O impressionante movimento de estruturas em uma célula vegetal: vídeo

Publicado em 12.03.2013

O vídeo acima é um timelapse microscópico que mostra o movimento das organelas dentro de uma célula vegetal.

Organelas são pequenas unidades, órgãos, dentro de uma célula, e executam funções específicas como, por exemplo, construir proteínas. Elas são vistas no filme como pequenos corpos movendo-se ao longo de finos microtúbulos, que são parte do citoesqueleto da célula.

O citoesqueleto é uma rede de fibras proteicas que envolvem e fornecem apoio estrutural à célula, e criam caminhos pelos quais as organelas podem ser movimentadas para os locais em que são necessárias. Dentro das células vegetais, os microtúbulos são ligados a membranas que envolvem o núcleo da célula (no centro, à esquerda).

A célula filmada é do pelo de um estame de uma Tradescantia. As organelas e túbulos estão visíveis devido a iluminação de contraste de interferência diferencial. Seu movimento foi acelerado no vídeo, pois normalmente é bem mais lento.

Heiti Paves, autor da filmagem, já participou de vários concursos e fotografia na área da ciência, como o Small World da Nikon.

Autor: Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

  1. Muito interessante, ja fazia tempo que não assistia a um vídeo tão interessante. Não sei se tem, mas gostaria que houvesse mais vídeos como esse, explicando o funcionamento das células(em português)sua função, estrutura e outras informações.

    Lembro que o hypescience exibiu um vídeo de uma célula de defesa(não sei se é humana) perseguindo e fagocitando uma bactéria.

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
1
Engenharia genética: 10 casos insanos

Para melhor ou para ...

Fechar