Ícone do site HypeScience

10 Fatos e fenômenos absolutamente bizarros

Já publicamos listas de todos os tipos, mas esta aqui é só para tratar de assuntos estranhos e incomuns, de diversas classes, de teorias bizarras a comportamentos estranhos do cérebro humano! Confira e diga qual é a sua bizarrice preferida!

1. A pareidolia

Este fenômeno psicológico ocorre quando pessoas vêem formatos ou escutam sons que consideram importantes, mesmo que não sejam. Exemplos da pareidolia vão desde pessoas que afirmam escutar frases em discos tocados ao contrário ou visões de figuras religiosas em alimentos, nuvens ou machas aleatórias. [Foto]

2. O idioma havaiano

No Havaí, a língua local é formada com o uso de apenas 12 letras do alfabeto inteiro.

3. Criptominésia

Sabia que é possível que você cometa um plágio achando que teve uma ideia completamente original? A criptominésia é um problema mental que faz com que a pessoa ache que sua ideia brilhante é original, sendo que apenas está lembrando da ideia de outra pessoa, sem perceber. Um caso famoso disso é o do livro “Assim Falou Zaratustra”, de Friedrich Nietszche, que tem uma frase praticamente igual palavra por palavra sobre um incidente publicado em 1835, meio século antes do escritor publicar esta obra. Entretanto, o caso não é considerado como plágio nem coincidência: a irmã do escritor confirmou que ele havia lido a frase original quando tinha 11 anos de idade.

4. Licantropia clínica

Este problema psicológico raríssimo faz com que a pessoa acredite que pode se transformar em um animal. Isto pode resultar em alucinações e em imitações dos gestos dos animais que elas acham que se transformaram.

5. O acompanhante do Papai Noel

Poucas pessoas conhecem o medonho companheiro do Papai Noel, chamado de Krampus. Esta criatura feiosa supostamente bate nas pessoas com pedaços de madeira. principalmente em mulheres. A história deste ser é contada há séculos em vários lugares do mundo para assustar as crianças e fazer com que elas se comportem antes do natal.

6. A teoria dos antigos astronautas

Muitas pessoas acreditam nesta bizarra teoria, que diz que seres extra-terrestres teriam vindo para a Terra durante a pré-história e dado a inteligência à humanidade, ou até mesmo teriam procriado com os humanos para nos deixar inteligentes. Algumas pessoas que acreditam nisso também dizem que todas as grandes religiões foram iniciadas por esses visitantes espaciais.

7. A humana que deu à luz a animais, ou não

Mary Toft morava em Surray, na Inglaterra, e se tornou famosa em 1726, quando afirmou ter dado à luz a coelhos e gatos. De acordo com relatos da época, o parteiro John Howard fez o parto de “três patas de gatos, e uma pata de coelho; as patas do gato devem ter sido formadas na sua imaginação, sobre um gato que ela gostava e que dormia próximo à sua cama”. Depois de algum tempo, os relatos afirmavam que ela havia ficado doente novamente, e deu à luz a mais pedaços de coelhos. A mentira foi desmentida após algum tempo, e ela e seu médico passaram a ser ridicularizados.

8. Hipertimesia

Esta estranha condição psicológica só foi registrada em quatro pessoas até hoje, e faz com que a pessoa se lembre de tudo que já aconteceu com ela, com perfeição de detalhes. Uma pessoa com hipertimesia consegue lembrar de detalhes de uma data específica, pode descrever os eventos de um dia inteiro, lembrar do clima e outros detalhes triviais que as pessoas com a memória comum não conseguem lembrar.

9. Zebra + Cavalo

Sabia que é possível misturar zebras com cavalos ou até mesmo com jumentos? Esses “zebróides” se têm o corpo semelhante ao do cavalo ou jumento, mas têm listras de zebra. As listras normalmente não cobrem o corpo inteiro do animal, e podem aparecer apenas nas pernas ou espalhadas em partes do corpo e do pescoço. Dependendo da mistura feita, eles têm nomes diferentes, como “zebralo”, ou “cavabra”.

10. Dia 30 de fevereiro

O império Sueco, que na época incluía a Finlândia, planejava mudar seu calendário, saindo do calendário Juliano e começando a utilizar o calendário gregoriano a partir de 1700, omitindo os dias bissextos dos próximos quarenta anos. Embora o dia bissexto tenha sido ignorado em fevereiro de 1700, a Grande Guerra Nórdica começou no fim daquele ano, tirando a atenção dos suecos do problema com os calendários. Assim, 1704 e 1708 foram anos bissextos normalmente. Para evitar confusão e erros futuros, o calendário Juliano passou a ser reutilizado em 1712 e recebeu um diz bissexto a mais, que fez com que aquele ano tivesse um dia 30 de fevereiro!

[Fonte: Listverse]

Sair da versão mobile