Criado robô com cérebro humano [com video]

Por , em 11.09.2009

Pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, utilizaram células cerebrais de ratos para controlar um robô simples. Aproximadamente 300 mil neurônios foram conectados aos sensores de distância de um robô, e os impulsos elétricos lançados pelas células funcionaram como impulso para o robô.

De acordo com Kevin Warwick e Ben Whalley, que conduzem o experimento, a observação de como a cultura de neurônios responde a estímulos poderia ajudar na compreensão de condições neurológicas como a epilepsia. De acordo com os pesquisadores, pode ser possível alterar o comportamento dos neurônios ao fazer mudanças químicas, físicas ou elétricas sobre as células.

O próximo passo dos cientistas é fazer com que o robô seja movido por neurônios humanos, para que ele possa ser melhor utilizado na compreensão sobre o trabalho dessas células. Os pesquisadores também pretender encontrar diferenças no funcionamento do robô com o funcionamento com neurônios de ratos e de humanos. “Tentamos descobrir se os aspectos de aprendizado e de memória são semelhantes”, afirma Warwick.

Assim que os trabalhos atuais terminem, os cientistas já podem começar o trabalho com as células humanas, já que elas já ficam disponíveis para experimentos. Você pode conferir o curioso robô no vídeo abaixo:

[New Scientist]

18 comentários

  • Marcelo Venturi:

    Exterminador do futuro?
    Vale revermos essa série de filmes ou não?

  • Os dilemas éticos da ciência e tecnologia – HypeScience – A ciência é a grande estrela do mundo real | suporte-robot-posters.net.tf:

    […] Criado robô com cérebro humanoMáquinas (tanto para fins pacíficos quanto bélicos) estão cada vez mais evoluindo da necessidade de controle humano para totalmente automatizadas e autônomas, com a capacidade de agir por conta própria, sem intervenção humana. Como esses sistemas operam sem controle humano e são projetados para funcionar e tomar decisões por conta própria, as implicações éticas, legais, sociais e políticas têm crescido exponencialmente. Quem é responsável pelas ações empreendidas pelos sistemas autônomos? Se a tecnologia robótica puder, potencialmente, reduzir o número de mortes humanas, é a responsabilidade dos cientistas projetar esses sistemas? […]

  • Os dilemas éticos da ciência e tecnologia – HypeScience – A ciência é a grande estrela do mundo real | fontes ss:

    […] Criado robô com cérebro humanoMáquinas (tanto para fins pacíficos quanto bélicos) estão cada vez mais evoluindo da necessidade de controle humano para totalmente automatizadas e autônomas, com a capacidade de agir por conta própria, sem intervenção humana. Como esses sistemas operam sem controle humano e são projetados para funcionar e tomar decisões por conta própria, as implicações éticas, legais, sociais e políticas têm crescido exponencialmente. Quem é responsável pelas ações empreendidas pelos sistemas autônomos? Se a tecnologia robótica puder, potencialmente, reduzir o número de mortes humanas, é a responsabilidade dos cientistas projetar esses sistemas? […]

  • Elizeu Moreschi:

    Não é com cérebro humano “ainda”

  • André Mendonça Bastos:

    Ditadura psicológica. É muito interessante, bonito de ver, mas isso causa pertubação nas pessoas(ao menos em mim). Mesmo numa situação de revolta, antes era outro humano, alguém de carne e osso e sentimento, tem uma vida a perder, agora vai ter que lutar com um robô que não tem(ou ainda não tem) sentimentos. Criam-se robôs e muito para um possível guerra que na maioria das vezes não é nem causada por nós. Um idiota qualquer que está no poder fica exigindo tais coisas e cedo ou tarde vão ter que “usá-las”. As pessoas ao longo da história sempre foram tratadas como máquinas, agora, serão máquinas! Isso é o que é nos revelado, imaginem o que já não fazem por trás dos bastidores.

    • Doriedson Fortes:

      Looool… andas a ver muitos filmes de ficção cientifica!!! Mas que há ciborgues eu sei…

  • thyago victor silva campelo:

    entendi

  • thyago victor silva campelo:

    vou ver agora como construir um robo

  • Pedro:

    R, vc disse tudo Ghost in the Shell é foda de mais. E a matéria é interessantíssima também, Parabéns ao site.

  • ThiagoSperandio:

    Imagina esse caso… a I.A…

    Você – exatamente você – abre os olhos, cumprimenta a todos na sala, procura se lembrar da última coisa que tinha feito…

    Então, você pega algo sobre a mesa, mas quando olha a sua mão… percebe que ela é diferente da mão dos outros… você procura algo como um espelho, e uma bancada de inox te serve por hora. Você então vê que seu corpo é todo metálico.

