10 formações de gelo e neve que parecem arte

Por , em 15.01.2018

Em regiões onde neva, ou onde as temperaturas são baixas o suficiente para criar belas formações de gelo, verdadeiras obras de arte podem ser desenhadas pela natureza.

Enquanto essas inesperadas criações são de fato lindas, o gelo também pode ser muito perigoso e até mortal. O inverno rigoroso causa muitos acidentes, desde estradas escorregadias até tempestades fortes de granizo.

Da segurança do verão brasileiro, no entanto, podemos nos contentar com observar imagens impressionantes de formações diversas, influenciadas por fatores que vão desde umidade e temperatura até velocidade do vento, gerando resultados extremamente diferentes:

Lago Baikal


Esse lago do sul da Sibéria, na Rússia, é responsável por 22% a 23% da água doce de degelo do planeta, e considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Foto de Alexey Trofimov.

Bolhas congeladas


Essa é uma criação humana, feita com a ajuda do clima. Após a previsão do tempo anunciar temperaturas de menos 9° C a menos 12° C em Washington, nos EUA, a fotógrafa Angela Kelly decidiu aproveitar o frio inesperado para fazer bolhas de sabão com seu filho, enquanto as clicava à medida que congelavam e derretiam.

Farol congelado


O farol do lago Michigan, nos EUA, congelou no inverno passado. A visão parece quase inacreditável, não é mesmo? Foto de Thomas Zakowski e Tom Gill.

Flores congeladas


Essa foto foi feita por João Paglione, como resultado de uma tempestade de neve em Atlanta, nos EUA, em janeiro de 2005.

Lago McDonald e Lago Abraham


Esses cliques são do fotógrafo Phillips Chip. À esquerda, uma imagem feita ao pôr do sol no Lago McDonald (EUA), enquanto o artista literalmente assistia essas folhas de gelo congelarem. À direita, bolhas congeladas fotografas no Lago Abraham, no Canadá.

Teia congelada


Essa foto incrível foi clicada por Robert Felton em 2013.

Árvore congelada


A fotógrafa desta imagem literalmente se machucou por ela. Svetlana Kazina passeava pelas margens do Lago Teletskoye, na Sibéria, quando notou a frágil e bela árvore de gelo. No caminho de volta, escorregou nas rochas congeladas deslizantes, mas considerou seu clique perfeito um bálsamo para seu joelho dolorido.

Gelo na cerca


Essa imagem de autor desconhecido é um belo retrato de uma árvore, de ângulo gelado diferente.

Pinheiros brancos


Cindi Girard é a autora dessa bela foto de pinheiros congelados.

Macieira congelada


Essa imagem de Thomas Zagler mostra água congelada em temperatura fria (abaixo de 0° C) nas flores de uma macieira. [BoredPanda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (24 votos, média: 4,79 de 5)

Deixe seu comentário!