Ícone do site HypeScience

Homens se sentem menos culpados

culpa bebê engraçado
“Me pegaram!”

Mesmo com os valores sociais mudando e a culpa tendo cada vez menos espaço em nossa sociedade atual, pesquisadores descobriram que mulheres se sentem mais culpadas do que os homens. E não é apenas a questão de que elas se sentem culpadas demais – são os homens que têm esses sentimentos de menos.

De acordo com os cientistas, as mulheres são mais sensíveis para com os demais. Para chegar nesse resultado, eles buscaram três grupos de pessoas com idades distintas (156 adolescentes, 96 jovens e 108 adultos), divididos igualmente entre homens e mulheres. Então os pesquisadores pediram para que eles apontassem situações em que se sentiam mais culpados e fizeram testes de sensibilidade interpessoal.

Os resultados mostraram que a intensidade da culpa em mulheres, independentemente de sua idade, é sempre maior – e a diferença da intensidade do sentimento entre homens e mulheres é ainda mais significativa na faixa etária de 40 a 50 anos.

Para os pesquisadores, essa diferença vem de práticas educacionais. Apesar de, atualmente, as mulheres e os homens receberem a mesma educação, ainda é esperado que as meninas sejam mais sensíveis.

Você sabia que, além disso, há dois diferentes tipos de culpa? Confira a lista abaixo:

De acordo com os pesquisadores, a educação deve ser melhorada para evitar que as mulheres sofram de culpa ansiosa/agressiva e para que os homens tenham uma maior sensibilidade interpessoal, demonstrada pela culpa por responsabilidade. [Science Daily]

Sair da versão mobile