Sabia que você tem tudo o que precisa para entrar em forma fora de uma academia? Esqueça os ambientes fechados e a música que, em vez de motivar, pode ser irritante – que tal malhar em um parque? É ainda muito melhor do que fazer exercícios em casa.
Um personal trainer Nick Dunn desenvolveu esse método de “academia ao ar-livre”. Para o aquecimento, o ideal é caminhar ou correr por cinco minutos – e isso pode ser feito facilmente em qualquer parte. Para finalizar essa primeira etapa esqueça a vergonha e gire os braços e mova as pernas, para que seu fluxo sanguíneo aumente.
O próximo passo é uma breve corrida. Marque uma área de três metros de comprimento, aproximadamente, com galhos intercalados com espaços vazios ou com qualquer outro material que esteja à mão. E então, como naqueles treinos de futebol que você viu na TV, corra entre os galhos como se eles fossem cones.
Ache uma série de degraus e corra, para cima e para baixo, até sentir que seus músculos das coxas estão sendo trabalhados. Depois disso você finalizou os exercícios que trabalham a parte inferior do seu corpo.
Para exercitar a parte superior, encontre um banco no parque e coloque suas mãos nele, usando-o como apoio para fazer flexões. Se você tiver um elástico grosso e encontrar uma árvore que suporte seu peso, pode substituir uma série de aparelhos de ginástica.
Confira mais algumas dicas de “materiais” que você pode encontrar em um parque e como você pode usá-los para fazer exercícios:
- Banco – use para fazer flexões, step, para exercitar o tríceps e para saltar.
- Pequenos postes (que, no máximo, sejam da altura de sua cintura) – são ótimos para exercícios pliométricos (um tipo de exercício que desenvolve a força).
- Árvore – junto com um elástico próprio para exercícios, é possível fazer a maioria dos exercícios que você faz em um aparelho de cabos, na academia.
- Escadas – substitui o famoso aparelho de “step”
Tenha em mente que é sempre importante ter o aconselhamento de um profissional de Educação Física antes de por em prática todos esses exercícios. [Telegraph]