10 resultados surpreendentes do aquecimento global no planeta

Por , em 28.11.2011

Você provavelmente já ouviu obre as consequências terríveis do aquecimento global no planeta: em breve, tudo pode acontecer, até não haver mais vida na Terra. Mas nem é preciso esperar tanto tempo: a mudança climática já está causando estragos em alguns pontos do planeta. Confira os resultados do aquecimento global na Terra:

1 – Criando incêndios

Além de estar derretendo geleiras e criando furacões mais intensos, o aquecimento global também parece estar fomentando incêndios florestais nos Estados Unidos. Em estados do oeste, ao longo das últimas décadas, mais incêndios têm ocorrido, queimando mais área por longos períodos de tempo.

Cientistas têm relacionado as chamas desenfreadas com temperaturas mais quentes e derretimento precoce de gelo. Quando a primavera chega cedo e desencadeia um derretimento, áreas florestais tornam-se mais secas e permanecem assim por mais tempo, aumentando a chance de incêndios.

2 – Ruindo ruínas

Em todo o mundo, templos, assentamentos antigos e outros artefatos permanecem como monumentos do passado de civilizações, que até agora têm resistido ao teste do tempo.

Mas os efeitos imediatos do aquecimento global podem, finalmente, danificar locais insubstituíveis. Inundações atribuídas ao aquecimento global já danificaram um site de 600 anos, Sukhothai, que foi a capital de um reino tailandês.

3 – Montanhas maiores

Os Alpes e outras cadeias de montanhas sofreram um surto de crescimento gradual ao longo do século passado, graças ao derretimento das geleiras em cima delas. Por milhares de anos, o peso destes glaciares tem pressionado contra a superfície da Terra, fazendo com que as montanhas “diminuam”. Conforme as geleiras derretem, este peso é elevado. Como o aquecimento global aumenta o derretimento dessas geleiras, as montanhas estão “crescendo” mais rápido.

4 – Satélites mais rápidos

As emissões de dióxido de carbono têm efeitos que vão até o espaço. O ar na camada mais externa da atmosfera é muito fino, mesmo assim, as moléculas de ar criam um “arrasto” que torna os satélites mais lentos, exigindo que engenheiros periodicamente os impulsionem de volta para suas órbitas adequadas.

Mas a quantidade de dióxido de carbono lá em cima está aumentando. E, enquanto as moléculas de dióxido de carbono na atmosfera mais baixa liberam energia na forma de calor quando colidem, assim aquecendo o ar, as moléculas esparsas na alta atmosfera colidem com menor frequência e tendem a “dispersar” sua energia, resfriando o ar em torno delas; assim, o ar “se acomoda”, e a atmosfera menos densa cria menos arrasto.

5 – A prática da teoria de Darwin: os mais adaptados sobreviverão

Conforme o aquecimento global traz um início precoce da primavera, o pássaro adiantado é o que vai conseguir comida – e passar seus genes para a próxima geração. Como as plantas florescem no início da primavera, os animais que esperam até seu tempo normal para migrar podem perder toda a comida. Aqueles que conseguirem redefinir seus relógios internos e partir mais cedo têm mais chances de ter filhotes que sobrevivam e, portanto, passar sua informação genética, mudando todo o perfil genético de sua população.

6 – Descongelamento do permafrost

Não apenas o aumento da temperatura do planeta está derretendo as geleiras, como também parece descongelar a camada de solo normalmente permanentemente congelada abaixo da superfície da terra.

Este degelo faz com que o terreno encolha de forma desigual, por isso poderia levar a buracos e danos a estruturas como ferrovias, rodovias e casas. Os efeitos desestabilizadores do derretimento do permafrost em altitudes elevadas, por exemplo nas montanhas, poderia até mesmo causar avalanches e deslizamentos de terra.

Descobertas recentes revelam a possibilidade de doenças há muito adormecidas, como a varíola, reemergirem juntamente com mortos, seus corpos descongelando na tundra, a serem descobertos pelo homem moderno.

7 – Desaparecimento de lagos

125 lagos no Ártico desapareceram nas últimas décadas, apoiando a ideia de que o aquecimento global está trabalhando diabolicamente rápido nos polos da Terra. O sumiço provavelmente tem a ver com o permafrost sob os lagos descongelados.

