Como entrar em forma sem uma academia

Por , em 27.01.2010

Sabia que você tem tudo o que precisa para entrar em forma fora de uma academia? Esqueça os ambientes fechados e a música que, em vez de motivar, pode ser irritante – que tal malhar em um parque? É ainda muito melhor do que fazer exercícios em casa.

Um personal trainer Nick Dunn desenvolveu esse método de “academia ao ar-livre”. Para o aquecimento, o ideal é caminhar ou correr por cinco minutos – e isso pode ser feito facilmente em qualquer parte. Para finalizar essa primeira etapa esqueça a vergonha e gire os braços e mova as pernas, para que seu fluxo sanguíneo aumente.

O próximo passo é uma breve corrida. Marque uma área de três metros de comprimento, aproximadamente, com galhos intercalados com espaços vazios ou com qualquer outro material que esteja à mão. E então, como naqueles treinos de futebol que você viu na TV, corra entre os galhos como se eles fossem cones.

Ache uma série de degraus e corra, para cima e para baixo, até sentir que seus músculos das coxas estão sendo trabalhados. Depois disso você finalizou os exercícios que trabalham a parte inferior do seu corpo.

Para exercitar a parte superior, encontre um banco no parque e coloque suas mãos nele, usando-o como apoio para fazer flexões. Se você tiver um elástico grosso e encontrar uma árvore que suporte seu peso, pode substituir uma série de aparelhos de ginástica.

Confira mais algumas dicas de “materiais” que você pode encontrar em um parque e como você pode usá-los para fazer exercícios:

  • Banco – use para fazer flexões, step, para exercitar o tríceps e para saltar.
  • Pequenos postes (que, no máximo, sejam da altura de sua cintura) – são ótimos para exercícios pliométricos (um tipo de exercício que desenvolve a força).
  • Árvore – junto com um elástico próprio para exercícios, é possível fazer a maioria dos exercícios que você faz em um aparelho de cabos, na academia.
  • Escadas – substitui o famoso aparelho de “step”

Tenha em mente que é sempre importante ter o aconselhamento de um profissional de Educação Física antes de por em prática todos esses exercícios. [Telegraph]

21 comentários

  • maria vania faustino:

    quero ter bons resultados

  • KATIA INGRID AMBROSIO DE OLIVEIRA:

    vou tenter ja tentei de tudo so que naum tenho paciencia quero algo que funcione e me de animo adoro ao ar livre

  • kevin:

    Eu adorei e já vou praticar todos os exercícios que eu vi aqui.

  • emilly:

    amei essa ideia ao ar livre e muito legal aquele ventinho acho q a gente consegue se concentrar mais em um lugar mais tranquilo sabe fora da cidade porque aqui é muito movimentação voce acaba ficando nervoso e desiste de fazer exercicios e academia estressa muito na minha opiniao so mais num cantinho so eu!!!=D

  • lucky mello’:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk’ ae galera valeu pelas dicas’ mais esse lance de ficar mais forte e talz.. tbm vai pela genetica alguns ficam 3 anos na academia’ e outros que tem só 1 tem mais corpo do que o de 3 anos’ ^^’
    tenho um tio que é muito bombado e nem malha nem anda ‘–‘
    kkkkk’ a genetica é fodaa’.. u.u

  • Joao:

    boa noite,

    estou em casa ha 1 mes sem possibilidade de sair nos proximos tempos…tenho 36 anos 1,76m ;75 kg e a famosa barriguinha…o unico aparelho de ginastica q tenho disponivel é uma bicicleta fixa. gostaria q me ajudassem com um plano para nao só nao engordar mas para perder a dita barriga. obrigado

  • Carlos SA:

