Se você é um daqueles que nunca passou de tocar “Stairway to Heaven” no violão, inveje Berno Polzer: este austríaco fez um piano falar ao criar um dispositivo controlado por um computador. O piano foi concebido por Polzer para participar do Fórum Mundial de Veneza 2009. No vídeo acima (em alemão, com legendas em inglês), é possível ver o piano citando trechos da Declaração do Tribunal de Crimes Ambientais da Europa.
O piano é conectado a um computador que analisa a fala humana e converte a fala em um sistema que pressiona as teclas do instrumento. Para um piano falante, o resultado é surpreendentemente límpido. O inventor do sistema pensa que o instrumento funciona bem, considerando as limitações da sua construção. “Escutamos sons que não são música normal, mas também não são linguagem”, diz.
» Você é o que você escuta, diz estudo
“Pessoalmente, acredito que é possível entender as palavras mesmo sem conhecer o texto [da declaração]”, afirma Polzer, que também adiciona que, conhecendo o texto, as palavras ficam ainda mais claras.
O texto apresentado no Fórum foi lido por Miro Markus, um estudante de Berlim, que narrou os trechos para a performance. O compositor Peter Ablinger depois transferiu a freqüência da voz do garoto para o computador, criando uma espécie de “pixel individual”. “Com um pouco de experiência, ajuda ou legendas, é possível ouvir a voz humana no piano”, afirma Ablinger. [Gizmodo]