Ícone do site HypeScience

Pombos ganham de humanos resolvendo o problema de Monty Hall

O problema de Monty Hall é um quebra-cabeça conhecido. Muito popular em programas de auditório, o participante deveria escolher uma porta por trás da qual estaria escondido um prêmio ou então um cara fantasiado de gorila ou algo do gênero. Normalmente eram três portas.

O participante escolhia uma e o apresentador abria outra (que ele sabia não conter o prêmio) então perguntava se o participante desejava trocar de porta. A maior parte dos participantes ficava com sua escolha inicial, mesmo que trocar de porta dobrasse suas chances de ganhar.

Para descobrir por que a decisão (aparentemente ilógica) de trocar de portas é melhor, você deve lembrar que na primeira escolha, o participante não sabia onde estava o prêmio e tinha uma chance em três de estar certo. Essa chance não muda mesmo depois que a outra porta é aberta. Só que se a probabilidade dessa porta não muda a terceira porta acaba valendo por duas. Então há duas chances em três de a outra porta estar escondendo o prêmio.

O fato desse problema parecer complicado é comum em várias culturas (estadunidense, brasileira, chinesa). Para investigar porque isso acontece, os cientistas compararam pombos com os humanos.

Seis pombos foram expostos ao mesmo tipo de problemas que os humanos nos programas de auditório. Eles tinham três botões para escolher e se bicassem o botão certo ganhariam um prêmio. Assim que eles escolhiam um botão, um era desativado e os restantes ficavam verdes, mostrando que eles ainda poderiam escolher entre os dois.

De 36% de acerto no primeiro dia os pombos conseguiram 96% de acerto depois, revendo as estratégias. Mas 12 alunos universitários falharam no teste mesmo depois de 200 vezes praticando. [LiveScience]

Sair da versão mobile