Quando o permafrost descongela, a água nos lagos pode escoar através do solo, drenando os lagos. E quando os lagos desaparecem, os ecossistemas que eles suportam também perdem a sua casa.

8 – O Ártico floresce

Enquanto o derretimento do gelo no Ártico poderia causar problemas para plantas e animais em baixas latitudes, também cria uma situação totalmente ensolarada para a vida no Ártico.

As plantas do Ártico geralmente permanecem presas no gelo durante a maior parte do ano. Mas hoje em dia, quando o gelo derrete mais cedo na primavera, as plantas parecem estar ansiosas para começar a crescer. A pesquisa encontrou níveis mais altos de clorofila (sinal indicador da fotossíntese) em solos modernos do que em solos antigos, mostrando um boom biológico no Ártico, nas últimas décadas.

9 – Mudança de habitat

Começando no início de 1900, nós sempre tivemos que olhar para um solo um pouco mais alto para encontrar ratos e esquilos.
Agora, pesquisadores descobriram que muitos desses animais foram transferidos para elevações maiores, possivelmente devido a mudanças no seu habitat provocadas pelo aquecimento global.

Alterações semelhantes de habitat também estão ameaçando espécies como os ursos polares do Ártico, conforme o gelo do mar em que habitam gradualmente derrete.

10 – Alergias piores

Ataques alérgicos piores últimos anos? Se sim, o aquecimento global pode ser parcialmente responsável. Ao longo das últimas décadas, mais e mais pessoas começaram a sofrer de alergias sazonais e asma. Embora as mudanças de estilo de vida e poluição em última instância deixem as pessoas mais vulneráveis aos alérgenos do ar, pesquisas mostram que os níveis mais elevados de dióxido de carbono e temperaturas mais elevadas associadas com o aquecimento global também estão desempenhando um papel em florescer plantas mais cedo e produzir mais pólen. Com mais alérgenos produzidos, a estação da alergia pode durar mais tempo. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

58 comentários

  • arcy:

    gostei do comemntario do helõ, tudo a ver oque vc disse meu caro. vc é geografo?

  • Helô:

    Sempre houveram mudanças climáticas no planeta. NAda de escrituras biblicas gente! a Era glacial que exterminou milhoes de especies, e fez modificar outras milhoes para que se adaptassem ao meio, e até mesmo os dinossauros que foram extintos por outras adversidades (dizem que a queda de um meteoro, mas essa teoria nao me convence). Somos parte atuante deste processo de constante mudança no planeta, onde apenas os fortes ou adaptáveis sobrevivem. Estamos sim acelerando o processo, poluindo e “judiando” do planeta, mas ele se regenera, o planeta sobrtevive e se modifica para se adaptar e sobreviver, mas a gente não sei se aguenta! Tudo vai mudar, mas jamais terminar, talvez só para o Homem, mas o planeta estará sempre ai, talvez diferente, com seres diferentes habitando, os que se modificaram se adaptaram para aguentar o tranco…

    • Ezio Jose:

      Bem explicado seu comentário.
      Parabéns!…

  • kayane porto alegre RS:

    está se cumprindo oque ta escrito nas escrituras sagradas da biblia!!!
    bjão galera

    • Ezio José:

      Que bom! Não precisamos fazer nada. Vamos viver enquanto há tempo já que tudo está escrito e vai acontecer conforme as Escrituras Sagradas.

  • Luan:

    aquecimento global é uma fraude

  • Osmarino fagundes:

    Sofro muito de alergias quando respiro o ar parece pesado começo a espirrar varias vezes e meu pulmão cria uma água branca ,meus olhos coçam tudo por que as pessoas não tem consiencia de pelo menos uma vez ao dia pensar no nosso planeta que sera o futuro para nossos decendentes devemos fazer algo para mudar não por nos mais sim por todos que habitam o planeta.

    • Ezio José:

      Alergia é também genética. Se pessoas com alergias não reproduzirem, o mundo continua numa boa com a maioria vivendo como estão vivendo e se adaptando às condições.

  • Mario:

    podemos acrescentar: distúrbios humanos causando grandes índices de homossexualia.

  • D. R.:

    Na verdade, os cientistas céticos do aquecimento global também acreditam que o mundo está aquecendo; o que eles não aceitam é que esse aquecimento seja provocado pelo homem. Eles acreditam que esse aquecimento é um ciclo natural da terra e que os problemas ambientais causados pelo homem pouco ou nada interfere nesse aquecimento; como foi o fim da Era Glacial onde, na época, o homem pouco ou nada inteferia no meio ambiente.

