Ícone do site HypeScience

Descoberta a ‘fonte da juventude’

Cientistas acreditam que um agente antifungo, rapamicina, encontrado na Ilha de Páscoa e produzido por uma bactéria do solo, possa ter propriedades que estendam a vida. Eles acreditam que a pesquisa possa favorecer a criação de uma pílula antiidade.

A rapamicina foi descoberta na década de 1970 nos solos da ilha do Pacifico Sul famosa pelos monumentos antigos de pedra. A droga é utilizada atualmente para ajudar como forma de imunidade para evitar a rejeição de órgãos em pacientes transplantados.

Pesquisadores dos Estados Unidos testaram a droga em ratos de laboratório mais velhos, e houve aumento na expectativa de vida dos machos em 28% e das fêmeas em 38%.

O diretor do Instituto Barshop para Estudos de Longevidade e Envelhecimento, no Texas, Dr. Alan Richardson, comenta que em 35 anos estudando o envelhecimento, nunca havia tido um teste tão bem sucedido. “Eu nunca pensei que iria encontrar uma pílula antienvelhecimento para as pessoas na minha vida. No entanto, a rapamicina mostra uma grande promessa cientifica”, acrescenta.

A rapamicina foi dada aos ratos da pesquisa quando eles tinham 20 meses de vida – que equivale a 60 anos. O componente bloqueia a atividade de uma enzima chamada TOR que regula o metabolismo da célula, as células aumentam e a proteína é produzida em resposta ao ambiente.

O professor Randy Strong, um dos pesquisadores da Universidade do Texas, disse: “Nós acreditamos que esta é a primeira evidência convincente de que o processo de envelhecimento pode ser retardado e a vida útil pode ser prorrogada por uma droga sendo administrada já em uma idade avançada.”

Já a Dra. Lynne Cox, especialista em envelhecimento da Universidade de Oxford, disse: “Este é um estudo muito estimulante onde uma única droga aumentou a longevidade dos camundongos. É particularmente interessante que a droga foi eficaz quando administrada a ratos mais velhos, o equivalente a 60 anos de idade humanos. Isso leva a pensar que seria muito melhor para o tratamento de envelhecimento em pessoas mais velhas, e não usar drogas ao longo da vida toda.”

“De forma alguma alguém deveria pensar em usar esta droga para tentar prolongar sua própria vida, pois a rapamicina suprime a imunidade. Embora em laboratório os camundongos foram protegidos da infecção, isso ainda é simplesmente impossível na população humana”, finaliza. [Telegraph]

Sair da versão mobile