    Uma boa abordagem, apesar do pessoal ameaçar que há ladrões e tarados à espreita, pois em qualquer atividade humana tem seus riscos mesmo na academia, quem disse que não há ladrões e tarados nas academias ?
    Como qualquer coisa, deve-se tomar cuidados. Você deve escolher um bom local para esta prática, como parques públicos bem administrados, e com boa segurança. Conheça melhor os que tocam a área pública, assim como você faria ao conhecer melhor os administradores de uma academia. O que aumenta o risco são as suas atitudes.
    Um boa desta abordagem, é que você exercita também o seu cérebro, e suas habilidades sociais. É também benéfico para o ambiente, pois inevitavelmente você acaba sugerindo ou solicitando ao parque ou até mesmo a prefeitura, melhorias no local, através de contatos telefônicos e internet.
    Se acha que fazer sozinho é aterrador, organize com os seus amigos, vai ajudar a dissipar os temores, além de criar uma boa atitude mental.

  • Flavio:

    O corpo sempre está em busca da homeostase, então com o tempo o corpo “se acostuma” com os mesmos exercícios executados da mesma forma, mesma intensidade, volume, etc. Então pra manter os ganhos em treinos na rua ou em casa a pessoa deve fazer mais rápido ou ficar mais tempo treinando, só que a velocidade em pouco meses vc atingi seu limite e o tempo tbem vai ser limitante pq temos que trabalhar e estudar. Na academia vc tem a vantagem de aumentar as cargas ou acrescentar métodos de treinos intensivos deixando o treino curto e intenso.

  • claudemir:

    tambem nao da para madar a muhler para academia tem varios talarico a propria globo da varios maus exenplo

  • Vinicius:

    Tem um lance que chama Guerrilha cardio que é muito bom pra ficar em forma tbm.. é um tipo de corrida pra perder barriga

  • Valter:

    Frequentar um parque, exercitar o corpo e a mente, correr para suar bastante, trocar células fracas por células fortes, fortalecer o sistema imunológico, aumentar vários anos em nossas Vidas, bem estar e alegria, eis uma grande transformação para melhor. Há seis anos frequento o parque. Vamos fazer valer……

  • zulmira:

    Claudio achei sua resposta meia ironica,familia e todas igual so muda de endereço,derrepente na sua familia tem algun né?
    Se vc não compreendeu meus dizeres,sinto muito.
    Tenho uma familia abençoada graças a Deus.
    Eu quis dizer que se não formos sair de casa pensando em ser surpreendida por bandidos,não fazemos mais nada na vida.
    quantos casos a gente não ouve de bandidos que envadem casas e fazem barbaridas..
    Me desculpem se fui groseira !!!

  • Rodrigo:

    Sempre pensei nisso. Mas parece que “pagar uma academia” cria uma obrigação de malhar justamente por ter pago… um estímulo um tanto dispendioso. Por isso malhar implica não somente em obrigar o corpo a fazer esforço, mas esforçar a mente também. Pelo menos no início.

  • benq:

    putz

    essa mulher da imagem nao estao em forma de jeito nenhum

    hahhaha

  • reib:

    to precisando faser isto falta disposição

  • claudiocrates:

    Qualquer lugar tem bandido. Mas podem correr tranquilos pois o maior contigente de bandidos está em Brasilia.

  • Dai:

    Adorei a matéria,sempre me exercito ao ar livre,acho uma delícia.

    Abraço a todos.

  • Claudio:

    …..se podemos encontrar um bandido em qualquer lugar, há uma grande probabilidade que ele seja seu conhecido ou amigo, aí não terá problemas.

  • zulmira:

    ACHEI OTIMA ESTA IDEIA,POIS ACHO ACADEMIA UM SACO.
    E QUANTO AU BANDIDO,COMO DISSE O AMIGO AI DE CIMA.
    ONDE NÃO TEM ?
    QUALQUER LUGAR PODEMOS EMCONTRAR UM,SE NÃO ELES MESMO PODEM NOS EMCONTRAR EM NOSSAS CASAS…ENTÃO NÃO VAMOS PENSAR NISSO!

  • Orlando:

    Se você encontrar um bandido no parque poderá achar uma otima forma de aquecimento ao correr do meliante.

    • Edgardo Prado:

      ou correr para CAPTURAR o meliante

Deixe seu comentário!