Telescópio que procura novas formas de vida no espaço é reaberto

Por , em 1.09.2011

Você já ouviu falar no Instituto SETI? Significa Search for Extraterrestrial Intelligence Institute (literalmente, Instituto de Pesquisa por Inteligência Extraterrestre), e faz exatamente o que o nome diz: procura evidências de alienígenas no espaço. No último mês de abril, os telescópios foram inaugurados, mas fechados pouco tempo depois por falta de fundos. Agora, foi injetada uma verba de 30 milhões de dólares (47 milhões de reais) para que ele volte a funcionar.

Trata-se de um órgão fundado em 1984 na Califórnia (EUA), com grande nível de profissionalismo e parcerias com várias empresas mundialmente famosas, inclusive a NASA. Talvez isso explique como eles conseguiram uma verba tão substancial para construir o equipamento, batizado de Telescópio Allen. O financiamento do projeto, contudo, não é apenas interno: celebridades como a atriz Jodie Foster conseguiram levantar mais 200 mil dólares em doações (317 milhões de reais), que vieram de mais de 2.400 pessoas.

O Telescópio Allen, na verdade, é um conjunto de 42 rádio-telescópios que têm a missão de detectar outras formas de vida no universo. A renda levantada, segundo os líderes do projeto, é suficiente para manter o equipamento em operação no mínimo até o fim do ano. Para se manter depois disso, já há uma nova parceria. A força aérea dos EUA vai pagar ao Telescópio Allen para que ele detecte lixo espacial que possa atrapalhar o funcionamento de satélites. O projeto, portanto, arranjou um meio de se sustentar.

Jodie Foster sintetiza a importância que dá ao projeto: “O Telescópio Allen pode transformar ficção científica em ciência de verdade, mas isso só é possível se examinarmos ativamente o céu”. Nomes mais ligados à exploração do espaço, como o astronauta Bill Anders, também deram suporte financeiro à iniciativa. [BBC]

• Herik:

Por que tanta preocupação assim para encontrar vida? estão investindo pesado com o SETI, Kepler e outros programas como estes. O que eles andaram vendo para sair atirando para todo o lado em busca de vida? Meus questionamentos podem parecerem sem lógica ou com falta de conhecimento, mas eu realmente gostaria de saber o objetivo dessas buscas cada vez maiores.

• Vitor Bugulin:

Provavelmente nesta imensidão do universo tem vida inteligente,pra entrar em contato com eles só investindo em pesquisas.

• Matheus Andrade Rodrigues:

A Mensagem de Arecibo foi enviada pelo SETI. Anos depois, Crop Cicrcles apareceram em Chibolton. Seriam reais.
    Acho muito estranhos estes “Crop Circles”. São muito detalhados para serem feitos por pessoas comuns que só queiram se divertir. Mas porque um ser inteligente usaria símbolos se pudesse falar abertamente conosco?

• luar:

sim com certesa ha mas como olhamos so nas mesmas linhas dimencionais sera muito dificil de conseguirmos contactar com eles mas com o passar dos seculos concertesa teremos resposta do mundo exeterior respostas estas que podem passar despercebidos por pequenas ondas que nao captamos por nao conhecermos e por simplesmente so amontoar as letras e os numeros pois pensamos em sequêcias em linhas 0101010001011010111000 e assim por diante 00 01 e assim que pensamos que deve ser ou por um som grave ou um som agudo mas se vier em uma sinal de luz em uma frequencia altissima pansando em alta velocidade por nos que tambem nao conseguimos captar ai um campo interesante pode eles terem enviado o sinal a milhoes de anos e quando chegou ainda eramos muito atrasados ou ainda sermos, em relaçao a forma de sinal que enviaram uma coisa certa eles estao la.

Mas, por quê tanta certeza de que “estão lá”? Por que tanta certeza de que “mas com o passar dos seculos com certeza teremos resposta do mundo exterior”?

• Andy:

Bom senso meu caro, bom senso

Alguma pista que leva a esse bom senso? Esse bom senso não passa de mera intuição. “I want to blelieve”

• Canis Majoris:

Eu acho extremamente interessante, uso o Boinc desde 2009, programa integrado com o SETI, e também lembro-me do filme CONTATO de 1996 se n me engando do mestre Carl Sagan.

