Homens se sentem menos culpados

Por , em 26.01.2010

culpa bebê engraçado
“Me pegaram!”

Mesmo com os valores sociais mudando e a culpa tendo cada vez menos espaço em nossa sociedade atual, pesquisadores descobriram que mulheres se sentem mais culpadas do que os homens. E não é apenas a questão de que elas se sentem culpadas demais – são os homens que têm esses sentimentos de menos.

De acordo com os cientistas, as mulheres são mais sensíveis para com os demais. Para chegar nesse resultado, eles buscaram três grupos de pessoas com idades distintas (156 adolescentes, 96 jovens e 108 adultos), divididos igualmente entre homens e mulheres. Então os pesquisadores pediram para que eles apontassem situações em que se sentiam mais culpados e fizeram testes de sensibilidade interpessoal.

Os resultados mostraram que a intensidade da culpa em mulheres, independentemente de sua idade, é sempre maior – e a diferença da intensidade do sentimento entre homens e mulheres é ainda mais significativa na faixa etária de 40 a 50 anos.

Para os pesquisadores, essa diferença vem de práticas educacionais. Apesar de, atualmente, as mulheres e os homens receberem a mesma educação, ainda é esperado que as meninas sejam mais sensíveis.

Você sabia que, além disso, há dois diferentes tipos de culpa? Confira a lista abaixo:

  • Culpa por responsabilidade – o tipo mais comum de culpa é aquele que sentimos quando vemos outra pessoa sofrendo por nossa causa, por algo que fizemos. Sentimos empatia por essa pessoa e vemos que somos responsáveis pelo sofrimento.
  • Culpa ansiosa/agressiva – é comum para pessoas que cresceram em um ambiente onde eram consideradas culpadas por outras pessoas, especialmente onde os pais impunham regras mais restritas para o comportamento (obviamente, esse tipo de culpa aparece em mulheres mais velhas).

De acordo com os pesquisadores, a educação deve ser melhorada para evitar que as mulheres sofram de culpa ansiosa/agressiva e para que os homens tenham uma maior sensibilidade interpessoal, demonstrada pela culpa por responsabilidade. [Science Daily]

4 comentários

  • Marcos:

    A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser. – Homer Simpson.

  • daniel:

    Não só no governo… colocar a culpa em outro, dividí-la ou justifcar (mesmo que de forma estapafúrdia e mentirosa…) faz com que o sentimento de culpa diminua…

  • lucas:

    Eu acho que da uma bela aliviada Claudio

  • Claudio:

    Será que culpar o governo não alivia esse sentimento?

Deixe seu comentário!