10 Incríveis casas na árvore

Por , em 13.06.2011

Relembre sua infância apreciando essas 10 construções maravilhosas, que souberam aproveitar o melhor do meio ambiente e fizeram das amigas árvores uma moradia criativa:

1 – Residência Wilkinson

Robert Harvey Oshatz é o arquiteto responsável por essa magnífica construção, provavelmente a casa na árvore mais legal que você já viu. A residência Wilkinson enfeita a paisagem arborizada de Portland, Oregon, EUA, e faz todo mundo ter pelo menos uma pontinha de vontade de viver numa árvore.

2 – Casa “Pernas de Aranha”

Essa casa é de um fabricante acostumado com residências em árvores, a empresa alemã Baumraum. Ela fica em um espaço de exposição/parque de diversões, e saúda os visitantes com seu corpo curvilíneo empoleirado em pernas super finas estilo “aranha”. Além da forma inusitada, possui um monte de outros recursos interessantes.

3 – Casa de chá

O professor de arquitetura japonês Terunobu Fujimori construiu seu sonho de infância no jardim de seu pai em 2004: uma casa de chá nas alturas.

4 – Restaurante na árvore

Esse restaurante fica em Okinawa, Japão, no topo de uma árvore Gajumaru, cerca de 6 metros acima do solo. Infelizmente, não é uma árvore Gajumaru de verdade, e sim de concreto. Os clientes tem que entrar em um elevador no interior do tronco para alcançar o restaurante.

5 – Casa de pau-brasil

A “Yellow Tree House” é obra da empresa Pacific Environment Architects, e foi construída em torno de uma árvore pau-brasil que tem mais de 40 metros de altura e 1,7 metros diâmetro na base. Localizada ao norte de Auckland, Nova Zelândia, a estrutura é feita de ripas de plantação de álamos e tem iluminação natural ampla por toda parte.

O restaurante na árvore foi construído como uma promoção de marketing. O conceito de construção de uma casa na árvore em um pau-brasil é bastante desafiador e exigiu uma série de consultores para obter recursos e autorização, e construí-la no tempo limitado de quatro meses. O projeto é uma forma oval orgânica envolvida em torno do tronco e estruturalmente amarrada com um arranjo circular. O restaurante tem cerca de 10 metros de largura e mais de 12 metros de altura. A cozinha e os banheiros estão no chão. Ele tem a capacidade de ocupar 18 pessoas com todos os confortos, tais como bar, solidez estrutural e vistas desobstruídas para um vale.

6 – Casa espacial

Essa casa na árvore, construída pelo japonês Takashi Kobayahsi, tem o propósito expresso de se comunicar com o espaço exterior. Como um farol brilhante entre as copas das árvores, é fácil imaginar a cúpula obtendo sucesso em sua missão de fazer contato com a vida alienígena.

7 – Casa “Ilha de Madeira”

Essa casa em Washington é suportada por uma única árvore. O engenheiro Jake Jacob e sua equipe a fixaram no tronco com uma série de anéis. Ela pousa sobre a árvore, e não é pregada nela. A árvore pode se mover com o vento, e a equipe não queria retirar essa sua capacidade.

8 – A maior casa na árvore

Horace Burgess criou uma casa tão perto do céu quanto poderia ser: com cerca de 30 metros de altura, a construção se apoia num carvalho de 24 metros de altura e 4 de diâmetro. Seis outras árvores sustentam a casa. A maioria de seus materiais são pedaços de madeira reciclados. A casa tem 10 andares. Horace nunca mediu seu tamanho, mas estima que tenha cerca de 2.440 a 3.660 metros quadrados. Ela é feita de mais ou menos 258.000 pedaços de madeira. Horace acredita que gastou cerca de 19.000 reais no projeto.

9 – Casa na árvore Peter Lewis

Qualquer criança do Maine, EUA, gostaria de ter a casa na árvore de Peter Lewis em seu quintal. E não admira: ela tem uma ponte levadiça e duas escadas em espiral. Melhor de tudo, ela flutua a 6,4 metros do chão. Peter Lewis, porém, não é criança, e sua obra-prima – uma boate de dois andares pendurada em um pinheiro branco – tem pouca semelhança com as casinhas infantis. O clube é mantido no ar por um sistema de suspensão, vigas e juntas de encaixe atestam sua solidez e janelas de isolamento bem como um fogão de queima de carvão garantem diversão durante todo o ano, mesmo no gelado Maine.

10 – Casa sem árvore

Há sempre um lugar para diversão e frivolidade na arquitetura. David Rasmussen, especialista em casas em árvores, projetou e construiu essa “casa de árvore” com colunas como principal apoio, uma vez que as árvores da propriedade não são fortes o suficiente para aguentarem a construção.[Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

40 comentários

  • Revson Albuquerque:

    muito lindas,queria uma dessa aqui no quintal !

  • sergio parrode:

    adorei todas sou um apaixonado por casas na arvore pois tenho uma maravilhosa construida numa copaiba de mais de 200anos com mais de 500m de area constrida com 3 pavimentos totalmente integrada com a arvore e sob ela fica em goiania proxima ao pq atheneu bjs

    • ablokplus:

      Voce aluga essa casa?
      Estou procurando uma aqui em Goiania. Se caso souber, gostaria de alguma indicacao.

      Atenciosamente,

  • ana julia:

    eu achei essas casas bonitas mais ñ siguinifica que são seguras algum dia pode cair eo dinheiro perdeu

  • Mayara:

    êh vontade de ter uma casinha dessa pelo menos não iria precisar pagar aluguel.

