    de saquinho tipo A ou B preferencialmente, o tipo C pode ser usado mas
    talvez tu não consigas o efeito vai depender do leite, não importando
    ser desnatado ou não. Estou a disposição para eventuais dúvidas, tenha
    um bom dia! “

    Thumb up 0
  134. Gostária de saber ,se posso fazer, sem usar limão ,simplesmente deixar coalhar o leite ou usar coalho ?

    Thumb up 0
  135. Sou m’edico oftalmologista e achei interessante a materia sobre o soro para a memoria e minhas duvidas sao iguais a muitas outras acima, pois segui a recedita e nao consegui o resultado. Perguntas:

    1 – So pode ser de saquinho?
    2 – Pode ser leite natural?
    3 – Tem que esquentar como o da coalhada?
    4 – Pode ser usado algum tipo de coalho?
    PS: meu teclado nao acentua por isto a grafia

    Thumb up 0
  136. Estou precisando muito desse soro para a memoria,mas infelismente tentei duas vezes e não consegui,comprei leite puro mesmo, de um sitio coloquei limão deixei 12h e ficou cremoso não saiu soro nenhum,o que eu devo fazer???
    Aguardo resposta…
    Muito obrigada.

    Thumb up 0
  137. Eu adorei a reportagem, estava mesmo procurando alguma coisa para melhorar a memoria.
    Mas gostaria de saber se posso fazer o uso do soro pois tenho colesterol alto?
    E se posso utilizar coalho para fazer o soro, e se terei o mesmo beneficio?
    O suco do limão indicado na reportagem equivale a quantos ML, pois existem limões de varios tamanhos?
    E se for possivel usar coalho, pode por gentileza dizer a quantidade por litro de leite?
    Eu nunca fiz queijo mas as receitas indicam que é preciso usar um tipo de acido, para fazer o soro será necessário tambem? Isto claro, se o soro fizer o mesmo efeito, (soro da memória).
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente.

    Thumb up 0
  138. Fiz o soro e não deu certo. O soro não se formou. Ficou com cara de leite. Usei leite integral orgânico, produção artesanal. Coloquei dois limões, porque com um só não deu certo. Tinha de fever o leite. E se fizer coalha, o soro se desprende? Poderia usar o soro da coalhada?

    Thumb up 0
  139. Olá!
    Na minha cidade só encontro um leite denominado “padronizado”. Estive em diversos supermercados e padarias, porém não encontro “A” e nem “B”. Esse leite “padronizado” não reage com o limão; após 12 horas está a mesma coisa. Não existe leite dos tipos A e B no mercado?
    Obrigado, aguardo retorno.

    Thumb up 0
  140. Dicas:

    1) O leite não pode ser de caixinha;

    2) O leite não pode ser homogeneizado;

    3) Pode-se usar coalho, em vez de limão;

    4) O Leite não pode ser fervido;

    5) Leites tirados diretamente da têta ou leites caipiras (que não tenham passado por processos industriais) são os melhores;

    6) Cuidado: existem “bebidas lacteas” em saquinho muito parecidas com “leite”.

    vamo q vamo tentar novamente…

    Thumb up 0
  141. Tenho uma dúvida quase igual a de uma pessoa de cima:
    O soro do leite, resultante da confecção de queijo branco, faz o mesmo efeito do soro produzido com limão, ao organismo? O que muda na composição dos dois soros? Os dois tipos de soro tem a mesma quantidade de proteínas?

    Thumb up 0
  142. Pessoal tentei fazer aqui em casa, contudo o leite não sofreu qualquer reação, após mais de 12 horas parado…gostaria de informações de alguém que tenha tentado e conseguiu extrair o soro.

    Grato!

    Thumb up 0
  143. Fiz 3 vezes, e não deu certo, usei o leite de saquinho tipo A, 1 litro de leite pra um limão, deixei fora da geladeira durante 12 horas e não funcionou. Na 3ª vez eu deixei por + – 20 horas e formou o soro, mas no intervalo de 4 a 12 horas não consegui, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

    Thumb up 0
  144. fiz ontem as 8 da noite
    nao fervi o leite,
    o leite era de saquinho,
    usei um limao, espremi
    coloquei o leite num vasilhame de inox, com o suco do limao
    hoje as 8 da manha, nao aconteceu
    deixei fora da geladeira

    onde errei, obrigado

    Thumb up 0
  145. Caros colegas,

    Depois de 4 tentativas… ufa!!!!!!!!!!! Deu certo!!!!!!!!.
    O soro deve ser feito em leite de saquinho (pode ser o tipo C).
    Após comprar o leite, vire-o numa jarra e deixe-o atingir a temperatura ambiente (não pode ferver e nem esquentar). Deixe atingir a temperatura ambiente naturalmente.
    Depois de atingir a temperatura, misture o suco do limão ao leite e deixe talhar durante 24 horas (para cada litro de leite, um limão). Detalhe: 1 litro de leite = 500ml de soro)
    Fiz com o leite em saquinho do tipo C da Batavo.

    abs

    kelvi

    Thumb up 0
  146. quero sabe se o leite q tira direto da vaca sem passa por qualquer processo pode ser feito o sorro, e tbem se pode por acucar, tem algum problema se passar de 12hs sem coagular ficando ate mesmo 24hs… obrigado

    Thumb up 0
  147. Boa tarde!