    Coincidentemente, o aumento da temperatura global está coincidindo com o aumentos das explosões solares no Sol; talvez, seja essa a real causa do aquecimento global!

    Além disso, depois do escândalo onde hackers divulgaram milhares de e-mails de cientístas pró-aquecimento global do IPCC com fortes evidências de manipulação de dados, muitos governos deixaram de acreditar no aquecimetno global antropologicamente provocado.

    Agora, hackers divulgaram novos e-mails comprometedores, como informa o blog Pos-Darwinista: “5.000 novos e-mails revelam o lado podre, mafioso e político dos cientistas do IPCC”.

    Seja ou não o aquecimento global provocado pelo homem, a boa notícia é que alguns cientistas estão estudando técnicas de geoengenharia para tentar reverter, artificialmente, o clima da terra; como informa o site Inovação Tecnológica: “Experimento polêmico de geoengenharia é suspenso”.

    • Dayane:

      Pode ter certeza que o aquecimento global é causado pelo homem.E não espere pelos cientistas não, só quem pode dar um geito nisso é o governo de Deus essa é a verdade.

    • Jonatas:

      Vocês religiosos estão procurando catástrofes bíblicas em eventos naturais que sempre ocorreram e vão continuar ocorrendo, pelo anseio de encontrarem algum sentido em sua religião. Cuidado com suas convicções.

    • Ezio José:

      Para da um Geito nisso tem que matar as vacas. Elas peidam demais e a ciência já comprovou que seus flatôs causa rupturas na camda de ozônio. Os elefantes também.

    • amanda:

      vc ñ tem o q fazer né? aquecimento global é bíblico vai acontecer de um jeito ou de outro ;tendo vacas ou não ,elefantes ou não…
      aff é cada uma…

    • Jonatas:

      Tenho anos de estudos sobre evolução atmosférica. Aquecimento global é natural, não bíblico.

    • Ezio José:

      Nós não vamos fazer nada;
      Nós não vamos fazer nada;
      É tudo free, tá na hora;
      Agora é free, vamos embora
      Dá lugar pros Etes morar…
      Pros Etes morarrrrrrr
      Se é que é Bíblico e vai acontecer e só Deus pra dar um “geito”; não precisamos nos preocupar. A sentença já está decretada e vamos que vamos banalizar nosso Planeta.

      Tudo neste planeta é cíclico e a natureza faz tudo para adequar às situações.

    • J.P.:

      (em resposta ao comentário abaixo)
      Sou cientista E cristã e, sim, é claro que o aquecimento global é natural, o que não impede que a Bíblia tenha previsto isso. O que eu, a propósito, creio.
      É sempre bom lembrar às pessoas quão bom é respeitar a fé dos outros… O fato de uma pessoa ser religiosa não significa que ela é burra.
      #ficaadica

    • Cesar:

      D. R., foi feita uma auditoria dos dados por entidades independentes e eles concluíram que não houve manipulação nos dados. Desde o início a intenção era arranjar uma maneira de apresentar os dados de forma que ficasse claro o efeito antropogênico no aquecimento global, e era isto que o famigerado e-mail apontava: uma forma de apresentar os dados de forma a destacar o efeito antropogênico.

      O curioso é que todos os “céticos” do aquecimento antropogênico silenciaram completamente sobre o resultado da análise independente dos dados. Por que será?

    • Ezio Jose:

      Esta noite
      Eu tivge um sonho de sonhador
      Maluco que sou
      Eu sonhei
      No dia em que fui cientista…

    • Cesar Grossmann:

      O interessante é que foi feita auditoria nos emails vazados e nos estudos. Nos dois casos foi demonstrado pela auditoria independente que não há fraude nos dados, nem nas conclusões, e os estudos estão de acordo com os dados obtidos.

      Em outras palavras, o roubo de emails do IPCC é só um crime cibernético, e não provou fraude alguma.

