10 lugares que você não deve conhecer antes de morrer

Por , em 29.03.2010

Essa não é uma lista de destinos imperdíveis e sim daqueles que devem ser evitados. Talvez algum leitor tenha a estranha mania de conhecer lugares bizarros, mas estes destinos estão além do bizarro. Confira 10 lugares que você não deve conhecer antes de morrer:

10. Grande faixa de lixo do Pacífico
lugar perigoso

É uma grande lixeira flutuante no meio do oceano Pacífico. Sua área é maior do que a do estado do Texas, nos EUA – embora não tenhamos uma área exata (porque, além de ser flutuante e estar sobre o mar, seu tamanho aumenta todos os dias e grande parte de seu conteúdo está sob a superfície ). As atrações turísticas são uma enorme quantidade de plásticos, lodo químico e outras nojeiras que ficam acumuladas no lugar por causa das correntes marítimas.

9. Ilhas Izu
lugar perigoso

Localizadas no Japão, as ilhas Izu são um grupo de ilhas vulcânicas formadas de duas cidades e seis vilas. Como são vulcânicas, normalmente as ilhas são impregnadas com o cheiro de enxofre (que, nessa quantidade, fica extremamente parecido com o cheiro do pum do seu irmãozinho – só que aumentado em umas mil vezes). Recentemente, em 2000, os residentes das ilhas foram evacuados por perigo de erupções, mas retornaram alguns anos depois.

8. A porta do Inferno
lugar perigoso

Enquanto cavavam no Turcomenistão, geólogos encontraram, acidentalmente, uma caverna cheia de gás natural – isso em 1971. Com medo de um acidente de vazamento de gás, os cientistas colocaram fogo na caverna, esperando que isso fizesse com que o gás sumisse. O problema é que a caverna vem queimando desde então.

7. Os jardins venenosos
lugar perigoso

Localizado na Inglaterra, o Alnwick Poison Garden possui apenas plantas venenosas que podem matar. Ele conta com variedades comuns, que crescem em nossos jardins, até os tipos mais raros de plantas venenosas. Entre elas estão beladona, tabaco e mandrágora – e, atrás das barras, por razões óbvias, são encontrados maconha e coca.

6. Mina de Asbestos
lugar perigoso

Lá são encontrados minerais como o silício, que são muito valiosos, mas que causam câncer. Minas desse tipo são tão perigosas que foram proibidas na Europa. Mas, para aqueles curiosos (e corajosos) o suficiente, ainda há esse tipo de mina, como no Canadá.

5. Ilha Ramree
lugar perigoso

A ilha é, basicamente, um enorme pântano de água salgada, localizada em Burma, com habitantes nada simpáticos – os crocodilos de água salgada, os mais perigosos do mundo. Também é o lar de mosquitos da malária (e da própria malária) e de escorpiões venenosos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi palco de uma batalha. Dos mil soldados japoneses que entraram no pântano apenas 20 saíram com vida – e tudo isso por causa dos crocodilos e da malária.

4. Estrada de Yungas
lugar perigoso

Também conhecida como “o caminho da morte”, ela fica na Bolívia, a 69 km de La Paz. Ela é conhecida por ser extremamente perigosa e aproximadamente 300 pessoas morrem nela todos os anos. Para dar um ar ainda mais macabro à estrada, cruzes onde aconteceram acidentes fatais estão espalhados por sua extensão. Digamos que se seu carro ficar desgovernado e você cair para fora da estrada, a queda não será pequena – no mínimo o tombo será de 600 metros.

3. Vulcões de lama do Arzebaijão
lugar perigoso

Em 2001 a atividade vulcânica no mar Cáspio criou uma ilha completamente nova. Mas o Arzebaijão, que possui uma costa banhada por esse mar, não possui um vulcão sequer – não, pelo menos, no sentido comum da palavra. Lá existem os vulcões de lama (centenas deles), que não são perigosos na maior parte do tempo. A cada 20 anos, em média, um deles explode com uma força incomum e atira chamas para todos os lados e centenas de metros para cima. Em uma erupção as chamas podiam ser vistas a 15 km de distância do vulcão. Pelo visto nem sempre os banhos de lama são muito saudáveis.

