4 Alimentos que são curas naturais

Por , em 5.12.2011

A cada dia que passa, a medicina alternativa fica menos alternativa e mais comum, já que muitos adultos estão preferindo remédios naturais para ajudar com certos problemas de saúde. Coma para ficar saudável! Confira quatro dicas de curas naturais da nutricionista Joy Bauer:

1 – Vinagre

Vinagre pode reduzir o açúcar no sangue. “Se você tomar 2 a 4 colheres de chá de vinagre com a refeição ou antes da refeição, ele pode neutralizar o aumento do açúcar no sangue que começa a partir da refeição”, explica Bauer, acrescentando que isso é particularmente útil para pessoas com diabetes tipo 2.

Claro, não precisa tomar o vinagre puro. Em vez disso, tente misturá-lo com o azeite e iniciar a sua refeição com uma salada.

2 – Mel

Mel acalma a tosse. “O mel ajuda a aliviar a garganta, e também solta o muco”, diz Bauer. Para crianças doentes, com idades entre 1 a 6 anos (mel não deve ser dado a crianças menores de um ano), tente dar meia colher de chá 30 minutos antes deles se deitarem. Para crianças com idade superior a 6 anos e adultos, o ideal é tomar até duas colheres de chá.

3 – Chá de camomila

Esse chá alivia dores de cólicas menstruais. A camomila ajuda a relaxar o útero, elevando os níveis de glicina do corpo, um aminoácido que impede espasmos musculares. Experimente uma a três xícaras de chá de camomila sem cafeína por dia durante o ciclo menstrual.

4 – Óleo de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta alivia os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII). “Ele relaxa os músculos do revestimento do intestino”, diz Bauer. Tome uma cápsula de hortelã-pimenta três vezes por dia, 30 minutos antes da refeição.[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

40 comentários

  • claudemir da silva:

    são coisas simples q ajuda muito o organismo

  • gerson:

    muito bom

  • itamar jose:

    realmente é isso mesmo,o ser humano é o que come,se balancearmos uma alimentacao equilibrada resolveremos muitos problemas de saude

  • Samuel:

    Só, o tanto de espécies vegetais e só selecionaram esses.

  • MendoncaZaratustra:

    TODOS NÓS ESTAMOS CANSADOS DE SABER DO PODER MILAGROSO DA CANNABIS!RESTA IR CONTRA A PROPRIA CORRUPCAO,AQUELA INTERNA DE QUEM SE FEZ POR CORROMPER!E DOS GOVERNANTES SUJOS!
    ANTES PRECISAMOS MUDAR NOSSO PENSAR…AI O MUNDO MUDA…
    PQ O MUNDO MUDA…QUANDO AGENTE MUDA…
    FACAMOS UMA REFLEXAO.

    • Roberto:

      MendoncaZaratustra,CANNABIS é uma erva daninha e acho que danificou alguma parte da massa cinzenta, portanto não é alimento saudável.

  • MendoncaZaratustra:

    Nosso problema se chama Estado!Governo!Politicos imundos!CORRUPCAO!Dai vcs vao ver pessoas saudaveis…
    mas antes,precisamos combater a CORRUPCAO tanto do lado deles quanto do nosso…
    ESSE É UM PROBLEMA MUNDIAL…NAO É LÁ OU CÁ.
    É NOSSO!Chega de hipocrisia,ignorancia e estupidez.
    VAMOS DESENVOLVER!PAZ E RESPEITO A TODOS!

  • marizete assis alves:

    Temos um poder de cura em nossas mãos, temos medicamentos naturais, temos opções de alimentos saudáveis, temos como saber se alimentar, temos tudo. A natureza é ambudante, o humano sabe bem disto, porém continua sendo o “MAIOR” destruidor. Obrigada pela matéria,interessa-me mto assunto deste porte abordado.

  • cliderman:

    Boa noite meus amigos surgerirão diverços medicamentos naturais,mais eu gostaria de saber se uma pessoa que tem diabetes pode usufruir livremente desses remédios naturais principalmente da agua de coco?se alguem puder me responder eu agradeço desde já obrigado!!

    • Bovidino:

      Melhor consultar o seu médico.

    • Alan Barbosa Loyola:

      Os médicos sempre dão medicamentos de farmácia não mandam nós comermos coisas saudáveis.

