Chuveiros são carregados de bactérias

Por , em 17.09.2009

Seu chuveiro pode estar jogando sobre você muito mais que água quente: uma pesquisa realizada em nove cidades dos Estados Unidos mostra que várias bactérias causadoras de doenças vivem dentro dos chuveiros, pegando carona até o seu corpo. Os resultados foram analisados a partir de 45 amostras de chuveiros residenciais e públicos.

Aproximadamente 20% das amostras tinham níveis altos da bactéria Mycobacterium avium, ligada a doenças pulmonares que geralmente ocorrem em pessoas com o sistema imunológico comprometido. Os pesquisadores encontraram a M. avium e bactérias semelhantes em biofilmes dentro dos chuveiros, em níveis até 100 vezes mais altos do que quando encontradas na água antes de ser limpa. De acordo com Norman Pace, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, a bactéria pode ficar no ar após sair do chuveiro, facilitando que pessoas inalem o microorganismo.

Para pessoas com a imunidade comprometida, Pace recomenda a troca frequente da boca do chuveiro, já que a limpeza do chuveiro pode não atingir todos os pontos onde as bactérias ficam. Além disso, as bactérias se ligam mais facilmente ao plástico, então um chuveiro de metal pode ser uma boa pedida para ficar longe dos microorganismos. [Live Science]

• Rita de Cassia Martins:

Acredito que há sempre interesses n~mt claros de alguem qdo saem essses tipos de comentários……nossa CASCão nunca vai instalar chuveiro na casa dele…banho faz mal para a saude..chuveiro transmite doenças sempre ouvi dizer que os chuveiros metalicos eram mais perigosos e que mt gente já tinha levado choque eletricos por causa deles……….nossa toda informação deve passar pelo senso critico…….Tem mt gente no Brasil que n~tem como tomar banho pois falta agua encanada……se vc mantiver sua caixa dágua sempre limpa…..não correra riscos…………..

• Chuveiros são carregados de bactérias « Rodrigo Zurigah:

[…] completa em português: Hypescience Matéria completa em inglês: Live […]

• Leco:

É e quem pagou essa matéria foi o fabricante de chuveiros metálicos.

• Thalwan:

Já tinha ouvido falar em perigos desse tipo nos choveiro!
    Mas acredito que haja diferênças entre o ambiente onde foram feitas as pesquisas e o Brasil, quero diser que a maioria dessas pesquisas são feitas fora da nossa realidade. Deveriam ter pesquisas curiosas assim aqui no Brasil também.

• marck:

O cascão vai dizer que sempre avisou a todos sobre os riscos de um bom (mal?!!!) habito de tomar banho. rrrrssss!!!!

• Alexandre Schneider:

otima materia,parabens.

Haja grana se formos nus preocupar c/ tudo q tem bactéria,já chega essa tal de gripe do porco q faz os cofres dos produtores de alcool e máscaras ficarem +cheios! A maioria das pesquizas de saúde são encomendadadas p/botar o povão aturdido e se sentirem ameaçados de morte,gastando p/ se protegerem de um mal eminente,quem lucra c/ isso?Opovão é que ñ é! Lembram-se do quite primeiros socorros obrigatório nos veículos?As urnas eletronicas p/ conbater a fraúde nas eleições?Selo da companhia de transporte na porta dos veículos?Lei seca?Legalização de bingos?Banana ser vendida por kilo, e muito +besteiras que nus enfiam goela abaixo,me engana q eu gosto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!