2. A zona da alienação
lugar perigoso

Localizada na Europa Oriental, a zona da alienação é um raio de 30 km traçado ao redor da área afetada pelo desastre de Chernobyl. Milhares de residentes, na época, recusaram-se a ir embora ou então voltaram para a área posteriormente. Essas pessoas foram morrendo progressivamente e agora restam apenas cerca de 400 pessoas morando na região.

1. Ilha da Queimada Grande
lugar perigoso

Esse é um destino nacional. A ilha fica no sul de São Paulo e é praticamente intocada pelos humanos – por ótimas razões, diga-se de passagem. Cientistas acreditam que lá vivam cerca de cinco cobras por metro quadrado. Se as cobras nativas não fossem venenosas o cenário não seria tão ruim, mas as habitantes são as Víboras Pit, responsáveis por 90% das mortes por mordida de cobra no país. O lugar é tão perigoso que você precisa de uma permissão do governo para visitar. [Listverse]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

92 comentários

  • grasisuperstar:

    pra Bolívia eu até iria….achei lindo aquela estrada no alto das montanhas….O pior sem dúvida é o lixo no pacífico que não deveria existir

  • Thadeu Paula:

    Pra quem tiver curiosidade… no Google Maps

    Derweze (porta do inferno)
    Estrada de Yungas
    Ilha Ramree
    Roda gigante na zona de alienação
    Vulcão de Lama
    Ilhas Izu (Oshima)

    • Bruna Paiva:

      O carro do Google não se garantiu em passar pela estrada de Yungas, hehe.

  • Reis Gonzaga:

    esqueceram de falar sobre as 2 maiores capitais do país, a periferia.um estranho q chega a um lugares desses na periferia, tem no mínimo 50% de chances de ser: assaltado,estuprado ou até ser morto.

  • Jonathan:

    Olha que solução maravilhosa, joguem todo o lixo do pacífico na porta do inferno … pronto, 2 coelhos com uma caixa d’água só!

    É claro que vai criar o problema dos gases, mas isso são outros 500!

    Parbéns, bem legal a matéria.

    • pingo Lalarilala:

      Boa idéia Jonathan, receba a minha salva de palmas, rápido, ecológico, econômico, simples. Só tem o problema dos gases, mais como usted mesmo disse; isso são outros 500, nada a ver algumas centenas de milhares de pessoas morrerem por isso kkkkkkk.

    • Yan DeMolay:

      Acho que seria uma boa ideia. Porém toda ideia tem que ter complementos. O governo de todos os países doariam dinheiro para a construção de um tubo com 5 vezes o raio da Porta do Inferno e com altura suficiente para chegar na lua, e uma porta para jogar o lixo do pacifico dentro, assim os gases iriam para a lua e não causaria problemas para a Terra(até a gravidade resolver puxar os gases de volta), problema dos gases teoricamente resolvido.

    • Guilherme Martins:

      O correto é: DOIS COELHOS COM UMA CAJADADA SÓ! CAJADADA parece ser algo do tipo “porretada”.

  • Luana:

    Olá!!! Sua matéria, foi publicada hj no site do Yahoo.

    Gostei muito.

    http://br.noticias.yahoo.com/fotos/os-10-piores-lugares-para-passar-as-f%C3%A9rias-1323468922-slideshow/a-porta-para-o-inferno-photo-1323468868.html

  • Pedro:

    O Triangulo Das Bermudas devia estar ai ne?

    • Leandro Pereira:

      Cara, dizem que a região é absurdamente lindas, mas não são boas de voar. Acho que não entraria ai né

  • Sandro:

    A solução não é tirar do planeta e colocar no espaço, pois estaria resolvendo um lado e piorando o outro, o mais certo é reciclar rsrs. e sobre a matéria muito boa parabéns!

  • Gasparzinho:

    Daqui a pouco, do jeito que a coisa anda, o Rio de Janeiro tb tá entrando nessa lista.

  • k:

    Nossa eu queria muito conhecer aquele buraco em Darvaza!

  • champoski:

    eu kria i na porta do inferno

  • Natália Cristina:

    nuss… aquela ilha de izu é sombriiaa…
    os outros são perigosos mas deus mi livreee!
    parabêêns”

  • SAID MATOS:

    OS LUGARES NEN SÃO TÃO MACABROS!

