4 tecnologias do mundo real inspiradas em Harry Potter

Por , em 24.11.2010

O filme Harry Potter tem servido de inspiração para o campo da ciência. De varinhas mágicas a capa da invisibilidade, os dispositivos desse mundo fantástico estão lentamente se transformando em tecnologias da vida real. Agora, outra invenção desse universo mágico está mais próxima da realidade.

Quando os fãs da série se sentarem para assistir “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1” nos cinemas de todo o país, terão que recordar o que aconteceu nos filmes anteriores, em ordem de seguir a história entendendo tudo o que se passa. A tarefa, sem dúvida, seria mais fácil se eles pudessem simplesmente abrir uma garrafa de lembranças ou olhar em uma “penseira”, a bacia de pedra mágica que dá acesso às memórias.

Confira quatro tecnologias que existem tanto no mundo real quanto no mundo de Harry Potter e prepare-se para o “início do fim” da série.

1. Penseira

Para surpresa geral, uma tecnologia semelhante não está muito longe de existir: é o “assistente pessoal para memória”. Pesquisadores da IBM estão trabalhando em um software que utiliza imagens, sons e textos gravados em dispositivos móveis diários para ajudar as pessoas a lembrar nomes, rostos, conversas e outras informações importantes.

Por exemplo, digamos que você conheça alguém em uma conferência e tire uma foto com ela em seu telefone celular equipado com GPS. Então, você tira outra foto do cartão de visita da pessoa. O assistente de memória associaria facilmente os dois pedaços de dados, porque foram obtidos no mesmo local e hora. Essas imagens podem então ser armazenadas para uma fácil recordação, antes de uma reunião futura com o contato.

2. Varinha

Pesquisadores criaram uma “varinha controle remoto”, sem botões, que, como o próprio nome sugere, permite aos utilizadores percorrer canais ou ganhar poder sobre o outro dispositivo de controle remoto com um movimento de pulso, ao invés de botões. Outras varinhas mágicas modernas incluem controladores de vídeo de alta tecnologia, como o Nintendo Wii MotionPlus e o PlayStation Move.

3. Carro voador/ vassoura voadora

Em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, Harry Potter e Rony Weasley roubam um carro encantado para voar rapidamente a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os carros voadores não são um sonho muito distante no mundo não-ficcional. A Terrafugia, um carro em desenvolvimento, está quase pronto para ser comercializado. A empresa está trabalhando bastante em carros com decolagem e desembarque verticais, incluindo o M400 Skycar.

As vassouras voadoras desempenham um papel ainda maior no filme, principalmente durante as partidas de Quadribol. Uma pesquisadora na Nova Zelândia tem trabalhado em um jato que pode ser a coisa mais próxima de uma vassoura voadora no mundo real. A empresa precisa de pelo menos 17,7 milhões de reais para trazer o “jetpack” para o mercado.

4. Capa da invisibilidade

Mas, sem dúvida, o dispositivo mais legal e desejado de Harry Potter é a tecnologia da capa de invisibilidade. Em agosto deste ano, pesquisadores anunciaram sucesso na criação de uma capa da invisibilidade feita de seda. O metamaterial, como é chamado, trabalha na faixa dos terahertz, uma região do espectro eletromagnético entre a luz infravermelha e rádio, mas os cientistas dizem que poderia funcionar na faixa do “visível” também. Se assim fosse, ficar invisível não seria uma privilégio apenas dos seus sonhos, mas uma realidade extremamente divertida – que poderia dar muito errado, também. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

30 comentários

  • lucimeire:

    “email (não será publicado)” harry potter

  • Débora:

    “INSPIRADAS em Harry Potter” não quer dizer que as ideias foram produzidas nos livros! A saga só tornou esses produtos mais lembrados e desejados pelas pessoas, por isso a inspiração aumenta quando se pensa na história da JK Rowling!

  • Lucas:

    eu não acho bom o homem inventar essas coisas, pois o lado mal vai usar tbm, e nun vai ser neda legal…

  • José Calasans.:

    Eu encaro a possibilidade destas tecnologias se tornarem reais bem antes do que se pensa,se já não estiverem em uso experimentalmente,nós já estamos trabalhando na escala nano, é só uma questão de tempo para o homem densevolver ferramentas capazes de manipular os átomos alterando o número e massas dos mesmos,ai o impossível se tornará possível.

  • claudemir da silva:

    espero quer esses inventos seja util para o bem

  • Joner Vonus Yantufucker:

    Caraca brian… acho que por falar algumas verdades fomo punidos. kkkkkkkk
    Acho que a Hypescience deu uma viajada…
    A capa da invisibilidade ja existia muito antes do tal do Harry Podre, basta dar uma olhada no desenho Caverna do Dragão, assim como a tal varinha tem pelo menos uma centena de citações antes deste filminho pra adolescentes.
    Adoro as informações passadas aqui, mas seus titulos são em algumas oportunidades doentios.
    (3)

  • josias:

    PARA SABER SE ALGO FAZ BEM OU MAL, NÃO É NECESSARIAMENTE OBRIGADO QUE PROVEMOS DO MESMO. ESSA SÉRIE PROTAGONIZADA
    POR HARRY POTTER É A MESMA FEITIÇARIA DOS TEMPOS IDOS.