    • Bovidino:

      Alan,
      Você tem razão. A medicina oficial atual está mais para o comércio do que para a saúde dos pacientes.
      Na medicina ‘alternativa’, existem médicos naturopatas. Talvez você encontre um bom nessa área.
      Também não podemos ficar totalmente dependentes da medicina. Muita coisa depende do nosso bom senso.
      Devemos evitar ao máximo as comidas industrializados e super refinadas, como o arroz branco e o açucar, que podem ser substituídos pelo arroz integral e algum adoçante.
      Outra coisa importante são as frutas e verduras.
      O ideal é sempre tomar um suco de frutas e verduras pela manhã e a noite.
      Todas as frutas são benéficas e as verduras podemos usar a cenoura, a salsinha, a couve, o agrião. De preferência sempre as folhas verdes.

    • Elizabeth:

      Bovidino, permita-me um comentário: o adoçante pode ser pior que açúcar refinado, a não ser que seja de stevia.

    • Bovidino:

      Elizabeth,
      Você tem razão.

    • Renato Olechnovicius:

      Oi Cliderman
      Se esses remédios FUNCIONAM ? Óia São Tomé, vc precisaria vir cá em casa. A Mamãe tem 90 anos eu 60. Há 15 atrás, ela começou a ter tonturas, etc No IAD do Ipiranga, tomava remédio e não adiantava muito. Quando vi na TV, pra fazer FARINHA da CASCA do MARUACUJÁ há 12 ela não tem mais e nem eu tenho problemas com coagulação sangue e cicatrização super-rápida> Hoje eu compro à granel na Av. Mercurio (Loja Arroz Integral é a mais barata), junto com Farinha d Linhaça (contém Ômega 3 q elimina a gordura nas veias sanguineas, controla hiperativez e lhe transforma num REI (rssss) É Q SE COMER MISTURADO NAS REFEIÇÕES de 1 só vez MAIS DE 1 COLHER SOPA, tu num sai do trono ( 1 vidrinho de 125 ml d ÓLEO d LINHAÇA CUSTA nos SMercados +- R$20,00)
      Tem ginseng, macarrão Integral, farinha d Trigo integral, Quinua, Graviola seca e outras frutas secas (Abacaxi q fica menos ácido) AZEITE de OLIVA EXTRA VIRGEM CUSTA LÁ O PORTUGUÊS +- R$5,50 d 500 ml (meio litro).
      Derivados do MEL (a geléia Real como ANTIBIÓTICO q reforça o sistema Imunológico)
      MAS 1 DICA : SE VOCE POR NA CABEÇA QUE NUM FUNCIONA, num vai dar certo NADA, pois vc mesmo avisa ao sistema imunológico pra NÂO REAGIR
      Boa Sorte e SAÚDE
      Renato

    • Levi Barbosa:

      gostei de mais do seu comentario…

      se vc por na cabeça que num funciona, NADA FUNCIONA…

      AKAKAKAKAKAKAKA…

      MUITO BOM… É assim mesmo…

    • Faísca:

      Reforço a recomendação de consultar médico.A diabetes pode ter seus sintomas amenizados por chá com folhas de 3 plantas “abacate, nogueira e eucalipto ” em proporções iguais. Um copo antes de cada refeição ou 3x ao dia.Outra receita mais radical é utilizar-se de fel de boi ou o produto da vesicula biliar deste animal(deveria ser touro mas é mais dificil).É possivel se obter em abatedouros. Se põe em cápsulas compradas na farmacia e se ingere (direto é intragável).A diabetes tem sua origem ou é agravada por emoções como a ira e a ansiedade… já li estudo bioquimico que valida esta afirmação, mas… deixá prá lá…

    • Roberto:

      cliderman, tudo bem? pelo pouco conhecimento que tenho, o diabético não deve ingerir água de coco, pois se a taxa de glicose estiver alta pode complicar a vida do diabético, em outras palavras, pode ser fatal.

  • ÉRICA MARIN DO Ó:

    Pois é, há mesmo muitos outros alimentos maravilhosos além destes… e o correto seria comer deles todos um pouquinho, sem se fixar em nenhum e sem excluir nenhum.

    Equilíbrio sempre.

    Mel, azeite de oliva, alho, cebola, castanhas do Pará, maçãs, brócolis, brotos germinados, bananas… tantos outros… quase tudo que vem da natureza pode nos deixar mais saudáveis.

  • Bovidino:

    Que o alimento seja teu medicamento.

  • marcos:

    O vinagre eu dispenso prefiro beber uma cervejinha….

