Velhice começa aos 27 anos de idade

De acordo com cientistas, a velhice começa aos 27 anos, quando nossas capacidades mentais começam a definhar. O ponto mais alto de nossa habilidade mental é aos 22 anos. Então ela se mantém estável por cinco anos até começar a decair.

Para o professor condutor da pesquisa, Timothy Salthouse, os resultados indicam que os tratamentos desenvolvidos para controlar o envelhecimento mental devem ser iniciados muito antes, enquanto os sinais de esgotamento cognitivo ainda não estão tão visíveis.

“Os resultados mostraram que o início do declínio da capacidade cognitiva acontece entre os 20 e os 30 anos, mesmo em pessoas saudáveis” declara Salthouse.

O estudo contou com a ajuda de 2 mil voluntários, homens e mulheres, durante sete anos. As pessoas tinham entre 18 e 60 anos e deviam resolver quebra-cabeças, lembrar de histórias e de palavras e reconhecer padrões em números e em letras.

Testes similares são usados para diagnosticar outras dificuldades mentais, declínios ou doenças, incluindo a demência.

A pesquisa, que aconteceu na Universidade de Virginia, nos EUA, mostrou que nove a cada doze testes indicavam que o ápice da capacidade mental fora alcançada aos 22 anos.

A primeira idade, o marco, em que os “scores” começavam a baixar significativamente foi aos 27 anos.

No entanto, habilidades que exigem um conhecimento “cumulativo” provadas através de testes de vocabulário, ou então através de perguntas de conhecimento geral, mostraram-se crescentes até os 60 anos.

O número 27 é encarado por alguns como um marco negativo – claro, sem se basear em dados científicos – afinal, é a idade na qual muitos músicos famosos morreram. Dentre eles estão Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, Janis Joplin e Kurt Cobain. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)
Curta no Facebook:

24 respostas para “Velhice começa aos 27 anos de idade”

  1. Existe uma especie de ciclo na vida humana que se cumpre a cada 7 anos. Aos 21 recebemos nossa ultima das 3 ‘doses’ de juventude que nos mantêm geneticamente jovens por mais 7 anos. E sim, por volta dos 27, 28 anos tendo passado o efeito do ultimos ciclo: começamo a envelhecer.

    • Legal, no entanto, grandes alegações carecem de grandes evidências.

    • Você tem razão. “Os cientistas a que a matéria se refere, são cientistas do CÉREBRO”. A mente, como sendo uma coisa além do mundo físico, nunca foi provada e não tem por que a ciência se preocupar com esse tipo de alegação.

    • Aham… o difícil é explicar porque as lembranças “produzidas pela mente” vão pra caixa prego quando o CÉREBRO é danificado.

  2. Isso é mentira que com 27 anos começa a envelhecer estou agora com 27 anos e minha mentalidade está no auge,não sinto fraqueza,sou rápida no raciocínio.Não se desepere minha gente,até uma pessoa de 40 anos é jovem ainda.

    • vc dizer que sua mentalidade está no auge é no minimo falta de humildade.
      e quanto mais certezas afirmadas mais sinal de que talvez sua inteligência não seja bem inteligente, rs.

      além do que vc pode ganhar conhecimento até o fim da sua vida, mas a capacidade natural do cerébro começa a decair por pouco que seja aos 27.

    • Sim, muito jovem. A carreira dos atletas, ginastas, modelos entre outros, raramente chega aos 35. Isso é ciência, a verdade dói. Mas tbm não dá pra deseperar né? =)

    • Adriana, olha só. Babaquice é não admitir o que está em sua frente. O ser humano tem medo de morrer, portanto, tem medo de envelhecer.

      Você não aceitar não faz disso verdade.

      É fato. Quando fui estudar a possibilidade de operar a os olhos para melhorar a visão, o médico disse para eu esperar até os 28 anos, que ai sim não retornaria mais o problema de forma natural. Qual a conclusão, que até lá meu corpo está em progressão, depois disso é só envelhecimento.

      Não existe isso de pessoa para pessoa, você está se referindo a forma como se leva a vida, e não a questão biológica do corpo do ser humano.

      Pensa antes de escrever besteira, pois sem sentido dizer que depende de cada um.

      Abraços.

  3. Hm, e que tratamentos sao esses? (sobre os tratamentos para previnir a velhice mental)
    Exercícios de raciocínio como Soduko, por exemplo?

    Ah, lembrei que tem um teste num site japones para saber a idade de seu cérebro. O endereco é o seguinte:

    http://arteevicio.com/testes/teste-a-idade-do-seu-cerebro/#more-334

    A idade mínima é 22 e a máxima seria 130.

    Agora… Eu me pergunto se esse teste vale para pessoas que nao
    conseguem “captar” números e ainda trocar o lado esquerdo pelo
    direito como eu. Será que isso é algum tipo de síndrome?!

  4. Concordo que a memória possa estar mais ativa dos 18 aos 27.

    Agora já quanto aos aspectos como:
    -Definição de objetivos principais de vida
    -Aquilatação de valores
    -Tirar proveito daquilo do qual realmente gostamos

    Esses em geral passam a ocorrer após os 27 anos e daí aos 65 anos.

    Quanto à memória em si e agilidade para concluir, nossos computadores já nos superaram em vários aspectos

  5. Acho muito estranho porque cada vez mais com o passar do tempo me sinto até mais inteligente ou seja tenho mais capacidade de assimilar as coisas aprendo mais rápido tanto nos estudos quanto nas demais coisas.

    • Por esse motivo nas tribos o mais velho é o chefe, e não o mais jovem cara.

      Pensa, você acumula experiência, acumula conhecimento de sua vivência e estudos, mas não que fica mais inteligente, mas mais sábio.

      Abraços.

  6. Eu já tinha lido algo a respeito, e na prática, depois dos 27 anos, realmente senti uma diferença não em relação a mente, mas ao corpo, e as respostas aos exercícios físicos, até gostaria de saber sobre quando o corpo começa a envelheçer, se é mesmo aos 27 anos, ou se é mito, na prática senti, mas seria um caso a parte….não sei…mas…a minha mente está melhor do que nunca….

Deixe uma resposta