  • Principe Encantado:

    Caramba tenebroso mais tem muitos que poderiam ir para A porta do Inferno kkkk
    Abraços forte

  • Cecília:

    Faço questão nenhuma de conhecer,mas o Caminho da Morte na Bolívia é tão bonito,todo arborizado.
    Bjos

  • Bruno:

    Belo post porém, só uma pequena correção.
    Na foto 06 (mina de Asbesto), existe alguns erros bem peculiares.
    Nessas minas não é escavado silício e sim minerais como a CRISOTILA, TREMOLITA entre outros pertencentes ao mesmo grupo.Nestes minerais, é possivel extrair o asbesto, conhecido popularmente como AMIANTO.
    O asbesto tem aparência fibrosa e a inalação por vias aéreas causa várias doenças, mas a mais conhecida é a ASBESTOSE que não CÂNCER. Quando inaladas, essas fibras alojan-se nos pulmões causando inflamação e leões que com o tempo comprometem o funcionamento dos mesmos.
    Novamente, parabéns pelo post.

  • Jonathan:

    Simplismente igual!!! ao Call Of Dutty ahusahsuhahusauhsa
    refizeram perfeitamente, muito bom!

  • Jhonata Ferreira:

    Eu gostaria de saber se tem alguma pessoa aqui que ja jogou o call of duty modern warfare 4??
    Porque a foto 2 (zona da alienação) é igualzinha a uma das fazes do jogo!!!
    kkkkkkk

  • Jhonata Ferreira:

    José nilson. Caraca, esse josé nilson é muito tosco.
    O mundo em que vivemos nao é um mar de rosas meu chapa, essa é a realidade que deve ser mostrada mesmo!!
    Parabens pela materia Hyper…

  • manu:

    caraca esses caras é tudo loko de posar pras fotos q vcs estão vendo!

  • Amanda:

    caraca!!!! fiquei com mais medo daqueles japoneses com aquelas roupas de época nas ILHAS IZU que da simples ideia de haver vulcões por lá e das cidades cheirar a pum…rsrs
    …e aquela ZONA DA ALIENAÇÃO me faz imaginar portas rangendo,velhos doentes,pessoas palidas e pouco comunicativas e comidas com odores estranhos…

  • PEDRO ÂNGELO NOLLI:

    É SÓ PENSAR UM POUCO BEM POUCO, QUALQUER NAVIO MOTORIZADO PODE MUITO BEM ATRAVESSAR ESSA ILHA DE
    ENTULHO (LIXO) E ONDE QUIZER BAIXAR UMA CANOA PARA SE OBTER UMA OU MAIS FOTOS. PARABÉNS PELA REPORTAGEM É MUITO INSTRUTIVA.

  • Marcos:

    Vou começar uma campanha para mandar os políticos para estes locais ! Só não sei se os locais vão querer este tipo de lixo por lá !
    Quanto aos comentários, muito bons – por isso gosto deste site !
    Abraços a todos.

  • Lucas:

    Cara tb quero conhecer alguns desses lugares, gosto de um pouco de caos, primeiro a zona de alienaçao pq aquilo parece cenario de filme de terror, ilha ramree seria legal, sou louco por aventuras e adrenalina!!!

  • jose nilson:

    edite-se o oposto, ou seja os dez lugares mais bonitos do mundo e que voce deveria visitar a qualquer tempo, exclua-se o antes de
    morrer que é muito apocaliptico.

  • Italo:

    Kleber, sua mãe é centífica!
    [2]

  • claudio:

    Aquela caverna é a porta do inferno,então a terra é oca mesmo,pois se for possível entrar nela e ver até onde vai dar, constataremos que le dará em Brasília,nos porões do congresso nacional, e os nossos ilustríssimos senadores e deputados peidam aqui no cerrado brasileiro e o gás deles sai lá na boca dessa caverna… É muito triste saber que isso é verdade.

  • Edil Dassy:

    Muito interessante e educativo… Abre os olhos de muita gente por ai para questõs diversas…

  • Walther:

    Gostei! Mesmo tendo uma pequena falha, nem tudo são flôres! Só a coisa bonitinha, o bichinho fofinho, a paisagem mais linda, não dá… he he
    Essa list daria para ter pelo menos umas 100 fotos, existe lugar tenebroso à beça por aí… Quer um exemplo? Tenta entrar em uma caverna com excrementos de morcegos a 1,5m de altura, posso dizer, é horrível!

