As pessoas mais velhas do mundo dão dicas para uma vida longa

Por , em 6.12.2009

Um novo estudo sugere que beber moderadamente pode ser uma das chaves para uma vida mais longa, além de reunir outras dicas de algumas das pessoas mais idosas do mundo. Confira algumas das dicas para uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz, de acordo com as pessoas que sabem do que estão falando!

Na ilha grega de Ikaria, que tem a maior proporção de pessoas acima de 90 anos em todo o mundo, as pessoas têm um hábito de beber um chá de ervas. A bebida, que é consumida várias vezes por dia, contém uma grande variedade de ervas desidratadas, como hortelã-brava, alecrim, sálvia roxa e asplênio.

» Sexo dobra expectativa de vida

Devido ao cenário montanhoso da ilha e à falta de opções de transporte, as pessoas têm que se manter ativas durante toda a vida, fazendo exercícios físicos até depois dos 80 ou 90 anos. A alimentação da ilha contém muito azeite de oliva, frutas e vegetais, além de pouquíssimas quantidades de alimentos processados ou industrializados.

Na ilha japonesa de Okinawa, é comum encontrar velhinhos com mais de 80 anos completamente saudáveis. Pesquisadores acreditam que isso se deve, em parte, à maneira com que a população da ilha se alimenta, raramente comendo demais e geralmente parando a refeição pouco antes de se sentirem saciados. A dieta dos locais se baseia em grãos, peixes e vegetais, e eles costumam ficar longe de carne, ovos e laticínios.

Já na Sardenha, na Itália, existe um enorme número de centenários. Lá, os habitantes têm o costume de beber vinho, que é muito rico em polifenóis e antioxidantes, que ajudam a impedir o envelhecimento. No Vale de Hunza, no Paquistão, as pessoas geralmente vivem mais de 90 anos. Os pesquisadores creditam esta longevidade à dieta de frutas, grãos e vegetais da população do local. Muitos dos alimentos são consumidos crus, e eles comem grandes quantidades de damascos, cerejas, uvas, ameixas e pêssegos.

Na região sul do Equador, no Vilcambamba, muitas pessoas passam dos cem anos de idade com boa saúde. Acredita-se que esta saúde se deve ao consumo da água mineral natural da região, que é completamente livre de impurezas.

» Quer viver uma vida longa? Corra!

Nos Estados Unidos, uma comunidade de Adventistas da Califórnia, tem uma média de vida de cerca de 5 a dez anos mais longa que os outros cidadãos da cidade. Pesquisadores acreditam que isso acontece porque estas pessoas não bebem nem fumam, e seguem uma dieta vegetariana. Além destas dicas reunidas por todo o mundo, outras pesquisas sugerem que a longevidade sempre é ligada a baixos níveis de estresse e ansiedade. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • leticia malheiros:

    quantos anos eles tem

  • João Pedro Vidal de Freitas:

    Muito interessante e legal essas dicas

  • Ezio José:

    Dercy Gonçalves não é uma excessão. Conhecí uma mendiga em Curitiba, em setembro de 2008, que tinha noventa e dois anos, fuma feito uma caipora e me disse que é dependente deste vício desde sua menor idade. Disse-me que ingeriu muitas bebidas alcoólicas até pelos seus sessenta anos, porém, atualmente bebe eventualmente nos dias muito frio.

    Empolguei com a conversa lúcida e ela contou-me todos os aspéctos de sua vida por umas duas horas. Ficou feliz e disse que as pessoas não dão a mínima para quem vive sem família, para os velhinhos que não têm mais com quem conversar e vivem perambulando pelas ruas; disse-me que eu estava sendo alguém que lhe apareceu para dar alegria por aquele dia.

    Eu estava só na Estação Rodoviária de Curitiba-PR e aguardava embarque para Ilha Comprida-SP depois de participar de um Encontro Nacional no Teatro Guaíra de uma organização da qual sou membrono. Moro na Região do Centro Oeste Brasileiro e aproveitei para rever a Ilha Comprida e a cidade de Iguápe-SP onde sempre visito a cada cinco anos. Talvez fosse um período de solidão o motivo que me fez ouvir com mais atenção aquela velhinha, apesar de que este é um hábito que sempre coloco em prática. Não com tanta intensividade assim.

    Antes de despedir da velhinha, tomamos café juntos e lhe dei duas carteiras de cigarros Hollywood.
    Completou-se então o dia daquela humilde velhinha saudável e simpática com trajes de sua qualidade de vida, porém, cum uma alma tão iluminada que pode mostrar o caminho que cada pode escolher.

  • Rai Junior:

    Acho que correr. beber bastante agua fazer natação contribui muito para uma vida longa.

  • augusto:

    Abdicar de alguns prazeres da vida, só pra viver uns 5 ou 10 anos no máximo. Na minha opnião não vale apena. Até pq a duração da vida não se trata apenas da idade q se pode alcançar. mas tbm de vários fatores diários ( acidentes, violencia…), q pode antecipar o acontecimento. Então prefiro msm comer, beber, usar o controle remoto, subir de elevador, escada rolante… à viver uma vida cheia de regras ( como se já não bastasse as milhares q já existem).
    OBs.: Não sou gordo ! kkkkk

Deixe seu comentário!