  • Rodolfo:

    pra quem não consegue aceitar as evidências, aí vai:
    1- o efeito estufa é necessário na medida que ele mantem aquecido o planeta mesmo em períodos noturnos.
    2- boa parte do efeito estufa é resultante do carbono presente na atmosfera.
    3- se a quantidade de carbono antes da revolução industrial for igual a x, e estivermos caminhando para uma condição de x vezes 2, por exemplo, o efeito estufa que é necessário passará a ter níveis bem acima do recomendado, dando o efeito do medicamento usado em dose equivocada.

    agora escolha em quem acreditar, se em constatações químicas ou nas teorias de conspiração que fazem os capitalistas norte-americanos pousarem de vítimas de conspirações do Greenpeace, dos illuminat ou qualquer das ameaças que eles costumam inventar para que justifiquem a manutenção do poder.

  • Edmar:

    Estamos em um momento especial. A raça humana que age baseada no egoísmo(diversão, exploração, ódio, destruição) está sendo substituída por outra baseada na responsabilidade(moralidade, fidelidade,admiração a Deus, o bem absoluto). Enquanto isto, ignorantes que somos, estamos a destruir o máximo que puder.
    Os habitantes do céu estão surgindo e nós, os do inferno, indignados vamos extinguindo. É a teoria da evolução no plano humano. Enquanto isso, vamos comendo todos os peixes do mar, cortando todas as árvores, destruindo a vida no mais que puder e degradando todos os ambientes onde ela, a vida existe.

    • Toinho:

      Espero sinceramente que o pensamento das pessoas mude desse jeito…

  • leandro:

    se há ou não aquecimento não importa, pra falar que homem ta bla, bla ,bla… tem um monte, mas para parar de consumir, abrir mão do emprego etc ninguém se abilita, qualquer “peido” economia gera desemprego e fome, guerras etc, vão se lascar,quanta conversa fiada, isso é igual política, pra reclamar tem um monte, e mesmo assim na hora de votar fazem

  • Jorginho:

    Os que dizem Não haver mudanças climáticas tais como elevação de temperatura, inverno rigoroso, inundações,secas, terremotos, degelo, entre outras coisas; não têm o mínimo de senso crítico!

    Essas mudanças têm ocorrido por décadas e cada dia às evidências confirma sua evolução.
    O quê lhes Falta para que possam certificar com os próprios olhos?

    Esse consumismo desenfreado tem cooperado grandemente para essas mudanças.
    Se imaginarmos “nosso” planeta como o corpo humano, basta que a média mundial venha elevar três Celsius para que Terra entre em delírio.
    Sete anos atrás (mais ou menos) cientistas previam elevação média de 4 a 5 graus para 2030.
    …que teríamos que conviver com mudanças súbitas de frios, elevação de temperaturas, secas rigorosas, degelo, tempestades de grande intensidade. Isso em regiões próximas. Alem de perdas da biodiversidade como já temos presenciado.

    Não pense que o caos vem de uma hora para outra. Isso já transcorre desde que o homem inventou meios para consumo descartáveis. Isso é, não mais que 80 anos

    Há pessoas que estando com a barriga cheia, não importam se a minha e de outros estão vazia.

    Seus filhos levantarão um monumento escrito: “Aqui está o ouro e os ossos de nossos pais, adquirido com a exploração insana… não servindo nem para fertilizar a terra!”

    Sem mais.

  • David Quirino dos Santos:

    O que causaria este aquecimento?… isto sim, é inportante!… pois todo esse carnaval de suposições e noticiários sobre catástrofes e possíveis catástrofes em nada esclarece se sobreviveremos, e por quanto tempo. Certo! temos muitas guerras a fazer e muita mesquinharia com que preocupar-nos!… e se a Terra explodisse agora? Não há nada que pudessemos fazer, não é? Mas, e se pudessemos saber por quanto tempo nos aguentaremos e concluíssemos que daria tempo para pelo menos tentarmos salvar alguns espécimes humanos, que dariam continuidade à espécie?
    Ecologia, sustentabilidade, quem é o culpado por isso ou por aquilo, é tudo um prato feito para quem quer ganhar dinheiro, ou somente aparecer, mas, alguém daria ouvidos à um maluco se ele se preocupasse em medir em que proporção este aquecimento acelera-se, e porquê? Suponhamos que algum maluco sugerisse que qualquer alteração no movimento de rotação do planeta seria suficiente para, aumentando o atrito entre sua crosta e seu núcleo pastoso-líquido, qual amálgama extremamente quente, aumentasse assim sua temperatura total, fazendo com que mais gás que o nomal fosse produzido, ou liberado, aumentando, também, seu volume, que a crosta terrestre não lograria conter. …e, esse mesmo maluco propusesse que se investigasse se, caso comprovada a alteração na velocidade, ou sentido… ou ambos, na rotação do planeta, isto seria inerente à sua própria massa, tendo atingido um ponto crítico, a partir do qual fez-se notar, ou devido a alguma singularidade provinda do espaço exterior, cuja força de atração se faria sentir no movimento de nosso mundo habitat?
    Eu, honestamente, abstenho-me de participar das falsas demonstrações de preocupação que grassam por aí, já que sei que morrerei qualquer dia desses, porém, gostaria muito que a humanidade seguisse em frente… quem sabe? um dia, chegaria até a se tornar realmente racional?

