6 impressionante aeronaves

Por , em 30.06.2013

Os céus de Paris receberam um show de aviões modernos durante a última semana. Separamos aqui uma lista com os seis deles:

6. E-Fan

6

6-
O E-Fan é um avião de treinamento de dois lugares, totalmente elétrico, com baterias de lítio-polímero, comuns em telefones celulares. No avião, duas baterias grandes fornecem a energia, dando-lhe um tempo máximo de voo de uma hora. Melhorias neste tempo virão com o aperfeiçoamento da vida útil da bateria. Material de construção composto faz com que o avião seja bastante leve. Mesmo com 31 metros de envergadura e 22 de comprimento, ele ainda tem um peso menor que a metade de um carro médio.

5. Balé de zangões

5
Paris não seria nada sem a sua alta cultura. No show aéreo, esta parte ficou sob responsabilidade de vários Parrot AR quadrotors. Baratos e disponíveis comercialmente, esses helicópteros de brinquedo são apelidados de “zangões”. Aqui, pelo menos 8 dos 8 zangões se apresentam na formação, com coreografias de músicas que vão de Sinatra a techno moderno. E eles ainda fazem manobras!

4. E-Star 2

E-Star
A Diamond Aircraft DA36 E-Star 2 é basicamente um Prius voador. O avião estreou no Paris Air Show em 2011, mas voltou este ano com uma segunda geração.

Muito parecido com o E-Fan totalmente elétrico, o E-Star 2 (parte de uma colaboração entre a Siemens, a European Aeronautic Defence and Space Company, e a Diamond Aircraft) é um avião pequeno, leve, com uma grande envergadura e fuselagem modesta. Projetos futuros podem abordar funções mais úteis, como opções de transportar várias pessoas ou carga pesada.

Seu mecanismo é híbrido como o carro elétrico Prius, e consiste de um pequeno motor rotativo que usa combustível fóssil, além de um gerador elétrico que alimenta o motor elétrico de condução efetiva do avião. Há também uma bateria on-board, que é recarregada enquanto o avião desliza em altitude. Até o momento, o avião voou com sucesso por uma hora.

3. Piaggio Aero HammerHead

3
O italiano HammerHead (cabeça de martelo) é o maior robô da Europa. Seguindo o caminho do Firescout C, este turboélice maciço é construído sobre o corpo de um avião comercial. Neste caso, começou como um P.180 Avanti II, um avião conhecido por sua incomum asa voltada para a frente.

A aeronave é projetada para reconhecimento, mas será capaz de transportar até 500 quilos de carga, geralmente sensores, como câmeras infravermelhas e armas opcionais.

A principal característica do modelo é sua velocidade variável: pode viajar, a 13 mil metros, por até 16 horas, no ritmo de 217 km/h. Pode ainda chegar a velocidade máxima de 800 km/h, que o permite fugir rapidamente de uma situação complicada.

2. Sukhoi Su-35

2

2-
Os caças russos são bem conhecidos por sua capacidade de manobra. O Su-35 mantém esta tradição movendo-se pelo céu como um nadador especialista, mergulhando sem esforço e acelerando em uma nova direção. E se manobra é tudo que se precisa para vencer um duelo aéreo, parece que o Su-35 é o lutador do futuro.

Claro, ele não parece tão futurista, porque não tem as superfícies lisas de caças furtivos americanos modernos, mas nas manobras ele é campeão, fazendo sucesso nos céus de Paris.

1. Projeto Zero

1

1-
Bem-vindo ao futuro. Com o super-sutil nome de “Projeto Zero”, este avião tem tudo isso. É um “tiltrotor”, como o famoso avião de decolagem vertical e pouso V-22 Osprey. É híbrido, como o E-Star 2.

O Projeto Zero pode ser utilizado com um piloto a bordo ou sem. Parece quase completamente alienígena, mas é apenas uma demonstração da tecnologia criada por colaboradores de nove países. Ele é feito de grafite de carbono, carece de sistemas hidráulicos, e usa um motor diesel-elétrico híbrido, porque o elétrico sozinho não é poderoso o suficiente. O melhor de tudo: ele foi projetado, construído e testado em 12 meses.[Popsci]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • samuel.martins:

    Ana Claudia, eu acho que em vez de “zangão” você deveria colocar a palavra Inglesa “drone”, pois já é comum e aceito utilizar este termo para veículo aéreo não tripulado (VANT).Obrigada pela matéria.

  • grasisuperstar:

    Magníficos, esplêndidos, primorosos, chocantes, surreais, são alguns sinônimos que pensei pra descrever essas máquinas. O projeto zero e o mais bonito.

Deixe seu comentário!