10 Fatos e fenômenos absolutamente bizarros

Por , em 14.12.2009

Já publicamos listas de todos os tipos, mas esta aqui é só para tratar de assuntos estranhos e incomuns, de diversas classes, de teorias bizarras a comportamentos estranhos do cérebro humano! Confira e diga qual é a sua bizarrice preferida!

1. A pareidolia
pareidolia

Este fenômeno psicológico ocorre quando pessoas vêem formatos ou escutam sons que consideram importantes, mesmo que não sejam. Exemplos da pareidolia vão desde pessoas que afirmam escutar frases em discos tocados ao contrário ou visões de figuras religiosas em alimentos, nuvens ou machas aleatórias. [Foto]

2. O idioma havaiano

No Havaí, a língua local é formada com o uso de apenas 12 letras do alfabeto inteiro.

3. Criptominésia

Sabia que é possível que você cometa um plágio achando que teve uma ideia completamente original? A criptominésia é um problema mental que faz com que a pessoa ache que sua ideia brilhante é original, sendo que apenas está lembrando da ideia de outra pessoa, sem perceber. Um caso famoso disso é o do livro “Assim Falou Zaratustra”, de Friedrich Nietszche, que tem uma frase praticamente igual palavra por palavra sobre um incidente publicado em 1835, meio século antes do escritor publicar esta obra. Entretanto, o caso não é considerado como plágio nem coincidência: a irmã do escritor confirmou que ele havia lido a frase original quando tinha 11 anos de idade.

4. Licantropia clínica

Este problema psicológico raríssimo faz com que a pessoa acredite que pode se transformar em um animal. Isto pode resultar em alucinações e em imitações dos gestos dos animais que elas acham que se transformaram.

5. O acompanhante do Papai Noel
krampus

Poucas pessoas conhecem o medonho companheiro do Papai Noel, chamado de Krampus. Esta criatura feiosa supostamente bate nas pessoas com pedaços de madeira. principalmente em mulheres. A história deste ser é contada há séculos em vários lugares do mundo para assustar as crianças e fazer com que elas se comportem antes do natal.

6. A teoria dos antigos astronautas

Muitas pessoas acreditam nesta bizarra teoria, que diz que seres extra-terrestres teriam vindo para a Terra durante a pré-história e dado a inteligência à humanidade, ou até mesmo teriam procriado com os humanos para nos deixar inteligentes. Algumas pessoas que acreditam nisso também dizem que todas as grandes religiões foram iniciadas por esses visitantes espaciais.

7. A humana que deu à luz a animais, ou não

Mary Toft morava em Surray, na Inglaterra, e se tornou famosa em 1726, quando afirmou ter dado à luz a coelhos e gatos. De acordo com relatos da época, o parteiro John Howard fez o parto de “três patas de gatos, e uma pata de coelho; as patas do gato devem ter sido formadas na sua imaginação, sobre um gato que ela gostava e que dormia próximo à sua cama”. Depois de algum tempo, os relatos afirmavam que ela havia ficado doente novamente, e deu à luz a mais pedaços de coelhos. A mentira foi desmentida após algum tempo, e ela e seu médico passaram a ser ridicularizados.

8. Hipertimesia

Esta estranha condição psicológica só foi registrada em quatro pessoas até hoje, e faz com que a pessoa se lembre de tudo que já aconteceu com ela, com perfeição de detalhes. Uma pessoa com hipertimesia consegue lembrar de detalhes de uma data específica, pode descrever os eventos de um dia inteiro, lembrar do clima e outros detalhes triviais que as pessoas com a memória comum não conseguem lembrar.

9. Zebra + Cavalo
zebrao zebra misturado com cavalo

Sabia que é possível misturar zebras com cavalos ou até mesmo com jumentos? Esses “zebróides” se têm o corpo semelhante ao do cavalo ou jumento, mas têm listras de zebra. As listras normalmente não cobrem o corpo inteiro do animal, e podem aparecer apenas nas pernas ou espalhadas em partes do corpo e do pescoço. Dependendo da mistura feita, eles têm nomes diferentes, como “zebralo”, ou “cavabra”.

10. Dia 30 de fevereiro

O império Sueco, que na época incluía a Finlândia, planejava mudar seu calendário, saindo do calendário Juliano e começando a utilizar o calendário gregoriano a partir de 1700, omitindo os dias bissextos dos próximos quarenta anos. Embora o dia bissexto tenha sido ignorado em fevereiro de 1700, a Grande Guerra Nórdica começou no fim daquele ano, tirando a atenção dos suecos do problema com os calendários. Assim, 1704 e 1708 foram anos bissextos normalmente. Para evitar confusão e erros futuros, o calendário Juliano passou a ser reutilizado em 1712 e recebeu um diz bissexto a mais, que fez com que aquele ano tivesse um dia 30 de fevereiro!