  • kleydyany:

    O aquecimento global existe por falta de uma instruturação melhor das cidades e um avanço melhor na tecnologia.
    Todo ano chove, as cidades cada vez mais crescendo, o lixo acumulando e os bueiros não são sulficientes para escoar toda a água das chuvas, por isso as inundações. Quanto a outros desastres naturais, se houvesse uma meteorologia com aparelhos com resultados exatos iriam prevenir inúmeras mortes.

  • Allan:

    Minha gente, não existe aquecimento global. Isso é a pior mentira cientifica já relatada. O C02 não é capaz de causar dano a camada de ozônio. Os dois mil e tantos que compõe as cadeiras de ambientalistas que se reuniram em Copenhague jamais tiveram experiencias com isso, pois se tivessem não concordavam.
    Tudo é pra roubar o nosso dinheiro como sempre… Poluição ao meio ambiente existe, o que não existe é o aquecimento global, uma ESPECULAÇÃO sem princípios alguns…
    Geleiras? Quem garante que ela não se derretia há seculos atrás? Tudo isso é por causa da tecnologia. Eles não tem mais o que inventar ai mentem para lucrar com inovações…

  • Renato:

    Enquanto essas malditas emprezas continuarem fazendo guerra de smarphones todo dia inventam um novo e produzem milhares de unidades poluindo o mundo vamos ter mais e mais problemas de aquecimento , ja imaginou-se o tanto de gases q sao liberados na produçao de produtos como este ? entao ai ta a dica pra vc que adora comprar aquele celularzinho chik

    • Carlos:

      É mesmo.
      O motor de um smartphone, deve ser de 6 cilindros, gera muito gás, né ?

    • Bom Senso:

      Primeiro: o aquecimento global é uma jogada política, assistam videos sobre pra entender o que eu to falando. E digo uma coisa, aquecimento global não existe.

      Segundo: Revoltado com o povo que gosta de celularzinho chik? PQ?! TUDO POLUI, SEU PEIDO POLUI, então cala a boca e para de trolla tudo que vc lê na internet.

      Terceiro: Minha opnião? Não acredito que o aquecimento global exista, só li o post por curiosidade.

      Tomara q o mundo tome jeito, mas como sabemos o ser humano só toma jeito quando leva muita porrada, o mundo só terá jeito quando algo grande acontecer, é isso que acredito, até lá só nos resta esperar e piorar a coisa se você quer que o “algo grande” chegue logo, fui.

    • —:

      da no memso
      o aquecimento global ia acontecer mesmo sem os humanos

  • José Elias:

    Meu medo é que o “mar vire sertão”, sabiam que o vazio deixado pela extração do petróleo e preenchido com água do mar? Pois é, com a exploração no Pré sal, Qtos litros de água irão parar nas profundezas da terra (mar)? A praia vai ficar cada vez mais distante.

    • Felipe:

      Haushasua
      Me divertiu hoje ^^

    • Ezio José:

      Idem.
      Há trinta anos que vou à uma praia no litaral sul paulista e tenho visto que a praia tem diminuido consideravelmente do tempo em que eu era criança para os dias atuais.

    • EltonPaes:

      Relaxem, enquanto consome de um lado, preenche de outro, as geleiras derreterão!

