5 tecnologias que poderiam ajudar o Papai Noel

Por , em 24.12.2010

Antigamente, a gente se contentava com a história de que milhares de duendes trabalham o ano todo fazendo brinquedos que, no fim do ano, o Papai Noel e seu trenó com as renas voadoras entregam para todas as crianças – boas – do mundo. Infelizmente, hoje em dia, com tanta tecnologia a disposição, é difícil engolir a lenda de que o bom velhinho consiga realizar tamanha façanha apenas com um bando de empregados mágicos. É por isso que vamos ajudá-lo: confira uma lista de 5 tecnologias que vão tornar a vida do Papai Noel mais fácil neste natal.

1) GPS e navegação local

É fácil se perder quando se visita milhões de lares em uma única noite. Naturalmente, o GPS vai se certificar de que o Papai Noel está no caminho certo. Ainda assim, se ele se perder, principalmente dentro de casas maiores ou prédios cheios de apartamentos, somente o GPS não vai ajudar. Por isso, sugerimos o novo sistema de radar incorporado em sapatos, atualmente em desenvolvimento em uma universidade americana. Quando o GPS do Papai Noel parar de funcionar, uma unidade de medida inercial no interior de sua bota avisará o quanto ele já andou desde o último sinal de GPS. Erros podem ocorrer – por vezes, ele assume que você está em movimento quando você está parado -, portanto o Papai Noel também tem que ter um radar minúsculo adicionado ao salto de sua bota. O radar vai monitorar a distância entre o calcanhar e o solo, para não acontecer esse erro comum. Com esses sapatos elegantes, o velhinho pode seguir em frente e retomar sua caridade.

2) Realidade aumentada

Na véspera de Natal, o Papai Noel está inundado de informações: quem tem sido bom ou mau, que brinquedos cada criança merece, etc. Óculos de realidade aumentada podem ajudá-lo. O problema é que eles podem embaçar com as mudanças de temperatura nos diferentes lugares do mundo. No trenó, ele se sairia muito melhor com um sistema de projeção nos moldes de um pára-brisa, que também funciona com a tecnologia de realidade aumentada. Caso uma estrada pela qual o Papai Noel tem que passar esteja nebulosa, o painel de instrumentos avisa. Voar ao redor do mundo em um trenó puxado por renas, no entanto, exige uma configuração um pouco mais avançada de dados. As informações críticas – velocidade, direção, destino, obstáculos – seriam exibidas à direita no pára-brisa do trenó, e poderiam alertar o sistema de possíveis colisões com edifícios altos ou aviões, guiando o Papai Noel a uma aterrissagem segura em uma nevasca, por exemplo.

3) Vigilância anual ecológica

É difícil para o Papai Noel monitorar o comportamento das crianças durante o ano todo, porque ele é um velhinho a favor do meio ambiente que não pode gastar tanto combustível. Com uma nave movida a energia solar, no entanto, o Papai Noel poderia manter o controle sobre as crianças durante todo o ano. A Boeing anunciou recentemente um veículo aéreo não tripulado movido a energia solar projetado para voar por pelo menos cinco anos de uma vez. Ele absorveria a energia solar durante o dia, a guardaria em células de combustível e, em seguida, queimaria essa energia durante a noite para permanecer voando.

4) Uniforme personalizado

Claro, a roupa vermelha do Papai Noel é bonita, mas funcional? Dificilmente. Ele poderia usar óculos de visão noturna e sensores térmicos considerados para futuros capacetes militares. A maioria das chaminés leva a salas escuras, e o velhinho pode acidentalmente se machucar enquanto procura o interruptor de luz. Com óculos de visão noturna, ele poderia trabalhar no escuro. O sensor térmico iria avisá-lo se alguém estiver à espreita. Como ele tem que viajar através do espaço inter-dimensional, provavelmente iria se beneficiar de uma roupa mais flexível. Neste caso, ele deve considerar a ideia dos designers de trajes espaciais Nikolay Moiseev e Ted Southern. A dupla lançou recentemente um traje espacial que dá muito mais flexibilidade as mãos dos astronautas. Destreza é essencial para o Papai Noel: ele precisa ser capaz de embrulhar os presentes de última hora enquanto viaja pelo espaço.

5) Direção automática

Parece ridículo que o Papai Noel ainda tenha que conduzir o seu trenó depois que o Google anunciou este ano que seus engenheiros fizeram um enorme progresso com carros robóticos que dirigem sozinhos. Os carros monitorariam o tráfego rodoviário usando câmeras de vídeo, radares e sensores, que agiriam como os “olhos” do motorista. Se o Papai Noel adotasse essa tecnologia, poderia ser muito mais produtivo, relaxando em intervalos e dando as suas renas um descanso.n[LifesLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

19 comentários

  • Renan:

    Incrível comentário Emerson!