Pois é, nada a ver o SETI ter sido inaugurado em Abril.
    Mas Ailson, é justamente por só enxergarmos apenas um píxel que não há nada claro em tudo isso, ou tem alguma falha no meu raciocínio?
    Fato é que se espera que haja vida em outro planeta por que pelo tamanho do universo deve haver um outro semelhante ao nosso. Só não consigo entender por que se espera que em um outro planeta semelhante deve necessariamente também haver vida, já que por aqui ninguém ainda conseguiu explicar de forma plausível, concreta como tudo começou. Ciência costuma se basear em provas em laboratório, por que nunca conseguiram fazer a matéria inanimada se tornar viva através de reações físico-químicas naturais? Ainda que uma vida se originasse assim, ela seria então extremamente simples. E sendo extremamente simples seria então incapaz de nutrir-se, reproduzir-se… E assim, a grande coincidência, este fenômeno tão raro da origem natural da vida teria se limitado a um único ser, ou muitos que seja, mas todos incapazes de gerar decendentes. Acredite nesses milagres quem quiser, eu é que não tenho mais fé suficiente para crer nisso!

• Edu:

Acho bem que se procure vida para além de nós…. aliás até acho que toda a gente devia reflectir um pouco acerca disso, visto que num futuro próximo poderemos precisar destas informações, (para já abstractas), mas que tenho a certeza, como muita gente, que se tornarão concretas….. Conheço uma citação que diz que “A ambição é o refugio para o nosso fracasso”, mas neste caso, e particularmente neste caso,julgo com todas as letras que devemos ir em frente……. e já agora vou deixar outra citação tirada duma mente brilhante…..”grandes mentes discutem ideias, médias mentes discutem eventos, pequenas mentes discutem com pessoas”.

Já vi essa matéria a uns dias no céu noturno.

• Carlos Veiga:

A nossa casa chama-se planeta terra, no sistama solar e na via láctea.
    Tudo o que a ciência fizer para procurar vizinhos deve ser bem vindo.
    Um pequeníssimo erro de 3 zeros, doado por ( 2.400 pessoas ), nos EUA querem dizer milhões. Espero não estar enganado!…, e que o ocidente continue a liderar esta pesquisa.

• Ailson Borges:

Tá claro que não estamos sós neste imenso universo, afinal só conseguimos enchergar um pixel do universo

• burro:

Dinheiro e tempo perdidos,não há vida alién…Esse dinheiro poderia ser usado em benefício da humanidade…

• X:

E vc tem a sabedoria suprema pra afirmar que estamos sós no universo? Que metodos utilizou para comprovar isso? Um super telescopio feito em casa e olhou todos os planetas do univeso, um por um, ou usou seu disco voador particular para ir la?
      Muitas das coisas que utilizamos hoje, vem de tecnologias descobertas em experimentos como estes, é caro sim, mas estas futuras descobertas poderão trazer grandes beneficios paara a humanidade.

Você tem razão quanto ao mau uso de tanto dinheiro que poderia servir para coisas mais urgentes e mais dignas.
      Quanto a não haver vida extraterrestre é um chute sem sentido.

• Ozzy:

é burro mesmo!!!
      se nao investirmos em ciencia, e principalmente na expansão da nossa civilização para fora da terra a qualquer momento um asteroide ou outro evento pode terminar com TODA NOSSA CIVILIZAÇÃO!!!

A qualquer momento um asteróide pode terminar com toda a sivilização da Terra. Mano, cê tá falando de quê? Do Nibiru!?

• Anderson Luis Amaral:

Serio…vcs querem uma ajuda pra traduzir as noticias em ingles? Tem muitos erros em varios artigos! Eu estudei Fisica na Unesp quando morava no Brasil, e jah alguns anos resido resido na Irlanda e uso o Boinc, o programa do SETI desde 2008. Nao eh querer ser chato nao, mas as traducoes neste site estao terrivelmete erradas.

Ps: o Projeto SETI ainda estah parado…

• Tigre:

O google diz que 200 mil dólares é igual a R$320 999.979(estranho), a conta com a cotação mais recente (US$ 1 = RS 1,6) fica em 320 mil reais

200 mil dólares = 317 milhões de reais? Tem certeza?

• Ozzy:

vai ver dia 1º o real teve uma queda de quase 100% e no outro dia voltou ao normal!!

• Danilo Pablo:

huheuheue, acho que eles queriam dizer 317 MIL reais com a cotação da época.