5 fatos sobre o feriado “Cinco de Mayo”

Por , em 4.05.2011

O feriado mexicano de Cinco de Mayo, celebrado todo 5 de maio, começou como lembrança de uma vitória militar. Hoje em dia, cresceu e tornou-se uma celebração da herança e da cultura latina, sendo comemorado também em outros países, com grande popularidade nos EUA. Confira detalhes do evento e como ele é celebrado:

1) Tudo começou com uma dívida

O “Cinco de Mayo”, que significa cinco de maio em espanhol, é muitas vezes confundido como a celebração da independência do México. Esse feriado é na verdade chamado de Grito de Dolores, ou El Grito de la Independencia, e é celebrado em 16 de setembro. Cinco de Mayo é o aniversário da Batalha de Puebla, que ocorreu entre o México e a França em 5 de maio de 1862. Quando o México deixou de fazer pagamentos de sua dívida externa para a França em 1861, Napoleão Bonaparte enviou soldados franceses para o México para obter o dinheiro devido pela força. Em Puebla, que fica a cerca de 130 quilômetros a leste da Cidade do México, 4.000 mal-equipados soldados mexicanos lutaram contra cerca de 6.000 soldados franceses liderados pelo comandante Charles Ferdinand Latrille. Sob as ordens do general Ignacio Zaragoza, as forças mexicanas conseguiram matar cerca de 1.000 soldados franceses e recuar o resto para a costa do Golfo do México. Ponto para os hermanos!

2) É uma festa maior nos EUA do que no México

Apesar de ter nascido no México, lá o Cinco de Mayo é um feriado regional, principalmente comemorado com desfiles na região da cidade de Puebla. O feriado é também comemorado com festas em suas áreas limítrofes, incluindo Veracruz e Cidade do México, mas não é comemorado por todo o país como o Grito de Dolores. Já nos Estados Unidos, o Cinco de Mayo entrou em voga na década de 1940, durante a ascensão do Chicano (movimento mexicano americano). Atualmente, é mais amplamente comemorado ao norte da fronteira do que ao sul. O feriado vira festa por toda parte nos EUA, com desfiles, festivais e festas temáticas.

3) O maior evento de Cinco de Mayo do mundo ocorre na Califórnia

Realizado em Los Angeles, Califórnia, o Festival de Fiesta Broadway , nomeado pela rua em que é localizado, é o maior evento de Cinco de Mayo do mundo, e atrai mais de 600.000 pessoas com suas comidas, músicas e danças mexicanas. Todo ano, 24 quarteirões do centro de Los Angeles criam espaço para o evento, que será realizado em 8 de maio este ano, para que as multidões desfrutem das festividades durante o fim de semana.

4) O Cinco de Mayo pode ser comemorado com chihuahuas

Uma média de 7.000 pessoas comparece ao festival Cinco de Mayo em Chandler, Arizona, EUA, todo ano. Embora o evento não seja tão grande quanto o Festival Fiesta Broadway, tem o seu estilo próprio: o que falta em tamanho, compensa em… Chihuahuas. A festa promove desfiles de chihuahuas, bem como corridas e concursos. A corrida consiste em 150 chihuahuas (de raça pura), e ocorre em uma pequena faixa criada especialmente para acomodar o pequeno cachorro. Após a corrida, os vencedores são anunciados, e o “rei e a rainha” são coroados. Os chihuahuas rei e rainha são julgados com base em quem é o mais bem vestido, tem o melhor temperamento e é o mais elegante. Os vencedores recebem uma medalha e uma capa real. É…

5) A Batalha de Puebla é reencenada

Anualmente, a Batalha de Puebla é recriada pelos cidadãos de Puebla, no México, durante o Cinco de Mayo. Os participantes se vestem com trajes militares do século 19 e carregam facões e espingardas à moda antiga. Aqueles que representam os soldados franceses carregam mochilas com garrafas de vinho aparecendo, e as mulheres se vestem com saias longas e chapéus floridos, representando as “soldaderas”, ou “combatentes do sexo feminino”, que cozinharam e cuidaram do exército mexicano. Durante a batalha simulada, tiros de fuzil soam com explosões, e barulho de canhão é ouvido até os generais mexicano e francês se encontrarem face a face para um dramático duelo final de espada. O general mexicano sempre ganha, é claro. A Batalha de Puebla também é reencenada em várias partes dos EUA, incluindo na cidade velha de San Diego e no Heritage Park, em San Diego, na Califórnia.

[LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Jrah del Valle:

    Na moral, alguem mais ta vendo o negao com roupa de pai de santo na foto numero 5 ou ele e uma entidade ?!?!?!

    “/medo”

  • paula:

    MEU ANIVERSÁRIO É 5 DE MAIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!POXA FODA ISSO EIM!!

  • DUDU:

    Napoleão Bonaparte em 1861 !!?? O coitado morreu em 1821…
    Trata-se de Napoleão III.

  • Nanda:

    Os EUA atacou o México em uma época aí e tomou parte de seu território, na área que vai do Texas a California… então não é atoa que nos eua haja muita influencia deles…

  • Gunner:

    D:

Deixe seu comentário!