Cientistas fazem dentes novos crescerem em ratos

Por , em 6.08.2009

De acordo com o artigo da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), pesquisadores no Japão conseguiram com sucesso fazer com que ratos desenvolvessem dentes novos.

Foi implantando um tecido com células especiais na mandíbula do rato que fizeram com que novos dentes crescessem na boca do animal. Os pesquisadores relataram que as células-tronco do tecido crescem regularmente dentro da maneira funcional nos dentes com comparação das variedades naturais.

De acordo com os autores, o trabalho mostra uma técnica que pode ajudar na criação de órgãos re-implantados. E também foi descoberto que fibras nervosas conseguiram crescer junto aos novos dentes e responderem a estímulos de dor.

Os pesquisadores também usaram uma proteína fluorescente para monitorar os genes que se desenvolveram nos dentes. Isso revela que os genes que se manifestam em dentes normais também se tornaram ativos nos dentes substitutos.

O estudo foi coordenado por Etsuko Ikeda da Tokyo University of Science, no Japão. [BBC]

• CLEME:

Esta técnica não vinga oficialmente por absoluta falta de interesse econômico! Mas é sem dúvida a melhor opção para quem perdeu dente.

• Veridiano Americo:

essa descoberta é muito boa,e principalmente p/ quem tem protese dentaria….

• Eloisa:

Essa é uma excelente descoberta!
    Espero dar certo para os humanos.

• Alcione Sousa:

Muito interessante esse artigo
    Se for desenvolvido completamente será um salto na saúde dos seres e um baque no bolso dos Dentistas
    Parabens
    Alcione

Dependendo qual perereca você está falando eu não quero que tenha dente não !! :'(

• José:

Muito interessante!
    É a evolução da ciência….daqui a pouco até perereca vai ter dente e cavalo chifre.