Vídeo: ilusão de óptica mostra bailarina virando para dois lados ao mesmo tempo

Publicado em 14.05.2012

Você talvez já tenha recebido por e-mail um gif animado que mostra uma bailarina fazendo um giro. A imagem geralmente é essa:

Algumas pessoas veem a bailarina girando para a direita. Outras veem a bailarina girando para a esquerda. Mas, se você fechar os olhos, der um tempo, espairecer a cabeça, vai notar que pode ver a bailarina girando para os dois lados (veja a ilusão aqui).

Um estudo online chegou à conclusão que a maioria das pessoas vê a bailarina para a direita (no sentido horário), mas quem a vê girando para a esquerda é mais propenso a conseguir reverter a direção do movimento e ver a bailarina girando à direita também.

O vídeo abaixo mostra a mesma ilusão de ótica, e foi criado pelo psicofisiologista Marcel de Heer. Ele descobriu que a silhueta de uma bailarina é idêntica, independentemente da direção em que ela está girando.

Por isso, aquele gif animado famoso torna possível que as pessoas vejam a bailarina girando para dois lados “ao mesmo tempo”. Assista:

Um “mito” que os e-mails divulgam é que a direção que você vê a bailarina tem a ver com o lado do cérebro que você usa mais: o hemisfério esquerdo ou direito. Se for o esquerdo, você é uma pessoa mais lógica, que gosta mais de matemática e ciência, conhecimento, é baseado na realidade, estratégico, prático e seguro. Já se você usa mais o direito, você é mais sentimental, imaginativo, gosta mais de símbolos e imagens, é crente, baseado em fantasia, impetuoso e assume riscos.

Porém, isso tudo é muito “nebuloso”. Ou seja, não é comprovado cientificamente. Primeiro, realmente algumas aéreas do cérebro são associadas com certas características de personalidade, e existem estudos que tentam relacionar nossas atitudes com aéreas mais ativas do nosso cérebro, mas isso não é “preto no branco”,ou seja, não é porque você vê uma imagem girando à direita que usa mais o lado direito do cérebro e é tudo aquilo descrito ali em cima.

O que é verdade, por enquanto, é que a percepção do lado para o qual a bailarina está girando varia de pessoa para pessoa. Heer explica que nosso sistema visual faz uma decisão rápida em um nível subconsciente sobre o sentido da rotação.

Se você assistiu o vídeo, viu que existem duas bailarinas girando para lados diferentes, e uma silhueta. Mas quando todas as bailarinas viram silhuetas, elas giram para o mesmo lado – estão sincronizadas. A razão para isso acontecer ainda será objeto de pesquisas futuras.[NewScientist, DailyTelegraph]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. A Natasha Romanzoti é muito gata, vou falar só isso por enquanto sou novo por aqui depois faço comentários sobre as matérias.
    Mas não poderia deixar de falar sobre ela.
    É isso.

    Thumb up 2
  2. Bem ,eu consigo ver ela mudando constantemente de rotação. O que eu acho, é que na realidade, ela muda aleatíriamente de sentido de rotação, pois eu fiquei olhando direto, sem fechar os olhos, ou tentar olhar co a visão periférica, apenas fixei. eu percebi que de tempos em tempos ela muda de direção, às vezes bem rapidamente e retorna logo à direção anterior. outras vezes fica um bom tempo, tanto no sentido horário, quanto anti horário. sendo assim, ou eu tenho pleno dompinio de ambos os hemisférios do meu cérebro, ou esse teste não passa de um embuste. O que vocês acham?

    Thumb up 4
  3. Por mais que eu tente eu nunca consegui olhar diretamente para a imagem e vê-la girar no sentido anti-horário. Somente consigo vê-la girar nesse sentido se desvio o olhar, olhando-a pot cima.

    Thumb up 3
  4. Anatomicamente, nosso cérebro é dividido em dois hemisférios (esquerdo
    e direito) e cada um deles é responsável por controlar os movimentos do lado
    oposto do corpo. Essa característica de dominância cerebral é chamada de
    lateralidade do cérebro. No caso da bailarina, a lateralidade do nosso cérebro irá regular a percepção de qual direção veremos o movimento dela. Tudo é questão de percepção

    Thumb up 1
  5. Por causa dos nossos hábitos, acho que se olharmos várias vezes veremos, na maioria delas, a bailarina girar para a direita. Não sei se o fato de ser destro tem a ver, mas nós lemos e escrevemos em direção ao lado direito, as fotos de rostos em produtos e publicidade costumam estar mais a esquerda com olhar pra direita, jogos eletrônicos sempre rolaram a tela para a direita, tal como windows, internet, menus a esquerda que em seguida abrem a direita, etc. Por isso acho que quando vemos o movimento é mais fácil assumir para a direita…

    Mas tem também a casualidade. Dependendo da posição que você começa a ver o vídeo, é mais fácil perceber o giro pra um do lado do que pro outro.

    Thumb up 1
  6. Depende, se ela estiver de costas, entao gira pra direita, se estiver de frente pra mim, ela gira pra esquerda. O truque é esse?

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
uisque_copos
Uísque com energético? Sim ou Não?

Afinal é correto mis...

Fechar