Porque algumas pessoas precisam de menos sono?

Por , em 17.08.2009

A maior parte das pessoas precisa de oito horas de sono para descansar e ter um bom dia, mas cientistas descobriram uma mãe e uma filha que naturalmente dormem apenas seis horas, sem sentir a menor falta de mais horas na cama.

Registros mostram que as mulheres, entre 44 e 69 anos, são naturalmente assim: vão dormir às dez da noite e levantam às quatro da manhã por um grande período da vida. Além de dormirem pouco, elas têm vidas agitadas: a mãe faz viagens internacionais frequentemente e dança três ou quatro vezes por semana. ”Elas realmente necessitam dormir menos”, afirma a pesquisadora Ying-Hui Fu, professora de neurologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Mito ou realidade: Temperaturas mais baixas ajudam a dormir melhor

Na verdade, as duas têm programações genéticas para ter esse sono abreviado. Ambas têm uma mutação genética no gene DEC2, que tem um papel no estilo do sono da pessoa e contribui na definição de quanto sono realmente precisamos. Cientistas acreditam que o sono é controlado por ao menos dois processos, o ritmo circadiano, que diz que hora devemos dormir e quando acordar, e o processo homeostático, que regula o tempo que precisamos dormir.

Embora a equipe de Fu não saiba quantas pessoas têm a mesma mutação genética, ela afirma que é provavelmente algo raro, já que os cientistas não encontraram nenhuma outra pessoa com a mesma mutação em uma amostra de 250 pessoas. Para entender como a mutação afeta o sono, os pesquisadores adicionaram o gene a ratos, que ficaram com uma ou duas cópias do DEC2.

Comparados com ratos normais, aqueles com um gene mutante dormiram aproximadamente uma hora a menos, e os com dois genes mutantes dormiram até duas horas e meia a menos. O rato mutante também se recuperou mais rapidamente da falta de sono.

Quer dormir bem? Faça sexo!

Os pesquisadores acreditam que as descobertas podem ajudar no tratamento de pessoas com problemas de sono. O próximo passo, segundo Fu, é descobrir outros genes relacionados à homeostase do sono. “Isso nos dá uma ideia de que há um gene regulando o nosso sono”, afirma Fu. “Depois de descobrir vários genes, podemos entender melhor como o mecanismo da homeostase funciona, e como nosso corpo regula o nosso sono”. [Live Science]

• Ivana.cunha:

Eu durmo no máximo 5 horas, num sono muuuuito pesado! E acordo super bem… Mas sou muito muito muito elétrica. Cada um é cada um, acho q n adiante generalizar os seres humanos como um só comportamento, colocar na cabeça que tem que dormir e pronto. A ciência sempre encontra muitas exceções, aliais, acredito q a regra é ter exceções. O importante é manter o estudo p ajudar a vida de muitas pessoas.

• Jose Carlos:

Durmo no máximo 04h00min. E ao acordar é como se estivesse dormido no minimo uma oito horas, sei que generalizado pelo que já ouvi, pode não ser normal. Mas sinto-me fisicamente e espiritualente bem. Qual seria a verdade sobre quantas horas deveriamos dormir, penso por outro lado, durmo menos mais vivo mais. A alguma controversa sobre o meu caso em particular.

• Distúrbios do sono « Cirúrgica Zona Sul Online:

[…] Talvez o mais famoso distúrbio relacionado ao sono. A insônia é a incapacidade de conseguir dormir. Pode causar irritação, falta de concentração e está associada à obesidade e à hipertensão. » Porque algumas pessoas precisam de menos sono? […]

• walter t pereira:

Começei a perder o sono +/- 12 anos e isso me incomoda muito.
    Sentia fortes dores de cabeça e porcurei um neuro q me indicou um remédio para melhorar a qualidade do sono.Hoje nem com o mesmo adianta.Se durmo direto 3 horas acordo e não mais consigo dormir.
    Gostaria de saber se aqui onde moro, Petrópolis-RJ. existe algum tipo de exame que eu possa fazer para que melhore minha qualidade de sono e quanto ficaria +/- um tratamento para corrigir esse disturbio.
    Obs.: Tem dias que sofro muito com cansaço e snono durante os mesmos.
    Abraços e muito obrigado.

me a esse gene please cara acordar cedo é um saco

• Rogério:

Meu irmão dorme 5 horas por noite e não sente falta do sono. E minha mãe ficou quase 12 anos dormindo ceerca de 3 a 4 horas por noite.

Minha mãe era insonia que começou dedpois que meu avô morreu, mas meu irmão sempre durmiu pouco

E meu irmão o sono dele não é continuo… ele dorme um pouco acorda, dorme mais um pouco, acorda…

• ÁLVARO BARROSO:

Sofro de insônia, há algum tempo, gostaria de saber onde encontro uma clínica especializada.