  • Daniel:

    A primeira imagem não é do Pacifico, é o rio Citarum, na Indonésia.

  • marcos:

    cara, gostei paca da ilha da queimada grande acho que vou levar umas amigas que vão se sentir em casa lá…

  • Stephy:

    Uau!!!! Cada lugar hein, que medo 🙂

  • carlos:

    n intendi o “por razões óbvias, são encontrados maconha e coca.”

    • Anderson Porto:

      Perfeita a sua observação, Carlos!! Achei SURREAL o preconceito da Luciana Galastri, denotando falta de conhecimentos básicos sobre essas plantas.

  • Queen Latifa:

    Kleber, sua mãe é centífica!
    babaca

  • Bruno91:

    Luiz Alves e Andréa Reis, então somos 3 estranhos, porque eu também to curioso pra conhecer alguns desses lugares ;D

  • Müller:

    acho que deveriam incluir nessa lista Norils’k na russia, um dos lugares mais poluidos do mundo, onde a população vive no maximo 60 anos (e olhe lá) e enfrenta uma onda de doenças causadas pelo ar toxico.
    essa situação tb ocorre em outra cidades da russia, da china…e por ai…com certeza são lugares pra nao se conhecer nunca!!

  • Willian:

    O lixo do Pacífico e de outras regiões poderiamos mandar para o espaço.
    Porque ainda não fizeram isso?

  • Amaury Ribeiro:

    Alguém pode convidar minha sogra para conhecer esses lugares maravilhosos. — Todas as despesas por minha conta, ok

  • Vic:

    Esse e o mundo em que vivemos criado por nos Homens, so nos resta esperar o castigo da mae natureza!

    Espero nao estar vivo para ver os Homens se alientando de Euros e Dolares… ( se for capaz )

  • Lincon:

    Eu não conhecia esta estrada mais já sonhei varias vezes com ela?.. eu não sabia q existia.. 0.o..

  • Jéssica:

    Bem interessante.. e eu até visitaria a Porta do inferno e a Zona de alienação!

  • mauricio:

    Com um trilhão de matérias científica para ser publicada, os jornalistas responsáveis, publicam tal matéria, que poderia ser publicada com outra contexto.
    Péssimo mau gosto.

  • Luciene:

    Adorei a matéria, aliás, como tudo o que vcs me mandam. Artigos super interessantes e inteligêntes.

  • Andréa Reis:

    Olha Luis Alves se vc é estranho, eu acredito que eu tb deva ser, pois tb fiquei curiosa para conhecer alguns lugares.

  • Rafael:

    Que planeta fascinante!!!

  • DEÓCLITO:

    eu mandaria todos os politicos corruptos para este paraiso. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  • yuji:

    Foi bom ter falado desses lugares para que as pessoas tomem conciência de que estamos todos , numa enorme bola achatada azul chamada , Planeta Terra , pois tem muito lixo jogado por ai e que tem muitos seres viventes além dos humanos que dependem do PlanetaTerra .
    Quantos as fotos do lixão não parece ser do oceâno Pacífico.

  • jhonata ferreira:

    Uai cara, a foto numero 2. (A zona da alienação) é o mesmo cenario usado no jogo “call of duty 4 modern warfare”.. Repara só a roda gigante, a casinha abaixo dela, o predio branco no fundo e onde o fotografo esta. Exatamente igual… se nao estou enganado!! ilario kkkkkk

  • aurelio:

    eu sou brasileiro e vivo na bolivia e a estrada da morte nao é tao macabra assim hoje ja é proibido a passagem de carro, a unica coisa que passa por ali sao bicicletas como se fosse uma trilha. o numero de mortes nao existes exageradamente assim como diz ai. acho que nao é o pior lugar do mundo que deve ser esquecido.

  • Luiz Alves:

    Será que eu sou estranho por ter ficado doido de vontade de conhecer a maioria desses lugares?

  • wilson:

    Eu já visitei a ilha da Queimada Grande onde se encontra a temível jararaca Ilhoa(único lugar no mundo) que habita àrvores e por isso extremamente perigosa pois ataca no pescoço tornando-a muito letal !
    Outro lugar que deveríamos evitar seria Brasília(principalmente o Congresso Nacional)pela sujeira e podridão !

