Assista Stephen Hawking, Carl Sagan e Arthur C. Clarke conversando sobre o universo

Publicado em 18.01.2009

Encontrei este vídeo (abaixo), dividido em 6 pedaços e legendado, no Ceticismo Aberto. Nele você poderá assistir a algumas das mentes mais brilhantes dos últimos anos conversando sobre o Universo, Big Bang e alienígenas em um programa britânico exibido em 1988. Não se iluda, ele pode parecer de idade nostálgica, mas é possível que você tenha muito que aprender com ele.

Você vai entender porque os cientistas deduziram que houve um evento de natureza explosiva no início do nosso universo, entre muitos outros fatos interessantes. Eles chegam até a conversar sobre o conceito de Deus.

Um dos pontos altos é quando o repórter pergunta se as descobertas astronômicas irão acabar com os negócios dos astrólogos e Carl Sagan afirma: “Nada vai acabar com os negócios dos astrólogos”. Todos se racham de rir.

Outro aspecto interessante é que o Stephen Hawking, que tinha perdido a sua voz apenas dois anos antes, é o que mais faz piadas dentre todos, com sua voz robotizada.

Um dos fatos mais curiosos é que o entrevistado que está em piores condições de saúde, aparentemente Stephen Hawking, é o único vivo dos três hoje em dia. [Ceticismo Aberto]

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. Arthur C. Clark e Carl Sagan foram excelentes!

    Stephen Hawking melhorou muito suas posições “deterministicas”. Hoje ele aposta contra a descoberta do Bóson de Higgs (esteja certo ou não) e ainda por cima escreveu um livro como “O Grande Projeto”, onde ele critica quem acredita que uma “teoria de tudo” possa ser formulada para explicar completamente os fenômenos da Natureza, feito o Demônio de Laplace.

    Mas piorou com respeito a concepção de Deus, onde Carl Sagan brilhou como Einstein (aliás, Arthur C. Clark também!) e chegou ao absurdo total de “opinar” que o tudo veio do nada.

    Mas esse trio é explêndido! Não se verão outros por muito tempo ainda, infelizmente.

    Thumb up 6
    • Sobre o Bóson de Higgs, tem até mesmo uma materia aqui o HS que ele perdeu U$100 pela descoberta do mesmo, que pra mim foi bem engraçado essa situação, e realmente, o hawking apos avaliar varias teorias e certezas matematicas, abandonou seu intuito da Teoria M( A teoria do tudo), mas, foi uma exposição de ideias exelente!

      Thumb up 0
    • Só que o pessoal do LHC ainda não confirmou essa descoberta. Será preciso esperar não se sabe quanto mais tempo! Aqui no Hypescience há também um artigo comentando que surgiu outra partícula desconhecida que é uma espécie de “sombra” do Bóson de Higgs e outro artigo especulando sobre a existência de uma quinta força fundamental na Natureza!

      Tudo isso deixou bem bagunçado as “antigas” convicções de que a Física encontraria seu término com a descoberta deste bóson!

      Então, parece que Hawking “ainda” não precisa pagar seus 100 dólares, afinal! Mas é preciso esperar para ver.

      Thumb up 1
  2. Dói saber que dos três, dois já são história… mas que HISTóRIA!Os três são exemplos de grandes homens,de caráter, inteligentes e de humor refinado. Precisamos mais de seres HUMANOS desse porte.

    Thumb up 6
  3. Vídeo muito bom, mentes extraordinárias … pena que são tolos … não entendem nem de onde saem sua criatividade quanto mais iram entender Deus … kkk é mole …? A Ciência é ótima e eu gosto muito, em tentar entender tudo … mas com certeza mata a fé … toda fé seja no que for é mais sentida que explicada …

    Thumb up 5
    • Todos são tolos? Não sei porque ainda me revolto com comentarios do gênero, oras, se eles são tolos, logo você alega que você é o “esperto”, logo, você deveria estar nos videos respondendo as perguntas, eles foram humildes e sinceros em responder que não sabem, como foi dito, a ciencia é a unica entidade que se auto-corrige, diferente da religião e politica, e a prova definitiva que essa frase esta correta, é seu comentario, sem mais.

      Thumb up 21
  4. sem palavras, me sinto sair de uma boa licao de ciencia…eles falam bonito, sao brilhantes, estes sim tem um cerebro

    Thumb up 3
  5. Se eu tivesse uma taça com o nectar da imortalidade eu deixaria cada um deles tomar um gole, mas provavelmente eles não gostariam de viver para sempre, se os humanos pensarem bem, isto se torna ruim.

    Thumb up 18
    • o Stephen precisaria de uma semente dos Deuses tbm

      Thumb up 6
  6. Deus, a maior bobagem criada pelo pensamento e que deu e ainda vai dar muita grana. O ser um humano é uma partícula ínfima a se apegar ao que nunca exitiu. Por preguiça, medo, principamente este, acredita em qualquer coisa que lhe dê a sensação de que não está solitário. É muita tristeza e muita dor, ao dormir e ao acordar. Mas quem tem dinheiro não pensa em nada disso. Vai encontrar Jesus e promover bacanais com anjos hermafroditas. Falta uma ciência para esclarecer todo o compartamento imbecil do homem. Que no meio de trilhões de estrelas, o tal do deus escolheu esse cantinho para frutificar essa palhaçada. Deus existe então, somente para o planeta. as outras vidas existentes em infinitas galáxias!!!

    Thumb up 22
    • Campeão, você, que parece se afirmar cético o suficiente para não acreditar em Deus, uma coisa: ausência de evidência não é evidência de ausência. Não critique os cristãos, pois segundo estatísticas (já que vc gosta de trabalhar com ciência) eles estão com muito menos depressão e suicidando menos em relação a ateus – VIVEM MELHOR, iludidos ou não. Se é que vc entendeu. Falta de religião não significa ser forte para encarar reralidade e ser religioso também não quer dizer ignorância, pois fé não se discute. Preste atenção no seu ponto de vista – cresça e respeite adversidade.

      Thumb up 8
    • deixa quieto, chadi

      é bobagem e inútil tentar defender Deus num site de ciência… o que ocorre é que eles não conhecem o caminho do meio ! repare que Sagan não descarta a existência de Deus (fora do tolo e infantil conceito antropomórfico) e até diz que a ciência é – palavras dele – “profunda fonte de espiritualidade”

      seria bom que soubessem dosar ciência e espiritualidade – com certeza seriam seres mais evoluídos e iluminados… mas não se preocupe: mais cedo ou mais tarde acabam chegando lá

      Deus dá um empurrãozinho – rsrsrs

      Thumb up 7
  7. Ótimos vídeos!

    Deviam passar essas coisas na Tv Aberta, ao invés de BBB…[2]

    Thumb up 19

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ciclovia-t
Ciclista: Equipamento a laser garante ciclovia em todo lugar

Usando lasers fixado...

Fechar