Concurso premia melhores fotos da vida selvagem

Por , em 27.10.2009

A imagem de um lobo caçando foi a grande vencedora do prestigiado prêmio Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year de 2009, que reconhece o trabalho de fotógrafos que trabalham com a temática da vida selvagem. A competição está em sua 45° edição e é realizada anualmente pela revista de Vida Selvagem da BBC e pelo Museu de História Natural britânico.

A foto vencedora foi tirada por Jose Luis Rodriguez, que declarou na ocasião ter planejado a imagem por muitos anos. “Queria capturar uma foto de um lobo caçando, mas sem sangue”, disse. “Não queria uma imagem cruel”, afirmou o fotógrafo. Depois de muito tempo observando os movimentos desses animais e com uma boa dose de paciência, Rodriguez conseguiu a foto que lhe rendeu o prêmio de fotografia.

Os juízes da competição observaram mais de 43 mil fotos que foram inscritas para o prêmio. O fotógrafo e juiz da competição Mark Carwadine afirma que a imagem vencedora mereceu o prêmio por capturar milhares de anos de interação entre humanos e lobos em um momento.

A foto tirada por Rodriguez e vencedora na categoria de Retratos de Animais foi feita em uma câmera analógica e com uma instalação que ele criou. O tripé feito por ele funcionava com um sensor de movimentos e uma barreira infravermelha para operar a câmera à noite. A espécie do lobo ibérico mostrado na imagem sofre com a ação de humanos, que utilizam a pele do animal para usos estéticos, e por isso são muito ariscos.

Outros vencedores

vida selvagem

Fergus Gill tinha apenas 17 anos quando se inscreveu na competição para Fotógrafos Jovens. Sua imagem mostra o conflito entre dois pássaros da espécie escrevedeira-amarela, que existe na Europa e Ásia. Ele conta que planejou a imagem durante todo o verão, quando coletou aveia para alimentar os pássaros no inverno. Com a previsão de neve, Gill esperou pelos pássaros com a comida, e fotografou a briga de dois deles pela comida.

vida selvagem

Outra imagem incrível premiada pela competição foi a de Igor Shpilenok – com a ajuda de sua corajosa gata. A foto da gata assustando uma raposa foi a ganhadora na categoria de Vida Selvagem Urbana. O fotógrafo passou cinco meses trabalhando em uma reserva natural na Rússia, e levou seu gato para fazer companhia. “É um lugar muito remoto, e tem muitos animais selvagens, como ursos e raposas próximos à cabana”, afirma Shpilenok.

De acordo com ele, a gatinha Ryska tinha ciúmes de quando ele observava outros animais, “como uma mulher”, diz. Shpilenok conta que os animais, principalmente as raposas, ficavam curiosos com os novos habitantes do local, e iam visitar o lugar todo dia. “Quando eles chegavam mais perto da casa, a gata começava a seguí-los. Era muito engraçado, as raposas subiam em árvores para fugir”, diz o dono da arisca gatinha.

vida selvagem

Urmas Tartes ganhou o prêmio de Animais em seu Ambiente com a sua incrível imagem de uma pulga-da-neve caminhando por flocos de neve. A delicada imagem deu muito trabalho, já que os pequenos insetos só ficam ativos em uma temperatura específica. Além disso, Tartes tirou mais de cem imagens dos insetos passando pelo terreno acidentado com os flocos.

vida selvagem

O fotógrafo Tom Schandy, por sua vez, ganhou o prêmio de imagens de espécies que correm perigo de extinção por uma foto que tirou de uma onça no Rio Paraguai, no Brasil. Ele conta que viu três dos animais em quatro dias de viagem no local. “Este estava muito relaxado, ficou parado na beira do rio olhando para nós por mais de uma hora”, diz Schandy. [BBC]

21 comentários

  • Robert Schmtt:

    As imagens são muito lindas!
    Parabéns a todos os fotógrafos.

    • Flávio Lopes:

      Segundo noticias veiculadas na internet essa foto do lobo foi desclassificada, pois parece que o lobo era adestrado… Basta digitar no google as três palavras: foto lobo desclassificada. A noticia está em diversos sites.

  • Rychardson bruno correia:

    esas fotos são de mais

  • natalia:

    obrigado achei oq qeria

  • juliajuju:

    a foto do lobo é tão linda ea da raposa ea gata é muito engrasada e corajosa

  • santana:

    O FATO DE O LOBO ESTA LIVRE É O MAIS IMPORTANTE
    A FOTO É APENAS UM DETALI

  • bruna lorrany:

    chato eu não gostei

    • J. Alan Souza:

      Bruninha, você achou chato menina? Tá tristinha é?
      Um beijinho para adocicar essa sua tristezinha.

  • monik:

    muito linda as fotos amei que coisas incriveis numca coseguiria tirar fotos tao perfeitas asim adorei

  • beatriz:

    essas fotos são muito lindass!!!

  • SANDE:

    muitos lindas si eu esconher fico perto dos animais ou nao eu vou esconher sim fico perto dos animais ,nao importa que eles me mate sam muito lindos, nao rezisto dos animais

  • patricia:

    adorei essas fotos ,seija quem foi que tirou ,tirou a foto muito bem,ficaram maras.

    • patricia:

      acho o que eu vi foi uma coisa de deus,apesar ele quem criou os lindos animais,que esistem hoje no mundo inteiro.

  • sabialani:

    desculpa demais ta mas nao gostei!!!!!

  • letycia:

    imagine só! se esse lobo tivesse correndo atras de voce!oque você faria olha eu não sei mas se esse lobo tivesse correndo tras de mim eu sairia correndo

  • flaviani:

    essas imagens são lindas.
    como deus pôde criar todas essas coisas,
    e belos animais da nossa natureza?só ele o nosso criador.
    mas ja vi fotos mais bonitas e q chamam a atenção.

  • Liel Pires Ribeiro:

    A do lobo sem duvidas é a melhor.

  • Darwin:

    Acho que existem mais fotos bonitas da natureza, e até já vi imagens melhores.

  • fael:

    Fotos muito legais. Eles são ótimos fotografos. A so lobo realmente é melhor, mas aquela dos passaros tambem é muito boa.

  • Ratazana:

    Show da natureza!

  • Jaciara Silva:

    bem interessantes essas imagens…
    e muito belas mesmo a natureza é linda em ….
    basta apenas preserva-la.

Deixe seu comentário!