5 Dicas para manter as resoluções de ano novo

Por , em 1.01.2017

A virada de ano é a época em que quase todo mundo resolve que vai mudar de vida: parar de fumar, perder peso e outras mudanças de vida são prometidas no dia 31, mas já no feriado do dia 1° quase todo mundo já desistiu. Para não entrar na roubada de fazer promessas que não vai manter, especialistas afirmam que você precisa estar preparado para alguns fracassos – mas nem por isso pode desistir dos objetivos.

“Mudanças de comportamento e hábitos são muito difíceis para algumas pessoas, mas o sucesso traz uma grande satisfação”, diz Alan Marlatt, diretor do Centro de Pesquisa em Vícios da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Confira uma lista de cinco coisas que você pode fazer para que os seus objetivos dêem certo e tenham sucesso durante todo o ano:

1. Faça poucas resoluções

Em suas pesquisas, Marlatt percebeu que pessoas que fazem mais que três resoluções de uma vez tendem mais a quebrar os votos de mudança. Ainda mais, o pesquisador sugere que a pessoa combine as resoluções, de modo que elas se complementem. Por exemplo, se você decidir parar de comer exageradamente, prometa também começar a se exercitar: deste modo, você enxergará melhor os resultados e continuará com mais sucesso a cumprir as duas promessas.

2. Escolha bem as suas promessas

“As pessoas geralmente fazem resoluções para parar de fazer algo, como fumar, ou a começar coisas novas, como exercícios físicos”, explica Marlett. Embora os dois tipos de promessas sejam válidos, o pesquisador afirma que os fracassos geralmente acontecem nas resoluções para parar de fazer algo. Isso geralmente acontece porque as pessoas tentam parar de comer doces, por exemplo – e comer um pedaço de bolo já é quebrar a promessa. Fazer promessas mais realistas e lidar bem com os escorregões são passos importantes para manter os votos de ano novo.

3. Volte ao normal após um erro

Depois de quebrar uma promessa, as pessoas se culpam, dizendo a si mesmas que não têm força de vontade, e acabam desistindo. Um diálogo interior muito mais produtivo é dizer a si mesmo que um escorregão pode aumentar a sua força de vontade: “Eu fumei um cigarro, mas contarei a todos meus amigos que estou parando para que isso não aconteça de novo”, diz Marlett, mostrando que a frase é mais animadora. “Tente aceitar melhor o fato de que você cometeu um erro”, afirma.

Segundo o pesquisador, 85% das pessoas que tentam parar de fumar ou beber têm recaídas. Entretanto, é a força de vontade para voltar à luta que faz com que as pessoas tenham mais sucesso na tentativa.

4. Crie uma boa estratégia

Além da sua motivação inicial, é bom ter uma idéia de caminho que você vai tomar para tornar as suas promessas realidade, diz Marlett. Se você decide comer alimentos mais saudáveis e menos coisas gordurosas, faça um plano para modificar seus hábitos alimentares. Você pode, por exemplo, juntar um grupo de amigos com o mesmo objetivo ou entrar em um grupo de apoio, ou modificar os estoques da sua casa, se livrando dos alimentos gordurosos e industrializados.

5. Mantenha um diário

Pesquisas mostram que pessoas que mantêm registros escritos das resoluções de ano novo têm melhores resultados em manter as resoluções. O diário pode incluir situações em que você achou difícil ir para a academia ou evitar um cigarro, junto a maneiras para evitar uma situação semelhante no futuro.

[Fonte: LiveScience]

3 comentários

  • Carlos:

    Sempre usei cabelo espalhado, arrumando-o com pomada modeladora. Me enchi de fazer isso e prometi que esse ano não vou pentear o cabelo. Até agora tá dando certo. Difícil de se acostumar com o cabelo “in natura”, mas vamo que vamo!

  • Guilherme:

    minha promessa de passar no vestibular ta de pé ainda 😀

  • Rafael:

    É minha promessa de ganhar peso to cumprindo ^ ^

    Quero ver o resultado ¬¬

Deixe seu comentário!