  • marcio ribeiro oliveira:

    obviamento somos, do ponto de vista biologico,o que comemos,mas isso não significa que um produto por ser natural possa fazer curas milagrosas. Muitas plantas podem nos intoxicar e deixar sequelas severas. Há casos de pessoas que perderam a função hepática por consumirem chasinhos ditos milagrosos. Todo cuidado é pouco pois não existem estudos patenteados sobre a maioria das plantas recomendadas para tratamento.

  • Evandro:

    aff! 4 comidas? Existem milhares!!!

    Como não falaram da Água de Coco, conhecida como a água da vida? Toda vez que estou com algum problema intestinal, diarreia, nausea… é só ficar em jejum e ficar tomando agua de coco, nem precisa de remédio, funciona até melhor. Logo você melhora os sintonas, e se mantém bem hidratado. Mil vezes melhor do que Dramin!

    Além do carvão vegetal, que é excelente para azia, dores intestinais, ou simplesmente quando come algo que não caiu bem.

    Mas como alguem disse, como puderam esquecer do alho?

    E o gengibre, e o inhame? Alias, se não me engano tais foram usadas para tratar os chineses viciados, na famosa Guerra do Ópio.

  • Elizana:

    Adoro chá de Camomila, ainda mais que é bom para aliviar cólicas.

    • Ezio José:

      Alivia cílicas e faz soltar uns flatôs bem ajeitados.

    • Ezio José:

      Alivia cólicas e faz soltar uns buns bem ajeitados.

  • Ivo Santos Cardoso:

    A pequenina lista é penosamente incompleta, embora tenha o mérito de chamar a atenção para os recursos naturais. Há mais, muito mais alimentos maravilhosos. São os chamados alimentos funcionais, ou seja aqueles alimentos que além de suprir as necessidades do corpo alimentando-o, previnem doenças e recuperam a saúde.

  • Lucyano Valdez:

    E do alho? Ninguém fala nada nessa reportagem?

    • Ezio José:

      Acredito que o título da matéria sugere quatro.

  • Luis Matias:

    Tenho noticias de que na farmácia do hospital da Universidade Federal do Ceará, manipula vários tipos de medicamentos naturais. Como conseguimos informações?

  • Roberto:

    Natasha, muito boa esta nota. Realmente existe sim esta tendência. Também tenho notado que as prateleiras de farmácias estão cada vez mais cheias de cosméticos e produtos infantís do que de remédios. A infeliz indústria famaceutica nunca se preocupou em curar, mas em vender. E vender mais caro que ouro, seja o álcool, a água com sal de cozinha, o extrato com aroma de ervas, o óleo disso ou daquilo e, em muitos casos, inescrupulosamente causando males, seja por reações adversas, por dependência química, ou por excesso de medicação direcionada às pessoas mais frágeis. Entre tantos outros, esses produtos da mãe-natureza, que a jornalista citou, são realmente eficazes e funcionam tão bem ou melhor que os similares industriais. Parabéns Natasha.

  • Luciene:

    Esses são só alguns dos milhares de alimentos q ajudam em algum tipo de cura. Se fosse fazer uma lista, não caberia aqui. A natureza é realmente maravilhosa.

  • Horacio Filantropico:

    Realmente estes quatro alimentos sao extremamente importantes, pois ajudam na saude e substituem alguns medicamentos. Eu pessoalmente uso constantemente o Azeite e o Mel.

  • moshe:

    onde adquirir estas capsulas.

    • Ezio José:

      Nas farmácias manipuladoras ou lojas de artigos naturais.

    • Renato Olechnovicius:

      Aqui na Capital de São Paulo, tem centenas d lojas naturais, na chamada ZONA CEREALISTA da rua SANTA ROSA. Começa na av. Mercúrio, a da entrada principal do Mercadão do Centro ou Prque D.PedroII, antes d atravessar o rio e a av. do Estado pra quem vem da zona leste. A d maior variedade e PREÇO BAIXO é a do Arroz Integral na av. Mercúrio, 216

  • Candido:

    Gostei demais da matéria. Acredito sim na medicina alternativa.

  • MAC G:

    A Natasha devia estar com pressa ao escrever esta matéria.
    Deixou de citar dezenas de outros alimentos que também são curas naturais.
    Alho, alcachofra, etc etc.
    Mas valeu assim mesmo.

  • Luan P.:

    Agua tambem , nao é necessariamente uma comida mas é uma cura natural =D

    • Ezio José:

      No caso, se a,lista não fosse apresentando quatro comidas, poderia, sim, apresentar a água de côco.

Deixe seu comentário!