Por que nós choramos?

mulher chorando

Cada um sabe seus motivos para derramar lágrimas, mas, afinal, qual é o propósito de chorar? Um cientista tem uma teoria do motivo pelo qual o choro evoluiu: de acordo com Oren Hasson, as lágrimas podem servir como uma forma de mostrar que você baixou a guarda.

O biólogo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, acredita que o choro é um comportamento evoluído. “Minha análise sugere que, ao borrar a visão, as lágrimas baixam as defesas e funcionam como um sinal de submissão, um pedido de ajuda, e até mesmo como uma mostra de coesão em um grupo”, afirma Hasson. Isso acontece porque a visão borrada serve como um modo de impedir um comportamento agressivo. “É possível mostrar que está se submetendo a um ataque, e assim conseguir compaixão, ou até mesmo atrair simpatia e talvez conseguir assistência de outras pessoas”, diz o pesquisador.

O derramamento de lágrimas por motivos emocionais é uma característica única dos humanos. No passado, cientistas sugeriam que o choro acontecia para tirar substâncias químicas ligadas ao stress do nosso corpo, para bebês mostrarem que têm um problema ou simplesmente para que a pessoa se sinta melhor.

Outra característica única do choro humano é a possibilidade de compartilhar as lágrimas com outros: “Se você conseguir uma amostra mútua de defesa baixa, isso significa que podemos nos ligar, que somos amigos que têm uma mesma emoção”, acredita Hasson. O pesquisador também aponta que a eficácia deste comportamento depende com quem acontece e do local em que acontece, já que em algumas ocasiões, como no trabalho, o choro deve ser escondido.

O psicólogo evolucionário David Buss afirma que a teoria de Hasson é a hipótese mais plausível sobre a função do choro para os humanos. [Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

13 respostas para “Por que nós choramos?”

1. o que eu percisava de saber era porque e que nos choramos quando estamos tristes(e as vezes felizes)? porque e que temos essa reacçao?
    por favor respondam! e para um trabalho!

2. Senhor administrador. O tema é bastante relevante e nos leva a compreender um pouco mais a respeito das reações químicas de nosso organismo. Só fico preocupado com afirmações como “…este cortume permaneceu como um traço por milhões de anos…”. Quem estava lá para saber disso? A própria ciência tenta há muito tempo comprovar a existência de vida em milhões, bilhões de anos e não o conseguiu.
    Por favor, dê uma chance a que outras “teorias” se apresentem, quem sabe com maior sustentabilidade que essa.
    Espero que não tome o comentário como ofensa, porque esta nunca foi minha intenção.
    Um grande abraço.

3. Qual é o propósito de chorar?
    A pequena força domadora traz alívio. A suavidade ocupa sua própria posição. A vontade de chorar tem livre curso. Isso indica que haverá sucesso, alívio, diminuição de dor. O homem superior quando chora refina a forma exterior de seu caráter. O choro vem e junto com ele o descanso. Bem aventurado os que chorar porque…..

4. Eu tenho outra possibilidade, igualmente viável:
    O choro que ocorre inconscientemente, por ter a uma relação direta com nossas emoções, nós desabafamos e assim permitimos encarar com mais tranquilidade as emoções vivenciadas.

• Clement, aqui está se falando sobre as causas evolucionárias do choro, não porque choramos hoje em dia. Quando dizemos causas evolucionárias queremos dizer porque este cortume permaneceu como um traço por milhões de anos. Isto é, tem que ter alguma vantagem em termos de sobrevivência/reprodutivos.

5. Talvez seja irrelevante, o que depende muito do ponto de vista, mas choro com desenho animado, uma frase, uma foto, me sinto muito melhor realmente mais leve, como se fosse aliviado de uma carga.