9 Idéias bacanas para reutilizar tecnologias antigas

Por , em 10.02.2010

Se sua casa está apinhada de inutilidades obsoletas que, algum dia, foram “a última tecnologia no mercado”, mas que agora estão ultrapassadas empoeirando em algum canto, confira oito maneiras criativas de reaproveitar essas geringonças:

9. Dê o mouse para seu gato
nova tecnologia antiga

Tire todo o recheio daquele velho mouse e plante ervas comestíveis para o bichano (a venda em pet shops), usando a estrutura da sua antiguidade como vaso.

8. Ventilador USB
nova tecnologia antiga

Quando ainda usava aquele velho PC você aturou muito o barulho do ventilador do processador, não? Agora é hora da vingança. Pegue um ventilador interno de um computador velho e coloque ao lado de seu novo computador, como um ventilador, mas para você!

7. Alto falantes de funis
nova tecnologia antiga

Você comprou aquele MP3 de 128 méga no Paraguai e depois de dois meses ele já não funcionava mais. Sua função atual é ocupar espaço em alguma gaveta de sua casa. Com menos de 20 reais você pode construir alto falantes de funis e colocá-los no seu iPod de 8 giga (sim, o mp3 ultrapassado funciona como suporte para os alto-falantes).

6. Cofre de celular
nova tecnologia antiga

Sabe aquele tijorolla que você tentou trocar na operadora por um desconto de dez reais na compra de um celular novinho e se recusaram ficar com aquilo mesmo que você pagasse para eles? Você pode transformá-lo em um revolucionário cofre! Abra o telefone, tire o “recheio” e coloque alguns imãs para conseguir fechá-lo novamente. Depois é só estufar o cebolão com suas economias e ninguém vai suspeitar! Se um ladrão entrar em sua casa aquele trambolho será a última coisa que ele levará. Só não esqueça do dinheiro e dê seu amado tijolo para o fedelho do seu sobrinho brincar.

5. Quadro mágico de Palm Pilot
nova tecnologia antiga

Lembra daquelas telas mágicas nas quais você desenhava quando era criança, movendo uma caneta de imã por cima da tela branca e formando caricaturas? Agora você pode aproveitar seu Palm Pilot detonado para fazer caricaturas do seu chefe enquanto está em reunião!

4. Relógio de engrenagens
nova tecnologia antiga

Tem uma impressora inutilizada em casa? É só desmontá-la e usar suas engrenagens para fazer um relógio estiloso. As engrenagens dela são usadas no motor e a própria impressora se torna a base. E como você não precisarsará da cobertura da impressora você pode detoná-la com um machado quando for abri-la para tirar as partes importantes!

3. Mesa de centro-scanner
nova tecnologia antiga

Muita gente tem, em casa, aquele scanner aposentado da era anterior às multifuncionais. Além de não funcionar mais aquela geringonça é enorme e ocupa bastante espaço. Então por que não transformá-la em suporte para guardar mais tralhas ainda? Aliás, se você tiver aquela coleção de brinquedos de kinder ovo, o espaço sob o vidro do scanner é um ótimo lugar para expô-los.

2. Cinto de 8 bits
nova tecnologia antiga

Depois dessa ninguém pode acusá-lo de não ser estiloso. O Nintendo Entertainment System (NES), também conhecido como Nitendinho (aquele que tinha o primeiro Super Mário e o Final Fantasy I, lembra?), vendeu milhões de unidades. Mas o controle provou ser mais resistente do que o console. Então celebre o estilo retro com essa peça única! Carregá-lo na cintura é como um atestado de nerdisse. Este espanta-meninas é recomendável para quem realmente quer voltar sozinho da balada.

1. Amplificador portátil
nova tecnologia antiga

Esse é para os que tem mais experiência em mexer com sucata. Afinal você vai mexer com baterias e precisar soldar alguma coisa, além de tentar não se eletrocutar no processo ou queimar os dedos. Aqui está um amplificador portátil, construído com alto-falantes de um computador inutilizado e com os circuitos do mesmo computador.

[MSNBC]

21 comentários

  • gloria:

    As dicas de aproveitamento de coisas refugadas é válida, eu particularmente ñ usaria nenhuma delas são feias q doi! Já vi coisas mais bonitas e usaveis ,feitas de garrajas pets, de fitas k7 e vídios, belos enfeites de CDs e DVDs, caixotes de feiras, garrafas de vidros e jornais velhos, esses mostrados aí ñ disfarçam nem um pouco suas formas e antigos usos , ñ gostei!