[Fonte: Listverse]

24 comentários

  • fbfaria83:

    É muito fácil chamar algo que não se compreende de “bizarrice”. O que vejo aqui é que pessoas que se julgam cientistas, passaram com louvor nas matérias “história, eu sei tudo e um pouco mais” e “arrogânceografia”.

  • Alex Domingues da Silva:

    Qto ao item 6: Acho mais bizarro que isso, as pessoas acreditarem que o homem foi feito de um bonequinho de barro e que depois de um simples sopro saiu andando por ai, isso sim é bizarro.

  • Lucas Bié:

    CRIPTOMINÉSIA lembrei do garoto la do castelo ratimbum, nino se não me engano

  • David Alves:

    Vish, imagina os neguim que nasceram no dias 30 de Fevereiro ‘-‘
    Nunca fizeram aniversário… triste….

  • Lucas Adamis:

    Acho que tenho HIPOtimesia, não consigo lembrar nada completo, nem a noite de ontem…

  • Loki:

    ‘A mentira foi desmentida após algum tempo, e ela e seu médico passaram a ser ridicularizados.’ –> O correto não seria: “A mentira foi CONFIRMADA”?

  • Rodrigo Carvalho:

    O artigo 6 me veio na cabeça o diretor Steve Spielberg (A TEORIA DOS ANTIGOS ASTRONAUTAS)

  • jodeja:

    Não podemos dizer que é bizarrice só porque não conhecemos. Pode-se chamar de médium Chico Xavier e outros, Mas, Sai Baba mais outros mestre do oriente, que dizer deles?

  • rivc:

    na foto 1, não só há um crucifixo como tambem ha na concha a imagem de um santo!

  • Victória:

    Tecnicamente existiu uma especie extinta de um animal que parecia ser metade cavalo e zebra ele se chamava “cuega” ou “cuaga”.O ajudante do papai noel da foto da mais medo do que muito psicopata nossa! Matéria impressionante mesmo!

  • Aranha sorridente… « Bioatualidades:

    […] e as formas vermelhas em seu abdômen normalmente têm a forma de um rosto sorrindo, causada pela pareidolia. Mesmo não sendo a única aranha com um rosto desenhado, é a mais […]

  • patrick:

    Sobre o item 6, “a teoria dos antigos astronautas”, eu discordo. Gostaria que você pesquisasse um pouco mais sobre esse assunto, mesmo que não acredite, para ao menos ver o que as pessoas que acreditam tem a dizer sobre isso. Recomendo ler, ou pesquiser sobre, o livro “Seriam os deuses astronautas?”, que já foi recomendado nos comentários anteriores. Não peço que mude suas crenças, peço que ao menos pesquise sobre o assunto, e se continuar com a mesma opinião, pois bem, cada um tem suas crenças, mas ao menos terá dado uma chance antes de chamar algo que algumas pessoas acreditam de “bizarrice”.
    Mas está de parabéns pela lista, muito interessante ;D.

    • Jessé Mesquita:

      É isso ai Patrick, A teoria dos Antigos Astronautas faz muito mais sentido do que a as teorias religiosas! Quanto mais se pesquisa sobre o assunto, mais as coisas se encaixam! Pesquise com a mente aberta sobre o assunto que mesmo se não acreditar garanto que no minimo você ficara boquiaberto! Considero muito mais “bizarra” e sem base, provas, as explicações dadas pelas religiões para a humanidade! Na minha opinião acreditar que na imensidão do universo só exista a terra como planeta habitável é estupidez e mais ainda achar que só existe o ser humano como raça inteligente, evoluída em toda essa vastidão é muita arrogância!

  • Isabel:

    Uma imagem vale por 1.000 palavras. Minha crença de que religião foi inventada por pessoas com interesses políticos em suas épocas, fica evidente para mim toda vez que me deparo com esses rompantes de fé, causados por imagens relacionadas ao catolicismo.
    Deus é um arquétipo. Toda civilização, por mais isolada que esteja, tem um símbolo que guia sua conduta e valores, pode ser sol, lua, um bom velhinho, o tal do satã para os satanistas e por aí vai.
    Deus é uma necessidade humana para explicar aquilo que ainda não temos condições de compreender. Fica mais fácil atribuir qualidades sobrenaturais a um figura humana e montar a imagem de um deus que dá o que você precisa em troca daquilo que você acredita, do que simplesmente apreciar a beleza da imagem e tocar a vida, no caso da moça, tocar a vida vai ser criar o gurizinho sem pai. Tudo bem, Deus ajuda.