    • Bom Senso:

      uashueha

      gostei tb ri aki

    • Aloisi:

      mas pode ser pertinente ne qm sabe

    • Eduardo:

      Ah, então vamos extrair muito petróleo da camada pré-sal para compensar a elevação dos mares no mundo inteiro. Dã. ;]

  • Gui Melo:

    Olha como nós somos burros: Os dinossauros não puderam fazert nada e foram extintos. NÓS PODEMOS FAZER, e vamos ser extintos. “Entelegêncea Omana.”

    • Alan Barbosa Loyola:

      Os pobres podem fazer o que? Destruir as industrias e os ricos?? Acho que você fala, fala, fala, fala e fala…

    • Ezio José:

      Realmente.
      Contra os ciclos da natureza não se pode fazer muita coisa. Apenas podemos acelerar ou não os efeitos, porém, nunca evitá-los.

  • pedro:

    Não acho justas as criticas feitas nem acho que alguém realmente informado possa dizer que a Universidade de East Anglia tenha a palavra final…

    Talvez o tema mais correcto não seja Aquecimento global mas sim mudança climática.

    À taxa a que desmatamos o nosso planeta, derrubando eco-sistemas que regulam a humidade do ar e do solo influenciando por isso ventos…., a forma como desviamos e interrompemos cursos de água, os desertos que estamos a criar por exaurirmos o solo de matéria organica, diminuindo assim a sua capacidade de retenção de água e tornando obvio que a água que não pode infiltrar-se para nutrir a mãe terra, vai rolar pela superficie fazendo enchentes e fazendo ruir encostas… o crescendo de impermeabilização dos solos com betão e mais betão que mais uma vez não deixa que a água se infiltre e tenha de encontrar um caminho….

    As florestas são um factor de regulação de clima importantissimo. Encontrará tb muitos artigos sobre isso…. como não prestar atenção… como achar que nossa influencia no clima é desprezivel quando 50% das florestas desapareceram pela mão humana no sec. passado

    A extinção de espécies tb é um fenómeno natural. Será por esse motivo errado dizer que a extinção de leões, elefantes etc em África foi devida ao comportamento humano? OU vai querer argumentar que o marfim não conta… que os elefantes chegaram a níveis de população que os tornam uma espécie ameaçada pelo mesmo motivo que na história da Terra outros animais se extinguiram? Neste caso foi o humano claramente
    Abre o olho!

    Outra critica que vi é sobre as plantas florirem no inicio do ano e os artigos serem cópias…
    Eu nunca achei que o hypescience cria conteúdos ou cria essa ilusão. Se tiver atento pode reparar que sempre tem a fonte descrita. Se quiser pode ir ler o original.
    Acho muito útil e meritório que o hypescience faça uma escolha dos artigos que considera mais interessantes de várias revistas/sites de ciência e os traduza para os tornar mais acessíveis. Mesmo os originais que são traduzidos não são criados por ‘jornalistas’. São criados por cientistas. O papel do jornalista é divulgar, não criar….
    Hypescience é divulgação, não criação….

    Quanto às plantas florirem no inicio do ano, a jornalista deve ter concluido que você veria qual a origem do artigo e por aí perceberia que quando é NAtal, em Portugal neva, e no Brasil faz sol. Não é bem uma questão de Norte… ou Sul.
    No norte da Europa floresce no inicio do ano. No sul da europa, onde estou, floresce tb no inicio do ano.

    Cara jornalista, obrigado pelo seu trabalho,
    Artigos como este eu divulgo por meus amigos pois nunca é de mais lembrar que podemos ser mais gentis e inteligentes na forma como lidamos com nosso planeta.

  • JOSE:

    Os homens não respeita a natureza . Porque a natureza deve respeitara . Quem planta colhe

    • Ezio José:

      Vamos desmatar para plantar e colher para comer.

  • Jonatas:

    Oh, estamos condenados; Vamos morrer, o ser humano não presta.

