Encontrada nova obra de Leonardo DaVinci

Por , em 17.10.2009

quadro perdido de da vinci
A pintura “Perfil da Bella Principessa” pode ter uma digital de Leonardo Da Vinci no canto superior esquerdo

Um retrato pintado por Leonardo DaVinci pode ter sido descoberto depois que uma impressão digital encontrada no quadro foi comparada com outra, descoberta em uma de suas peças. Um laboratório de Paris afirma que a digital é “altamente comparável” com outra, encontrada em uma obra de DaVinci que está no Vaticano.

» As 10 melhores idéias de Leonardo Da Vinci

O quadro chamado “Perfil da Bella Principessa” foi vendido em um leilão em 1998 e era então considerado alemão e do início do século XIX. A obra custava aproximadamente 19 mil dólares (aproximadamente 40 milhões de reais), mas agora pode passar a valer milhões de dólares.

O quadro que fica no Vaticano, utilizado para comparação, foi pintado durante o início da carreira do artista, quando, acredita-se que ele não usava assistentes. Análises com luz infravermelha mostram que o estilo de pintura é “significativamente” semelhante ao de outro trabalho de DaVinci, além de revelar que o artista que realizou a pintura era canhoto, como o pintor italiano.

Desenhado com giz e tinta, o quadro mostra uma jovem com roupas que refletem o estilo da moda de Milão no século XVI, e análises de carbono confirmam a época em que a pintura foi feita.

» Robô de Da Vinci ressuscita após 500 anos

Martin Kemp, professor de história da arte da Universidade de Oxford, na Inglaterra e especialista das obras e DaVinci, acredita que a jovem exposta no quadro pode ser Bianca Sforza, filha de Ludovico Sforza, duque de Milão (1452-1508). O especialista afirma que a mulher também pode ser a amante do duque, Bernardina de Corradis. Ele afirma ter feito as sugestões por um “processo de eliminação”. [BBC]

quadro perdido de da vinci
Novo quadro de Leonardo Da Vinci

7 comentários

  • Andreia:

    Lisandro…. desculpe…mas… quanta tolice!!!!!

  • Cristhian Clasen Back:

    Como assim não existiam mesas e talheres no tempo de Cristo? É claro que existiam, colheres feitas de madeira eram usadas para tomar sopa e mesas e cadeiras também feitos de madeira existiam sim. A carpintaria é uma profissão que remete a um tempo anterior ao de Cristo, portanto, tais objetos já existiam.

    • Juliano:

      A carpintaria existe a muito tempo, mas não para esse fim. Não existiam mesas, as pessoas comiam sobre estrados, que á noite eram suas camas.

  • Natália:

    É mesmo uma bela princesa. Algo de mágico se sente no quadro. Será o perfil da princesa ou a alma do mestre?

  • Antonio:

    sem duvida muito solitario, por estar muito a frente da sua época, um genio da pintura , engenharia, medicina,filosofo,inventor entre outras areas do conhecimento, poucos foram tão abrangentes !!

  • Antonio:

    definitivamente um dos maiores genios da

  • JUnior:

    Gostei do câmbio:
    A obra custava aproximadamente 19 mil dólares (aproximadamente 40 milhões de reais)

Deixe seu comentário!