    Parabéns pela matéria! Como sempre excelentes, tenho gravado vários episódios. Na verdade meu comentário seria uma pergunta, parecida com
    a Nº 12. POSSO FERVER O LEITE ANTES ?

    Grato.

    Antero Guerra.

    Thumb up 0
  148. Gostei muito da matéria. Poxa interessante… será que para quem faz faculdade, ou estuda intensamente fará alguma diferença ou é só na velhice ????? Gostaria de saber se esse soro pode ser ingerido por criança também.Obrigada.

    Thumb up 0
  149. Pessoal

    Pelo que tenho observado por aí na internet, muitos têm feito o processo de acordo com o que foi descrito no artigo e na reportagem da Globo, mas não têm conseguido êxito.

    Leite em saquinho (tipos A ou B)… suco de 1 limão… descanso fora da geladeira por 4 a 12 hs… mas não coalha, não há a separação da parte líquida da sólida, não resulta naquele líquido semi-translúcido.

    Alguém tem alguma dica ou observação a acrescentar?

    Ajudaê, galera!

    Thumb up 0
  150. meu filho tem 8 meses, eu queria saber se ha problemas em dar este soro lacteo a ele, pois ele faz tratamento na ( a.a.c.d.) por ter dificuldade na apendizagem . obrigado.

    Thumb up 0
  151. quero saber se tiver pressao alta pode usar o soro ou quem tem colesterol alta tambem por favor me responda pois sou uma pessoa que esqueço demais as coisas e nao durmo direito

    Thumb up 0
  152. Sei fazer o soro a partir do processo de fazer ricota ou kschmier
    sem adicionar limão ao leite in natura deixar coalhar e após esquentar em fogo super baixo ou na beirada do fogão a lenha e a parte branca se separa,
    depois disso coar num pano.
    esse soro tem as mesma propriedades do exposto nesta reportagem?

    Thumb up 0
  153. PRECISO DESTA INFORMAÇÃO: O LEITE IN NATURA DA VACA PODE
    SER FERVIDO ANTES DE FAZER O SORO?
    olá…gostaria de saber se esse soro pode ser ingerido por crianças também.….obrigado

    Thumb up 0
  154. Fiz a receita com o leite fervido e quente, acho que deu certo.
    Moro num sítio e faço queijo de minas, por isso gostaria de saber se o soro do queijo feito com coalho serve? e se para fazer o soro tem que ferver o leite ou pode fazer com ele em natura, por favor me responda pois queremos fazer uso do soro. Obrigada

    Thumb up 0
  155. olá…gostaria de saber se esse soro pode ser ingerido por crianças também.
    e se o leite tem q ser fervido antes do processo….obrigado

    Thumb up 0
  156. Fiz 2 vezes e não deu certo. Da segunda vez até que coalhou, porém foi muito pouco, estou usando o leite B da Batavo chamado Top. Tenho algumas dúvidas: Pode ser esse leite? Preciso ferver? Pode usar coalho? Posso usar vinagre? Precisa ficar tampada a embalagem no periodo de descanso? Obrigado!!

    Thumb up 0
  157. Boa Noite, fizemos 5 litros de leite TIPO A de saquinho com o suco de 5 limoes Tahiti, cobrimos a bacia com filme de pvc, deixamos dentro do forno (desligado) por 15hs e nao deu certo.

    Thumb up 0
  158. PRECISO DESTA INFORMAÇÃO: O LEITE IN NATURA DA VACA PODE
    SER FERVIDO ANTES DE FAZER O SORO?

    Thumb up 0
  159. Amigo por favor tenho uma duvida…….Se comprar o Leite que é vendido direto do produtor ou seja, tirado na hora do animal….este leite serve para fazer o soro da memoria….se servir, ele é preciso ser fervido antes de fazer o processo do soro….muito obrigado…..espero anciosamente….abraçossssssssss

    Thumb up 0
  160. Gostaria de saber se o leite tem que ser
    fervido para ter a retirada do material branco?
    ñ entende muito bem esa parte …
    espero pela reposta

    Thumb up 0
  161. leite tipo C em saquinho dá certo ? pois a receita fala preferencialmente em “A” e “B”

    obrigado

    kelvi

    Thumb up 0
  162. Kelvi, o leite não posse ser de caixinha (UHT). Tem que ser o de saquinho que é apenas pasteurizado. Do contrário não funciona.