  • linda:

    Bem na escola estou a fazer projectos de reutilizar e estas ideias sao muito criativas e boas para fazer e paa o homem perceber qque nao deve gastar tamto dinheiro
    adorei
    muito fixe

  • Tatiana:

    Massa eu gostei dos ventilador de usb, meu namorado fez um parecido pra notebook! 😉

  • Leddi:

    é impossível ficar sem um porção de risadas depois dessa matéria!
    hahaha.

    o tijorolla e o cinto são incríveis! 😛

  • josy:

    adorei a ideia do
    tijorolla tenho um em ksa i acho que vou

    fazer isso com ele…

    so nao posso esquecer e dar pra minha
    sobrinha brincar neh!!!!!

  • oto:

    Tem q ponha ai uma faca eletrica, pas muie e bicha aproveita o vai e vem
    huahuahuahuahuahuahuahuahua

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Realmente muito louco… gostei das idéias!

  • bruno:

    mouse para gatos!!! mas então pra que as ervas?? (faladas no artigo) pro bichano….ficar doidão, achar que é um rato, e morre!??!

  • Deep:

    É… Aproveitando a deixa, além de parabenizar, sugiro uma nova seção: Faça VC Mesmo!!! (um pouco anarco-punk, mas td bem!)

    E nela, listaríamos dicas de passo-a-passo (como a do ferro líquido), e outras coisas ao melhor estilo life-hacks, os chamados URAWAZA em japonês, que nada são além de dicas simples pra serem utilizadas no dia-a-dia de maneira a aumentar a produtividade… Desde coisas prosaicas como tirar manchas de vinho tinto usando vinho branco, até outras, mais ousadas e intrigantes como métodos para aumentar o alcance de sua rede wireless usando uma latinha de refrigerante!

    Fica a sugestão! Abraços e bom trabalho!

  • Carlos:

    Que tal fazer uma churrasqueira com a cpu do velho 286?
    Ou um coletor solar com o velho scanner?
    Tudo depende da criatividade de cada um.

  • Giliarde Berges:

    Hahaha, muito bom!

    Você poderia postar os passos de como fazer estas “obras de arte”.

    Abraço!

  • Manuel Bravo:

    Por isso é que eu AMO este site, tem sempre uma novidade.
    E como “não é só sobre coisas sérias que o mundo rola”, este
    artigo esta ótimo.

  • Rogério:

    o cinto espanta garotas eu já havia visto na série (também espanta garotas) “The Big Bang Theory” tem um carinha acho q na 1ª temporada q usa…

    poderia passar como fazer eles
    achei interessante o relógio de engrenagens e o autofalante

  • Rosangela:

    Bom dia!
    Faço minhas as palavras de Marcos.
    Matéria divertida eu ri muito, muito bom para começar meu dia.
    Obrigada!

  • Ivaldo:

    Cadê o passo a passo para fazer tudo isso? Falar é fácil!!!!!!!!!!

  • Marcos:

    Bom dia a todos !
    Concordo inteiramente com o Reginaldo Ferrão – humor e inteligência andam juntos.
    A ciência tem que que ser divulgada desta forma pois do contrário torna-se enfadonha para a maioria das pessoas, portanto, voces estão de parabéns !

  • Reginaldo Ferrão:

    Acho muito hilariante a forma com que o autor dos artigos do site expôe seus textos. Realmente é necessário um ótimo censo de humor para elaborar as palavras engraçadas como “tijorolla, cebolão, atestado de nerdisse e espanta-meninas”. Sem contar as pequenas prosas que vêm junto com as explicações sobre o assunto como “voltar sozinho da balada”, “detoná-la com um machado” ou “mesmo que você pagasse”.
    Admiro tudo isso.
    Venho acompanhando o site há algum tempo e gosto do jeito do autor se expressar no limite do aceitável sem perder a graça.
    Por isso assino a revista “Mundo Estranho”, que também possui este lado irreverente.
    Parabéns ao site e sucesso.

  • Rodrigo:

    Muito bom, os altofalantes de funis foram os mais criativos, mas com o calor que anda fazendo, vou por em prática o ventilador, hehehe

  • B.Borges:

    eu quero um cinto de 8 bits (ou melhor um atestado de nerdisse) hahaha…

  • Wanderson:

    A do relógio estiloso até que é uma boa idéia.

  • tainá:

    “amplificador portátil” quer dixer microfone de sucata né? ^_^ heheheheh

Deixe seu comentário!