6 famosos locais para surfar

Por , em 9.08.2011

Nenhum surfista precisa do verão para cair no mar. Na verdade, o ideal são ondas boas, lindas paisagens e praias cheias de pessoas procurando aventura. O sol é complemento, mas o perigo é constante. Confira alguns dos melhores pontos para se surfar ao redor do globo:

1 – Banzai Pipeline, Oahu, Havaí

Grandes ondas quebram nas águas rasas e rolam em grandes tubos ocos. Os surfistas podem se equilibrar nesses tubos, envoltos em água do mar. Turistas e moradores se reúnem neste ponto para o melhor da ação surf.

Este pico tem três recifes diferentes – rochas, banco de areia e outras características terrenas sob a água – onde as ondas quebram e tombam. Os surfistas precisam ter cuidado: lava submarina espirra do fundo do mar. O nome icônico da praia Banzai vem do nome do seu pico de surf mais famoso, Pipeline, justamente pelas ondas tubulares.

2 – La Libertad, El Salvador

Este de pico de surf é o lar de algumas das melhores ondas do continente americano. É conhecido pelas ondas que duram 30 segundos. A principal se estende por 800 metros, apesar de que sufar toda essa distância de uma só vez normalmente não é possível.

Os surfistas têm se reunido neste local desde 1970. Durante a guerra civil em El Salvador, os visitantes em busca das ondas lendárias trocavam pranchas com os moradores em troca de passagem segura para a praia.

3 – Bells Beach, Victoria, Austrália

Esta praia foi a paisagem da cena final do clássico dos filmes de surf “Caçadores de Emoção” (Point Break, 1991). O local também é o lar da competição de surf de mais longa duração do mundo, o Rip Curl Pro Surf & Music Festival, que começou em 1960.

A praia fica cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Melbourne. É uma pequena baía onde ondas do Oceano Antártico levantam ao longo dos recifes rasos. A praia não é exatamente uma praia, mas sim um penhasco rochoso na frente de terras agrícolas, o que proporciona um excelente local para observar a ação.

4 – Teahup’o, Taiti

Casa da competição de surf Billabong Pro Taiti, o ponto fica a sudoeste da ilha de Taiti, Polinésia Francesa, no sul do Oceano Pacífico. As ondas lá podem chegar a 2 a 3 metros ou mais, mas as ondas menores também são divertidas de surfar. Em 2010, o surfista Andy Irons venceu a competição dominando uma onda de 1,5 metros.

5 – Jeffreys Bay, Cabo Oriental, África do Sul

Alguns dizem que Jeffreys Bay tem um dos melhores point breaks do mundo. Um “point break” é um local onde nasce uma onda que atinge em certo ponto uma obstrução, como um recife de coral ou cardume. Geralmente parte do mesmo local, quebra diagonalmente a uma costa e sobre uma bancada de pedras. Os obstáculos forçam a onda a quebrar, o que forma um tubo que pode ser surfado.

Em Jeffreys Bay, os surfistas sortudos podem encontrar “supertubos” de água que se estendem cerca de 300 metros. Ondas de quilômetros de comprimento são vistas às vezes, mas para obter as ondas mais consistentes, é melhor ir à Jeffreys Bay entre maio e setembro.

6 – Zicatela Beach, Oaxaca, México

Zicatela Beach ganhou o apelido de “Pipeline Mexicana” por causa das semelhanças com o pico Pipeline do Havaí. Competições como a ESPN X Games e o Desafio MexPipe foram realizadas nessa praia.

De meados ao fim do verão é a época nobre para pegar surfistas desafiando as ondas tubulares. Elas podem chegar a até 16 metros, e uma ressaca forte se esconde debaixo dessa água poderosa.[OurAmazingPlanet]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • Ivo Teixeira:

    Cadê A Praia da Nazaré (Portugal), onde McNamara surfou aquela legendária onda de 35m??

  • claudemir da silva:

    belas imagens

  • Campos:

    Pelos locais mostrados nas fotos, pode-se pensar que o Brasil não é nem um pouco banhado pelo mar, não acham?

    • Pio Rambo:

      Realmente faltou o litoral Catarinense tem dezenas de praias especiais para surf com ondas tubulares e mar perfeito para esta prática de esportes.

  • kiddo:

    Surfo desde 1970 (desde moleque mesmo!)daí a opinião…
    Pipeline (o back door também, claro!) Jef bay e Teahupo, concordo. Mas as outras 3 eu substituiria, com certeza.
    Picos bem mais famosos que aqueles são Waimea, Sunset,
    e Jaws !
    E mais:
    A foto de La liberdad mal mostra o mar.
    Jeffreys tava com uma formação caidaça no dia.
    Em Zicatela e Bells nem onda tinha !
    O que salva o post é a cavada do malucão em Pipe e a beleza da onda de Teahupo – reparem no peso do lip da onda de lá!!! Uma porrada e pronto: vc tá no caldo do diabo!

  • Marte:

    Faltou Noronha.

  • Cristiano:

    Notaram que de todos os locais bons para surf, nenhum deles se encontra no Oceano Atlântico? A maioria esmagadora está do lado do Pacífico…

    • vicente:

      boa observação

  • Sr. Omar:

    Só faltou a Pororoca do rio Amazonas, com seus quase 30min de ondas…

  • Pedro:

    Boa matéria para quem curte Surf … eu surfo a 5 anos .Gostei muito !

    • zeus:

      …e também pra quem curte a natureza,os lugares são muito bonitos…

    • Flor de Lis:

      Mesmo sem saber surfar só o fato de estar num lugar desses é um privilégio enorme… a visão é exuberante!

Deixe seu comentário!