Ícone do site HypeScience

Google lançará sistema operacional para competir com o Windows

O Google, a mais conhecida ferramenta de buscas, está querendo dominar o mundo e enfurecer a Microsoft (“dona” atual do mundo dos computadores). A empresa que já oferece um pacote de programas com e-mail, navegação e outros produtos de software, anunciou que pretende lançar um sistema operacional que poderá ser usado em netbooks até PCs.

O novo software, chamado Google Chrome Operating System, será baseado em Linux e estará disponível primeiramente para os usuários de netbooks, no segundo semestre de 2010 e pretende tornar as aplicações mais fáceis de usar e possivelmente será gratuito.

De acordo com o vice-presidente de produtos do Google, Sundar Pichai, o Chrome OS seria uma tentativa de repensar sobre os outros sistemas operacionais já existentes. A empresa já conta com aumento de trabalhos manunfaturados para produzir e distribuir o sistema.

Para o principal analista do Enderle Group, Rob Enderle, faz parte da cultura do Google ir além e tirar a Microsoft da posição de controle do mercado de tecnologia. “Isso pode causar inúmeros transtornos. Se eles conseguirem executar, a Microsoft ficaria vulnerável diante de um ataque desse, e eles sabem disso”, completa.

Ao longo dos anos, Google e Microsoft vêm travando uma competição ferrenha dos mercados, desde buscas na internet a software para celulares. Agora, o Google pretende competir no mercado em que a Microsoft Windows domina 90%.

O que seria a chave para o sucesso nessa empreitada são parcerias com os fabricantes de computadores como a Hewlett-Packard e a Dell , que atualmente oferecem o Windows na maioria de suas linhas de produtos.

Por enquanto nenhum porta-voz da Microsoft comentou a respeito. [Telegraph]

Sair da versão mobile