  • Peter Limer:

    Nos EEUU não se nota Lixões como em SP BR,mas, aquele lixão no Pacífico é dos Americanos que descobriram que o lixo não pode escapar do mar.Milhares de seres marinhos morrem por dia por causa dessa poluição.
    O que leva a crer que o Brasil não agride ambiente como esses “CÍNICOS “aí do Norte.

  • Marcio Melo:

    Mais um excelente e curioso post. Parabéns

  • Jorge:

    Drummond:
    Realmente a foto não é do lixão do Pacífico. Provavelmente é de algum rio ou lago poluído.

  • Annabela:

    HAHAHAHA!
    Gente, eu tenho que falar. Mais interessante e mais engraçado que as matérias do site são os comentarios de vocês, hahahaha.
    O cara dizendo que vai levar a sogra dele pra queimada grande foi demais, hahahaha.

    Vocês são incríveis! Espetáculo!

    Beijos a todos.

  • Lelo:

    Nossa, mas agora gostei da matéria.
    Nada de explicativo, mas é legal
    o lugarzinhos complicados.

  • Carvalho:

    Quanto ao gás natural, pode ser visto aqui em:
    http://maps.google.com/maps?ll=40.396764,58.42804&spn=0.450764,1.234589&t=h&z=10&iwloc=lyrftr:com.panoramio.all,10667426227364890992,40.25228,58.440399&lci=com.panoramio.all,org.wikipedia.pt

    ou em

  • Ana Paula C. S:

    Achei super interessante está matéria, principalmente a foto10 (GRANDE FAIXA DE LIXO NO PACÍFICO) ,pois é um meio de vermos como o lixo vem sendo uns dos problemas que mais afeta o meio ambiente.O mundo inteiro tem que se conscientizar que o lixo daqui a algum tempo será um problema enorme para a nossa saúde. Pois para onde irá tanto lixo? Por isso devemos reciclar o máximo de lixo que pudermos,senão daqui há alguns anos o Planeta Terra terá um outro nome: Planeta Lixo!!!!! VAMOS CONSCIENTIZARMOS ENQUANTO AINDA DÁ TEMPO!!!!

  • Marcos Souza:

    Lilica…

    Jogar o lixo do atlantico na caverna do inferno seria uma ótima idéia… não fosse por alguns detalhes:

    1 – A queima desse lixo certamente seria tão ou mais prejudicial ao meio ambiente do que deixar o mesmo lá… afinal seriam milhoes de toneladas de dioxido de carbono jogados na atmosfera…

    2 – Para queimar todo o lixo uma caverna só nao daria conta… imagine uma área do tamanho da regiao sul do Brasil tomada completamente por lixo…. agora tenta jogar isso tudo em uma caverna… rsss

    Infelizmente essa faixa de lixo só tende a aumentar, pois todo o lixo não bio-degradavel jogado no mar, mais cedo ou mais tarde vai para lá levado pelas correntezas marítmas…

  • lilica:

    José Nilson acho q vc é gay q comentário mais tolo

  • lilica:

    Bem uma dica seria pegar todo o lixo e jogar na caverna do inferno

  • Cla:

    Não é Azerbaijão?
    E outro lugar pra não se visitar é o Lago Karachay, que foi usado como depósito de lixo radioativo por muito tempo, depois tiveram que tampar o lago com concreto, e mesmo assim, se passar uma hora pelas redondezas, você certamente estará morto em duas semanas.

  • pedroctm:

    A da estrada de Yunga, na Bolívia, foto 4, pra mim foi a melhor. Ja imaginou um rally nessa estrada?

  • JRSILVA:

    Esqueseron do rio gange

  • Alexandre:

    @KLEBER
    Olha amigo, desculpa aí, mas eu sempre vejo muitas pessoas perguntando das fontes. Eu pessoalmente NUNCA vi uma matéria aqui que carecesse de fontes (salvo as brincadeiras dos redatores, que aliás, são sempre muito bem marcadas).
    No caso desta (e de outras matérias) é só dar uma olhadinha no fim da última linha (depois do ponto final) onde geralmente existe um link que aponta às referências ou (como neste caso) à matéria original.

    Obrigado

  • Ekaterina:

    Uma sugestão: gostaria que voces respondessem a afirmações
    como por exemplo a de Eurico Drummond, dizendo que a foto
    não é do Pacifico. Ficamos sem resposta.