  • Jorge:

    Quanto ao fato 8, o da hipertimesia:
    a pessoa pode ter problemas por conta dessa memória excessiva. Existem dois casos relatados, um na literatura científica (uma pessoa chamada S, em um caso relatado por Alexander Luria – neuropsicólogo russo) e outro relatado pelo escritor Jorge Luis Borges, de uma pessoa chamada Funes. Os dois tinham memória completa. Eles não conseguiam esquecer. Isso fazia com que eles não pudessem fazer generalizações dos conceitos que lhes eram apresentados, nem categorizá-los.

  • Renata Borodni:

    Storni, também vi essa figura na primeira imagem!!

    E quanto a humana que deu a luz a animais, meu como existe gente tão inútil no mundo?! Ser capaz de inventar uma mentira dessas a fim de se auto-promover!!
    Lamentável o que o ser humano é capaz…

  • storni:

    é né amigos,eu gostei mais da coisa 1,sobre a Pareidolia,bem massa,não sei se é,mas na imagen eu vi uma cruz invertida (simbolo satanico) na agua O.O

  • Leila:

    Tem um livro – relativamente antigo – que virou filme, acho que todo mundo aqui deve conhecer: “Seriam os Deuses astronautas?”… enfim… só digo que é um bom livro… fica implícita aí minha opinião sobre o assunto.
    E cara o_o podem me chamar de medrosa, mas eu me assustei com afoto daquele trem, ô bicho feio x-x

  • felipe:

    Desde quando a existencia de seres extra-terrestres é bizarrice?

    Isso já foi mais do que comprovado realidade, principalmente quando encontraram aminoácidos (glicina) nas amostras do cometa Wild-2, que foram coletados pela sonda espacial StarDust.

    Isso só enfatiza o conceito da PANSPERMIA, que é o nome da hipótese segundo a qual os elementos básicos da vida poderiam ter surgido em qualquer parte do Universo, chegando até a Terra a bordo de meteoritos.

    Seria ignorancia, ou melhor, egoismo da nossa parte acreditar que só e somente nosso planeta possa ter vida inteligente. Isso sim é bizarro.

    Fonte de fundamentação para este comentario: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aminoacidos-cometa-reforcam-teoria-vida-extraterrestre&id=020130090818

  • Marcos:

    Sou mais um que concorda com o Fabius e sobre a existência de civilizações passadas tecnológicamente avançadas. Os sinais estão aí: pirâmides no Egito, México, China, esculturas que mostram naves espaciais, conhecimentos astrônomicos avançados por parte de tribos africanas (Dogons e seu conhecimento sobre Sírius A e B), etc.
    Como não se consegue explicar tais coisas, apressam-se em dizer que são lendas ou bizarrices 🙂
    Abraços a todos !

  • eliel florencio do nascimento:

    a teoria dos astronata na minha opinião estão correta, porém muitos não acreditam eu defendo essa tese queria compartilhar mais sobre esse assunto, poderia me dar mais informações. obg.

    • Jessé Mesquita:

      É isso ai Patrick, A teoria dos Antigos Astronautas faz muito mais sentido do que a as teorias religiosas! Quanto mais se pesquisa sobre o assunto, mais as coisas se encaixam! Pesquise com a mente aberta sobre o assunto que mesmo se não acreditar garanto que no minimo você ficara boquiaberto! Considero muito mais “bizarra” e sem base, provas, as explicações dadas pelas religiões para a humanidade! Na minha opinião acreditar que na imensidão do universo só exista a terra como planeta habitável é estupidez e mais ainda achar que só existe o ser humano como raça inteligente, evoluída em toda essa vastidão é muita arrogância!

  • laura botelho:

    Concordo com o Fabius. A “teoria dos antigos astronautas” não tem nada de bizarro. Na verdade tudo que não conhecemos e ignoramos chamamos de bizarro. Foge do racional portanto NÂO EXISTE ?

    Realmente nossa mente funciona assim. Nós não enxergamos aquilo que não conhecemos. Se vc quiser saber mais sobre esse assunto visite meu BLOG. Vc vai ver como enxerga mal!!

    Link do BLOG no meu nome – click
    Acredite, vc precisa acordar, há muito que conhecer e saber.

  • Fabius:

    HUahuauhhueaheuuae, bom esse esquema do monstro do papai noel! Dá pra jogar idéia na criança pelo ano inteiro! =D

    E sobre os “visitantes astronautas” eu já pesquisei muito sobre isso porém por mais absurdo que seja, acredito não ser bizarrice. Afinal existem indícios muito interessantes de que alguma coisa avançada existia na época. Sem contar a coincidencia de imagens de deuses (como a cobra) que existe em muitas civilizações ancestrais que pela visão científica jamais se cruzaram.
    Pode não ser que sejam ets ehehehhe, mas pode ser que tenha existido uma civilização avançada humana no passado que criou os patamares evolutivos e religiosos de todas as restantes….

    Um dia ainda escrevo sobre isso no blog que participo =P

Deixe seu comentário!