Assista a um vídeo de um vírus em ação

Por , em 7.02.2010

[flv:/wp-content/uploads/2010/02/virus-se-reproduzindo.flv https://hypescience.com/wp-content/uploads/2010/02/virus-se-reproduzindo.jpg 600 461]

Além de cientistas descobrirem que eles se espalham mais rápido do que se pensava, essa nova filmagem de um vírus infectando uma célula mostra que os cientistas podem criar novos remédios para acabar com eles de forma mais eficiente.

Anteriormente, os cientistas achavam que o vírus infectava uma célula, se reproduzia dentro dela e só depois poderia infectar outras células – sendo assim, a velocidade dele seria limitada pelo tempo de reprodução.

No entanto, descobriu-se que um vírus chamado vaccínia se reproduz de uma maneira muito mais rápida. O vaccínia é o mesmo vírus usado na vacina que erradicou o sarampo. Usando um microscópio que grava vídeos, cientistas descobriram que ele se reproduz quatro vezes mais rápido do que especialistas achavam possível.

Os vídeos mostraram que ele passa direto por células já infectadas, saltando entre as células, para infectar as ainda saudáveis da forma mais rápida possível. Assim que o vaccínia consegue infectar uma célula, ele coloca duas proteínas virais nela, marcando-a como “já infectada”. Quando outros vírus alcançam essa célula, eles passam direto por ela, pois percebem que ela já está infectada.

No estudo, os cientistas tiraram essas proteínas virais dos vaccínia e isso diminuiu consideravelmente a velocidade com que se espalhavam, já que eles não podiam marcar as células já infectadas e perdiam tempo nelas.

Os pesquisadores desconfiam que essa propriedade pode não ser exclusiva do vaccínia. Outros tipos de vírus, como o da herpes, se espalham em uma velocidade maior do que se achava possível, então ele pode estar usando o mesmo mecanismo.

Agora os cientistas estão pensando em desenvolver um remédio que remova essas proteínas dos vírus e que comprometa a velocidade com que eles se espalham. [Science Daily]

8 comentários

  • Claudiomir Krug:

    Galera uso um protetor labial da Forever o Aloe Bits ele é ótimo, sempre quando sinto que vai dar essa bolinha nos labios passo muitas vezes ao dia, o melhos remedio contra herpes que ja usei, dizem que melhora de 7 a 14 dias, mas garanto se usarem tbm nao dura nem uma semana. teve vezes que nem chegou a dar a ferida, so chegou dar a bolinha mas sarou com o protetor labial, experimentem, procurem um vendedor Forever nao vao se arrepender. boa sorte

  • Lito Violaoevoz:

    O incrível “micro-universo”.

  • maria das graças rozeno da silva:

    eu tenho este viros da herpes tenho curiosidade de saber mais sobre esta doença

    • Abençoado:

      É contagiosa, evite beijar, e ter relações, se tiver dúvidas se está ou não use preservativo se for genital. Evite passar as mãos nos olhos sempre lavar bem as mãos.
      Um abraço.

  • joao:

    herpes fica indo voltano alquem sabe se pode desenvolver outro tipo doença atraves da da herpes, só herpes mesmo sem complicação

  • @AtomicBlue:

    Atóro vírus! Acho perigo.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Interessante e perigoso… isso sim!

  • mau:

    O artigo cita o sarampo mas o correto é a Varíola.

Deixe seu comentário!