  • carol bieber:

    amooo harry potter ele é muito lindooo e intao imagine quando ele tirou a roupa no setimo filme eu assisti no cinema MENINAS ele tira a roupaa aaaaaaaaaaaah

  • Guiler:

    Agora vamos ter bandidos e traficantes usando a capa invisível.
    Pois tudo que é inventado para o bem ,o lado do mal usa para o seu benefício.

  • Laísla:

    Pessoal, concordo com o Brian. Só não vamos nos esquecer que o filme não inventou nada, isso se trata de ficção *Magia* não tem absolutamente nada de tecnologico nos filmes de Harry Potter……

  • António Toscano:

    QUERO INVISIBILIDADE!

  • Luiz:

    na verdade o filme é que imitou essas tecnologias, são pesquisas tecnologias que existem a mais de meio século.

  • brian:

    huaehuaehuaeahuehuae

    pessoas joviais criadas a ovomaltine e leite com pêra negativaram meus comentarios baseados apenas levando pro lado pessoal e não pelo lado logico.

  • Troll:

    Hyper? Uat? Noobs, sempre forçando a barra ;D

  • Robson:

    Acho que só o carro que voa foi inventado até agora, o resto não existe ainda são só possibilidades. Hyper sempre forçando a barra.

  • brian:

    titulo do post: 4 TECNOLOGIAS DO MUNDO REAL INSPIRADAS EM HARRY POTTER

  • VIVI LEAO:

    TAMBEM FIQUEI COM VONTADE DE VER OS OBJETOS INVENTADOS PELOS CIENTISTAS, VALEU “WEREX”, SEU COMENTARIO FOI TUDO!!!

  • VIVI LEAO:

    VC NÃO LEU A MATERIA LEU? ONDE DIZ QUE ISTO FOI ENVENTADO NO HARRY POTTER?
    ANTES DE FICAREM CRITICANDO LEAIM AS COISAS POVO!!!

    • LieselMeminger:

      Boa noite, Vivi Leao, mas quando escrevem claramente “INSPIRADAS” dão a entender que se basearam na criação de alguém.

  • Dionata:

    Kra vcs sao um bando de idiotas de uma pesquisada e vcs vao ver q harry potter nao e so “um filminho para adolecente” tirando o publico q nao e pequeno de todos os filmes q foram mencionadas essas tecnologias o harry potter foi o q fez e faz mais sucesso.

  • brian:

    capa de invibilidade: caverna do dragão, Senhor dos Aneis As duas torres
    Varinha Magica: acessorio padrão de bruxaria.
    Vassoura voadora: até o pica pau das antigas já usuou
    carro voador: nem sei em quantos filmes eu já vi isso.

    “Adoro as informações passadas aqui, mas seus titulos são em algumas oportunidades doentios.”

    [2]

  • Joner Vonus Yantufucker:

    Acho que a Hypescience deu uma viajada…
    A capa da invisibilidade ja existia muito antes do tal do Harry Podre, basta dar uma olhada no desenho Caverna do Dragão, assim como a tal varinha tem pelo menos uma centena de citações antes deste filminho pra adolescentes.
    Adoro as informações passadas aqui, mas seus titulos são em algumas oportunidades doentios.

  • Danilo:

    não é varinha, é controle remoto KKK

  • brian:

    hauehuahuehuahue

    tá de sacanagem né? desde quando a varinha, carros voadores e capa de invisibilidade foram inventadas no harry potter?

  • Dorval:

    a capa o carro e a penseira…. fazem falta no mundo real

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    De sábio e louco, todos temos um pouco…já dizia o ditado
    popular, mas é sempre bom viajar pela imaginação, até porque
    sonhar, o governo ainda não está cobrando imposto de renda.

  • Marco Ribeiro:

    o lance da invisibilidade eu já conhecia, inclusive já vi em um documentário algo sobre fardamento com esta tecnologia. Fora isso, quem jogou Crysis já pode ter uma noção do que está por vir.Ficção por enquanto, impossível jamais.

  • gabriel:

    só muito fã do Harry Potter

  • Werex:

    pow, bota as fotos dos objetos da realidade.

  • Orlando:

    A Cidade mais vizinha da minhe(Natick, Massachusetts – EUA)esta desenvolvendo o primeiro uniforme militar invisivel do Planeta. E sugundo reportagem isso funciona mesmo. Para mostra-lo na reportagem foi necessario fazer uma montagem de Cameras/Computador e ainda assim ficou exigindo muita atencao para perceber.

Deixe seu comentário!