Chá de hortelã é eficiente como uma Aspirina, descobrem cientistas

Por , em 29.11.2009

A hortelã-brava já era receitada por curandeiros brasileiros há muito tempo, para curar gripes, dores de cabeça e de estomago e várias outras doenças, mas só agora cientistas passaram a ver os efeitos reais da Hyptis crenata. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, provaram cientificamente que a crença na planta estava completamente correta.

Os pesquisadores viajaram ao Brasil para analisar exatamente como a planta é preparada e consumida tradicionalmente. O método mais comum é feito fervendo as folhas secas da planta durante 30 minutos, e esperar que o chá esfrie antes de bebê-lo.

O estudo mostrou que, quando a hortelã é tomada nas doses prescritas pelos curandeiros, ela é tão eficiente para aliviar a dor quanto um medicamento semelhante à aspirina, chamado de indometacina. Os pesquisadores planejam realizar testes clínicos para descobrir a eficácia do chá contra as dores.

Graciela Rocha, que participou do estudo, lembra que as plantas são buscadas como fonte para a cura de doenças desde os primeiros humanos, e que estimativas mostram que mais de 50 mil plantas são usadas em todo o mundo com propósitos medicinais.

“Além do uso tradicional, mais da metade dos medicamentos são baseados em moléculas encontradas naturalmente em plantas”, aponta. “O que fizemos foi pegar uma planta que é usada com segurança para tratar a dor e provamos cientificamente que ela funciona tão bem quanto algumas drogas sintéticas”, completa a pesquisadora.

Graciela, que é brasileira e lembra de ter recebido o chá para curar doenças durante a infância, afirma que o próximo passo do estudo é analisar como e por que a planta funciona. A pesquisadora lembra que a hortelã-brava tem um gosto mais parecido com a sálvia do que com qualquer outra planta da família da hortelã tradicional. “Não é tão bom, realmente, mas medicamentos não precisam ser gostosos, não é mesmo?”, questiona a pesquisadora. [BBC]

• As pessoas mais velhas do mundo dão dicas para uma vida longa | Tenda da Magia:

[…] que é consumida várias vezes por dia, contém uma grande variedade de ervas desidratadas, como hortelã-brava, alecrim, sálvia roxa e […]

• SIDNEY SEABRA DA SILVA:

Gostaria de saber se em caso de dores nos olhos “vistas”, posso utilizar o banho com folhas de ortelã?
    Qual as consequencias de se banhar as vistas com água em fusão com folçhas de ortelã?
    Gtato.

Sidney Seabra

• Rosana Belló:

olá Sidnei!! Se vc está com dor nos olhos o melhor que tem a fazer é procurar um oftalmo. DOR na vista é muito perigoso e pode ser um inicio de glaucoma, que se não cuidar pode levar até a cegueira. Digo isto porque meu pai perdeu a vista assim.

• Nilton:

Os cientista sempre tiveram atrasados nas comprovações e nas descobertas quem dera os antigos sempre tiveram razão e a ciência de hoje com seus cientistas estão aquém dos conhecimentos dos antigos.

• nicole:

muito bom mesmo este site!!!!!!

• daiane:

Adoro chas, adorei a materia, parabéns!!!!

• fatima:

GOSTARIA MUITO DE SABER QUAIS OS BENEFICIOS DO CHA
    DE HORTELÃ COMUM, ESSA HORTELA QUE PLANTAMOS
    EM NOSSO JARDIM E QUE COMPRAMOS NO SUPERMERCADO.

• ELEUTERIO JOÃO ALVES:

Sim, acredito mesmo na eficácia das plantas, mas onde vou encontrar essas ervas como a hortelã brava, a sálvia, para mim comprar e fazer o chazinho ? bjs