  • malu:

    ameiiiii!!!!!!

  • claudemir da silva:

    são casas estilosas e principalmente natural gostaria de morar em uma dessa bem no alto de uma grande arvóre numa floresta para fugir do caos urbanos

  • josuel:

    os adoradores da natureza são mesmo contraditórios.querem preservar as árvores agredindo-as,sufocando-as?que loucura é essa?

  • Gp do brasil:

    Questâo de gosto ninguem se discute,eu se pudece faria uma em plena floresta amazonica e viveria com minha familia longe das cidades grande
    teria paz segurança e viveria em plena armonia com a natureza…

    • Garcia da Montana:

      Se tu um dia for por isto em pratica .não se esqueça dos repelenters de insetos

  • Guilherme Euripedes:

    Perai…o cara da casa 8 disse que gastou cerca de 19 mil reais?

    Pra que me matar construindo uma casinha se eu posso construir uma mansão com 20 mil reais? O_O

    • Maria Emília:

      Me diga como construiria uma mansão com 20 mil reais, também quero.

    • berf:

      O meu filho ele tah dizendo q o cara da 8 construiu uma mansao com 19 mil reais e que nos se matamos para construir uma casinha

    • Rafael:

      hj em dia manda fazer um armario, só a fórmica dele ja é uma fortuna… 19 mil se faz um armarinho embutido hj em dia!

  • Roneide P. de Gois:

    Achei incrível essas casas nas árvores, nunca vi nada igual é sempre bom saber que existe de verdade casas nas árvores,pois já tinha ouvido falar de casa em árvore, mais não tão real e perfeita como essas.

  • DEMOLIDOR ALVIVERDE:

    galera que legal adorei todas ,muito lindo e notamos que temos uma criança dentro de nós porque da uma imensa vontade de subir lá e contemplar a visão do ambiente e curtir a natureza
    adorei isso, bela materia
    valeu

  • LOVE:

    Enquanto pessoas não tem casas para morar outras fazem casas na árvore enormes como essas, falta de humildade! 🙁

    • Maria Emília:

      Nada a ver, se fosse por isso, ninguem poderia fazer casa grande e boa…..

  • Elizabeth:

    Ah, não dá para comparar essas “casinhas” com a da minha infância… rsrsrs.
    A nossa tinha pouco mais de 2 m², tinha que subir escalando a árvore e nem mobília tinha… mas era muito legal brincar lá.
    Essas casas da matéria são muito legais, hoje até gostaria de ter uma dessas, mas na minha infância o legal foi a gente mesmo construir nossa casa na árvore.

  • santinha:

    bom se um dia acabar o cimento coitada das arvores;;;;;

  • Mercedes:

    Gostei da 1 e da 10! Genial!!!

  • ISG:

    Qual é, a 8 parece uma favela. Dá até vontade de por fogo.
    A 1 é linda e o restaurante é bacana.

  • Flor de Lis:

    Adorei a 8…. será q dá pra alugar??

  • Ju:

    Quero morar na 1°!

  • nyara:

    A 1° é linda!!!
    Amei o restaurante 4.
    E a 8° é mto massa!

  • Alessandro:

    Muito interessante essas casas, apesar de serem um pouco artificiais, misturando ficção com realidade. Concordo com o questionamento do colega ERTO, pois as construções estariam sujeitas ao crescimento ou queda das árvores devido ao seu processo natural e ciclo de vida, o que resultaria em danos visíveis, principalmente quanto ao crescimento das árvores. Mas vale a pena ver um sonho realizado, por mais que ele seja supérfluo e sem noção.

  • Junior:

    Vou serrar um pouco os dois pés da número 3 e comprar p minha sogra…Aí posso dizer que minha sogra caiu do céu…kkk

  • kiddo:

    muito legais… eu moraria numa boa na primeira !

  • Tereza:

    Eu adoraria brincar nas casas 3 e 6!
    Pena que no Brasil as casas são de árvores: palafitas e afins…Mas, de qualquer maneira, é divertido pensar que há pessoas que preservam o meio ambiente e desfrutam dele com consciência e não só veem nele uma forma de sobrevivência desmedida.

  • eduardo:

    legal se vai um lenhador desavisado e corta a árvore…. kkkkkk….

  • Erto:

    Alguém pode me explicar como funciona essas construções, já que a árvore está sempre crescendo e com isso abalaria a estrutura fixa não?

    • Victor:

      as arvores escolhidas não crescem de uma forma que interfira nas construções, pois crescem somente na pontas e nas raizes…
      Tanto que marcas de coração nas arvores nunca descem ou sobem, continuam no mesmo lugar… felizmente/infelizmente heheh

  • JUCABALA:

    Faltou um exemplo do Brasil http://msgteresa.wordpress.com/2010/11/08/uma-casa-na-arvore/

    • Maria Emília:

      É VERDADE, ENTREM NO SAITE. MARAVILHA.

  • jair pirce:

    Evitem traduções levianas. Redwood não é pau-brasil…

  • JANIO:

    Vou fazer uma casa assim para minha sogra….

    “Longe do chão!”

  • hanna:

    tenso

  • Natália Cristina:

    Não é uma casa na árvore , é uma mansão.

    A 8 parece casa de filme de terror.

  • Silvio:

    Ö gostei do restaurante na arvore,se eu morasse la eu iria todo os dias a esse restaurante…. shuashua

  • Adolfo:

    a 8 ta muito legal

Deixe seu comentário!