Ícone do site HypeScience

Não adianta orar por saúde

Se você reza para sempre ter muita saúde, pode parar. Um novo estudo mostrou que, quando se trata de problemas no coração, ir à missa todos os domingos ou rezar para sua divindade não vai te proteger de um infarto.

Em um estudo que analisou 5500 pessoas, os cientistas esperavam que a taxa de problemas cardíacos entre os religiosos fosse menor (religiosidade, para eles era ir a cultos ou orar, ou seja, praticar a religião escolhida, independente de qual fosse). Durante quatro anos, eles presenciaram 152 ataques cardíacos ou problemas nas artérias em seu grupo de estudo. Esse número é de menos de 1% por ano.

» O poder de cura da oração

Mas nenhuma das situações que influiu nos ataques cardíacos, ou sintomas de outras doenças (como diabetes) teve maior presença em pessoas não-religiosas do que nas religiosas. A explicação que eles têm para o resultado de estudos anteriores é que muitas religiões aconselham a moderação na hora de comer e desaconselham o uso do álcool e do tabaco. Sendo assim, pessoas dessas religiões seriam, com certeza, mais saudáveis. [Reuters]

Sair da versão mobile