    Pessoal, o aquecimento global é mais natural do que causa humana. A atividade humana está apenas muito levemente acelerando um processo que acontece na Terra e já aconteceu antes. O Clima muda de tempos em tempos, tivemos eras glaciais e eras de degelo antes mesmo da atividade humana aparecer. O Planeta não é esse oásis imutável que imaginam, vulcões, terremotos, tornados e furacões sempre aconteceram e vão continuar, vivemos em um planeta dinâmico, e se a vida existe é por estar em um planeta dinâmico, que se renova, os mais adaptados sobrevivem e os não são extintos, assim que é. O maior problema humano é de fato o crescimento populacional, faltam recursos e dificilmente haverá vida sustentável para humanos e natureza se a população mundial chegar no patamar dos 10 bilhões. Isso sim pode deixar o futuro caótico, quem viver verá;

    • Felipe:

      Jonatas,
      Eu vim aqui para escrever exatamente o que vc escreveu. A população sempre foi assim, a chave para o caos é o medo, que por sua vez o mesmo é contagioso.
      Aquecimento global devido a poluição humana é um mito. É só ler artigos originais em inglês que não sejam o Al Gore. Em Marte também está ocorrendo um aquecimento global, e aí?
      Obrigado

    • MARUF:

      vc é uma pessoa esclarecida.Parabéns.

    • MARUF:

      O mais importante de tudo isto, que ninguém mencionou, é que existem forças da natureza que o homem está muito longe de compreender que é a sabedoria Divina. O homem começou a descobrir através das ciências algumas das suas leis imutáveis e acha que é capaz de prever o futuro. Podemos sim ter uma idéia imperfeita do que pode acontecer, mas sem a anuência do Criador nossos postulados são jogados ao chão e se tornam sem valor.
      Deus abençoe a todos.

    • kid:

      É isso ! Não cabe mais gente aqui ! Pleno acordo.

      Mas logo o planeta se sacode, como um cachorrão, e se livra do excesso de pulgas.

      O planeta dá seu jeito e vive, mas a galera que se
      cuide… tem muito rolo pra resolver aí pra frente.

    • Jonatas:

      Raul Seixas cantava
      “buliram muito com o planeta,
      O planeta como um cachorro eu vejo:
      Se ele não aguenta mais as pulgas
      Se livra delas num saculejo!!!”

  • Rozeli:

    Pois é, demoramos tanto, para agir, agora fugiu de nosso controle, o planeta está ruindo.

  • José Miguel:

    Natasha,
    achei muitoimportante o que mencionaste, porém senti a falta de complemento… sobre os satélites andarem mais rápido gostaria de saber quem afirmou isto… sobre a terra encolhendo por degelo, gostaria de saber onde, quem país, em qual lugar em que dimensão…
    Um abraço.

  • Alins Machado:

    O Artigo seria muito mais interessante se o AQUECIMENTO GLOBAL de fato existisse. Mas como o pressuposto é falso a matéria perde sua base, mesmo ocorrendo fenômenos e transformações na natureza. Leia aqui:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI242351-15227,00-VACLAV+KLAUS+A+MUDANCA+DO+CLIMA+NAO+DEPENDE+DOS+HUMANOS.html

    http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/11/video-um-ano-depois-do-climategate-o-que-mudou/

    http://www.midiasemmascara.org/artigos/ambientalismo/12160-algemas-verdes.html

  • Natalia JJK:

    .. sabe! a única coisa que tenho Medo! eh da revolta da natureza!(como esta acontecendo!)essa nao podemos fazer nadinha pra mudar.. e o que me deixa triste !!? eu ser uma das causadora disso tudo por ser uma humana… O próprio ser humano estragou a natureza , judiou dela ate cansar (e ainda nao se cansaram).. o egoísmo, a ambição.. que triste. viu.. Espero nao estar aqui pra ver o terra mais judiada do que ja está.. E voltar pra um mundo mais florido, e cheia da presença de Deus.!! ai sim estarei totalmente sem MEDO..

  • fabio de vasconcelos:

    muito interessante

  • gloria:

    As alergias é o q de pior pode nus acontecer.Chegará o tempo em q ñ teremos aguas sem químicas pesadas, comidas sem anti mofos ,os antibióticos e vacinas ñ farão mais efeitos, aí o ser humano e muitos animais desaparecerão da face da terra, ela terá um tempo de recuperação, e tudo voltará aos poucos a ser de novo como era. Sabemos q isso já aconteceu outras vezes e o planeta se recuperou.Gosto de ver os documentários “O mundo sem ninguém”, fico imaginando as cenas de um mundo vazio onde as plantas tomam conta de tudo, é muito lindo , tudo verde , adormecido sem o barulho do progresso do homem.

  • eset:

    Deem uma olhadinha: http://tecmundo.com.br/ciencia/15879-cientistas-forjaram-dados-sobre-influencia-humana-no-aquecimento-global.htm

Deixe seu comentário!