Ícone do site HypeScience

Mais uma desculpa para comer chocolate

Não se preocupe, pode comer seu chocolate sem culpa. Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, mostra que o consumo diário de chocolate amargo pode ajudar a reduzir o stress. A pesquisa descobriu que pessoas que se classificam como altamente estressadas têm menores níveis dos hormônios ligados ao stress depois de comer chocolate diariamente durante duas semanas.

Os participantes do estudo consumiram 40 gramas de chocolate amargo diariamente. Os médicos que realizaram a pesquisa analisaram amostras de urina e do plasma sanguíneo tiradas no início, no meio e ao fim das duas semanas do estudo. Os hormônios cortisol e catecolaminas, ligados ao stress, foram encontrados em menores quantidades depois do consumo do chocolate.

» Bill Gates investe em chiclete e chocolate para combater a malária

Sunil Kochhar, um dos realizadores do estudo, afirma que o consumo diário de chocolate resultou em modificações significativas no metabolismo dos voluntários, além de acreditar que o consumo mostrou ter “consequências a longo prazo para a saúde humana em apenas duas semanas de tratamento”. “Isto foi observado através da redução dos níveis dos hormônios associados ao stress e a normalização dos sinais do stress metabólico”, afirmam os pesquisadores.

A pesquisa se soma a várias pesquisas que mostram que alguns elementos do chocolate, como os polifenóis, poderosos antioxidantes, podem ter benefícios à saúde. Ainda assim, este estudo foi realizado com um pequeno grupo, de apenas 30 pessoas, e análises mais aprofundadas e com um maior número de participantes são necessárias para confirmar os resultados. Alguém se habilita? [Live Science]

Sair da versão mobile