  • CristianoR:

    kkkkkkk gostei também do texto do Emerson, cara, me ensina a fazer estes cálculos….kkkkk (brincadeirinha)
    forte abraço.

  • Eduardo:

    Se o papai noel existisse, ele bem que poderia trabalhar como carteiro.

  • Angela:

    shaushauhsuahsuahsuaa
    eu adorei o comentário do emerson costa
    faz todo sentido, mas gente que crueldade com as crianças
    imagina um pai contando isso pra uma criançinha de 5 anos?

    era legal quando eu acreditava em papai noel, eu escrevia cartinhas e colocava na arvore pra ganhar os presentes
    o que vale é o espirito natalino que hj em dia é uma excesão

    beijos

  • claudemir da silva:

    interesante

  • Deep:

    Excelente artigo!
    A adorei o bom humor!
    Um produtor de cinema, POR FAVOR, LEIA ISSO!
    Seria muito legal ver filmes sobre um papai noel HIGH TECH ao invés de místico e mágico…

    E os problemas, inimigos, grinchs e tudo o mais do natal poderiam ser meros Bugs, falta de luz, raios cósmicos…

    Adoraria ver isso nas telonas!
    Ou ao menos no youtube!

  • Incógnita:

    O GPS não calcula tudo em 0,001s. O tempo que ele leva para reconfigurar a rota (e ele faria isso muitas vezes nessa viagem) faria com que o Papai Noel perdesse muito tempo. Se um GPS pudesse reconfigurar o caminho demorando 1 segundo, em 1 hora ele refaria o processo 3600 vezes, que seria o número de casas, considerando que ele tem as tais “31 horas”, ele apenas visitaria 133 mil e 200 casas. Se ele for em linha reta podemos reduzir o tempo pela metade e dobrar o resultado, que daria 266 mil e 400 casas. Para aproximadamente 108 milhões de lares que ele teria de visitar, eu acho que o GPS não o acompanharia, então seria meio inútil

  • Wander:

    O Sr. Emerson Costa! Gostei tanto do seu comentário que postei no site do jornal Barriga Verde – http://www.obv.com.br – Acreditei que poderia assim, sem seu consentimento escrito, mas pelo que vejo, tácito, difundir e espalhar mais ainda sua logica e raciocínio. Muito bom o artigo. Em caso de impedimento, por favor me avise que farei a remoção do artigo. Abraços – Feliz natal a todos

  • MARCOS:

    eu acho que o papai noel anda e de saco cheio mesmo..

  • Carmelino:

    Bom isto é bem engraçado mas a verdade é q o papai noel deveria ser visto como deve, porqe Jesus é o verdadeiro Papai Noel pra todos no dia de natal em em todos os outros dias das nossas vidas só ele no trata como precisamos (isto se deixarmos é claro porque Jesus não arromba porta ele entra se vc deixar) e o dia de natal se tornou uma coisa que nem friza mais o que deveria que é o nascimento de Jesus e sim uma data de ganhar presente no fim do ano e de feriado. Todos precisamos resgatar o verdadeiro sentido do Natal. QUE É COMEMORAR O NASCIMENTO DO NOSSO SALVADOR JESUS PQ É ATRAVÉS DELE QUE TEMOS DE VOLTA O CAMINHO PARA IR AO NOSSO PAI, A SALVAÇÃO E A VIDA ETERNA.

  • anonimo:

    seria tudo muito bom se,de fato, papai noel fosse real!

  • Nikki Thompson:

    Eu prefiro a maneira tradicional!!!!Ele tem problemas aqui em casa com a chaminé, mas o resto é facil! hahahaha

  • Carlos Bayma:

    Tem uma única e definitiva solução para o Papai Noel: a de que ele não mais existisse. Fim da hipocrisia e do consumismo de final de ano.

  • Theo:

    Isso nao é mais um trenó, é a supermaquina 2000 (knight Rider 2000)
    Excelente artigo de retrospectiva!

  • Maaaaaaaaaaa:

    Muito legal essa matéria!!!

    Pra descontrair, sem deixar de ser tecnologico, e sem perder o espirito natalino!!!

    kkkkkkkk

    Risadas na manhã de Natal!
    Valeu Hype science!

  • LUIZ MARIO:

    que tal o trenó dele ser puxado por um jumento? I.

  • Luan:

    Esqueceram de botar um motor com velocidade de dobra! Assim as entregas certamente seriam bem mais rápidas! XD

  • Alan:

    Direção automática parece legal

  • Henry:

    Boa, poderia usar também algum aparelho emagrecedor pra passar nas chaminés mais facilmente, hahaha.

Deixe seu comentário!