Ícone do site HypeScience

Tratamento para depressão via internet funciona?

Nos anos 60, você podia conversar com a ELIZA, contar sobre seus problemas, e, não importando quão vergonhoso ou difícil fosse o seu problema, ela perguntaria “Isso é muito interessante, por que você acha isso?”.

Depois da ELIZA, programa de computador criado para emular um terapeuta, a terapia online melhorou muito, e hoje, com a Internet, as pessoas podem usar mensagens instantâneas para se comunicar com seus terapeutas. Um novo estudo sugere que a terapia online em tempo real é eficiente para ajudar pessoas com depressão.

Participantes do estudo foram escolhidos para receber terapia online além do cuidado personalizado – que pode incluir o uso de medicamentos antidepressivos – e outro grupo continuou com o tratamento tradicional. O grupo que participou do tratamento online teve dez consultas de 55 minutos.

Das 113 pessoas que fizeram a terapia online, 38% se recuperaram da depressão, comparadas com 24% do grupo que fez apenas a terapia presencial. Depois de seis meses, 42% das pessoas que participaram da terapia online se recuperaram, e 26% do grupo de controle.

O nível de benefícios mostrados pelo estudo é praticamente o mesmo esperado pela terapia tradicional, de acordo com Gregory Simon, psiquiatra e pesquisador que participou do estudo. Estudiosos afirmam que a Internet tem muito potencial para a terapia, principalmente para chegar até pessoas que não teriam acesso ao cuidado presencial. “As pessoas podem se sentir mais à vontade para falar sobre coisas vergonhosas ou estigmatizadas se não tiverem a interação cara a cara”, afirma Simon.

David Kessler, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, afirma que também há evidências que escrever sobre eventos traumáticos ajuda a melhorar a saúde mental. Kessler, que foi o principal autor do estudo, acredita que fazer com que as pessoas escrevam seus pensamentos lhes dá tempo de parar e refletir, e que isso pode ajudar no processo terapêutico.

Apesar dos resultados otimistas do estudo, a terapia através de mensagens online tem suas falhas. Os terapeutas deixam de notas características visuais, gestos e entonação das palavras. Especialistas acreditam que a terapia online não fará com que a presencial se torne obsoleta, mas ajuda a reforçar a ajuda a quem precisa.

“Este é o tipo de estudo que precisamos para mostrar que a terapia baseada na internet pode ser eficaz, mas ainda está longe de substituir a terapia convencional”, afirma a psicóloga Marlene Maheu. [CNN]

Sair da versão mobile