  • Teresa Cardoso:

    Achei um horror aquele lixo no pacifico. Porra!… os humanos destroiem o mundo.

  • paulo:

    e depois nos temos que economizar energia.. nao queimar… reciclar.. affff ¬¬ basta apagar o fogo da porta do inferno e nosso problemas estão resolvidos… adeus aquecimento global
    kkkkkkkkk

  • Danilo Hecht:

    Essa Ilha da Queimada Grande pertence ao município de Itanhaém SP (baixada santista), nessa ilha só entra o pessoal do butantã, tem uma cobra que só existe lá, por causa da ilha ela é chamada de Jararaca Ilhoa, extremamente perigosa.

  • Ameli:

    Olá Carlos, que maldade o endereço da sogra é a casa da mulher que amas, ou não?

  • Nevilde Sales:

    Penso ser de suma importância divulgar reportagens como estas, porque elas nos mostram a realidade nua e crua, mostram o planeta como realmente é, ou como nós o estamos deixando,

  • Carlos:

    Agora achei o endereço de todas a s sogras do Brasil, inclusive, dos parentes da minha vizinha
    A ILHA DA QUEIMADA GRANDE

  • Lucas:

    Procurem por centralia no youtube ou no wikipedia, vocês verão uma cidade que tem uma mina subterrania que queima a varios anos e queimará por pelo menos mais dois seculos, fica nos estados unidos vale a pena ver!!!

  • pedro:

    naõ tem como eliminar todo este lixo

  • Graça Bastos:

    Achei este artigo bastante interessante e nada animador, infelizmente.

  • elisama:

    Achei muito interessante esta materia.muito boa,parabéns os responsaveis por ela.achei importante cada um desses lugares principalmente a porta do inferno.que vcs possam sempre elaborar materias assim muito melhor do quer a aquelas destrutivas e sem informações.

  • José:

    Ótimo artigo. O que mais gostei foi a zona de alienação.

  • Carlos Bayma:

    Ótima postagem!

  • Marcos Souza:

    Jose Nilson,

    Qual o problema em conhecer alguns dos piores locais da terra?

    Seria porque eles contrariam a sua crença de que Deus é responsável pela “beleza” da natureza?

    Se for assim fica a dica… nunca leia nada mais detalhado sobre a natureza… pois verá que essa “beleza” é só superficial.. por trás dos panos na verdade a natureza nada mais é do que um campo de batalha eterno e mortal onde os mais fracos morrem e os mais fortes vivem…

    Abraço,

  • jose nilson:

    este é o anti-mundo
    nao poderia o autor do artigo mostrar o oposto?
    existem tantas coisas bonitas na natureza e este anticristo
    escolher logo essas coisas horríveis para mostrar?
    Deixou-me enjoado com tanta fealdade.

  • Manuel Bravo:

    A grande faixa de lixo do pacífico, devia ser visitada por toda gente
    para aprender-se a respeitar mais a natureza, em matéria de poluição ambiental.

  • Eurico Drummond:

    Foto #10. – É verdade que o acúmulo de lixo formado por correntes marítimas no Pacífico existe. Porém, a foto não é de lá. Jamais alguém conseguiria chegar na ‘ilha de detritos” no meio daquele oceano a bordo de uma canoa. Abr., ED.

  • Daniel:

    Há diversos erros factuais e de tradução nesse artigo. Citarei alguns:
    -O mineral existente Mina de Amianto não é o silício, e sim o amianto.
    -A cobra que você chama de “Víbora Pit”, na verdade se chama jararaca-ilhoa
    -A melhor tradução é “Zona de exclusão” e não Zona de alienação.

    E por último, cuidado ao divulgar essas informações: o limiar entre curiosidades gerais e a prática de pseudo-ciência, às vezes, é pouco notado.

  • Christian:

    nussa… q tenso esse jardim venenoso! O_O

  • Sam:

    Se eu um dia sofrer um naufrágio, acabar numa ilha e for recebido pela multidão da foto do 9 eu volto pro mar, pensa num combustível pra pesadelos.

  • KLEBER:

    Curioso, porém nada científico. Sinto falta de referências em vossos artigos.
    Sem mais, att.

  • Eduardo De Bastiani:

    Nossa, não teria como tirar o gás desta “porta do inferno”? rs. Quase 40 anos queimando, é muuita coisa.

Deixe seu comentário!