    Então, sua visão (cheia de letrinhas e gráficos na lateral do olho, tipo exterminador do futuro rsss) calcula as diferenças de material e de fisionomia entre seu corpo e o dos outros presentes. ” – Por que isso?” Você pergunta.

    ” – Isso o quê?” – Pergunta uma das pessoas vestidas de jaleco branco (detalhe – todos estão com um sorriso de um lado a outro… sim, você sabe o que é um sorriso).
    ” – Meu corpo é tão diferente de vocês!”
    ” – Oras, meu caro! Você é o primeiro de sua espécie!” – Diz outro de jaleco…
    ” – Sim, você é o primeiro ser com cérebro igual ao nosso, mas num corpo criado por seres humanos! Seja bem vindo!!” – Diz um tiozão que estava mais para trás, na sala.
    ” – Bem… seja lá o que isso significa… fico feliz por estar vivo!”
    (E todo mundo na sala começa a aplaudir, a assobiar, etc… e você não entende nada… mas pode-se dizer que você está sorrindo…)

    Dois meses depois…

    Você percebe que todos chegam e saem do prédio, e você nunca pode sair… eles dizem que você trouxe novos horizontes ao moradores da Terra, etc. Você tenta entender, (“sim, ok, que bom”), mas não vive nada do que eles estão falando! Não faz sentido! Você nem pode sair…

    Final da minha divagação: lembram do Sony de “Eu, Robô” com Will Smith? Ainda bem que ele era bonzinho, rsss!!!

    Ah, humanos… qual será o resultado de nossa criação?

    No geral, muitos de nós tem boas idéias para melhorar o mundo, mas muitos outros (principalmente os mais ambiciosos) conseguem reunir aliados e forças, e tentam impor o seu modo de pensar, o que sempre resultou em ditaduras, guerras e etc…

    A partir do momento que tivemos inteligência E livre-escolha (arbítrio), iniciamos a sociedade tal como conhecemos… diante disso, quem confia que nós, humanos, somos os mais indicados a criar vidas inteligentes (e destrutivas…).

    O Hype tem feito matérias quase apocalípticas sobre essa era de possíveis “Exterminadores do Futuro” (“I will come back”, hehehehe), a idéia padrão é de que é muito perigoso brincar com robôs SEM controles remoto… como alguns casos de máquinas autônomas militares.

    Espero que os cientistas não se esqueçam das mensagens de Hollywood!!! xD

  • R:

    Transhumanismo…

    Ghost in the Shell é o mangá/anime que inspirou em muita coisa o filme Matrix. Nesse mangá, que se passa depois de 2029, é normal trocar o corpo de carne por um caríssimo corpo robótico (corpo protético), mantendo apenas o cérebro e a espinha dorsal orgânicos e assim o tempo de vida se torna indeterminado, assim como diversas habilidades corporais novas se habilitam. Nesse novo mundo, cheio de clones e máquinas, a vida humana perde cada vez mais o seu valor e a morte se torna insignificante. A filosofia muda radicalmente e a religião desaparece.

    No mesmo mangá é mostrado o momento em que o mar de informações transitando na “internet”(na história tem outro nome que não me lembro) por algum acidente cria volumes de informação que tomaram consciência da própria existência, se tornando as primeiras formas de vida artificiais.

  • chico lobo:

    Esta ciência é multidisciplinar, e com certeza vai avançar muito nos próximos anos… Tenho absoluta certeza que robos com cérebros e sensorial humano serão utilizados futuramente para longas viagens espaciais, onde o astronauta deixa de ter um corpo de carne e osso para ter um corpo mais resistente á longa jornada em lugares inóspitos.

  • Edson:

    Foi criado um robô com cérebro humano ou celulas de cérebro de ratos? Acho que o título não representou a materia que foi publicada. Mas o site tá de parabéns, estou sempre lendo as materias…

  • WellBoy:

    robocop real? pessoas que morrem tem seus cerebros implantados em robos… interessante?!

    • Doriedson Fortes:

      Se a pessoa morrer, o cérebro tbm morre… LoL

  • DOUGLAS:

    Bem, o titulo esta errado, ainda nao foi criado robo com cerebro, ou neuronios humanos, isso, é apenas o “próximo passo” segundo a materia.

    Mas parabens pela materia, muito boa.

  • André:

    O Titulo da matéria tá meio divergente do texto, num tá não? O robô tem cerébro de rato!

  • Cedric Sigaud:

    Se der tudo certo, nerônios de um bipolar vão fazer um robo legalzinho virar um pé no $@¢0 de uma hora para outra. Imagine células de um sociopata ou um esquizofrenico? Pobre robô… vai achar que é inútil e vai se matar se enforcando com o prórpio fio.

Deixe seu comentário!