Ícone do site HypeScience

Telescópio espacial logo encontrará Terras alienígenas

De acordo com a cientista planetária Sara Seager, do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), o mais poderoso telescópio espacial do mundo, Kepler (veja o lançamento), pode conseguir detectar “Terras Alienígenas” – planetas que são do mesmo tamanho que o nosso.

Depois do lançamento em 6 de março, o telescópio Kepler começou a realizar testes de dados. E foi com esses dados, antes da inauguração oficial das operações de ciência, que foi publicado os primeiros resultados do observatório na revista Science, semana passada.

» Nossa galáxia ‘tem bilhões de Terras’

Seager apareceu na coletiva de imprensa na NASA, na quinta-feira, dia 6, para comentar sobre os resultados. “São tempos muito excitantes para os exoplanetas. Por causa dessa primeira vez, astrônomos estão obtendo dados suficientes para poder responder questões básicas a respeito da composição dos planetas que estão orbitando em outras estrelas, e como eles comparam aos planetas familiares ao nosso sistema solar”.

Segundo Seager, o novo dado prova que as habilidades do Kepler são ótimas como os astrônomos já esperavam, e que o telescópio está agora completamente operacional. O Kepler foi desenvolvido para ser o primeiro telescópio capaz de descobrir planetas com o tamanho da Terra orbitando ao redor de estrelas, e foi comprovada sua eficiência.

O telescópio Kepler monitora sem parar um campo de visão contendo 100,000 estrelas, fixado nelas continuamente para observar a ligeira quebra de brilho que ocorre quando um planeta passa em frente de uma estrela.

» Quantas civilizações inteligentes existem na galáxia?

Ainda, de acordo com Seager, os detalhes das novas observações provêm de uma medida realmente espetacular do que eles (astrônomos) chamam de “fase da curva termal de um Júpiter quente”. Esses Júpiters quentes são planetas comparados em tamanho com planeta gigante Júpiter, mas são localizados tão perto de suas estrelas ancestrais que são fortemente aquecidas pela radiação delas. [Science Daily]

Sair da versão mobile