  163. também tentei fazer o soro da memória e não deu certo.
    leite A ou B só tem em caixinha.
    o único leite em saquinho é o tipo C.

    alguém pode me dar uma luz ?

    kelvi

    Thumb up 0
  164. oi porfavor quero saber um coisa sobre soro de memoria eu entendi como mass tem um pergounta sobre as recita hora de descanso de leite ele temque ficara fora da jeladeira 4houra ao 12 houras sem fervedo ou nao
    pf persiso de resposta obrigado

    Thumb up 0
  165. GOSTARIA DE SABER SE O LEITE DE SACO PODE SER FERVIDO ANTES DE FAZER O SORO OU PERDE ALGUMA PROPRIEDADE?

    Thumb up 0
  166. Lucia, o leite que tem ser A ou B de saquinho e não pode ficar na geladeira durante o “descanso”.

  167. Fiz o soro de leite com limão e não deu certo.
    1 litro de leite gelado de saquinho
    1 suco de um limão
    deixei descansar por + ou – 12 horas
    não teve aquela parte solida p/separar da liquida, onde errei
    por favor me oriente corretamente.
    Obrigada. Lucia

    Thumb up 0
  168. A matéria foi excelente,só ficaram umas dúvidas: Quem tem colesterol alto,pode tomar este soro? E quem tem tolerância a lactose,pode tomar também? Ele é muito calórico? Gostaria se fosse possível obter as respostas.
    Desde já,agradeço a atenção,

    Diana

    Thumb up 0
  169. Tenho 46 anos, vou experimentar essa receita. Assisti a matéria no Globo Repórter. Muito boa essa publicação pela Hypescience, assim como muitas outras já publicadas. Publicações, sempre de fontes qualificadas é que fazem a diferença neste site. Meus parabéns aos seus redatores e produtores.

    Thumb up 0
  170. este soro da memória não tem contra indicação nem mesmo para os potadores de gastrite ou úlcera?

    Thumb up 0
  171. Gostaria de saber se o leite deve ser fervido antes de colocar o limão?

    Thumb up 0
  172. gostaria de saber se ele serve para crianças? e apartir de qual idade? e quero saber se ele tem algum efeito colateral? obrigada desde já

    Thumb up 0
  173. Adorei saber que tem um o SORO DA MEMÓRIA.
    será que é so para pessoas mais velha?
    sou uma menina nova,que as vezes esqueço de algumas coisas,tipo os recados que tem que ser dado,as vezes alguns assuntos para estudar.Entao gostaria de saber se esse “SORO DA MEMÓRIA” é para todos.
    Obrigada pela atenção!
    gostaria de saber a resposta!

    Thumb up 0
  174. É muito interessante, a gente aqui do nordeste do brasil faz isso sempre, e o soro serve pra fazer novas coalhadas, além de muito gostosa, ainda é preventivo natural contra germes e bactérias que gostam tanto da flora normal da vagina.

    Thumb up 0
  175. Interessante!
    Pra acha q o gosto é ruim é só tomar Whey Protein, encontrado nessas casas de suplementos para atletas. Pelo q sei o Whey Protein é a obtenção soro do leite por filtragem.
    Pelo menos o gosto é melhor, hehe…mas é caro!
    O aminoacido triptofano que está contido no leite tbm é bom pra memória pq é convertido em serotonina, mas a q/de encontrada no leite é baixa.
    Talvez no soro do leite esteja mais concentrado, ou sei lá…rs

    Thumb up 0
  176. Preciso de algumas respostas sobre o soro da memória:

    1) O soro do leite, resultante da confecção de queijo branco, faz o mesmo efeito do soro produzido com limão? Para fazer o queijo, é usado coalho + o soro do dia anterior.

    2) Para fazer o soro, serve o leite in natura, sem ser pasteurizado?

    Thumb up 0
  177. Poxa interessante… será que para quem faz faculdade, ou estuda intensamente fará alguma diferença ou é só na velhice ?????

    Thumb up 0
  178. Isso tem cara de ser tão ruim que a pessoa que tomar ele jamais vai querer esquecer algo. :D

    Thumb up 0
  179. Achei muito oportuna a informação sobre os benefícios que pode nos proporcionar o “soro da memória”,são essas e outras informações que nos ajudam a superar nossas pequenas limitações.
    Obrigada

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
macaco-braco-robotico-g
Máquinas controladas pela força do pensamento

Muitos avanços na ár...

Fechar